Tg 4.1-3 - Os prazeres do coração

Sabedoria para viver  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views

Tiago traga a respeito das guerras, brigas que aconteciam na igreja, lhes explica a razão e qual é a fonte dessas brigas.

Notes
Transcript

Introdução:

Você chega na porta da minha casa, morrendo de sede, bate na porta e diz: Pastor, você me consegue um copo com água? Eu respondo: é claro meu irmão! Vou lá pego um copo, encho de água e também uma colher bem generosa de sal!
Quanto mais você bebe, mais sede sente. O que parecia ser a solução acaba se tornando um problema ainda maior.
Essa é a realidade de muitas pessoas, de muitos irmãos: estão bebendo água salgada, querendo matar sua sede vivem buscando satisfação em coisas que, no fim, só aumentam sua insatisfação. Correm atrás dos seus anseios, buscam desenfreadamente o que acham o certo, correm atrás do dinheiro, relacionamentos, prazeres, status, mas nunca encontram a satisfação! Essa corrida gera frustração que não fica apenas dentro nós – transborda em conflitos, invejas e até em orações egoístas.
Hoje, vamos mergulhar nesse texto e entender como funciona o nosso coração e esse ciclo de insatisfação para que possamos nos deleitar plenamente em Deus e em sua vontade.
James 4:1–3 NAA
De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês? Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem; pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres.

Desenvolvimento/aplicação:

De onde vêm as guerras? v.1

O texto bíblico começa com uma pergunta! De onde vem as guerras, contendas e brigas que há entre vocês? observe que Tiago não está perguntando em um contexto mais amplo: “de onde surgem as guerras do mundo?” Mas especifica, ele está falando com crentes, com pessoas que já conhecem a Jesus! De onde surgem as guerras e brigas que acontecem entre vocês!
Existe desentendimento entre crentes?
irmão briga com o outro?
Um irmão fica sem conversar com outro?
Um irmão fala mal do outro?
Infelizmente, sim! Talvez você já teve um desentendimento com seu irmão, irmã, talvez nesse exato momento você está intrigado com alguém aqui da igreja.
Isso acontece? Sim! E a pergunta é: Porque existem essas brigas, desentendimentos?
Pastor, é porque fulano de tal é muito ignorante! É porque ele ou ela só pensa em si mesmo! É porque a irmãzinha tal é muito fofoqueira! É porque beltrano só quer ser o dono da razão!
De onde vem as brigas e contendas que acontecem entre nós? É algo externo a nós?
James 4:1 NAA
De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês?
A palavra de Deus nos revela algo chocante e completamente contra cultura: Vem de dentro de nós mesmos! surgem dentro de nós! Das paixões, e prazeres que guerreiam em dentro de nós.
As guerras vem dos nossos maus desejos, que deixamos muitas e muitas vezes vencerem e assim pecamos.
Precisamos recordar o que a Palavra fala a cerca dessa guerra que acontece dentro de nós:
Galatians 5:17 NAA
Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.
Se você é crente, você já tem o Espírito Santo habitando em você! E essa luta acontece dentro de você! Não é uma uma simples briguinha, é uma batalha feroz pelo controle de nossa vida! Os nossos maus desejos vem de nossa natureza pecaminosa! Porém tudo que temos de bom, os bons desejos, tudo que é excelente vem do Espirito Santo de Deus!
Esses maus desejos da carne sempre buscam nos dominar! Cabe ao crente resistir a esses desejos pecaminosos por meio do poder do Espírito Santo de Deus. Essas paixões e maus desejos querem nos controlar!
Porque brigamos, nos intrigamos? porque cedemos aos nossos próprios desejos pecaminosos.
Não é algo externo a nós, mas algo que acontecem dentro de nós! Os versículos seguintes falam sobre quais são as obras da carne: “inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas”
1 Peter 2:11 NAA
Amados, peço a vocês, como peregrinos e forasteiros que são, que se abstenham das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma,
O texto de 1 Pedro nos chama a viver não como as pessoas desse mundo, mas como peregrinos e forasteiros. Um forasteiro, vem de fora, o peregrino está de passagem, e eles tem sua própria cultura, costumes, cosmovisão, eles não seguem o costume dos locais, eles não pensam como as pessoas daquele lugar, eles não agem de acordo com a cultura em que estão! Desse modo, nós crentes, somos cidadãos do céu, a nossa cultura é outra, o nosso modo de pensar e agir também é outro! As pessoas desse mundo se entregam aos seus próprios desejos, são dominados por eles, nós devemos nos abster de nossa paixões carnais, lutar pela força do Espirito Santo e assim teremos vitória!
Mas...
Porque brigamos, nos intrigamos? porque cedemos aos nossos próprios desejos pecaminosos ao invés de obedecer o Espírito Santo de Deus.
Exemplos:
Você vai perguntar algo para o seu irmão e ele te respondeu de modo que você não gostou, naquele momento, você pode alimentar e seguir o desejo da carne: Responder grosseiramente e sair, ou então, ficar calado mas depois ficar alimentando pensamentos ruins contra o seu irmão, “fulano foi super grosseiro comigo, mas deixa, quando ele tiver precisando de ajuda, ele vai ver só” “ a partir de hoje o irmão só falo com ele se ele vier falar comigo” é algo ainda pior quando esse sentimento e pensamento ruins começam a transbordar, e ai você começa a contaminar outras pessoas!
Ou alimentar e seguir o desejo do Espirito Santo! O que devemos fazer quando somos ofendidos? Nós devemos perdoar os que nos tem ofendido! Não retribuir a mesma grosseria, não ficar alimentando pensamentos ruins com relação a pessoa! (pense em algo difícil, e por isso só é possível pelo poder do Espírito Santo) e de fato perdoar. Em outros caso você (o ofendido) precisa buscar conversar com o ofensor, para que as coisas possam voltar ao normal.
Há guerras, desentendimentos, contendas em nosso meio, porque cedemos aos nossos próprios desejos pecaminosos! Quando entendemos isso, a nossa visão sobre nós mesmos começa a passar por um processo de mudança, porque a maioria de nós temos uma visão elevada demais sobre nós mesmos, e culpamos os outros por todos os infortúnios/males que acontecem conosco.
Você está brigado com alguém? saiba que você tem parte nessa briga! Você e eu somos pecadores, precisamos entender isso não somente na teoria, mas na prática! Antes de suspeitar dos outros, suspeite de si mesmo! Quais foram os desejos da carne que você alimentou para que o conflito se intensificasse? É necessário essa auto avaliação.

Quando nossos maus desejos nos dominam, vivemos insatisfeitos! v.2

1° Cobiçam e nada têm;
A cobiça é esse forte desejo de possuir algo, desejo imoderado, de bens, riquezas ou honras, status. Uma pessoa que é guiada por esses fortes desejos é alguém insaciável! Ela deseja sempre mais e mais!
Calvino diz que mesmo que se o mundo todo lhe fosse dado, ainda desejaria que outros mundo fossem criados para ele.
2º Matam
Essa palavra matais, não deve ser entendida no sentido literal, mas lembramos daquilo que Jesus nos diz sobre o assassinato: Ele nos ensina que aquele que se ira contra o seu irmão, estará sujeito a julgamento, assim, equivalendo a o pecado da ira ao pecado do assassinato.
Uma pessoa guiada pelos seus próprios desejos, assassinará muitos irmãos ao longo de sua jornada. É preciso entender a gravidade de seu pecado e sinceramente se arrepender aos pés do Senhor.
Cobiçais e nada tendes; matais. E invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis.
3º sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras.
há um certo tipo de paralelismo nesse texto (é a relação de simetria ou correspondência entre ideias.)
A inveja e a cobiça estão ligados, a inveja é um forte desejo pelas coisas do outro! A mulher do próximo, a casa do próximo, o carro do próximo, o emprego do próximo,a vida do próximo, essa inveja corrompe, nos consome, não alcançamos o que queremos e por isso vivemos a lutar e a fazer guerra.
Aqueles irmãos estava passando por grandes problemas, ao invés de ouvirem e se submeterem a voz do Senhor, estavam ouvindo o seus próprios corações, cada um lutando não pelo bem do outro, não pela causa do outro, mas pelas próprias preferências. Estavam empregando suas forças não para a edificação de seus irmãos, mas para a destruição de sua própria comunidade.
Os maus desejos estavam guiando o coração daqueles irmãos, o resultado disso era divisões, brigas e guerras, pessoas feridas, igreja enfraquecida. Todas as vezes que somos guiados por nossos maus desejos, o resultado inevitavelmente será o mesmo.
4º Nada tem porque não pedem, pedem e não recebem porque pedem mau.
Se o nosso coração não estiver plenamente satisfeito em Deus, nada mais conseguirá saciá-lo.
Tiago nos diz que não temos o que queremos porque não pedimos! Quando os nossos maus desejos nos dominam, esquecemos de buscar aquele que realmente pode suprir nossos anseios, lutamos, guerreamos, ficamos frustados e cansados de tanto lutar sem nada conseguir! “Tentamos conquistar pessoalmente o que somente pode ser obtido junto ao grande doador!”
Tudo isso, porque não pedimos! Não oramos a Deus! Por nossos corações estarem dominados pelos maus desejos, a oração é o último recurso que usamos.
Quando pedem, não recebem porque pedem mal, pedem de modo perverso, impróprio! Pedem para gastar em seus próprios prazeres! Quando os nossos desejos nos dominam, a nossa ordem de prioridades fica bagunçada, desejamos e até mesmo pedimos coisas que são contrária a vontade de Deus!
É a oração inversa do Pai Nosso: Pai nosso que está nos céus! Santificado seja o meu nome, seja feita a minha vontade na terra como no céu!
Querido irmão e irmã, você pode está orando errado!O que você pede a Deus é motivado por amor a Ele, a expansão de seu reino? ou pede o que pede motivado pelo amor próprio, visando a expansão de seu próprio reino?
Você pode até mesmo fazer pedidos aparentemente nobres, ó Deus me conceda certo dom, espiritual. Mas a motivação desse pedido pode ser errada, está orando para que possa se aparecer entre os outros, se exaltar, ser notado!
Você pode está orando muito, mas está orando errado, e não irá receber! Porque Deus não quer que você continue sendo dominado pelos próprios prazeres, ele quer que você seja santo!
1 John 5:14 NAA
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
A oração correta é a que é feita de acordo com o ensino da Escritura sobre o que agrada a Deus.
Quando nossos maus desejos nos dominam, vivemos insatisfeitos! Mas quando Deus governa as nossas vidas, poderemos desfrutar de uma condição exclusiva de plena satisfação e descanso em Deus.
Conclusão
Queridos irmãos! Tiago nos ensina qual é o resultado de uma igreja, cujo os membros são guiados pelos próprios desejos pecaminosos: Guerras, brigas, desentendimentos! Também nos ensina que o um coração dominado por esses desejos, estará sempre insatisfeito, inquieto, incapaz de descançar.
Portanto, que possamos como Pedro fala, nos abster de nossas paixões, não nos entregar a elas, mas resisti-las, sujeitando-nos a vontade de Deus!
A carne quer que você faça a sua vontade? Sim! Mas você foi salvo, resgatado do império das trevas, não para fazer a vontade da carne! Agora você pertence a Deus, e vive para fazer a sua vontade! Portanto lutemos contra essas paixões que guerreiam dentro de nós! Assim desfrutaremos de relacionamentos de paz, olharemos para nossos irmãos, não como inimigos, mas como pessoas preciosas por quem Cristo deu sua vida! Buscaremos não somente o que é nosso, mas levaremos em consideração o interesse do meu irmão, lutaremos pela causa dele também!
Submetamos o nosso coração a Deus e a sua vontade, para que possamos desfrutar da paz, paz interior, paz nos relacionamentos, e certamente a paz de Deus guardará o coração de todo aquele que se submete a sua vontade.
Na próxima semana estudaremos mais sobre como podemos lutar contra os desejos da carne.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.