10 mandamentos (13)

10 mandamentos   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Não cobiçarás

Êxodo 20.17 ARA
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Os dez mandamentos:
De fora para dentro
Do mais visível para o menos visível
O décimo mandamento:
Tão grave quanto os outros
Recebe pouca atenção
O décimo mandamento toca as raízes dos outros nove.
O décimo mandamento sai do campo das ações e entra no campo das intenções.
1Samuel 16.7 ARA
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.
1Reis 8.39 ARA
ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens;
1Crônicas 28.9 ARA
Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.

A literatura do antigo Oriente Próximo mostra que ofensas como o roubo e o adultério podem ser descritas, de modo geral, como o desejo que desencadeia a sequência de ações. Esse desejo ilegítimo por algo que pertence a outra pessoa é o cerne do problema e uma ameaça à comunidade, e qualquer ação no sentido de satisfazer o desejo é considerada pecado.

O décimo mandamento se preocupa menos com o ato externo do que com o pensamento do qual a ação brotou
Vamos analisar o texto do décimo mandamento?

חמד chamad

desejar, cobiçar, ter prazer em, deliciar-se em

Exodo 20.17 / Deuteronômio 5.21
Deuteronômio 5.21 ARA
Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Deus está nos advertindo sobre a raiz do Pecado
Provérbios 4.23 ARA
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Tiago 1.13–15 ARA
Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Podemos ser culpados de um pecado sem tê-lo “praticado”.
Precisamos usar nossa liberdade para colocar nossas vontades submetidas ao poder de Deus
O (mau) exemplo de Acã
Josué 7.21 ARA
Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.
O caminho do pecado de Acã: Cobiçar - Pegar - esconder
Um alerta: Fazer tudo que se tem vontade não é sinônimo de liberdade.
Gálatas 5.13 ARA
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
Ser livre de verdade é ter condição e coragem de dizer não para si mesmo.
Êxodo 20.17 ARA
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Submeter nossas intenções a Deus
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.