1. Minha alma tem sede de Deus (Sl 63.1-8)
Em busca de Deus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 27 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Imagine-se andando por um grande deserto. Sol escaldante. Boca seca. Calor quase desesperador. Você desejando ardentemente por água fresca.
Davi estava num momento desses quando escreve esse salmo. Longe de casa. Longe do santuário. Escrito quando estava no deserto de Judá, provavelmente fugindo ou de Saul, que queria tirar-lhe a vida, ou de Absalão, seu filho usurpador (vv. 9-11).
O que impressiona é que Davi, ao estar no deserto, lembra-se do quanto tem sede de Deus. Sua maior preocupação não era matar a sede física, mas a sede da alma (v. 1). Ele busca a Deus ansiosamente (intensamente).
1. A sede de Deus nos faz buscá-Lo ansiosamente.
1. A sede de Deus nos faz buscá-Lo ansiosamente.
Fato é que toda pessoa busca a Deus porque Deus põe dentro dela esse anseio, essa sede. Quem tem sede fica inquieto, ansioso. Enquanto não sacia a sede não tem sossego.
Onde estão as pessoas que têm sede de Deus?
Há muitos crentes sérios e sinceros que parecem não ter sede alguma de Deus. Parece que a sã doutrina serve para eles não como um guia saudável para encontrar a vida em Jesus, mas como um anestésico da alma, que os impede de clamar por mais de Deus.
Algumas das sãs doutrinas têm sido mal interpretadas hoje de tal modo que, em vez de guiar as pessoas no caminho da vida, acabam por anestesiar a alma sedenta. Exemplos:
Doutrina da justificação pela fé.
Doutrina do amor de Deus.
A verdade é que as doutrinas não devem ser apenas entendidas. Isso é vã filosofia. Ensino de homens. Pois, antes de mais nada, Deus é uma pessoa que põe em nós um anseio por buscá-Lo, para termos um relacionamento com Ele.
Deus, como uma pessoa, pensa, sente, é consciente e trabalha em nós de modo consciente. Sim, é preciso entender a verdade, mas o coração precisa provar essa verdade.
Nós fomos criados para adorá-Lo. Muito mais do que um ritual de fim de semana, a adoração é uma vida de relacionamento de admiração, amor e obediência a Deus.
3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
2. Muitos homens de Deus do passado tiveram um profundo desejo por Deus.
2. Muitos homens de Deus do passado tiveram um profundo desejo por Deus.
O maior paradoxo da vida cristã é conhecer a Deus e ter sede de conhecê-Lo mais e mais (AW Tozer).
a. Moisés.
a. Moisés.
Chamado por Deus para libertar os hebreus do Egito e conduziu mais de 1 milhão de hebreus pelo deserto por 40 anos. Vivia o milagre diariamente.
18 Então Moisés disse:
— Peço que me mostres a tua glória.
b. Davi.
b. Davi.
Um dos principais reis de Israel. Inaugurou a dinastia davídica, que culmina em Jesus, o Rei descendente de Davi que se assenta no trono para sempre.
Compôs muitos belos salmos que expressam seu anseio por Deus, seu desejo por conhecê-Lo mais, seu desejo de ter a alma satisfeita Nele.
c. Paulo.
c. Paulo.
O mais importante missionário de todos os tempos. Recebeu muitas revelações de Deus e as registrou para a igreja de hoje.
Em Fp 3.10: “O que eu quero é conhecer a Cristo. Tudo que eu possuía, todas as minhas vantagens humanas, não valem nada diante da sublimidade do conhecimento de Cristo. Esse é o desejo da minha alma.”
Aprendemos de uma fonte desconhecida que, se encontrarmos Deus, não precisamos mais buscá-Lo. Tudo que precisamos é “aceitar” a Jesus (expressão nada bíblica) e, então, nossa vida eterna está garantida. Isso não é crer de verdade, é uma falsa fé.
Meu desejo é te encorajar a buscar a Deus como nunca antes.
Se quisermos encontrar a Deus de verdade, precisamos buscar a Deus com todo o nosso ser.
29 De lá, vocês buscarão o Senhor, seu Deus, e o acharão, quando o buscarem de todo o coração e de toda a sua alma.
Aplicação - Atitudes de alguém que busca a Deus:
Aplicação - Atitudes de alguém que busca a Deus:
Arrependimento.
Arrependimento.
Às vezes nossa mente entende a verdade, mas nosso coração não se move, não reage. Por quê? Porque seu coração pecaminoso e rebelde está iludindo você, lhe dizendo: “não é bem assim”; “você não precisa tanto de Deus”; “você pode lidar com isso sozinho”.
Será que agora mesmo você está sendo iludido por alguma ilusão pecaminosa do seu próprio coração?
A. W. Tozer - “Deus, quero te querer!”
Se você entendeu hoje o quanto precisa de Deus, peça perdão pela falta de desejo por Ele. Eu já fiz essa oração, e você pode fazê-la também.
Consciência da necessidade.
Consciência da necessidade.
Se o nosso coração não perceber que sem Jesus não somos nada, nunca buscaremos a Deus como precisamos.
Buscar de todo o coração.
Buscar de todo o coração.
Deus precisa ser buscado com todo o nosso ser, com todas as nossas forças. Não de forma mecânica ou com espírito religioso. Nossa necessidade de Deus é real e profunda.
Deus não se entregará para ser conhecido por nós enquanto não entregarmos tudo a Ele.
Simplicidade.
Simplicidade.
Precisamos nos restringir ao essencial, se não, perderemos nosso foco em meio a tantas coisas.
Do que realmente precisamos para saciar nossa alma em Deus?
Perseverança.
Perseverança.
Não se acomode! O diabo tem levado muitos ao inferno através do comodismo. Somos soldados em batalha. Ainda não chegou o tempo do descanso.
