BATISMO: A ENTRADA NA IGREJA
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Mateus 28.19–20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Batismo, do grego baptizo, é traduzido com mergulhar, imergir.
Por exemplo, Naamã precisou mergulhar (baptizo) no rio 7 vezes
Ele faz parte das duas ordenanças que Cristo deixou para nós, como lemos no texto de Mateus 28, que são o batismo e a ceia do Senhor, que veremos no próximo domingo.
Nós, batistas, temos o batismo como nossa identidade. O termo batista, vem “daqueles que batizam”.
No início de nossa história, de origem inglesa, os primeiros batistas foram homens que se rebatizaram, visto não concordarem, à luz das escrituras, com os batismos que era realizados em sua época.
Segundo nossa CFB IX “O batismo consiste na imersão do crente em água, após sua pública profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal. Simboliza a morte e sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo e também prenúncio da ressurreição dos remidos. O batismo, que é condição para ser membro de uma igreja, deve ser ministrado sob a invocação do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Biblicamente falando, o batismo já existe antes da fundação da igreja. Os judeus já batizavam os prosélitos, os gentios que se convertiam ao judaísmo, como um ritual de purificação.
A gente pode ver também, a passagem do povo pelo mar vermelho, como símbolo de um batismo 1Coríntios 10.2–4 “tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.”
Vemos também João batista batizando no rio Jordão, onde o próprio Cristo vai ter com ele para ser batizado.
Para que João apresenta-se o seu sucessor
João era da tribo de Levi e Arão, por tanto, ele apresentou o sacrifício
Cristo, mesmo sem pecados, se identifica com os pecadores
Torna seu chamado público
QUAIS OS TIPOS DE BATISMOS?
QUAIS OS TIPOS DE BATISMOS?
Aspersão
Efusão
Imersão: morte, sepultamento, purificação e ressurreição
Romanos 6.4 “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
Pedobatismo
Credobatismo - Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”
PORQUE SE BATIZAR?
PORQUE SE BATIZAR?
O batismo é a porta de entrada na Igreja do Senhor.
Os ser batizado, a pessoa diz publicamente que ela entendeu o Evangelho, se arrependeu dos seus pecados e agora vai viver em novidade de vida.
Todo cristão que se converte, precisa ter o desejo de se batizar.
Todavia, embora seja muito importante o batismo, e é uma festa, um momento alegre, o batismo precisa ser muito bem pensado e feito com muita reverência, para não somente molhar os pecados.
O BATISMO SALVA?
O BATISMO SALVA?
Não!
O batismo é apenas um símbolo de fé, de arrependimento e novo nascimento.
Embora todos os que são salvos, de fato, em Cristo Jesus tem o desejo e são batizados, o simples fato de sermos batizados não é garantia de salvação.
Outro ponto importante, é que a pessoa pode morrer salva, mas sem ter sido batizada, que foi o caso, por exemplo, do ladrão na Cruz. Ele creu, se arrependeu, mas não teve oportunidade de descer as águas.
QUEM PODE SE BATIZAR?
QUEM PODE SE BATIZAR?
Todo aquele que CRER!
Atos dos Apóstolos 8.36–37 “Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]”
Não há uma idade mínima, mas nós devemos ter cautela ao batizar crianças. A convicção e a certa de Cristo como seu Senhor e Salvador, somados a uma novidade de vida, precisam ser evidentes.
EXISTE ALGUM TEMPO DE CAMINHADA PARA SE BATIZAR?
EXISTE ALGUM TEMPO DE CAMINHADA PARA SE BATIZAR?
Não existe nenhuma regra.
Eu, particularmente, gosto de apresentar a história, filosofia e doutrina dos batistas aos candidatos, para que eles tenham conhecimento do que, realmente, é ser um cristão batista.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
QUAL A IMPORTÂNCIA DO BATISMO?
Apresentar, de forma pública, aquilo que o Espírito Santo iniciou em secreto, no seu coração, que é o entendimento do verdadeiro Evangelho: de que somos pecadores, mas Deus deu seu Único Filho para morrer pelos nossos pecados, e de que morremos com Ele em sua morte, e ressuscitamos com Ele em novidade de vida.
Apresentamos tudo isso, simbolizados pelo batismo!
Então não sou mais pecador?
Somos sim, pecadores arrependidos.
Não vivemos mais na prática do pecado, mas buscamos um nova vida, que busca se santificar e viver piedosamente.
Portanto, o batismo é um símbolo, ministrado àqueles que creram e se arrependeram, através da imersão, como maneira de tornar pública a sua fé e entrada na Igreja Universal.