Cuidado com a religiosidade
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1,168 viewsNotes
Transcript
Mt 23.1-39
Mt 23.1-39
Introdução:
Introdução:
Aqui está o famoso sermão de Jesus contra os escribas e fariseus do seu dia. A passagem é longa, nós não vamos lê-la toda antes , mas iremos fazer a leitura na medida que o sermão prossegui por isso mantenha a sua bíblia aberta para acompanhar a leitura do texto..
"A voz de Deus que uma vez falou na Escritura ainda ressoa em sua Palavra viva. Se a Escritura é verdadeiramente pregada, é a própria voz de Deus." Spurgeon.
Queridos meu alvo nessa noite é falar a respeito da diferença que existe entre religião e cristianismo, entre religiosidade e a verdadeira prática espiritual, e para isso vou usar esse sermão de Jesus contra os religiosos da sua época os fariseus e os escribas, esse sermão aparece também em Lucas 11 de forma um pouco resumida.
Ao falar sobre religiosidade e verdadeiro cristianismo, usando essa passagem que Jesus fala contra os fariseus eu estou consciente de que eu não posso comparar os cristãos verdadeiros com os fariseus e não é de maneira nenhuma a minha intenção fazer isso, seria desonesto da minha parte fazer isso. O que ocorre porém é que existe elementos da religiosidade dos fariseus que nós percebemos esta no meio da realidade dos evangélicos, por isso mesmo que a comparação esteja distante a pontos que Jesus aqui menciona quando ele critica os escribas e fariseus que bem podem ser aplicados a nossa vida como de exame e referencia, eu creio que toda a bíblia é proveitosa para nós.
Meu alvo aqui essa noite é que ao examinarmos aquilo que Jesus criticou na religiosidade dos escribas e fariseus nós nos examinemos para que nós possamos aprender e desejar o cristianismo puro e simples que a bíblia nos ensina, é isso que nós queremos ser. Cristãos, de acordo com o que o evangelho nos ensine.
Deixe-me fazer outras observações só para introduzirmos , o ser humano é religioso por natureza, mesmo as pessoas que não nasceram de novo e não foram regeneradas e não estão salvas, elas são capazes de orar de cantar, de dar oferta e de fazer sacrifícios, a prova disso é a quantidade de religiões falsas que existem no mundo onde as pessoas fazem praticamente tudo o que os cristãos fazem, elas vão aos seus cultos, tem grupos corais, tem pregadores e pastores, dão ofertas, fazem sacrifícios, vão de porta em porta distribuindo folhetos e espalhando aquilo que elas creem, ou seja a religião é algo que pertence ao ser humano mesmo que ele não seja salvo, um descrente pode ser religioso, por isso nós não podemos medir a salvação de alguém simplesmente pelos atos religiosos porque um descrente também pode ser um religioso.
Por isso é fundamental notar quais são os elementos da religiosidade, que por vezes se manifesta em nossas vidas, para que nós possamos rejeitar isso e vivamos um cristianismo autêntico e puro e simples.
Contexto:
Contexto:
Quando Jesus disse essas palavras ele estava na sua última semana da sua vida terrena em jerusalém, ele tinha tido vários conflitos com os escribas e fariseus, depois se você quiser olhar o capítulo 22 houve uma discussão com Jesus e os fariseus com relação ao tributo, se deveria pagar o imposto a cezar ou não, depois houve uma discussão também a respeito da ressurreição, depois uma discussão sobre o que era o grande mandamento, depois uma discussão sobre quem era quele Senhor que o rei Davi tinha dito no salmo “ Assenta-te ao meu lado até que eu ponha os inimigos debaixo dos seus pés”. Foi uma semana extremamente conturbada e Jesus estava envolvido em discussões e polêmicas diretas com os escribas e fariseus que eram os líderes religiosos daquela época.
E agora cansado de ver tanta cegueira e tanta religiosidade e tantos conceitos errados então ele pronuncia esse sermão que é considerado como um dos sermões mais duros que ele já pronunciou.
É preciso lembrar que nem todos os fariseus eram assim como Jesus esta dizendo aqui, havia fariseus por exemplo como Nicodemos, José de Arimatéia que esperavam o Reino de Deus que eram sinceros e eram verdadeiros tementes a Deus, Mas a grande parte do farisaísmo daquela época era composto de Pessoas religiosas que não temiam a Deus, eles praticavam sua religião de qualquer forma achando que estavam fazendo o melhor para Deus,
O que que Jesus censurou neles ? e ao responder essa pergunta nós estaremos dando alguns dos elementos da religiosidade que nós queremos evitar.
1- A Hipocrisia:
1- A Hipocrisia:
Mateus 23.1–3 “Então Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: — Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e os fariseus. Portanto, façam e observem tudo o que eles disserem a vocês, mas não os imitem em suas obras; porque dizem e não fazem.”
Havia de fato uma cadeira literal na sinagoga que era chamada a cadeira de Moisés onde o fariseu e o escriba se sentava para ensinar ao povo todos os preceitos da Lei, eles sabiam de cor a doutrina verdadeira, ortodoxa, a ponto de Jesus dizer, o problema com eles não é o ensino deles, eles são ortodoxos e estão doutrinariamente corretos, o problema é que eles dizem essas coisas mas eles não praticam, eles não praticam, e aqui você tem o primeiro elemento da religiosidade.
Um religioso é alguém que se preocupa com a exatidão e a precisão doutrinária, que as coisas corram de acordo com a norma mas ele na verdade não vive aquio que ele prega, não vive aquilo que ele ensina.
2-Criaram normas e regras que Deus nunca mandou:
2-Criaram normas e regras que Deus nunca mandou:
Mateus 23.4 “Atam fardos pesados, difíceis de carregar, e os põem sobre os ombros dos outros, mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.”
Não satisfeitos com a Lei de Moisés, que já tem muitas normas e regras, os fariseus antes de Cristo, a partir dos anos 200 e o ano 150, eles começaram a elaborar novas regras através dos rabinos, então a Lei de Moisés dizia para não se podia trabalhar no sábado, mas o que que era trabalho ? trabalho é você andar 1 Km, não pode. Trabalho é você levantar mais de 2 Kl, não pode, até 2 kl você pode levantar se levantar 3 ai é pecado. E aquilo que já era pesado eles tornaram mais pesados ainda criando normas que Deus nunca criou, impondo uma fardo difícil sobre o povo de Deus, e eles não queriam mover esse fardo difícil nem com o dedo.
Esse é o segundo aspecto da religiosidade, ela cria normas, cria regras que Deus nunca mandou, Um exemplo óbvio que Deus nunca mandou são algumas regras inventadas por cristãos ai fora, por exemplo, não pode ir ao cinema, não pode cortar cabelo, não pode usar calça , não pode fazer barba, há um legalismo no meio evangélico e que as pessoas criam normas que Deus nunca mandou e usam essas normas e põe sobre as pessoas que vivem carregadas de normas e regras e preceitos humanos que Deus nunca mandou a religiosidade faz isso em nome de Deus.
3-Eles buscavam aprovação dos homens:
3-Eles buscavam aprovação dos homens:
Mateus 23.5 “Praticam todas as suas obras a fim de serem vistos pelos outros; pois alargam os seus filactérios e alongam as franjas de suas capas.”
Filactérios eram caixinhas de couro que os Judeus amarravam na mão e na testa, porque lá em Deuteronômio 6.8 Moisés tinha dito “ você vai pegar as palavras de Deus e guardá-las no coração e amarre-as na sua mão e na sua cabeça” é claro que Moisés estava falando isso de maneira figurada, porque mão e cabeça significa o que eu penso e o que eu faço, mas eles interpretaram aquilo literalmente então fizeram caixinhas de couro e amarraram na mão e na testa, só que os fariseus mandavam fazer uma caixinha de couro deste tamanho e amarrava na testa, para quado sair na rua as pessoas olharem e dizer “ Oh! que homem religioso, Puxa! como ele é piedoso, QUe Coisa! esse homem deve ser um santo olhe tamanho do filactério dele.
As franjas eram as borlas das vestes que funcionavam como o rosário católico hoje, aquelas contas que as pessoas ficam usando para contar o Pai nosso e as aves maria, então os Judeus tinham também franjas na borla de suas roupas que usavam também para contar suas orações. Só que os fariseus mandavam encher de franja quando ele andava na rua com o filactério e com as franjas o povo dizia “ Puxa que homem Santo!! vou nem chegar perto porque eu vou ser fulminado por essa santidade.
é isso que a religião faz, ela busca agradar as pessoas, ela busca impressionar as pessoas. Um religioso nos dias de hoje é alguém que pratica o Cristianismo alguém que faz as coisas relacionadas com a vida cristã, simplesmente preocupado em agradar aos homens e em ostentara sua religiosidade, não é difícil dar exemplos disso.
4- A Auto exaltação:
4- A Auto exaltação:
Mateus 23.6–12 “Gostam do primeiro lugar nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças e de serem chamados de “mestre”. Mas vocês não serão chamados de “mestre”, porque um só é Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. Aqui na terra, não chamem ninguém de “pai”, porque só um é o Pai de vocês, aquele que está nos céus. Nem queiram ser chamados de “guias”, porque um só é o Guia de vocês, o Cristo. Mas o maior entre vocês será o servo de vocês. Quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado.”
Os fariseus usavam a religião que eles praticavam para se promover diante dos homens, diz Jesus aqui no verso 6 que eles amavam os primeiros lugares nos banquetes, quando os judeus faziam seus banquetes eles tinham um lugar reservado para as autoridades e o fariseu ele gostava de chegar e ser distinguido, de sentar lá na frente para que todo mundo visse que ele era uma pessoa especial, e na sinagoga também quando não era na cadeira de Moisés, havia também uns bancos especiais reservados e os fariseus faziam questão de sentarem ali para que todo mundo pensasse que ele era uma pessoa especial.
Quando andava nas praças ele gostava que as pessoas dissessem, doutor como estar o Senhor , o fariseu gostava dos títulos como Mestre, Rabi, ele apreciava aquelas coisas, Jesus disse, “ vocês não serão chamados de mestre, Jesus não esta proibindo este título o que ele esta proibindo é que usemos esse título para bajular alguém ou que alguém use para se glorificar, um só és vosso mestre e todos vós são seus irmãos, a ninguém sobre a terra chameis vosso Pai , claro que o Senhor Jesus não esta dizendo que não podemos nos referir ao nosso progenitor como Pai, o que ele esta dizendo é que você não use esse título para bajular alguém.
Quer ser grande, SIRVA!, você quer ser grande o caminho do cristianismo é o serviço, na religião para você ser grande, você busca título e busca posição, os primeiros lugares e ostentação, mas no cristianismo quem quer ser grande ele começa pequeno, ele vai servir aos irmãos e não ser servido.
O que Jesus disse sobre isso verso 12.....A religião busca exaltação humana o Cristianismo a servidão.
Até aqui Jesus vinha falando aos discípulos agora Jesus se volta para os fariseus, parece que os fariseus estavam ali observando Jesus dizer essas coisas, imagine eles ouvindo o que Jesus esta falando, pense num sermão duro, mas os fariseus estavam ali e Jesus então se volta para eles e pronuncia 8 AIs, AI de vocês oito vezes, esses Ais são como condenações, “ Ai de vocês pois serão condenados por estas coisas” ou por estas razões:
QUAIS RAZÕES JESUS CONDENA OS FARISEUS:
1- Esse tipo de atitude impede que a pessoa da atitude seja salva e que outras pessoas sejam salvas :
1- Esse tipo de atitude impede que a pessoa da atitude seja salva e que outras pessoas sejam salvas :
Mateus 23.13 “— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês fecham o Reino dos Céus diante das pessoas; pois vocês mesmos não entram, nem deixam entrar os que estão entrando!”
Os escribas e fariseus deveriam esta abrindo o reino de Deus para as pessoas, porque eles conheciam a Lei e conheciam a palavra de Deus, e conheciam o que Deus havia ensinado através dos profetas, através de Moisés e através de Davi, Eles eram os conhecedores daquilo que Deus havia dito no AT, mas por causa da sua religiosidade, eles não entraram no reino de Deus e pelo seu ensino e seu exemplo eles não deixavam as outras pessoas entrar.
Quando fazemos essa aplicação para nós hoje, nós percebemos que a religiosidade tem consequências terríveis, pessoas que são religiosas mas não são salvas, elas acabam dando um péssimo exemplo, elas não entram no reino de Deus e acabam sendo pedras de tropeço para aqueles que querem entrar.
2-Por vezes a religiosidade é somente uma Capa para esconder pecados:
2-Por vezes a religiosidade é somente uma Capa para esconder pecados:
Mateus 23.14 “[— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; por isso, vocês sofrerão juízo muito mais severo!]”
Fariseu chegava na casa da viuvá e e via a viuva sofrendo e dizia, irmã eu vou orar pela a senhora mas a senhora sabe minha oração é paga por tempo, se eu orar 1 minuto é uma dracma, se eu orar 2 minutos é 2 dracmas, a senhora sabe como é eu tenho que ganhar a vida, ligue a o cronometro, e começava a orar e fazia longas orações porque na verdade ele queria se valer da inocência ou ingenuidade da coitada, usando a religião como meio de esconder e camuflar a sua ganância , o amor ao dinheiro.
Da mesma forma a religiosidade é uma capa para pecados mais sérios, quantos casos não vemos de pessoas que aparentemente são piedosas mas que estão em adultério a anos, ou o caso dos padres católicos que muito são pedófilos se escondendo atras da religião. As vezes a religiosidade é uma capa apenas para esconder pecados graves e terríveis , por isso Jesus condena a religiosidade.
3-Porque ela leva as pessoas ao inferno:
3-Porque ela leva as pessoas ao inferno:
Mateus 23.15 “— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês percorrem o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornam filho do inferno duas vezes mais do que vocês!”
Os fariseus era mutias vezes ativistas e eram evangelistas eles saiam de porta em porta e saiam evangelizando e eles queriam que quem não eram judeu se tornasse judeu especialmente é isso que chamava de prosélito, o prosélito era um gentil, não judeu que tinha sido convertido ao judaísmo e tinha se circuncidado e passava agora a ser considerado como judeu, os fariseus faziam qualquer esforço Jesus diz aqui que eles rodeiam o mar e a terra iam para qualquer lugar para conseguir adeptos mas no final esses coitados eram duas vezes filhos do inferno.
Por isso que Jesus condenou os fariseus por que a religiosidade leva as pessoas ao inferno, as pessoas que praticam aquilo que Deus não mandou ou praticam aquilo que Deus mandou pelos motivos errados, elas podem parecer religiosas, podem seu coração com atos religiosos e na verdade nunca nasceram de novo e nunca foram regeneradas, nunca conheceram a graça de Deus, nunca tiveram um encontro verdadeiro com Deus, por isso que a religiosidade é tão perigosa pois a pessoa pensa que porque ela e religiosa porque ela vai a Igreja, porque dá dizimo, ela pensa que aquilo é uma evidência de que ela esta salva , pode não ser, por isso que Jesus adverte.
4-Porque a religiosidade foca no que é secundário e acaba esquecendo o que é mais importante na vida cristã:
4-Porque a religiosidade foca no que é secundário e acaba esquecendo o que é mais importante na vida cristã:
Mateus 23.16–23 “— Ai de vocês, guias cegos, que dizem: “Se alguém jurar pelo santuário, isso não tem importância; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!” Seus tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? E vocês dizem: “Se alguém jurar pelo altar, isso não tem importância; mas, se alguém jurar pela oferta que está sobre o altar, fica obrigado pelo que jurou.” Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta? Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele. Quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que está sentado no trono. — Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”
O que esses dois Ais tem em comum? é que em ambos os casos o que Jesus esta condenando aqui é que os fariseus eles focavam nas coisas secundárias e miúdas e esqueciam o quadro maior, o que era mais importante, é isso que o religioso faz, ele esta preocupado com as coisinhas pequenas e com os detalhes com arranjos aqui e aculá e ele se esquece das grandes coisas e das grandes virtudes dos pontos centrais do cristianismo.
Mesma coisa no verso 23, “ vocês dão o dízimo da hortelã, do endro, e do gominho”, os fariseus tinham uma roça no quintal de casa e eles davam 10% da alface do tomate e dos legumes, do endo e do gominho, eles eram meticulosos e medinho direitinho, tinha que trazer para a Igreja, 10% . Mas esquecia as coisas mais importantes da Leis, a Justiça, a misericórdia e a fé.
alguém pode estar tão preocupado com as coisas da Igreja, da organização do templo, do andamento dos serviços e aquela atividade toda se preocupando com os mínimos detalhes do culto, que a pessoa acaba se esquecendo que cristianismo não é isso, é muito mais do que isso, Religião é quando você torna esses equipamentos e esses recursos, este lugar e as atividades da Igreja em um fim em si mesma mas essas coisas existem para nos levar a Deus, ao seu filho Jesus Cristo, essas coisas existem para nos levar a viver vidas santas, retas e justas, ou como disse Jesus na busca da Justiça da misericórdia e da fé.
As vezes as pessoas se dedicam a acessórios da Igreja, como se fosse a própria religião em si verdadeira e perdem de vista a coisa mais importante, como disse Jesus coam o mosquito e engole o camelo o mosquito era um inseto considerado impuro, ai o judeu para não correr o risco de um mosquito cair em seu copo ele colocava um coador por cima então ele bebia com o cuador para que o mosquito não caisse no copo e ele tomasse, mas ao mesmo tempo que era meticuloso com isso engolia um camelo, o camelo era o maior animal que o judeu conhecia no mundo antigo e o mosquito era o menor, o que Jesus esta condenando aqui é a atitude do religioso de ser meticuloso com coisas secundárias e esquece de ser santo, esquece de orar e de amar esquece de exercer misericórdia e de exerce e praticar a justiça.
5- Leva as Pessoas a se preocupar com o que externo e esquecer o que é interno:
5- Leva as Pessoas a se preocupar com o que externo e esquecer o que é interno:
Mateus 23.25–28 “— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de roubo e de glutonaria! Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! — Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vocês, por fora, parecem justos aos olhos dos outros, mas, por dentro, estão cheios de hipocrisia e de maldade.”
Jesus usa duas figuras para ilustrar esse ponto aqui da religiosidade, Primeiro a Lei Cerimonial que mandava que o judeu fizesse determinadas lavagens o que acontecia era o seguinte o judeu quando ia ao mercado comprar alimentos poderia ser que lá houvesse gentios não Judeus que estivessem manipulando esses a imentos ou alguém que de fato não fosse um Judeu conservador ou impuro, para evitar se contaminar ele levava tudo aquilo para casa e lavava mas não era por questão de higiene mas sim por uma questão de religião.
Jesus condena o fato de eles se preocuparem com o exterior e por dentro eles estavam Cheios de rapina e iniquidade e de pecado e de corrupção, a religião se preocupa com o exterior da pessoa, com normas e com regras e esquece a necessidade de você ser uma pessoa convertida de quebrantamento e de piedade, de fé verdadeira. Não é só não adulterar ( externo) mas também não pensar em adulterio ( Interno), não é só matar ( externo) mas também não querer que seu irmão morra( interno), Jesus explica isso lá no sermão do monte vocês ouviram o que foi dito não adultere mas se você olhar para um mulher impura você no coração já adulterou com ela, é isso que a religião se preucupa com o exterior, tem que ter essa preocupação com a vida interior
A segunda ilustração que Jesus diz é das sepulturas, verso 27 ele chama os escribas e fariseus a sepulcro caiados, as sepulturas que eram embelezadas, os fariseus gostavam de fazer isso, só que as sepulturas ela é bonita por fora mas por dentro esta cheio de podridão e de ossos decompostos e de carne pútrida, e assim Jesus diz vocês são um sepulcro caiados vocês tem adornado o exterior para parecer aos homens bem mas por dentro vocês estão totalmente corrompidos.
6- Elas impedem que as pessoas ouçam a palavra de Deus:
6- Elas impedem que as pessoas ouçam a palavra de Deus:
Mateus 23.29–32 “— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês edificam os sepulcros dos profetas, enfeitam os túmulos dos justos e dizem: “Se nós tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices, quando mataram os profetas!” Assim, vocês dão testemunho contra si mesmos de que são filhos dos que mataram os profetas. Portanto, tratem de terminar aquilo que os pais de vocês começaram.”
NO antigo testamento Deus mandou os profetas para falar aquele povo religioso, Deus mandou isaias, Jeremias, Moisés ámos, Homens a quem Deus revelou a sua palavra e quem Deus levantou para dizer ao povo, “ quem é que mandou vocês virem aqui para me adorar? vocês estão com as mãos Sujas, vão primeiro praticar a justiça e depois venham me adorar, eu não quero nem ouvir os cânticos de vocês, este é o inicio de Isaias, eu quero é que vocês pratiquem a justiça que vocês façam o que é correto ai só então venham me adorar, ainda que seus pecados sejam vermelhos como a escarlata se tornarão brancos como a lã , todos conhecemos essa passagem.
é isso que Deus fazia no Antigo Testamento, levantava um profeta para trazer o povo religioso de volta a verdade, o que o povo de Israel fazia com os profetas ? rejeitava e apedrejava, matava, não queriam ouvir, a história da bíblia do AT é Deus tentando convencer e trazer aquele povo a verdade e o povo reijetando e matando, prendendo e apedrejando os profetas, e agora na época de Jesus os escribas e fariseus disseram se vivéssimos naquela época não teriamos feito isso, nós somos melhores que os nossos pais porque se agente tivesse vivido na época de Isaias e Jeremias , teríamos aceitado a palavra de Deus. Jesus disse seus hipocritas vocês estão prestes a me matar, vocês estão tramando planos para saber a maneira que vão me pegar e me matar, vocês estão enchendo a medida dos vossos pais, vocês são iguais aos pais de vocês, zelosos pela a tradição mas não querem ouvir a palavra de Deus, zelosos pela a antiguidade mas não quererm ouvir a palavra de Deus.
Religião é assim ela é muito tradicionalista, ela apela sempre para o passado mas não quer ouvir a palavra de Deus, e Jesus então termina condenando no verso 33-36 vocês
Mateus 23.33–36 “— Serpentes, raça de víboras! Como esperam escapar da condenação do inferno? Por isso, eis que eu lhes envio profetas, sábios e escribas. A uns vocês matarão e a outros crucificarão; a outros ainda vocês açoitarão nas sinagogas e perseguirão de cidade em cidade; para que recaia sobre vocês todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês mataram entre o santuário e o altar. Em verdade lhes digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração.”
Jesus esta dizendo que isso vai acontecer para que a medida do pecado de vocês se encha e Deus derrame o juízo deles contra vocês. e Não deu outra coisa, 35 anos depois que Jesus disse essas palavras os romanos cercaram Jerusalém e depois de um cerco de quase 3 anos, entraram na cidade e mataram mais de 500 mil judeus, espalharam judeus por toda a parte e destruirão o templo e a cidade, arrasaram o templo no seu fundamento cumprindo a palavra de Jesus, o juízo de Deus contra aquela geração.
Conclusão e aplicação:
Conclusão e aplicação:
queridos como eu disse no início eu seria desonesto se comparasse-nos com os escribas e fariseus mas preste atenção no que eu vou dizer:
Você sabe quando você esta virando um religioso, quando você esta preocupado mas com o arranjo de flores, o lugar do coral , a roupa do pastor do que com a pregação.
Você sabe que você esta virando um religioso quando você passa mais tempo se preparando diante do espelho antes do culto do que se preparando espiritualmente para se preparar para o culto.
Você sabe que você esta virando um religioso quando você não consegui aturar os erros dos outros contudo é muito tolerante com os seus e com o dos seus familiares.
você sabe que esta virando um religioso quando você participa de todas as atividades da Igreja e não tem mais tempo para a sua família e estar a sós com Deus.
Você sabe que esta virando um religioso quando você é zeloso para dar o dízimo e ofertas mas trata maus os seus empregados, não perdoa quem lhe ofende e não pratica a misericórdia para com os pobres.
você sabe quando você esta virando um religioso quando sua vida cristã gira em torno de elementos da vida da igreja que embora legítimos ele não são essenciais, eu corro esse risco quando por exemplo eu penso nesse púlpito, na pregação, quando penso no ministério pastoral e eu peço a Deus que me livre dessas coisas porque minha vida cristã não se resume a isso, tem pessoas que fazem a vida girar em torno do grupo de louvor, ou das sociedades internas é importante é mas faz parte da essência do cristianismo? não os primeiros cristãos não tinha grupo de louvor ele entra depois. Graças a Deus pois hoje podemos ter grupo de louvor pois é uma benção mas não se resume a isso o cristianismo o ser cristão, muitas pessoas fazem das sociedades internas o tudo na vida cristã, as sociedades internas são importantes, sim, mas não se resume a vida cristã a isso.
Vocês estão entendendo o que eu quero dizer ? as vezes nós focamos nessas coisas que são assessorias que são boas que Deus nos deu para edificarmos uns aos outros mas acabamos focando nelas como se ser cristão fosse isso, e ai nós viramos religiosos.
Eu quero terminar com o final do capítulo “ Mateus 23.37 “— Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram!” Veja Jesus esta dizendo quantas vezes quis eu reunir vocês como a galinha reuni os seus pintinhos debaixo das asas e vós não quisestes, Jesus esta se referindo a todas as tentativas de Deus ao longo da História de reunir o povo dele, o povo da antiga aliança debaixo de si para ter um relacionamento com ele verdadeiro, pessoal e íntimo, mas ele diz aqui que o povo não queria.
A grande pergunta então é essa, Nós somos um povo de Deus hoje e ele continua nos chamando para debaixo de suas asas, ele quer ter um relacionamento verdadeiro e intimo conosco é isso que é o verdadeiro cristianismo, mas a pergunta é nós queremos isso ? porque israel não queria, queremos viver para Deus ? queremos deixar a religiosidade ? queremos ser mudados e usados por Deus ? essa a pergunta que Deus nos faz nessa noite.
