NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO

A JUSTIÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 142 views

O sermão "Não Há Mais Condenação" aborda a libertação da condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, utilizando a alegoria de Edmundo e Aslan de "As Crônicas de Nárnia" para ilustrar o sacrifício de Cristo em favor da humanidade. Baseando-se em Romanos 8.1-11, o sermão destaca que, assim como Aslan se ofereceu para morrer no lugar de Edmundo, Cristo também se sacrificou por nossos pecados, garantindo a absolvição e a paz com Deus. O apóstolo Paulo enfatiza que a verdadeira vida e paz são encontradas através do Espírito Santo, que habita no crente e o liberta do poder do pecado. O sermão conclui reafirmando que, apesar das fraquezas e lutas contra o pecado, não há mais condenação para aqueles que vivem segundo o Espírito, pois a salvação é garantida pela fé em Cristo.

Notes
Transcript

NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO

Introdução: Em As Crônicas de Nárnia, Edmundo, um dos quatro irmãos Pevensie, havia sido seduzido pela Rainha Branca, também conhecida como Jadis, com promessas de poder e chocolate. Ele traiu sua família e se aliou à Rainha Branca, revelando-lhe informações sobre seus irmãos e irmãs. A Rainha Branca, furiosa com a traição de Edmundo, exigiu que ele fosse sacrificado como punição. No entanto, Aslan, o grande leão, se ofereceu para morrer no lugar de Edmundo. Aslan sabia que, de acordo com a “Lei Profunda” de Nárnia, um traidor deveria ser sacrificado. Aslan se dirigiu à Mesa de Pedra, um local sagrado em Nárnia, onde a Rainha Branca e seus seguidores o aguardavam. Lá, Aslan se sacrificou, permitindo que a Rainha Branca o matasse.
Com a morte de Aslan no lugar de Edmundo, a condenação que pesava sobre Edmundo chegou ao fim; ou seja, acabou. O que Aslan fez por Edmundo reflete muito bem o que Cristo fez por aqueles estão nele; estar em Cristo significa estar livre da condenação. Nenhuma condenação mais pesava sobre Edmundo; e da mesma forma, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que vivem segundo o Espírito Santo.
Lição: Nenhuma Condenação Há Para Os Que Estão Em Cristo Jesus, Que Vivem Segundo O Espírito Santo.
Texto: Romanos 8.1-11.
Nos capítulos 5 a 8, Paulo está tratando da certeza da salvação. Em Romanos 5, ele apresenta essa certeza com base no que Deus fez por nós ao enviar Seu Filho para morrer por nós quando éramos ímpios (Rm 5.1-12) e pela representatividade de Cristo (Rm 5.12-21). Nos capítulos 6 e 7, Paulo aborda a tensão vivida pelo crente entre a certeza da salvação e a relação com o pecado, que ainda o aflige, e a Lei de Deus. No capítulo 6, ele mostra que o crente morreu para o pecado mediante o corpo de Cristo (Rm 6.1-14) e obedece exclusivamente a Deus (Rm 6.15-23). No capítulo 7, ele fala a mesma coisa que falou em relação ao pecado, o crente morreu para a Lei mediante o corpo de Cristo (Rm 7.1-6). Paulo também expressa a impossibilidade da Lei de libertar o homem do pecado, sendo que essa impossibilidade se deve a dois fatores: (1) a Lei é utilizada pelo pecado para levar o homem a pecar ainda mais (Rm 7.7-13) e (2) está impossibilitada pela fraqueza da carne, mesmo no caso de um crente (Rm 7.14-25).
Após deixar claro que o crente está morto para o pecado e para a Lei, por meio do corpo de Cristo, Paulo volta a falar da certeza da salvação em Romanos 8. Ele começa afirmando que não há condenação e termina com a certeza de que não há separação. Nos versículos 1 a 30, vemos a certeza da salvação pelo Espírito Santo; e dos versículos 31 ao 39, vemos a celebração da salvação. Apesar da situação miserável do ser exterior do crente, descrita por Paulo no capítulo anterior (ver Rm 7.25), ele inicia o capítulo 8 com uma declaração maravilhosa e verdadeira: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Paulo deseja mostrar que a vida no Espírito nos proporciona a certeza da salvação.
Razões:
A libertação do Espírito (1-4).
Os que estão verdadeiramente em Cristo Jesus podem ter certeza da absolvição.
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
O nosso desespero quanto à miserável situação da nossa carne (cf. Rm 7.24-25) é tranquilizada por Paulo estas palavras maravilhosas: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
Estar em Cristo é estar justificado de seus pecados e livre da condenação eterna, porque, em Cristo, o crente está em paz com Deus (Rm 5.1), não é condenado (Jo 3.18-19), não vem sobre ele a condenação (Jo 5.24).
A certeza da absolvição se deve ao fato de que, em Cristo, o Espírito Santo nos libertou da lei do pecado que nos levava à morte.
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
O que o Espírito Santo faz em nossas vidas está totalmente ligado ao que Cristo fez por nós; ou seja, tudo que o Espírito faz em nós é por causa do sacrifício de Cristo por nós.
A “lei”, tanto para o Espírito como para o pecado, pode significar “princípio”, “regra” ou “poder”. Assim, o que Paulo quer dizer é que o poder do Espírito nos libertou do poder pecado que nos levava à morte (Rm 6.18, 22; 2Co 3.17).
Paulo, então, dá algumas explicações da causa da obra libertadora do Espírito:
A incapacidade da Lei de fazer isso: “3a Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne,
O problema não é a Lei, pois Ela é santa, justa e boa; o problema é a carne, que é pecadora, injusta e má.
A condenação de Deus do pecado na carne de Seu Filho: “3b isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
Quando Cristo levou sobre si os nossos pecados (Is 53.4-12), Deus condenou na Sua carne os nossos pecados (cf. Rm 6.6; 2Co 5.21; Gl 3.13; 1Pe 2.24). Não há mais condenação, porque Deus já condenou os nossos pecados na carne de Cristo.
O objetivo da obra salvífica é: “4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
Jesus Cristo cumpriu perfeitamente a Lei (Mt 5.17) e, nEle, temos cumprimento da Lei em nós, que vivemos segundo o Espírito.
Não existe mais condenação, porque o Espírito Santo nos libertou do pecado que nos levava à morte eterna. A causa disso foi a incapacidade da Lei de nos libertar, a condenação de Deus do pecado na carne de Seu Filho e o cumprimento da Lei em nós, que vivemos segundo o Espírito. Nenhuma condenação há, porque o sacrifício de Cristo proporcionou o pagamento dos nossos pecados e a vinda do Espírito, que dá libertação do poder do pecado.
A inclinação do Espírito (5-8).
O Espírito direciona nossa atenção e pensamento para as coisas do Espírito.
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.”
A nossa direção mental e a nossa conduta revelam quem está inclinando nossa vida. Se nossa direção mental é para buscar e pensar nas coisas do alto (Cl 3.1-3) e se nossa conduta for amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, justiça, verdade (Gl 5.22-23; Ef 5.9), eu pergunto: Quem está nos inclinando? O Espírito Santo!
Mas, se nossa direção mental é cogitar as coisas dos homens, rejeitar as coisas espirituais e se preocupar com coisas terrenas (Mc 8.33; 1Co 2.14; Fp 3.18-19), e se nossa conduta é prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias, incredulidade, mentira (Gl 5.19-21; Ap 21.8), eu lhe pergunto: Quem está nos inclinando? A carne!
O nosso ser externo é a realidade daquilo que somos internamente. Quem vive segundo o Espírito tem seu pensamento e conduta inclinados para as coisas do Espírito.
A inclinação do Espírito nos conduz à verdadeira vida e paz.
6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
Ser inclinado pela carne resulta em morte; agora, ser inclinado pelo Espírito resulta na verdadeira vida e paz.
A carne não pode nos dar vida e paz, nem pode nos libertar do pecado e da morte. Paulo apresenta algumas razões para isso:
A inclinação da carne é contra Deus: “7a Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus,
A carne sempre se inclina para as coisas da carne e não para as coisas de Deus, e isso constitui a pessoa inimiga de Deus (Tg 4.1-4).
A inclinação da carne é contra a Lei de Deus: “7b pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
A carne sempre se inclina para as coisas carnais e não para as coisas espirituais; por isso, é contra a Lei de Deus, que é espiritual, enquanto a carne é carnal (Rm 7.14).
A conclusão disso tudo é: “8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Quem vive na carne não pode agradar a Deus, porque não pode fazer o bem (Jr 13.23; Mt 12.34), nem pode entender as coisas espirituais (1Co 2.14).
O Espírito nos inclina para uma nova vida, em santidade e obediência à palavra de Deus, e para uma paz com Deus. Essa realidade presente é a sombra da realidade perfeita no futuro.
Já não há mais condenação, porque o Espírito nos inclina para as coisas espirituais que levam à vida eterna e paz com Deus. Essa qualidade e durabilidade de vida concedidas pelo Espírito Santo estão ligadas à vida eterna concedida por Cristo na cruz. Essa qualidade e durabilidade de vida concedidas pelo Espírito Santo estão ligada à vida eterna concedida por Cristo na cruz.
A habitação do Espírito (9-11).
A habitação do Espírito em nós indica que somos de Cristo.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Paulo não expressa dúvidas quanto à habitação do Espírito neles, mas expõe a realidade daquele que não é habitado pelo Espírito: “esse tal não é dele”. A questão é: o Espírito Santo habita ou não em mim? Se habita, então a habitação do Espírito indica que sou de Cristo, e ser de Cristo é ter os seus pecados pagos por Ele (Jo 10.11; 15.13; 1Pe 2.24; cf. Is 53.11-12) e estar certo da salvação futura (1Co 15.23).
A habitação do Espírito de Deus é a realidade de todo crente (1Co 3.16; 6.19; Gl 4.6; 2Tm 1.14; 1Jo 3.24). Ter a habitação do Espírito é ter a salvação em Cristo (Ef 1.13-14); ter a salvação em Cristo é ter o perdão de Deus (Ef 4.32), ter o perdão de Deus significa absolvição (Rm 3.21-26).
A habitação do Espírito em nós nos torna vivos, e isso por causa da justiça de Cristo.
10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.”
“Cristo está em vós” se refere à habitação do Espírito Santo no crente (v. 9). Por um lado, o nosso corpo (ser exterior) está morto, destinado à morte; mas, por outro lado, o nosso espírito/alma (ser interior) está vivo (Jo 4.14; 1Co 15.45), destinado à vida eterna (Jo 11.25-26); isso por causa da justiça de Cristo (2Co 5.21; Fp 3.9).
A habitação do Espírito em nós nos dá garantia da ressurreição.
11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”
Mais uma vez, Paulo levanta a questão do “se”, que deve ser muito bem averiguada pelo crente. Deus ressuscitou Jesus dos mortos (At 2.32; Ef 1.19-20; Hb 13.20); se o Espírito dEle habita em nós, Esse mesmo trará o nosso corpo, destinado à morte, à vida; ou seja, ter o Espírito de Deus é ter a garantia da ressurreição (salvação) (Ef 1.13-14).
Nenhuma condenação há, porque o Espírito de Deus habita em nós; e isso indica que somos de Cristo, que estamos vivos e que seremos ressuscitados.
Contextualização:
Você tem dúvidas quanto à salvação? Você tem dúvidas de que não há mais condenação? A dúvida não provém da fé (Rm 14.22-23). A causa da dúvida é a falta de conhecimento bíblico ou a vida sem o Espírito Santo; nesse caso, deve haver a conversão. O crente não deve ter dúvidas sobre sua salvação se ele vive realmente segundo o Espírito. Nenhuma condenação há, irmãos, pois a conta já foi paga por Cristo, e o Espírito nos liberta do poder do pecado, nos inclina para as coisas espirituais e nos habita como garantia da salvação.
Lições:
Se estamos realmente em Cristo, não há mais condenação.
O que nos liberta do poder do pecado e nos dá condições de fazer a vontade de Deus é o Espírito Santo.
A nossa inclinação revela quem está guiando nossa vida.
O Espírito de Deus é quem nos torna vivos e seguros; sem o Espírito de Cristo, não há vida.
Uma vida que agrada a Deus só pode ser vivida pelo poder do Espírito Santo.
Conclusão: Pela fé, estamos em Cristo e temos o Espírito Santo vivendo em nós. Ainda pecamos? Sim, infelizmente, ainda pecaremos, porque ainda estamos nesta carne pecadora. Somos perfeitos? Não, temos muitas falhas, porque ainda pecamos. Vivemos em uma luta constante contra o pecado, o diabo e o mundo? Sim, essa luta só irá ter um fim com a morte ou com o arrebatamento. Temos fraquezas? Muitas. Limitações? Várias. Tristezas, dores, angústias, medos, dificuldades? Diversas. Mas, diante de tudo isso, precisamos estar certos de uma coisa: nenhuma condenação há para nós que estamos em Cristo Jesus, que vivemos segundo o Espírito Santo.
Tradução literal: 1 Então, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te libertou da lei do pecado e da morte. 3 Porque é impossível a Lei, no que estava fraca por causa da carne, Deus, por si próprio, enviando seu Filho em semelhança de carne do pecado e a respeito da carne, condenou o pecado na carne, 4 para que o mandamento da Lei seja cumprido em nós, os que não estão vivendo segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que estão vivendo segundo a carne pensam nas coisas da carne, porém, os segundo o Espírito, nas coisas do Espírito. 6 Porque o pensamento da carne é morte, porém o pensamento do Espírito é vida e paz; 7 porque o pensamento da carne é inimizade contra Deus, porque não está subordinado a Lei de Deus, e porque nem é capaz de estar. 8 E os que estão vivendo na carne não podem agradar a Deus. 9 Porém vós não estais na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vós. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não é dEle. 10 E se Cristo está em vós, certamente o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. 11 E se o Espírito, dAquele que levantou a Cristo dos mortos, habita em vós, o que levantou a Cristo dos mortos também vivificará os vossos corpos mortais por causa do Espírito dEle que está vivendo em vós.
Minha tradução interpretativa: 1 Então, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, com Cristo Jesus, te libertou da lei do pecado e da morte, 3 pois a Lei não tinha capacidade de fazer isso, em razão de que estava incapacitada por causa da carne; Deus, enviando seu próprio Filho com a semelhança de carne pecadora e como oferta pelo pecado, condenou o pecado pela carne, 4 para que exigência da Lei seja cumprida em nós, que não estamos vivendo segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que estão vivendo segundo a carne direcionam sua atenção e pensamento para as coisas da carne, mas os que estão vivendo segundo o Espírito direcionam sua atenção e pensamento para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne leva à morte, mas a inclinação do Espírito leva à vida e paz. 7 Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, porque não está submetida a Lei de Deus, e nem mesmo pode estar. 8 E assim, os que estão vivendo na carne não podem agradar a Deus. 9 Mas vós não estais ligados à carne, mas sim ao Espírito; se realmente o Espírito de Deus habita em vós, pois, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle. 10 Agora, se Cristo está em vós, por um lado o corpo está morto por causa do pecado, mas por outro lado o espírito está vivo por causa da justiça [de Deus em Cristo Jesus]. 11 Portanto, se o Espírito dAquele que ressuscitou a Cristo dos mortos habita em vós, Esse mesmo que ressuscitou a Cristo dos mortos também dará vida aos vossos corpos mortais pelo Espírito dEle que está habitando em vós.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.