Preparando Homens, para serem semelhantes a Jesus Cristo

Discipulado para Homens  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 222 views

preparar homens para pastorearem seus lares.

Notes
Transcript
Teus preceitos são meu tesouro permanente; são o prazer do meu coração.

INTRODUÇÃO

Meus amados irmãos minha intenção em trazer esse estudo para vocês é fortalecer a vida espiritual de vocês e prepara-los para pastorear a família de vocês, sei que as vezes pode ser um constrangimento falar para família, alem disso não se sentir preparado para conduzi-la para palavra Deus, no entanto Deus vos deu essa incumbência de serem aqueles que conduzem suas familiais por meio de Cristo Jesus.
1Timóteo 3.4 ARA
e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
Efésios 6.4 ARA
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
O homem cristão deve pastorear a sua casa como afirmam a escritura, além disso deve haver prazer em nosso coração pela palavra de Deus
Salmo 119.111 ARA
Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.

Quero começar nosso discipulado para homens com uma pergunta muito importante, será que todo cristão deve estudar a bíblia?

Afirmamos que o estudo da Bíblia é para todos, mas infelizmente não são todos que pensão assim, por pensar que o estudo da palavra está destinado a obreiros (Pastores, Presbíteros, Evangelistas, Diáconos ou o nome que você quiser dar), porém não é isso que as escrituras dizem,
Oséias 6.3–6 ARA
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. Por isso, os abati por meio dos profetas; pela palavra da minha boca, os matei; e os meus juízos sairão como a luz. Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.
Esse texto é uma demonstração clara da necessidade de que, todo o povo de Deus deve buscar cada vez mais conhecimento de sua palavra, pois é na bíblia que está escrita sua vontade revelada, Atos dos Apóstolos nos diz o seguinte: E perseveravam na Doutrina dos Apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Um dos maiores exemplos que temos nas Escrituras é do nosso Senhor Jesus Cristo, o evangelista nos informa que Ele crescia na graça e no conhecimento , em todo seu ministério Ele se utilizava das Escrituras, e mesmo agora na era atual Ele utiliza a Bíblia por meio do Espirito Santo nosso Consolador para nos ensinar a verdade eterna; ainda falando do Mestre Jesus, temos o relato da tentação
Mateus 4.1–11 ARA
A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
Mc 1.12,13; Lc 4.1-13), em que o Diabo distorce as palavras de Deus como é seu costume (Gn 3.1-5), porem Jesus vence a tentação por meio da correta interpretação da Escritura. Precisamos e necessitamos conhecer a palavra de Deus para estarmos prontos para enfrentar toda sorte de doutrinas de homens e de demônios como diz o Apostolo Paulo (cf. 1Tm 4.1,2) que são contrarias a revelação de Deus, a Bíblia Sagra.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS?

Primeiro, por que está relacionada com uma ordenança do Senhor Jesus.

“Ela nos capacita a obedecer ao Ide do Senhor Jesus: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. (Mateus 28:19,20). Não só aprendemos da palavra, como também somos capacitados para transmitir a outros, cumprindo a ordem do Senhor de ensinar e fazer discípulos de todos as nações, por isso A Teologia de forma geral sintetiza as doutrinas bíblicas para melhor serem transmitidas.

Segundo, porque ilumina nosso entendimento.

Antes de mais nada o estudo correto da bíblia confronta nossas ideias erradas sobre Deus e sua vontade, durante esse processo de aprendizagem muitas vezes encontraremos certas doutrinas que nos confrontam e que não queremos aceitá-las, mas, o Espirito Santo através dessa ferramenta chamada teologia confronta nosso entendimento, para que mudemos de posição, pois a verdade nos liberta.
Salmo 119.105 ARA
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
João 8.32 ARA
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Oséias 6.3 ARA
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Veja por exemplo como Jesus Cristo da importância ao conhecimento, temos a palavra conhecimento repetida várias vezes juntamente com o termo Palavra de Deus .
João 17.1–26 ARA
Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.

COMO DEVEMOS ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS?

Primeiro, com espírito de oração.

O Salmista orou ao SENHOR da seguinte maneira: Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua Lei. (Salmo 119.18), por isso, também devemos orar ao SENHOR para que ilumine nossas mentes, pois temos que lembrar que dependemos do Espírito Santo, pois os naturais não entendem a palavra.
1Coríntios 2.13–16 ARA
Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Segundo, com humildade

A palavra de Deus nos diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. (Provérbios 16.18), (Mc 7.20-23; Sl 19.11,12; 1Pe 5.5), Deus da graça aos humildes, um dos maiores pecados que o estudante da Bíblia pode cometer é a soberba e o orgulho, muitos não leram nem a Bíblia toda e só porque aprenderam um conceito doutrinário já se inflam, pensando que são alguma coisa. Todo entendimento que adquirimos da escritura deve ser compartilhado com humildade e mansidão (Tiago 3.13,17,18).
Provérbios 16.18 ARA
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.

Terceiro, com a razão (intelecto).

Com nossa inteligência tiramos conclusões logicas das escrituras, porém qual será o limite para pensarmos de forma teológica, acredito que o prisma deve ser a Escritura, nossa mente deve estar cativa a mesma (se o que penso não está de acordo com a Bíblia deve ser rejeitado esse meu pensamento), pois somos limitados por causa do pecado, por exemplo: verificamos na Escritura que Deus é Chamado de Pai em 1Coríntios 1.3; que Deus é chamado de Filho em João 20.28, Tito 2.13 e que o Espírito Santo é chamado de Deus em Atos 5.3,4. Através desses textos poderíamos dizer que existe três deuses, porém quando lemos Deuteronômio 6.4 e Tiago 2.19, que existe um único Deus, como entender essas verdades? Se não olharmos com atenção cairemos no erro de dizer que há uma contradição, no entanto, é obvio que esses textos estão ensinando sobre a Doutrina da Santíssima Trindade.

Quarto, com ajuda de outras pessoas.

Precisamos agradecer a Deus, pelos dons do Espírito Santo que são concedidos a Igreja para sua edificação, dentre eles temos os mestres (1Coríntios 12.28), para aprendermos precisamos um dos ouros, dessa unidade entre nós, consultando aqueles que se esmeram na palavra do SENHOR, homens e mulheres que Deus usa para escrever obras teológicas que nos ajudam na compreensão da palavra, então não podemos ser preguiçosos na leitura da Palavra e de obras de referência para nossa compreensão, é necessário pontuar que estas obras devem passar pelo crivo da Escritura, porque o homem é falível, nós podemos falhar, teólogos podem falhar, mas a bíblia não falha, ela é a infalível palavra de Deus, por isso, fique atento, se algum ensinamento não está de acordo com a palavra de Deus, devemos rejeitar.
1Coríntios 12.28 ARA
A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Quinto, devemos estudar com alegria e louvor.

O estudo da palavra não deve ser algo enfadonho ou árido, como se o estudo da Palavra fosse tirar nossa espiritualidade, ao contrário o estudante da palavra deve trazer consigo uma vida de oração, confrontado suas experiências com a Escritura, ele deve se alegrar por estar conhecendo mais de Deus e de sua palavra, veja alguns versos do Salmo 119 que declaram esse amor pela palavra de Deus, sentimento que deve mover todo Cristão, (Salmo 119.8,14,103,111).
Salmo 119.103 ARA
Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.

Conclusão

Quero terminar com uma verdade que não pode ser esquecida, todos nós somos teólogos, constantemente fazemos teologia das nossas reflexões, quando cantamos, quando oramos, quando meditamos, quando olhamos para criação, no trabalho, na escola, na conversa com amigos, a teologia está em tudo que fazemos, a questão é, se é uma boa teologia, ou má.
Por fim quero convida-los a seguir essa jornada de crescimento e aperfeiçoamento espiritual.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.