Introdução da carta aos Efésios

Carta aos Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 67 views
Notes
Transcript

Introdução

Em Atos capítulo dezenove é relato a terceira viagem do apóstolo Paulo. Ele chegou na cidade de Éfeso e foi até a sinagoga judaica e anunciou corajosamente por três meses, argumentando sobre o reino de Deus. Mas alguns ficaram com os seus corações endurecidos e rejeitaram a mensagem de Paulo. Posteriormente, Paulo deixou a sinagoga e foi para a escola de Tirano, onde Paulo lecionou nessa escola para treinar novos líderes (At 19.8-9). Paulo permaneceu em Éfeso por três anos, pregando a palavra de Deus.
Em Éfeso teve um tumulto muito grande, porque Paulo pregou a verdade ao povo de Éfeso, dizendo que deuses feitos por mãos humanas não são reais. Na época existia o templo da deusa Ártemis e os ourives fabricavam modelos de pratas e imagens da deusa para o templo. Diante disso, Demétrio reuniu outros trabalhadores e relatou que a pregação de Paulo poderia fazer com que a deusa Ártemis perdesse a fama e os negócios deles pudesse ter prejuízos (At 19.23-28). Depois teve um grande tumulto na cidade por causa do relato de Demétrio.
A cidade de Éfeso era a capital da província na Ásia Menor (atual Turquia). E era bem conhecida no mundo antigo, porque tinha o templo da deusa Diana.
Paulo escreveu esta carta enquanto estava preso em Roma, na prisão domiciliar, onde permaneceu por dois anos. Esta carta foi escrita entre 60 e 62 d.C.
Paulo escreveu para ensinar os irmãos a respeito da teologia e da prática de ser igreja. Os primeiros três capítulos são bem teológicos, ou seja, o apóstolo estava doutrinando a igreja e os três últimos capítulos é a prática da vida cristã, isso implica no comportamento de cada servo de Deus.

Transição

Veremos dois pontos importantes sobre a parte inicial da carta aos Efésios.

Desenvolvimento

1° Apresentação Inicial (v. 1)

No contexto da época, as cartas tinham as apresentações inicias. Ao olhar para as cartas de Paulo, ele tinha o costume de trazer a apresentação inicial. Na carta aos Efésios, Paulo faz duas apresentações:

1ª Paulo se apresenta como autor da carta (v. 1)

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
As cartas do primeiro século geralmente eram iniciadas com a identificação do autor, para que os leitores conseguissem identificar o autor. Paulo tinha o hábito de se apresentar logo no início da carta.
Quando Paulo escrevia as cartas para as igrejas, ele trazia algumas identificações. Na carta aos Efésios ele se apresenta como apóstolo de Cristo Jesus”, a palavra “apóstolo” significa “enviado”, ou seja, Paulo era um enviado de Jesus, ele foi chamado pelo Senhor para sofrer pelo nome de Cristo, mas além disso, para anunciar a salvação aos perdidos.
Atos dos Apóstolos 9.13–16 NVI
13 Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. 14 Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”. 15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. 16 Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.
Paulo afirmou que ele era um apóstolo pela vontade de Deus. Isso quer dizer que não foi por sua própria vontade que ele se tornou um apóstolo, nem mesmo por mérito próprio ou pela indicação de algum homem na terra, mas porque foi escolhido por Deus. Antes Paulo perseguia a igreja de Cristo, desse modo, ele não iria se tornar um mensageiro de Deus pela sua própria força ou inspiração própria.

2ª Paulo apresenta o destinatário da carta (v. 1)

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
Paulo apresenta o povo de Deus que está na cidade de Éfeso como destinatário da carta. Para se referir a igreja, Paulo diz: “aos santos” isso significa que essa igreja pertence a Cristo e foi separada para viver uma nova vida. Ele continua dizendo: “fiéis”, o povo é caracterizado por sua lealdade ao Senhor Jesus, ou seja, eles confiam no Senhor.

2° Saudação Inicial (v. 2)

Após Paulo se apresentar, ele traz a saudação inicial para a igreja a qual está escrevendo. Essa é uma característica muito notória das cartas do apóstolo Paulo. Na carta aos Efésios Paulo traz uma saudação:

1° A graça e a paz (v. 2)

2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo, ao saudar o povo de Deus em suas cartas, sempre usava as mesmas palavras “graça e paz”. A palavra graça significa favor imerecido de Deus aos homens, ou seja, o homem não merece a graça, mas bondosamente Deus derrama a sua graça. A palavra paz significa o bem - estar espiritual, isso implica na comunhão entre Deus e o cristão, ou seja, os servos do Senhor têm a paz que vem de Deus.
Paulo saúda a igreja com a graça e a paz porque a igreja era composta de judeus e gentios, ou seja, o povo gentio se cumprimentava com a “graça” e o povo judeu com a “paz”.
Sem a graça não existe a paz, porque a paz interior só acontece após o homem ser alcançado pela graça de Deus. Essas duas palavras expressam a bênção espiritual de Deus para com os seus filhos.
Paulo usa a expressão “graça e paz, da parte de Deus, nosso pai e do Senhor Jesus Cristo”. A graça vem da parte de Deus nosso pai, pois ele concede essa graça para nós, que somos seus filhos. A graça vem do Senhor Jesus, pois somos salvos por meio dEle.

Conclusão

Para concluir, Paulo plantou a igreja de Éfeso em sua terceira viagem missionária, onde permaneceu três anos anunciando a verdade do evangelho. Em sua carta aos Efésios o apóstolo ensinou sobre as doutrinas do cristianismo e mostrou como deve ser a prática do cristão.
No início da carta, Paulo apresentou o remetente e o destinatário da carta. Logo depois, ele traz a saudação para o povo de Deus: “graça e paz”. Essas palavras são importantíssimas para a igreja de Cristo, pois sem a graça de Deus é impossível ser salvo, e viver sem a paz de Deus é difícil para o cristão.

Aplicação

Devemos louvar a Deus por termos sidos alcançados pela graça.
Precisamos agradecer pela paz de Deus em nossos corações.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.