Tema: "Pela virtude do Espírito Santo transbordeis de Esperança"
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 975 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Atos 3.6 Pedro, porém, disse: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!”.
Santo Anjo do Senhor.....
Apresentação:.......
Apresentação:.......
Tema: “Pela virtude do Espírito Santo transbordeis de Esperança”
O tema desta noite e “Pela virtude do Espírito Santo transbordeis de Esperança” A RCC adota um tema norteador anual para unificar sua caminhada espiritual, fortalecer a missão evangelizadora e orientar grupos de oração. Inspirado na Palavra de Deus, ele ajuda os fiéis a crescerem na fé e na experiência com o Espírito Santo.
Diga ao irmão que está ao seu lado: "Eu quero sair daqui transbordando de esperança!"
Leitura da Palavra: Romanos 15.7-13 Assim diz a Palavra.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Desenvolvimento:
Contextualizar:
Paulo escreve a Carta aos Romanos por volta de 57 dC, durante sua terceira viagem missionária. Enquanto estava em Corinto, para preparar sua visita a Roma (Rm 1,10-13), ele ensina na carta que a salvação vem pela fé em Jesus Cristo, e não pelas obras da Lei (Rm 3,28).
A) Acolher com Cristo nos Acolheu (v7).
Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória de Deus.
Paulo da uma ordem à comunidade que acolha seus irmãos como Cristo acolheu a todos, sem distinção.
<<<Aplicação>>>
Jesus acolheu a todos, independentemente da classe social, cor, pecado ou condição financeira.
Exemplos:
📖 Marcos 1,40-45 – O leproso, excluído socialmente, marginalizado e proibido de conviver com outras pessoas, foi curado e acolhido por Jesus.
📖 Lucas 19,1-10 – Zaqueu, cobrador de impostos e rico, era considerado um pecador e traidor pelos judeus, mas Jesus entrou em sua casa e transformou sua vida.
📖 Lucas 7,36-50 – A mulher pecadora ungiu os pés de Jesus com perfume e lágrimas, secando-os com seus cabelos. Enquanto todos a julgavam, Jesus a perdoou e a restaurou.
E nós? Como temos acolhido as pessoas ao nosso redor?
Estamos sendo instrumentos de união ou divisão?
Muitas vezes, nosso acolhimento vem carregado de julgamentos: olhamos para a aparência, o comportamento, a condição social ou o passado das pessoas. Mas Jesus nos ensina a amar sem distinção, enxergando cada pessoa com misericórdia e dando a todos a oportunidade de recomeçar.
Devemos amar e aceitar o outro como ele é, sem julgamentos, assim como Cristo fez por nós. A verdadeira união se constrói na acolhida sem barreiras.
Que possamos acolher como Cristo acolheu!
B) Cristo Veio para Todos (V8,12).
Pois asseguro que Cristo exerceu seu ministério entre os circuncisos para manifestar a veracidade de Deus pela realização das promessas feitas aos patriarcas. Quanto aos pagãos, eles só glorificam a Deus em razão de sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu vos louvarei entre as nações e cantarei louvores ao vosso nome. Noutro lugar diz: Alegrai-vos, nações, com o seu povo. E ainda diz: Louvai ao Senhor, nações todas, e glorificai-o todos os povos! Isaías também diz: Da raiz de Jessé surgirá um rebento que governará as nações; nele esperarão as nações.
Paulo vai dizer que Jesus é o cumprimento das promessas feitas ao povo judeu, mas também trouxe a salvação aos gentios e pagãos, abrindo para todos o caminho da graça e da vida eterna.
Gentios: Do latim Gentilis, significa "outra nação". Era a palavra usada pelos judeus para se referirem a todos os povos que não pertenciam a Israel. Os gentios não seguiam a Lei de Moisés nem as tradições judaicas, como a circuncisão e as regras alimentares.
Pagãos: Eram aqueles que adoravam múltiplos deuses, especialmente os gregos-romanos. Praticavam rituais religiosos em templos, realizavam sacrifícios e viviam na idolatria. Na cultura judaica, o paganismo era visto como idolatria, um grande pecado contra o Deus verdadeiro.
Exemplo Efésios 2.17 Veio para anunciar a paz a vós que estavam longe, e a paz também àqueles que estavam perto;
<<<Aplicação>>>
Não temos o direito de excluir ninguém do amor de Deus. Para Deus, ninguém está perdido para Deus.
Em Marcos 2,17, Jesus diz:
"Não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Ele pagou um preço alto por mim e por você. Precisamos ter essa certeza e buscar essa salvação todos os dias.
Mas, infelizmente, muitos irmãos desistem, perdem a força e se desviam do caminho, seja por influência de pessoas, pelo apego ao mundo ou por seus próprios pecados, como orgulho, prepotência, ganância e soberba. Colocam o próprio "eu" acima de Deus e acabam se afastando.
Por isso, devemos sempre lembrar que a salvação é um dom gratuito, mas exige perseverança. Deus nunca desiste de nós, e nós também não podemos desistir d’Ele!
C) Transbordar de Esperança (v13).
O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança!
Paulo conclui a carta com uma oração, pedindo a abundância dos frutos da salvação, que já estão presentes na comunidade de Roma.
<<<Aplicação>>>
O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé
As pessoas vivem desanimadas, sem esperança, sem alegria e sem paz, com um coração vazio que nada consegue preencher, porque buscam essa alegria no mundo, no dinheiro, em um bom emprego, no sucesso, no prestígio, nos aplausos e no reconhecimento profissional e pessoal, .
Mas essa é uma alegria passageira, uma paz momentânea. Por exemplo: quando você compra algo que deseja muito, a satisfação dura pouco. Logo, o vazio volta.
Esse vazio que você sente e nunca consegue preencher, só Deus pode saciar.
Através do Espírito Santo, que preenche o vazio e transborda o nosso coração de esperança.
Quando você abre o Espírito Santo, sua vida é transformada. Aquele vazio não existe mais, você não busca mais satisfação em pessoas, coisas ou lugares, porque o Espírito Santo te leva a buscar as coisas de Deus: a santidade, a leitura da Palavra, a Santa Missa, a confissão, ele e a sua Força na busca da céu.
Com o coração transbordando da graça do Espírito Santo, precisamos levar também nossos irmãos a essa experiência e ao conhecimento de Jesus.
Conclusão:
Para finalizar, hoje refletimos sobre: Acolher como Cristo nos acolheu (sem julgamentos), Cristo veio para todos (não para os sãos, mas para os doentes, ou seja, os pecadores) e Transbordar de esperança (pela força do Espírito Santo, somos renovados e cheios de esperança).
Chamado à ação:
Nesta noite, convido você, meu irmão e minha irmã, a abrir o coração para o Espírito Santo. Permita-se ser amado por Deus, deixe Deus curar cada ferida aberta em seu coração e preencher todo vazio que há dentro de você. Não saia daqui da mesma forma que você chegou! Saia transbordando de esperança e renovado pela ação do Espírito Santo!
Então, você que nasceu em janeiro, fevereiro ou março, venha à frente! Vamos clamar juntos para que o Espírito Santo derrame abundantemente sua graça sobre a sua vida!
Oração: Efusão do Espírito Santo.
Música: Tema 2025: Transbordarei de Esperança!
