Como amar pessoas difíceis?
Esse estudo visa abordar o que as Escrituras nos ensinam sobre como amar pessoas difíceis. Quando olhamos a maneira como Deus nos trata, nós devemos imitá-lo e compartilhar isso com outras pessoas.
COMO AMAR PESSOAS DIFÍCEIS: RECEBENDO E COMPARTILHANDO MISERICÓRDIA
Existem pessoas no meu mundo que são difíceis de amar. Algumas delas estão determinadas a se autoproteger, são irritadiças e estão constantemente na defensiva; é preciso apenas uma coisinha de nada para que explodam. Elas atacam verbalmente e então se afastam emocionalmente e, às vezes, fisicamente, eliminando todas as chances de comunicação. Outras são simplesmente maldosas, sem nenhuma razão aparente. Parecem ter prazer em sabotar cada interação, então a maioria das conversações terminam tristemente, com ressentimentos de ambos os lados. E também existe o tipo Bisonho, que se lastima pela vida, sempre olhando o lado negativo das coisas. Elas percebem e (incessantemente!) discutem cada detalhe melancólico de suas vidas. Jogam um balde de água fria em cada conversa.
TODOS NÓS SOMOS DIFÍCEIS DE AMAR!
Aprender a amar pessoas difíceis começa com o entendimento de que você (assim como eu) também é difícil de amar. Pode não ser difícil da mesma maneira que aqueles a sua volta, e você pode não causar a mesma quantidade de danos nos relacionamentos; mas internamente, à sua própria maneira, você é tão difícil de amar quanto qualquer outra pessoa.
Assim como aquelas pessoas difíceis, você e eu pecamos e nos desviamos (
Se no fundo você sabe que não é amável e que a aceitação de Deus é completamente imerecida, então você terá uma atitude acolhedora em relação a outras pessoas não amáveis. Mas se você acredita ser uma pessoa essencialmente digna, que qualquer um seria privilegiado de conhecê-lo, então você não acolherá outras pessoas até que elas mudem e se tornem dignas… assim como você!
Aprender a árdua habilidade de amar pessoas difíceis começa por pedir a Deus para lhe mostrar como é difícil amar você. Quando ele responder sua oração, peça que o perdoe. Então, por ter sido perdoado por tanto, você será capaz de compartilhar com outros a graça que recebeu (
TENHA OS OBJETIVOS DE DEUS PARA RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS
Pense sobre como Deus trata pessoas difíceis e irritadiças. Ele busca seu povo muito mais sinceramente do que eles jamais o buscariam. Ele não é dissuadido por sua natureza difícil e irritadiça. E quando Deus captura nossos corações, ele nos transforma para sermos como ele é. Agora é nosso privilégio e chamado imitá-lo buscando outros para que também conheçam o amor de Deus.
Seu objetivo para pessoas difíceis deve ser o mesmo de Deus: que se tornem tudo aquilo que Deus quer que eles sejam. Quando fizer isso, você os estará buscando do mesmo modo que Deus. Você está ao lado de Deus no que ele está fazendo no universo dele. Os resultados podem não ser exatamente os que você gostaria, mas não há pessoa melhor para quem ou com quem trabalhar!
COMO DEUS BUSCA PESSOAS?
Pense sobre o jardim do Éden, onde Deus respondeu à rebelião de Adão e Eva prometendo um libertador que nos libertaria de nossa escravidão ao pecado (
Ele lhe dá confiança em seu convite ao mostrar como tratou pessoas que estavam enfrentando dificuldades em confiar nele. As histórias de Abraão questionando a promessa de Deus (
Você está começando a perceber o coração de Deus para com as pessoas? Ele não atrai as pessoas com segundas intenções para tornar sua vida mais fácil. Ele investe a si mesmo em relacionamentos que tornam sua vida mais difícil!
Ao ser transformado para refletir a Deus, você vai querer buscar as pessoas difíceis da mesma forma que Deus o buscou.
ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA A MUDANÇA
ADMITA SUAS PRÓPRIAS FALHAS
Paulo tinha duas razões para suas confissões públicas: dar glória a Deus e esperança aos outros. Paulo destacava seus pecados para lançar um destaque ainda mais brilhante sobre Jesus, seu Salvador. A mensagem dele era: “Se Jesus pode fazer isso por mim, o principal dos pecadores (um presunçoso, assassino, hipócrita religioso) então ele certamente pode fazer o mesmo por você!” A confissão de Paulo inspira esperança. Da mesma forma, quando admito minhas próprias falhas e mostro como Jesus trabalhou em mim, outros entendem que não sou melhor do que eles. Isso lhes dá esperança de que Deus também está trabalhando neles.
BUSCANDO OUTROS PARA O BEM DELES
Uma das histórias mais altruístas na Bíblia é a de Moisés se colocando entre Deus e o povo de Israel. Deus disse a Moisés que iria destruir os Israelitas porque estavam adorando o bezerro de ouro. Em um momento que prenunciava o ministério de abnegação de Cristo, Moisés se colocou como intercessor por seu povo voluntarioso (
Você crê que Deus quer usá-lo na vida de pessoas para o bem delas? Lembre-se, foi Deus que escolheu Moisés para liderar os israelitas. Você acha que essa escolha foi acidental? Deus conhecia o futuro, então ele sabia que um dia Moisés ficaria em uma posição de intercessão entre ele e o seu povo. Da mesma maneira, ele também escolheu Cristo para o resgatar. Agora, já que você é um cristão, ele o designou para estar em lugares onde pode ajudar a resgatar outros.
Envolver-se pessoalmente com outras pessoas comumente não torna a vida mais fácil. Em vez disso, é quase sempre garantido que a sua vida será mais difícil. Entender que todas as suas necessidades são realmente satisfeitas em Cristo guardará você de esperar muito dos outros enquanto você cuida deles.
O AMOR SE IMPORTA COM O QUE É MELHOR PARA O OUTRO
O ponto principal em amar pessoas difíceis (na verdade em amar todas as pessoas!) é entender que o amor age no sentido de cuidar dos melhores interesses do outro. O amor requer que você se estenda em direção ao outro, sem se preocupar com o que poderá ou não receber em retorno, para fazer o que essa pessoa precisa.
O segundo grande mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (
O AMOR SUPORTA POR UM LONGO TEMPO
Felizmente você adora um Deus diferente. O seu Deus é um Deus de consolação. Seu Deus traz luz e alegria à sua alma enquanto você luta para glorificá-lo através de seus relacionamentos. A estrada da harmonia nos relacionamentos é difícil (você precisará desse Deus da paciência!), mas não é desoladora, porque ele é um Deus consolador.
Ele não desistiu de você, ainda que você saiba que ele tem todas as razões para isso. É o encorajamento dele que o moverá ao arrependimento de seu egocentrismo e lhe dará o desejo de tentar novamente com os outros.
Isso parece maravilhoso, mas você e eu sabemos como é árduo praticá-lo. Quando perceber quão difícil amar os outros realmente é, você precisará lembrar e experimentar novamente todas as riquezas que já são suas em Cristo.
