Ontem, hoje e sempre!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 26 viewsNotes
Transcript
Texto
Texto
Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam. Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento. Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério. Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
Introdução do Sermão
Introdução do Sermão
A série Ruptura, é uma produção lançada pela Apple TV em 2022. E agora em 2025 estão lançando a continuação. É uma série que traz uma temática muito interessante, que fala sobre uma vida dúbia, realidade alternativa.
Na história eles fazem um procedimento que ao ir para o trabalho, eles desligam da realidade em que vivem, e vivem em uma nova realidade. Só que nessa realidade eles não tem família, amigos, nada. Apenas trabalho. Eles não se lembram da vida fora e, ao sair do trabalho, eles não se lembram de nada do que aconteceu. Basicamente, eles vivem divididos por duas realidades totalmente diferentes.
Em Hebreus, nos é apresentado algo nesse sentido. Onde os cristãos naquele lugar eram tentados a viver outra realidade que não era a do evangelho.
Contexto do livro de Hebreus
Contexto do livro de Hebreus
01- O autor da carta aos Hebreus é desconhecido. Muitos defendem que foi Paulo o autor. E que embora o estilo de escrita e o tom se diferem das demais cartas canônicas de Paulo, isso não desqualifica a ideia de que Paulo pode ter escrito. É uma discussão muito profunda, e que não cabe a nós entrarmos nela neste momento.
02- Diferente das outras epístolas contidas no Novo Testamento, se sabe que foi um livro escrito aos Judeus. E é importante destacar que os Judeus que se converteram ao cristianismo e enfrentaram as mais diversas dificuldades na fé. Eles eram perseguidos pelos próprios Judeus.
02.1- Em 1Tessalonicenses 2:14, vemos Paulo falar sobre essa perseguição.
Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judeia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,
02.2-
03- O autor mostra como Cristo é superior. Tanto aos anjos quanto superior a Moisés.
01- O objetivo principal da carta é instruir esses irmãos na fé. E mostrar que Jesus Cristo é a per
01- O objetivo principal da carta é instruir esses irmãos na fé. E mostrar que Jesus Cristo é a per
Esses que vieram de uma origem, contexto histórico e filosófico totalmente diferentes) a permanecerem na fé em Cristo Jesus. A se firmarem na fé da Obra dele como superior a todas as outras, inclusive superior ao judaísmo.
Hebreus é a chave hermenêutica para entender o Antigo Testamento e o mais estratégico para compreender a transição do judaísmo para o cristianismo
02- Do capítulo 1 ao 4, o autor mostra como Cristo é superior. Tanto aos anjos quanto superior a Moisés.
02- Do capítulo 1 ao 4, o autor mostra como Cristo é superior. Tanto aos anjos quanto superior a Moisés.
03- No capítulo 4 ao 10, o autor mostra Jesus como o grande sumo sacerdote.
03- No capítulo 4 ao 10, o autor mostra Jesus como o grande sumo sacerdote.
04- No capítulo 10 ao 12, o autor fala sobre a fé e fortalecimento no sofrimento
04- No capítulo 10 ao 12, o autor fala sobre a fé e fortalecimento no sofrimento
05- No capítulo 13, o autor mostra sobre a vida cristã.
05- No capítulo 13, o autor mostra sobre a vida cristã.
Oh, I never imagined how strong Christ was till I saw His love hold back His Deity!
Jesus Sitting On The Well, Volume 44, Sermon #2570 - John 4:6
Charles Spurgeon
Proposta
Proposta
Vejamos algumas recomendações que o autor de Hebreus nos traz, nos chamando para viver uma realidade em Cristo.
Não peça para ver Deus no fogo da sarça ardente, nem no relâmpago no Monte Sinai; fique satisfeito em vê-Lo no homem Cristo Jesus, pois ali Deus é manifestado. Nem toda a glória do céu e do mar, nem todas as maravilhas da criação e da providência, podem apresentar a divindade como o faz o Filho de Maria, que da manjedoura foi à cruz, e da cruz à tumba, e da tumba ao Seu trono eterno à direita de Seu Pai na glória.
Charles Spurgeon
