A Verdade que Liberta

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 48 views
Notes
Transcript

João 8.31–47 BS:NVT
31 Jesus disse aos judeus que creram nele: “Vocês são verdadeiramente meus discípulos se permanecerem fiéis a meus ensinamentos. 32 Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. 33 “Mas somos descendentes de Abraão”, disseram eles. “Nunca fomos escravos de ninguém. O que quer dizer com ‘Vocês serão libertos’?” 34 Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: todo o que peca é escravo do pecado. 35 O escravo não é membro permanente da família, mas o filho faz parte da família, para sempre. 36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato. 37 Sim, eu sei que vocês são descendentes de Abraão. E, no entanto, procuram me matar, pois não há lugar em seu coração para a minha mensagem. 38 Eu lhes digo o que vi quando estava com meu Pai, mas vocês seguem o conselho do pai de vocês”. 39 “Nosso pai é Abraão!”, declararam eles. Jesus respondeu: “Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, seguiriam o exemplo dele. 40 Em vez disso, procuram me matar porque eu lhes disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão nunca fez isso. 41 Vocês estão imitando seu verdadeiro pai”. “Não somos filhos ilegítimos!”, retrucaram. “O próprio Deus é nosso verdadeiro Pai!” 42 Jesus lhes disse: “Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam, porque eu venho até vocês da parte de Deus. Não estou aqui por minha própria conta, mas ele me enviou. 43 Por que vocês não entendem o que eu digo? É porque nem sequer conseguem me ouvir! 44 Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira. 45 Portanto, quando eu digo a verdade, é natural que não creiam em mim! 46 Qual de vocês pode me acusar de pecado? E, uma vez que lhes digo a verdade, por que não creem em mim? 47 Quem pertence a Deus ouve as palavras de Deus. Mas vocês não ouvem, pois não pertencem a Deus”.
Nesta manhã, refletiremos na Palavra do Senhor a partir do capítulo 8 do Evangelho de João. Leremos entre os versículos 31 a 47.
João 8.31 BS:NVT
31 Jesus disse aos judeus que creram nele: “Vocês são verdadeiramente meus discípulos se permanecerem fiéis a meus ensinamentos.
Qual o contexto anterior a esta mensagem? Jesus havia desafiado a quem nunca tivesse pecado a atirar a primeira pedra numa mulher que foi flagrada em adultério. Logo depois, ele confronta os judeus dizendo que a menos que o reconheçam como Filho do Homem, todos morrerão em seus delitos e pecados.
Em João 8.23, Cristo diz:
João 8.23 BS:NVT
23 Jesus prosseguiu: “Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês pertencem a este mundo; eu não.
Este versículo é importante para entendermos este trecho no qual iremos refletir nesta noite.
Jesus chama para si a responsabilidade e o papel de mestre.
Mestre é aquele que ensina com autoridade, que é sábio, que ensina com a própria vida. A Bíblia atesta para isso. Mateus 7.29 diz:
Mateus 7.29 BS:NVT
29 pois ele ensinava com verdadeira autoridade, diferentemente dos mestres da lei.
Mas Jesus alerta que só serão seus discípulos aqueles que verdadeiramente permanecerem fiéis aos mandamentos dele.
Os mandamentos de Jesus não são um contraponto às leis de Deus registradas por Moisés. Jesus veio para nos mostrar que a Lei aponta a nossa incapacidade, mas que, pelos méritos dele, somos justificados diante de Deus. Os mandamentos de Jesus nos apontam a direção do amor ao Senhor, de entrega sincera do nosso coração e de humildade. Humildade para entender que somos falhos e que nada em nós é capaz de nos salvar. A salvação só existe em Cristo. Longe dele, nosso destino é a condenação.
É por isso que Cristo diz em:
João 8.32 BS:NVT
32 Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Versículo, infelizmente, muito deturpado no período eleitoral. Jesus não fazia nenhuma propaganda política, irmãos. Ele referia a si próprio. Ele é a verdade que liberta. Há muitas pessoas que precisam ouvir sobre Jesus e precisam ser libertas de uma vida fracassada, com cheiro de morte, totalmente necrosada, mas elas não conseguem sozinhas. Apenas Cristo é capaz de operar tão grande obra.
A Verdade, quando chega à vida de alguém, liberta das dores, dos medos, dos traumas, das angústias. Há gente, dentro da igreja, com anos de caminhada, que ainda vive presa à inseguranças do passado.
Filhos de Deus são livres. Livres da condenação, do domínio do pecado, do medo.
João 8.33–37 BS:NVT
33 “Mas somos descendentes de Abraão”, disseram eles. “Nunca fomos escravos de ninguém. O que quer dizer com ‘Vocês serão libertos’?” 34 Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: todo o que peca é escravo do pecado. 35 O escravo não é membro permanente da família, mas o filho faz parte da família, para sempre. 36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato. 37 Sim, eu sei que vocês são descendentes de Abraão. E, no entanto, procuram me matar, pois não há lugar em seu coração para a minha mensagem.
Aqui estão um contraponto interessante, se colocarmos numa referência cruzada com João 8.23.
Jesus havia ressaltado que ele era de lá de cima e eles daqui de baixo. Os judeus bradam: somos descendentes de Abraão. O que quer dizer com seremos libertos?
Essa relação de descendentes é algo muito forte no judaísmo. Ligar-se a Abraão é ligar-se ao Pai da Fé. Ser da linhagem de Abraão significava ser superior a muitos outros povos
Aquela geração a quem Jesus falava não havia conhecido um contexto de escravidão como, por exemplo, o povo que viveu no Egito. Por isso disseram: não somos escravos de ninguém. Mas eram tolos e ignoravam uma escravidão prática que viviam, afinal, estavam sob domínio do Império Romano.
Mas Jesus fala às claras para eles: vocês são, sim, escravos. Escravos dos seus pecados.
Cometer pecados coloca a pessoa na posição de escravo do pecado.
Ser escravo significa que você tem um senhor. Este senhor é o pecado que te domina. É a ele que você se ajoelha e se entrega.
Ele tem minado a sua vida, tirado as suas forças, entristecido os seus dias. Deus te chama a uma nova vida: CONHEÇA A VERDADE E A VERDADE TE LIBERTARÁ.
Aquele chamado aos judeus vale para os nossos dias. Do que precisamos ser libertos?
Deus nos dá uma chance, nesta manhã, de arrependimento. Devemos abandonar. Provérbios 28.13
Provérbios 28.13 BS:NVT
13 Quem oculta seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia.
O Filho de Deus é a verdade. Ele é o Isaque perfeito. Os judeus orgulhavam-se em dizer que eram descendentes de Abraão, mas Cristo é o Filho. Por meio dele somos inseridos na família de Deus. Os judeus queriam para si o papel de Isaque, mas eram Ismael. Ismael também foi filho de Abraão, mas ele não era o filho da promessa. Não foi por meio dele que os planos de Deus se concretizaram.
Jesus se apresenta, mais uma vez, como Filho de Deus e aponta para aqueles arrogantes que apenas ele pode trazer a liberdade para os corações.
Cristo diz que eles são, de alguma forma, descendentes de Abraão. No sentido comum, carnal. Não no espiritual. Isso porque eles queriam matá-lo. Se tivessem a fé de Abraão, saberiam que Cristo era o prometido nas escrituras.
João 8.38–42 BS:NVT
38 Eu lhes digo o que vi quando estava com meu Pai, mas vocês seguem o conselho do pai de vocês”. 39 “Nosso pai é Abraão!”, declararam eles. Jesus respondeu: “Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, seguiriam o exemplo dele. 40 Em vez disso, procuram me matar porque eu lhes disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão nunca fez isso. 41 Vocês estão imitando seu verdadeiro pai”. “Não somos filhos ilegítimos!”, retrucaram. “O próprio Deus é nosso verdadeiro Pai!” 42 Jesus lhes disse: “Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam, porque eu venho até vocês da parte de Deus. Não estou aqui por minha própria conta, mas ele me enviou.
Jesus diz para aqueles judeus que o pai deles é outro, não Abraão. Se fossem, de fato, filhos de Abraão, aprenderiam com o exemplo de fé e obediência dele e seguiriam este exemplo.
Por aí, muitos se dizem filhos de Deus, mas vivem nas trevas e fazendo trevas na vida de outros. Como uma pessoa assim pode ser filha de Deus?
Só são filhos de Deus aqueles que reconhecem a obra salvífica de Cristo Jesus. Que reconhecem que apenas Cristo liberta. E quando Cristo liberta, ele liberta dessas más práticas. Liberta dessa maldade que essa geração tem cometido. Filhos de Deus não flertam com a maldade.
Jesus diz: eu não vim por minha conta, mas o Pai me enviou. Aquele povo que se orgulha de conhecer as escrituras não tinha o discernimento espiritual para entender que o Filho de Deus estava diante deles.
João 8.43–47 BS:NVT
43 Por que vocês não entendem o que eu digo? É porque nem sequer conseguem me ouvir! 44 Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira. 45 Portanto, quando eu digo a verdade, é natural que não creiam em mim! 46 Qual de vocês pode me acusar de pecado? E, uma vez que lhes digo a verdade, por que não creem em mim? 47 Quem pertence a Deus ouve as palavras de Deus. Mas vocês não ouvem, pois não pertencem a Deus”.
Jesus dizia verdades espirituais para aquelas pessoas, mas elas não o ouviam, não acreditavam nele. Eram pessoas presas aos desejos do próprio coração, são filhas do diabo.
Dias atrás, Noemi e eu fomos assistir o pré-lançamento de um filme chamado FÉ PARA O IMPOSSÍVEL. É a história de uma americana, naturalizada brasileira, esposa de um pastor que foi atacada por um homem em situação de rua com algum transtorno mental. E o enredo do filme gira em torno do seguinte questionamento: POR QUE COISAS RUINS ACONTECEM COM PESSOAS BOAS? Tem até um livro com este título.
As coisas ruins acontecem por causa do pecado. E o pecado traz consequências para toda a criação. A mentira e as artimanhas de satanás impactam muitas vidas, levando muitos para a condenação eterna.
Os filhos do diabo são homicidas. Matam esperanças. Matam a comunhão de igrejas. Matam famílias. Deus é Deus de vida e ele chama para a vida. Uma perspectiva diferente de existência.
Isso porque quem pertence a Deus, ouve as palavras de Jesus e tenta colocá-las em prática. Quem não ouve, quem ignora, não é filho de Deus.
O Senhor tem uma grande família espalhada pela terra. Irmãos inseridos nesta família por Cristo. Nesta manhã, ele te faz um convite para adentrar a esta família.
Seu coração rebelde, Deus pode fazer novo. Sua insegurança? Deus pode tirar? Os seus erros do passado? O Senhor apaga e perdoa.
Cristo diz:
João 14.6 BS:NVT
6 Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim.
A tua bondade, as suas ofertas em dinheiro, as penitências ou a tua ética pela ética não são capazes de te conduzir ao Senhor. Apenas Cristo é quem da vida. Ele é o caminho.
Confesse Cristo como seu único Senhor e Salvador nesta manhã. Prove a liberdade que só existe nele.
Oração
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.