Aprendendo a Voar Com as Asas da Fé
Notes
Transcript
Intro.
Vamos abrir nossas Biblia no Antigo Testamento, no livro de Deuteronômio - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - encontre o capítulo 32, e daqui a pouco começaremos a ler o versículo 9. E o título de nossa mensagem: "Aprendendo a Voar com as Asas da Fé".
E quero mostrar uma das maneiras de como Deus nos ensina. Hoje você vai aprender uma maneira que você provavelmente não gosta muito, mas a partir de hoje você vai agradecer a Ele.
A lição espiritual que vamos aprender na Palavra de Deus pode ser observada na natureza.
E Deus criou a natureza de forma tal, que se observar-mos da maneira correta, ela nos instrui a respeito das verdades espirituais.
Todo o universo criado é obra de Deus e retrata a maneira como Deus age, portanto, lições espirituais são frequentemente ensinadas através da natureza. Por exemplo:
(Vou ler algumas passagens …)
1 Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.
2 Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite.
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, …
Proverbs 6:6–7 “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! …,”
Proverbs 4:18 “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia.”
Matthew 6:26 “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”
Matthew 6:28–30 ““Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”
Todo o universo criado é obra de Deus e retrata a maneira como Deus age, portanto, lições espirituais são frequentemente ensinadas através da natureza.
Agora em Deut.32:9ff o texto Sagrado está dizendo que o relacionamento de Deus com o povo do Antigo Testamento foi muito parecido com o relacionamento de uma águia mãe com uma águia filhote.
Você vai perceber isso quando começarmos a ler aqui no versículo 9. Vejam isso:
9 Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube.
10 “Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos,
11 como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas.
12 O Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou.
13 Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com mel tirado da rocha, e com óleo extraído do penhasco pedregoso,
14 com coalhada e leite do gado e do rebanho, e com cordeiros e bodes cevados; com os melhores carneiros de Basã e com as mais excelentes sementes de trigo. Você bebeu o espumoso sangue das uvas.
O texto de hoje está nos dando uma ilustração maravilhosa da natureza de como Deus às vezes tem que lidar com um homem chamado Samuel, ou Luciano,…, ou qualquer que seja o seu nome.
As vezes que Deus nos trata como a águia mãe trata a águia filhote.
É mais ou menos assim: A águia mãe prepara um ninho e coloca o ovo no ninho. O ovo é chocado e a pequena águia começa a se desenvolver e crescer. A mãe águia sai todos os dias para procurar comida e da o alimento na boca do bebê águia. O bebê águia come das garras e do bico de sua mãe e ingere todas essas coisas deliciosas que a mãe águia traz.
E o bebê águia simplesmente adora aquele ninho.
Tudo o que o bebê águia parece precisar ou poderia querer está naquele ninho.
E a circunferência desse ninho é praticamente a circunferência de sua vida e de seu mundo.
Mas há um vasto mundo lá fora. Há vastos céus e cadeias de montanhas, árvores altas e aventuras incríveis a ser experimentadas, mas a pequena águia não sabe nada sobre isso.
Ele está tão confortável. Está tão segura em seu ninho. Mas chega um momento em que a mãe águia sabe que é hora de seu filhote aprender a voar.
Então, ela faz o que a Bíblia diz aqui. - a águia desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes - Ou seja, Ela agita o ninho. Ela paira sobre o ninho e começa a bater as asas fortemente sobre o bebê águia.
Veja bem, Até então, essas asas têm sido proteção. Essas asas foram a segurança. Essas asas são as asas que trouxeram provisão para aquele bebê águia. E agora ela paira sobre o ninho. Ou seja, ela agita o ninho e começa a desfazer o ninho.
E tudo no mundo desse bebê águia está virando de cabeça para baixo.
“O que é isso? O que deu na mamãe? O que está acontecendo no meu mundo?”
Depois de um tempo, o bebê diz: “Bem, aqui não é tão bom quanto eu pensava que era”. E sai do ninho. E então a águia mãe se aproxima. E, dessa vez, ele pula nas costas dela, exatamente onde ela queria que ele estivesse. E então ela abre as asas, e desce por um momento. E então sobe e sobe e sobe e sobe e sobe e sobe e sobe e sobe. E essa pequena águia está se segurando nas costas de sua mãe. A águia mãe sobe o tempo todo. E então, no momento certo, ela mergulha debaixo dele, e o bebê águia começa a cair e cair, e gritar e cair, e gritar e cair, e bater suas pequenas asas. E ele desce…. ela não consegue entender: “Por que a mamãe fez isso comigo? Achei que ela me amava”.
E então, no último momento, a águia mãe passa por baixo da pequena águia. Ele pousa nas costas da mãe e as garras entram. O bebê águia diz: “Estou seguro!” Mas a mãe sobe novamente - e sobe e sobe e sobe e sobe e sobe e sobe…. - e então ela sai de baixo dele novamente, e bebê águia cai, cai, gritando e implorando, gritando e caindo, e esticando suas pequenas asas. E ele encontra ali um pouco de flutuação que não conhecia. “O que é isso?” Mas mamãe águia o pega novamente, e sobe e sobe e sobe e sobe e sobe e sobe…. - e então ela sai de baixo dele novamente, e bebê águia cai, cai, até que finalmente ele descobre o que ela queria que ele soubesse: que ele pode voar!
E ela lhe ensina algo que não poderia lhe ensinar de outra forma. Ela o ensina a voar!
Moisés está explicando que Deus havia agido com Seu povo como uma mãe águia.
Seu povo havia se estabelecido na terra do Egito e estava bastante confortável no Egito.
Quer dizer, eles tinham casas lá, e tinham suas vidas lá. Estavam indo muito bem no Egito. Mas não era o plano de Deus que eles ficassem no Egito. Deus tinha um plano muito melhor do que o Egito para eles.
Então, Deus começou a agitar o ninho. Ele enviou perseguição, dificuldades, dores de cabeça e provações para a terra do Egito.
E, finalmente, um dia eles disseram: “Não gosto mais deste ninho. Quero sair!” E Deus os levou em asas de águia para uma terra prometida, algo que era muito, muito melhor.
Essa é a ilustração aqui na Palavra de Deus.
Então vamos pegar isso e aplicar em nosso próprio coração. Veja novamente - versículo 11:
I. A Dificuldade Divina
I. A Dificuldade Divina
11 como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas.
A primeira coisa sobre a qual quero falar com vocês hoje é o que chamo de Dificuldade divina.
Não há um única pessoa entre nós que não tenha, de tempos em tempos, problemas, dificuldades e perturbações.
E há muitos dos que estão me ouvindo, seja pelo internet estão passando por uma grande dificuldade em sua vida.
Pode ser em sua vida sentimental. Pode ser em sua vida profissional. Pode ser com sua saúde. Pode ser com sua família. Pode ser com um vizinho. …
Há uma perturbação na sua vida, e você pode estar culpando o diabo por isso. E, de fato, o satanás às vezes causa tumultos.
Mas você já parou para considerar, que pode ser Deus quem está mexendo no seu ninho?
Não porque Ele não o ame, mas porque Ele o ama e quer ensiná-lo a voar nas asas da fé.
Nenhum de nós gosta de ser incomodado no ninho. As pessoas passam a vida construindo um ninho para si.
É isso que muitas pessoas querem fazer: Eu creio que Jó tinha essa ideia. Jó disse, em Job 29:18
18 E dizia: no meu ninho expirarei …
Deus não quer que você morra em seu ninho.
Ele tem um mundo muito maior para você.
E talvez você tenha tudo certinho e não queira que Deus o incomode de forma alguma.
Um grande pregador certa vez fez uma oração assim: Ele disse: “Senhor, se eu estiver construindo um ninho, coloque um espinho nele!”
Deus não quer que nos acomodemos. Acho que uma das maiores seitas nos Estados Unidos é a “seita do confortável”.
Alguém disse que “o trabalho do pregador é confortar os aflitos e afligir os confortáveis”.
Às vezes, só queremos ficar confortáveis em nosso pequeno ninho.
Um grande pregador batista, George W. Truett, foi pastor da Primeira Igreja Batista de Dallas, Texas, disse o seguinte -
“Se você algum dia imaginou que a vida ideal é a facilidade, o descanso e a tranquilidade, sua imaginação foi vã. A vida ideal...”- agora, ouça - a vida ideal é marcada por lutas, mudanças, conflitos e agitações”.
Bem, a maioria de nós pensa que é exatamente o oposto.
Agora, por que Deus precisa agitar o nosso ninho?
Bem, porque, meu caro amigo, nós nunca sairíamos dele se Deus não o agitasse.
Psalm 120:1 “Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde.”
Você só vai clamar com toda força da sua alma quando for 100% necessário.
Isso é algo estranho. Você nunca confia 100% em Deus até que seja 100% necessário. Se não for 100% necessário, você simplesmente dependerá de si mesmo.
Agora, o bebê águia, tudo o que ele conhece é o ninho.
Ele/a não sabe nada sobre o grande mundo que existe além dele. Seu mundo é muito restrito.
E Deus tem muito mais para ele. Mas sempre há o medo do desconhecido.
O medo do desconhecido está em mim. Está em você. Temos medo de nos lançar, então Deus às vezes se encarrega de que o façamos.
Ilustração: Sabe, no livro de Atos, você lê sobre a igreja primitiva. Eles estavam em Jerusalém e houve um avivamento que começou em Jerusalém,… mas o plano de Deus era o quê? “Sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1:8) Mas todos eles estavam estabelecidos em Jerusalém. No entanto, havia aquela Grande Comissão para levar o evangelho até os confins da Terra. E então a Bíblia diz, em Atos 8:4, que surgiu uma perseguição na igreja, e eles foram dispersos. Ou seja, Deus disse a essa pequena igreja primitiva: “Vou mexer com o ninho de vocês”. E então a igreja foi dispersa.
Eles não viram o plano maior de Deus, mas Deus certamente tinha um plano para isso.
Lemos no Antigo Testamento, sobre Elias. E Deus levou Elias até o riacho e o alimentou lá, e o alimentou com corvos. E ele estava lá no riacho. O riacho lhe fornecia água. No entanto, houve um período de seca, e o riacho secou.
Talvez seu riacho tenha secado. Você perdeu seu emprego. Seu negócio não deu certo, o relacionamento acabou, … Você diz: “O diabo fez isso comigo”. Talvez. Mas pode ser que Deus tenha secado seu riacho.
De fato, sabemos que o riacho secou por causa da oração de Elias. Ele estava orando para que Deus julgasse a terra. E Deus julgou a terra.
Mas, veja bem, Deus secou o riacho. Ou seja, Deus criou uma dificuldade na vida de Elias, porque tinha algo mais elevado, maior e mais maravilhoso para ele.
Deus tem uma maneira de mexer com nosso ninho.
Deus não queria que o povo de Israel ficasse na terra de Gósen, no Egito, onde eles haviam se estabelecido e achavam que tinham tudo planejado - mas não tinham.
Portanto, o primeiro ponto dessa lição é: A dificuldade divina. Observe aqui - versículo 11: "Como a águia que desperta a sua ninhada… - versículo 12 - "assim o Senhor… os levou.”
Às vezes, amigos, muitas vezes essa é a única maneira de Deus nos guiar.
Ele simplesmente traz uma dificuldade para nossas vidas, e pensamos que tudo deu errado, quando NADA deu errado.
Deus está no controle de tudo.
Agora, no livro didático de Deus há lição da dificuldade divina. E há a lição do projeto divino.
II. O Propósito Divino
II. O Propósito Divino
Qual é o Propósito do Divino nisso?
Qual é o Propósito de Deus quando Ele envia uma dificuldade em nosso caminho?
Esteja atento a quatro coisas que acontecem em você quando o Senhor agita seu ninho.
A. Compromisso
A. Compromisso
Bem, em primeiro lugar, Ele está tentando obter de nós o compromisso. Está tentando fazer com que confiemos Nele e somente Nele.
Veja, por exemplo, no versículo 12:
12 O Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou.
Ora, no Egito havia muitos deuses estranhos. E essas pessoas poderiam ter sido tentadas a confiar nesses deuses estranhos do Egito.
Mas Deus disse: “Agora vou tirá-los desse ninho e vou ensiná-los a se comprometerem total e completamente comigo porque só Eu posso te ajudar”.
Sabem, quando uma pequena águia finalmente salta do penhasco isso é compromisso.
Quero dizer, ela se comprometeu, não tem como voltar atrás! …
E para que possamos fazer o que Deus quer que façamos, é preciso chegar um momento em que estejamos total e completamente comprometidos com Deus e somente com Ele.
B. Confiança
B. Confiança
E esse compromisso se transforma em confiança. E essa é a segunda coisa.
Veja, no versículo 13. Dê uma olhada nele:
13 Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra ...
“Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra.”
Aquela pequena águia nunca sonhou que poderia cavalgar sobre as alturas da terra, que poderia voar e subir, subir, subir em correntes de ar térmicas.
Mas nosso Senhor está lhe ensinando a confiar.
Agora, talvez ela nunca aprenda a voar, a menos que seja forçada a isso.
E posso lhe dizer, amigo, que já fui forçado a confiar em Deus.
A palavra no Antigo Testamento para “confiar” tem origem em uma palavra que significa “estar de bruços no chão”. Tem a ideia de estar completamente desamparado e indefeso.
E, amigo, Deus às vezes o colocará em uma situação como essa. Você sempre foi capaz de descobrir as coisas. E você não vai conseguir.
Você sempre foi capaz, talvez com força bruta, de fazer alguma coisa. E não vai conseguir.
Às vezes, Deus o colocará em uma situação em que você estará de cabeça para baixo, sem esperança e sem ajuda, se Deus não o ajudar.
E sabe o que você faz quando se encontra em uma situação como essa?
Você simplesmente confia Nele.
E sabe o que Ele faz? Ele o ajuda a superar.
Ele o ajuda a superar. Mas, às vezes, Ele tem de levá-lo a um lugar como esse. Mas Você nunca chegará a esse lugar até que Deus o coloque lá.
Agora, o que Deus estava fazendo com essas pessoas era levá-las ao compromisso: “Somente o SENHOR”, nenhum dos deuses estranhos do Egito. E quando Ele os levou ao compromisso, Ele os levou à confiança.
Eles aprenderam a confiar em Deus. É uma coisa estranha voar. Você sabe, uma águia não tem nenhum meio visível de apoio. Quero dizer, apenas o ar está lá fora. Isso é tudo o que existe. E ela aprende a voar.
C. Conquista
C. Conquista
Agora, Deus quer, em primeiro lugar quando ele mexe no seu ninho é que você tenha um compromisso com Ele. Você não poderá olhar para mais ninguém.
E depois, confiança. Porque depois disso vem a conquista.
Deus não está sendo mau com você. Veja o versículo 13:
13 Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com mel tirado da rocha, e com óleo extraído do penhasco pedregoso,
Deus tinha muito para esse povo. Deus queria abençoá-los. Que mundo magnífico Deus tinha para eles! Não era o Egito, era Canaã que Deus queria para eles.
D. Comunhão
D. Comunhão
Compromisso. Confiança. Conquista.
E, oh, querido amigo, aqui está o principal: comunhão - comunhão. Veja o versículo 10:
10 “Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos,
Você já ouviu alguém dizer: “Aquele menino é a menina dos olhos do papai”? Nós nem sabemos o que isso significa: “a menina de seus olhos”. O que isso significa? O que é a menina dos seus olhos? É o seu globo ocular.
“The apple of God’s eyes” - A palavra “maçã” significa “um globo, algo redondo” - “a menina dos olhos dele”.
Agora, se você vier enfiar o dedo no meu olho, ou parecer que vai fazê-lo, vou protegê-lo - proteger meus olhos. Esse é um instinto básico. Deus diz: “Assim como um homem protege a menina de seu olho, Deus protege Seus filhos”.
Ele os guarda. Ele os ama. Assim como um homem ama e protege sua visão: é disso que ele está falando aqui, que Deus está nos trazendo para Si mesmo.
Quando nossa vida é perturbada, precisamos aprender que Deus não é cruel.
Faz parte de Seu maravilhoso plano que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam. (Romanos 8:28)
Você sabe o que tipo de literatura é essa passagem que estamos lendo? É uma canção.
É uma canção bíblica.
É um hino de louvor e um hino de alegria, escrito por Moisés para contar o que Deus havia feito pelo Seu povo.
Não é apenas histórico; é poético. É uma canção. E é um cântico de alegria.
Agora, há um versículo correspondente em Exodus 19 verso 4 que vou ler pra você.
4 Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim.
Veja bem, o que Ele estava fazendo era apenas trazê-los para junto de Si.
Veja, o plano de Deus em tudo isso, nessa dificuldade, era que houvesse um compromisso, que eles aprendessem a confiar.
E quando há esse comprometimento, vem a confiança. Eles aprendem: “Ei, eu posso voar”.
E então, quando surge essa confiança, vem a conquista. Eles cavalgam em seus lugares altos.
E então tudo isso se volta para a comunhão. Deus disse: “Eu os tomei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim”.
E Dai?
E Dai?
Agora, a conclusão final: Se Deus está mexendo no seu ninho, deixe-me sugerir três coisas para você - e terminamos aqui,
Três coisas.
A. Reconheça a Presença Dele
A. Reconheça a Presença Dele
Número um, meu caro amigo:
Reconheça a presença Dele.
Veja Deus em suas dificuldades.
Reconheça Sua presença.
Deus nunca está mais perto do que quando sua fé está sendo testada.
E se seu ninho for destruído, o construtor do ninho ainda estará lá - o Senhor.
Basta reconhecer Sua presença.
Veja o versículo 12. Ele fala de Sua presença: “O Senhor sozinho o levou.”
B. Relaxe em Sua proteção
B. Relaxe em Sua proteção
Número dois: Relaxe em Sua proteção. Veja novamente, no versículo 11:
11 como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas.
Amigo, você pode achar que está caindo, e pode se sentir em queda livre, mas vou lhe dizer uma coisa. O Senhor sabe quando estender as asas para apanhá-lo”. Portanto, relaxe em Sua proteção. Ele não pode, Ele não vai falhar com você.
O Coronel F. J. Miles disse o seguinte: “Aqui está uma revelação do Deus que nos carrega. Pois quando essas pequenas águias tentam voar e falham, e começam a cair, cair, cair … então, mais rápido do que a queda da pequena águia é a varredura e o movimento da ave mãe. Ela, mergulha por baixo, pega a águia em suas costas largas e a leva para a segurança e o abrigo do pico da montanha. E assim o jogo continua até que a águia aprenda a voar. Nunca, nunca, em toda a história do mundo, foi registrado que uma pequena águia, ao aprender a voar, tenha sido deixada cair para a destruição pelo pássaro pai - nunca!” E então ele diz: “Como a águia, assim é o Senhor”.
C. Regozije-se em Seu Propósito
C. Regozije-se em Seu Propósito
Reconheça Sua presença. Relaxe em Sua proteção.
Regozije-se em Seu propósito, pois Ele pode ter algo maior e melhor para você do que você jamais poderia sonhar.
Veja o versículo 13:
13 Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com mel tirado da rocha, e com óleo extraído do penhasco pedregoso,
Você está pronto para experimentar suas asas?
“Ah”, você diz, “eu quero”.
Sim, eu não tenho dúvida que gostaria, mas acho que não o fará até que Deus mexa em seu ninho.
E então, quando Ele o fizer, apenas confie nEle.
Comece hoje fazendo um compromisso com o Senhor.
“Só o Senhor pode te fazer cavalgar nos lugar altos da terra e te alimentar com o fruto dos campos.”
