A VIRTUDE DA HUMILDADE

A Verdadeira Felicidade   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 38 views

Quem são os humildes? Por que estas pessoas são estimadas por Jesus? O que significa herdar a terra? É sobre estes valores e princípios que norteiam a fé e identificam os filhos de Deus que iremos conversar neste mensagem.

Notes
Transcript

Introdução

Hoje vamos nos concentrar na terceira bem-aventurança: Mat. 5.5
Mateus 5.5 NVI
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Mas o que isso significa? Estamos falando do que afinal?
Vejam bem, se pudéssemos fazer um RX do mundo e da realidade que vivemos hoje, como você o descreveria?
Que imagem o mundo atual lhe passa? Tenho certeza que não nos admiraria em concluir que vivemos em um tempo em que o poder é o alvo da maioria das pessoas.
Não importa o setor onde estamos ou vivência que temos, todos nós estamos em busca de impor sobre o outro a nossa opinião, nossa força ou nosso argumento.
Estamos em busca de aceitação e carreira promissora, nossos valores serão moldados de acordo com os alvos atingidos.
Como eu disse, seja em que instância for da sociedade em que vivemos estamos em busca de poder e a igreja não escapa desse escrutínio.
Nunca em uma história recente a igreja esteve flertando tanto com o poder e o domínio.
Nunca nos vimos tão comprometidos como vi na internet “estamos próximos de derrubar a nova ordem mundial”.
Me permitam mais uma vez relembra-los das nossas duas últimas bem aventuranças, antes é necessário afirmarmos que este é um padrão invertido.
É o que Donald Kraybill diz: O Reino de Ponta Cabeça.
O que Jesus propõe vai de encontro com o modelo de sociedade do nosso tempo e acredite, boa parte de nós os crentes já fomos picados pelo mosquitinho do auto-desempenho.
Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o reino de céus e bem aventurados os que choram, pois eles serão consolados.
De alguma maneira estas características estão ligadas umas as outras, ter uma visão de si mesmo como incapaz de redimir-se e ter uma autocompreensão como pecador é que nos levará a sermos mansos.
Então afinal de contas o que significa ser humilde (manso) e herdar a terra?

Mansidão Não é o Mesmo que Fraqueza

Como já falamos anteriormente, em nossos dias a virtude que mais nos chama a atenção é a capacidade de nos darmos bem, ser esperto, como na música de Bezerra da Silva: “Malandro é malandro e mané é mané”.
A ideia de mansidão construída na mentalidade moderna a coloca na prateleira debaixo do conjunto de virtudes.
Não estamos falando aqui por manso uma pessoa frágil, ou gentil ou mesmo uma pessoa fraca de caráter, de forma alguma.
A mansidão é algo que vai muito além disso. Vale dizer que estas são virtudes não atribuídas biologicamente, não é algo inerente a nossa natureza, mas algo concedido pelo Espírito Santo.

Não Tenha um Valor Elevado de Si Mesmo: Isso é ser Manso

Drº Martyn Lloyd-Jones em Estudos no Sermão do Monte afirma:
Ser verdadeiramente manso significa que não mais ficamos a proteger-nos, porquanto já teremos compreendido que nada existe a ser defendido
Então primeiramente, uma pessoa mansa é aquela que não precisa estar se defendendo o tempo todo, se justificando.
Para o humilde ou manso não será necessário ficar preocupado com o que as pessoas irão pensar dele.
Um humilde ou manso não terá sua língua afiada para revidar, de alguma forma ele prefere sofrer o dano.
Quem é o nosso maior exemplo? Jesus é o nosso maior exemplo. Mateus 11.29 “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”
Paulo nos exorta a sermos humildes: Efésios 4.2 “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”
Quantos exemplos temos no AT que comprova que a mansidão é a condição em que o ES de Deus nos coloca diante de situações contraditórias ao ponto abrirmos mão dos nossos próprios direitos.
Martyn Lloyd -Jones continua:
Estudos no Sermão do Monte Capítulo VI: Bem-Aventurados os Mansos (5:5)

Ser manso é usar de paciência e longanimidade, mesmo quando sofremos injustamente

Ele continua:
Estudos no Sermão do Monte Capítulo VI: Bem-Aventurados os Mansos (5:5)

ser manso significa que estamos dispostos a ouvir e a aprender; que fazemos tão pequena ideia de nós mesmos e de nossas capacidades que estamos prontos a dar ouvidos aos nossos semelhantes. E, acima de tudo, devemos estar prontos a deixar-nos ensinar pelo Espírito, a deixar-nos guiar pelo próprio Senhor Jesus Cristo. A mansidão sempre implica em um espírito que se deixa ensinar

Uma vez que entendemos o que significa ser manso ou humilde, partimos então, para a parte final, estes mansos herdarão a terra.

A Terra é a Herança dos Humildes

Vejam que coisa extraordinária meus irmãos, a quem está direcionado herdar esta terra? Será que são os poderosos deste mundo? Não!
John Sttot diz:

Essas pessoas humildes, acrescentou Jesus, “receberão a terra por herança”. Você esperaria o oposto: que as pessoas humildes não chegassem a lugar nenhum porque todos as ignoram ou pisam nelas. Os durões, os dominadores, ganham a batalha no mundo ou no local de trabalho; os fracos são derrotados. É assim que normalmente pensamos, mas, no reino de Cristo, os princípios que governam este mundo são inversos. A herança que recebemos de Jesus não é obtida por meio do poder, mas por meio da humildade

Por isso que concordo com Donald Kraybill, o reino de Cristo é um reino de ponta-cabeça.
Isso é muito diferente do que estamos acostumados a ouvir por aí.

Conclusão

No Sermão da Montanha, Jesus falou que os mansos herdarão a terra, um conceito radical à época. Enquanto muitos esperavam um Messias que usasse força e poder, Jesus redefiniu a noção de grandeza. Os mansos não são fracos, mas têm a coragem de amar e perdoar, transformando corações e sociedades. Esta promessa nos lembra que o verdadeiro poder vem da humildade e da bondade.
Mais uma vez como você se ver depois de entender a virtude da mansidão?
Como temos lidado com ideias como perdão, paciência e perseverança?
O quanto temos sido persistentes em defender as nossas próprias causa?
Mais uma vez, aqui é mais que um convite a desenvolver estas práticas, mas sim fazer uma análise de si mesmo e confirmar se nossas declarações de fé correspondem com as virtudes dos súditos do reino.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.