Criação: Como Deus criou o homem?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Introdução

Muitas pessoas fazem as seguintes perguntas: Se Deus é bom, por que há tanto sofrimento no mundo? Se Deus é bom, por que há tantas guerras, injustiças, violência e mal presente no mundo? Todas as vezes que fazemos estas perguntas estamos sempre buscando em Deus a culpa por todas as mazelas da humanidade. Gostaria de lembrá-lo que nem sempre foi assim. A compreensão do nosso estado atual passa pela compreensão do início da história da humanidade, de acordo com as Escrituras.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. -

Criados com um propósito: a glória de Deus

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

A primeira pergunta do Breve Catecismo de Westminster é:

Pergunta 1. Qual é o fim principal do homem?

Resposta: O fim principal do homem é glorificar a Deus, e alegrar-se nele para sempre.

Deus não nos criou porque lhe faltasse alguma coisa ou precisasse de algo. Ele não estava sozinho, nem precisava de alguém ou de algo para lhe trazer louvor ou dar-lhe glória, mas ele ainda escolheu criar-nos e nós devemos dar-lhe glória. - Grudem, Wayne. Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender (Portuguese Edition) (p. 66). Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.

Criado à imagem de Deus: Imago Dei

Se tudo o que Bíblia falasse sobre nós mesmos dissesse que fomos criados para a glória de Deus, isso já seria uma coisa maravilhosa, mas não nos distinguiria realmente muito do restante da criação. Pois, “os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Salmos 19:1). Parte de nossa peculiaridade, no entanto, vem do fato de que somos a única parte da criação divina feita “à imagem de Deus” (Gênesis 1:27). - Grudem, Wayne. Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender (Portuguese Edition) (p. 67). Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.

Aspectos da “Imago Dei” em nós

Seres morais: exemplo, somos criaturas morais feitas com um sentido inato do certo e errado — esse é um reflexo do perfeito senso de Deus sobre o certo e o errado.

Seres racionais: exemplo: nossa capacidade de pensar e processar informações é um reflexo do conhecimento de Deus.

Seres relacionais: Temos a nossa capacidade de nos relacionarmos uns com os outros, bem como nosso desejo de estar em comunidade, é um reflexo da perfeita comunidade de Deus dentro da Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo têm sempre estado relacionados perfeitamente um com o outro.

Seres volitivos: Possuímos, também, a capacidade de escolher. Somos criaturas volitivas. Para ser uma criatura moral, uma pessoa precisa ter uma mente e uma vontade, como Deus as tem.

Responsabilidades como criaturas feitas à imagem de Deus

Como seres criados à imagem de Deus, também fomos feitos para ser seus representantes na Terra. Assim como um rei que coloca imagens de si mesmo (por meio de estátuas e quadros) em todo o seu reino para mostrar onde ele governa, Deus, por nosso intermédio, colocou imagens de si mesmo em todo o mundo. É por isso que ele ordenou que Adão e Eva: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra!” (Gênesis 1:28). Quando multiplicaram a imagem de Deus na Terra, demonstraram em todos os lugares que Deus governa e reina. E como “do Senhor é a Terra e tudo o que nela existe” (Salmos 24:1), Deus deseja que sua imagem “encha a Terra” (Gênesis 1:28). Quando preenchemos a Terra com a imagem de Deus, demonstramos em todos os lugares em que ele reina e governa, e isso lhe produz a glória que ele deseja e merece.
Como representantes de Deus na Terra, também somos chamados a cuidar de seus domínios. Quando Deus ordenou a Adão e Eva que “subjugassem” a Terra e dominassem “sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra” (Gênesis 1:28), fez isso como um rei dizendo a seus representantes que cuidassem de seu reino de maneira que lhe trouxesse honra. Assim, embora sejamos livres para desfrutar a abundância da terra que a ele pertence, devemos fazê-lo de modo que demonstre cuidado por ela e respeito por seu Criador.
Como portadores da imagem de Deus — representantes do Rei do Universo — temos a tremenda responsabilidade de ajudar a restaurar seu povo e sua terra do jeito que eles deveriam ser. É-nos dada a oportunidade de trabalhar ao lado do rei que está “fazendo novas todas as coisas!” (Apocalipse 21:5).
Portanto, tenhamos grande esperança e respeito por todas as pessoas, independentemente de seu estado. Elas, assim como nós, são o ponto culminante da infinitamente sábia e engenhosa criação divina. Elas têm o potencial de retornar à beleza de Jesus Cristo, a “imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15), voltando as costas a seus pecados e retornando ao Criador.
Também temos uma grande esperança e respeito pelo mundo que Deus nos confiou. Desejamos vê-lo retornar a seu estado original, um mundo sem “espinhos e ervas daninhas” (Gênesis 3:18). E enquanto trabalhamos com alegria para atingir esse objetivo, damos a Deus a glória para a qual fomos criados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.