2: Evangelização Discipuladora (Mt 28.19-20)
EBD Igreja Multiplicadora • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 24 viewsNotes
Transcript
1. A evangelização à luz da Grande Comissão
1. A evangelização à luz da Grande Comissão
A essência da evangelização
A essência da evangelização
O que é evangelizar?
Anunciar o Evangelho, torná-lo conhecido.
O propósito da evangelização
O propósito da evangelização
É oferecer às pessoas uma oportunidade de crer em Jesus. Deve ser feita de maneira clara e fiel.
A motivação para evangelização
A motivação para evangelização
É, antes de tudo, um ato de adoração.
4 Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de ele nos confiar o evangelho, assim falamos, não para agradar as pessoas, e sim para agradar a Deus, que prova o nosso coração.
1 Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem ao Senhor, todas as terras. 2 Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; proclamem a sua salvação, dia após dia. 3 Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. 4 Porque o Senhor é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses.
A fonte de poder para a evangelização
A fonte de poder para a evangelização
É o ES
8 Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
O alvo da evangelização
O alvo da evangelização
Conforme a Grande Comissão é fazer discípulos.
11 E assim, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir as pessoas, mas somos plenamente conhecidos por Deus. E espero que também sejamos reconhecidos na consciência de vocês.
Conceito de evangelização
Conceito de evangelização
De acordo com o que vimos:
Evangelização é a comunicação clara e fiel do Evangelho visando levar as pessoas ao arrependimento e à fé em Jesus como Senhor e Salvador, tornando-se seus discípulos.
Infelizmente, quando pensamos em fazer missões, pensamos apenas em evangelizar. Mas sempre deve estar de mãos dadas com o discipulado. Por isso, para cumprir a ordem missionária de Jesus, devemos praticar a Evangelização Discipuladora.
2. O discipulado à luz da Grande Comissão
2. O discipulado à luz da Grande Comissão
O que é Discipulado à luz da Bíblia?
Discípulo e Discipulado
Discípulo e Discipulado
O substantivo “discipulado” não existe na Bíblia; apenas o substantivo “discípulo” e o verbo imperativo “façam discípulos”.
Discípulo: μαθητής - alguém que se engaja em aprender através de instrução; seguidor.
Palavra comum nos tempos de Jesus:
14 Vieram, depois, os discípulos de João e perguntaram a Jesus: — Por que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os seus discípulos não jejuam?
28 Então o insultaram e lhe disseram: — Discípulo dele é você! Nós somos discípulos de Moisés.
18 Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas foram perguntar a Jesus: — Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas os seus discípulos não jejuam?
No livro de Atos, a palavra “discípulos” evoluiu, tendo uma conotação mais própria - “todos os que se convertiam ao Evangelho”:
7 A palavra de Deus crescia e, em Jerusalém, o número dos discípulos aumentava. Também um grande grupo de sacerdotes obedecia à fé.
Portanto, o discípulo pode ser assim definido hoje:
“Toda pessoa que, sendo salva por meio da fé em Jesus Cristo, passa a segui-Lo como seu Senhor”.
O fazer discípulos e o discipulado: as três dimensões
O fazer discípulos e o discipulado: as três dimensões
Mt 28.19
Primeira dimensão: fazer discípulos - chamar pessoas pra seguir a Jesus.
Primeira dimensão: fazer discípulos - chamar pessoas pra seguir a Jesus.
Jesus fazia isso:
18 Caminhando junto ao mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André. Eles lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. 19 Jesus lhes disse: — Venham comigo, e eu os farei pescadores de gente. 20 Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 21 Pouco mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, o irmão dele. Eles estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e Jesus os chamou. 22 Então eles, no mesmo instante, deixaram o barco e seu pai e seguiram Jesus.
Paulo e Barnabé faziam isso:
21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,
Se a primeira dimensão é chamar pessoas pra seguir a Jesus, nosso foco inicial serão os incrédulos.
Segunda dimensão: Agregar discípulos
Segunda dimensão: Agregar discípulos
41 Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Terceira dimensão: aperfeiçoar discípulos
Terceira dimensão: aperfeiçoar discípulos
21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, 22 fortalecendo o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecerem firmes na fé e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus.
Paulo investiu tempo no aperfeiçoamento de todos os cristãos interessados:
30 Durante dois anos, Paulo permaneceu na sua própria casa, que tinha alugado, onde recebia todos os que o procuravam. 31 Pregava o Reino de Deus, e, com toda a ousadia, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.
Percebemos, então, que o Discipulado à luz da Grande Comissão envolve a) chamar discípulos que ainda não conhecem a Cristo; b) acolher na igreja através do batismo; e c) aperfeiçoar esses discípulos ensinando-os a obedecer ao Senhor.
