Tg 4.7 Submissão e resistência
Sabedoria para viver • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsTiago então, chega ao remédio para as brigas, insatisfações, traições e orgulho, devemos nos achegar humildemente, nos humilhar diante dEle.
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
São palavras opostas
Mas é exatamente essas duas coisas que nós devemos fazer em nosso dia a dia! A Palavra nos ensina sobre o nosso coração, que busca satisfazer suas próprias vontades, que vive inquieto lutando, mas nunca alcança a verdadeira satisfação! Tiago diz que uma pessoa assim é infiel a Deus, orgulhosa! Mas existe uma solução!
Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
Desenvolvimento/aplicação:
Desenvolvimento/aplicação:
Deus resiste aos orgulhosos e concede graça aos humildes, Portanto ( Conjunção conclusiva - expressa a conclusão de um raciocínio ou a exposição de motivos anteriormente citado)
Submetam-se a Deus!
Submetam-se a Deus!
O sentido é de ser ou tornar-se inclinado a acatar os pedidos e desejos de Deus, mostrando pela obediência tal inclinação! Esse verbo é uma ordem, nós devemos nos submeter a Deus!
Vimos que quando resistimos a Deus, e seguimos os nossos próprios desejos pecaminosos, isso gera uma serie de consequências desastrosas para nossas vidas: Brigamos, vivemos insatisfeitos, cometemos adultério espiritual e o orgulho toma de conta de nossos corações - Tudo isso gera conflitos relacionais, falta de paz e uma serie de outros problemas!
Por isso nós não devemos nos submeter aos nossos próprios desejos! Mas sim a vontade do Senhor! A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável! Tudo o que o Senhor nos ordena não é para tirar nossa felicidade, estragar prazeres, não! Tudo o que ele faz, ordena é para o nosso bem! Para a nossa proteção! É nos livrando de nós mesmos!
O orgulhoso não consegue enxergar isso, por isso faz seu próprio caminho! Mas o crente, cheio de humildade, obedece e se submete! Decide trilhar o caminho que Deus o chamou, mesmo que ainda não consiga entender muito bem!
ELE O CHAMOU PARA OBEDECER, ENTÃO OBEDEÇA! LEVE DEUS A SÉRIO!
Aplicação:
Submeta-se, sujeite-se a Deus! Ouça a sua voz! Se atente para o trabalho que ele está te chamando, não negligencie o dom que Deus te deu! Se atente para os pecados que o Senhor tem chamado a sua atenção! Lute contra o pecado! Ouça a voz de Deus, o que ele ensina sobre os relacionamentos? você homem, tem agido conforme Ef 5.25? E você mulher, tem agido conforme Pv 31 e Ef 5.22? E você que é filho, que está debaixo da autoridade de seus pais, tem agido conforme Ef 6.1 ?
Você pai e mãe? tem realmente ensinado os filhos no caminho que deve andar?
Paul Trip diz que uma das razões das crianças e adolescentes não se empolgarem pelo evangelho é porque eles pensam que não necessitam dele! Os pais tem criado com sucesso pequenos fariseus. Quando eles olham para si mesmo, não veem um pecador em necessidade desesperada, por isso não são gratos por um salvador.
Tudo isso que falamos é submissão a Deus! Obediência a sua palavra! Se Submeta a Deus!
Você não é mais escravo do pecado, para que lhe obedeça! Você não é mais dominado pelo mundo ou por satanás! Você também não manda em si mesmo!
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.
O Espírito Santo habita em você! Você foi selado com o Espírito Santo da Promessa, que é a marca, que somos do Senhor, pertencemos a ELE!
ELE nos comprou! Eramos escravos, deste mundo, da carne e do Diabo! Fomos comprados por alto preço! E qual foi o preço que foi pago? 1Pe 1.18-19
sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.
Isso significa que você e eu não temos o direito de pensar que somos de nós mesmos, que podemos fazer o que quisermos de nossas vidas! Porque não podemos! Nossas vidas pertencem ao Senhor! Se Submeta a Deus!
Resistam ao Diabo!
Resistam ao Diabo!
Nós devemos nos submeter a Deus e resistir ao Diabo! A ideia é de expressar oposição! Ser contra!
Satanás, Diabo, Destruidor, Pai da mentira! São muitos nomes que ele recebe, mas um dos nomes que ele recebe se encontra em
Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães.
Ele é o tentador! Satanás, em sua astúcia, ousou tentar até mesmo o próprio Cristo. Se não hesitou em tentar o Filho de Deus, quanto mais investirá contra os Seus discípulos! Ele deseja que você caia em suas mentiras e armadilhas.
Satanás é muito astuto, o texto de Mt 4 fala que Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, jejuou ali 40 dias e 40 noites, e teve fome! Então o tentador aproximou-se e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães.”
Satanás irá nos tentar em nossas áreas de fraqueza! Se você não lida bem com o dinheiro, ele irá tentar você nessa área, se você é fraco na área sexual, ele irá tentar você nessa área, satanás também se aproveita de momentos em que estamos vulneráveis! Uma chateação, um momento de tristeza, uma frustração que passamos! Ele lança os seus dardos inflamáveis! O seu objetivo é fazer você cair, fazer você pecar, te distanciar do Senhor!
Um caso muito famoso que aconteceu logo no início da igreja é o de Ananias e Safira.
Os irmãos estavam cuidando uns dos outros, quando necessário, vendiam suas propriedades e traziam o valor aos apóstolos, que distribuíam conforme a necessidade. Barnabé, também fez isso.
Então Pedro disse: — Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do valor do campo?
Satanás vive trabalhando, incansavelmente, contra o povo de Deus! Ananias não resistiu ao Diabo, antes, permitiu que Satanás enche-se seu coração de engano! E a consequência foi terrível!
Paulo escreve aos 1Tessalonicenses 3.5, e diz ter enviado Timóteo para saber da fé que eles tinham, porque (Paulo) se preocupava com a fé deles, porque o tentador vive tentando seduzir os crentes, e fazê-los cair e muitos são levados pelos seus enganos! Ele temia que o tentador tivesse levado a cair aqueles irmãos e assim o seu trabalho entre eles fosse inútil.
Nós estamos em uma guerra, somos constantemente tentados pelos nossos próprios desejos, pelo mundo mal e também por satanás, o inimigo de nossas almas!
Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé.
Como podemos resistir ao Diabo?
Como podemos resistir ao Diabo?
Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.
O texto de Efésios fala que devemos nos vestir com a armadura de Deus! Somente um soldado, um guerreiro precisa de armadura! Não podemos ir para a guerra desarmados, desprotegidos!
Por que tantos crentes caem nas ciladas do Diabo? Porque vivem desprotegidos, negligenciando a armadura que o Senhor lhes oferece. Estão distraídos, alheios à realidade espiritual, como se a batalha invisível não fosse uma ameaça constante. Vivem mergulhados nas futilidades desta vida, deixam pouco ou nenhum espaço para se revestirem da armadura de Deus.
E assim, entram no campo de batalha despreparados, vulneráveis, sem sequer perceberem que a guerra já começou. Quando enfim despertam, já estão enredados nas armadilhas do inimigo, feridos, derrotados. A negligência custa caro, e muitos só percebem quando já é tarde demais.
Se você não tem leitura Bíblica diária, se você não dedica tempo para oração, se você não medita sobre as realidades espirituais, se você ouve e não coloca em prática! Você é uma pessoa que está indo para a batalha totalmente despreparado e irá perder!
Mas somos chamados a resistir ao Diabo! Portanto nos vistamos com toda a armadura de Deus! Essa armadura de Deus está disponível a todo crente! Ef 6.14-18
Cinto da verdade - a verdade deve envolver as nossas vidas! Cristo é a verdade, a Palavra é a verdade! Devemos viver e falar a verdade! Satanás é o pai da mentira e a mentira é uma de suas principais armas! E por isso quando conhecemos e vivemos a verdade, podemos nos defender de suas mentiras!
Couraça da justiça - É nos vestir do entendimento que já fomos justificados em Cristo Jesus! Satanás, o grande acusador irá acusar os filhos de Deus (é uma de suas armas)! Mas lemos na Palavra que nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus!
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quando nos revestimos desse pensamento, da couraça da justiça, podemos nos defender das acusações do inimigo! E também agora, justificados em Cristo, somos chamados a buscar e praticar a justiça em relação ao próximo!
Sandália do evangelho - É nos vestir com o entendimento do evangelho e sua urgência!
Os soldados precisam cuidar bem de seus pés, os inimigos, colocavam armadilhas no chão, obstáculos, para que não avancem! Assim satanás também faz, coloca armadilhas, obstáculos, para que não avancemos!
Nós crentes, estamos no mundo, o território de satanás! Mas temos uma bendita promessa de Cristo que as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja de Cristo, que avança todos os dias para salvação dos perdidos e a glória de Deus!
O soldado precisa estar bem calçado para poder avançar no território inimigo, o evangelho da paz, que faz com que o homem tenha paz com Deus! Nós devemos aprender do evangelho todos os dias para não cair nas armadilhas de satanás, e devemos pregar o evangelho para que mais pessoas saiam do domínio do diabo e conheçam a Jesus.
O escudo da fé - A fé em Cristo Jesus é o escudo que nos protege dos ataques ferozes do inimigo – as flechas incendiárias do maligno! Satanás não cessa de lançar seus ataques! Os dardos inflamados, eram flechas envoltas em piche e ateadas em chamas, projetadas para consumir e destruir.
Na época romana, os soldados utilizavam escudos grandes, feitos de madeira, ferro e couro, que, ao serem embebidos em água, apagavam as flechas incendiárias do adversário. Da mesma forma, as tentações, os enganos, as divisões e os falsos ensinos são os dardos ardentes de Satanás, tentando desestabilizar a fé dos crentes.
É nesse momento que levantamos o escudo da fé! Recordamos quem nos chamou, qual é a nossa missão e as promessas inabaláveis que temos em Cristo. E você, como está a sua fé? Seu escudo está firme, ou você tem enfrentado a batalha desprotegido?
O capacete da salvação -
O capacete da salvação é essencial para proteger a mente contra os ataques do maligno. Assim como um elmo resguarda a cabeça em meio à batalha, a certeza da nossa salvação em Cristo guarda nossos pensamentos das investidas de Satanás.
Fomos salvos por Deus, e essa nova condição deve ser vivida com confiança e gratidão. No entanto, o inimigo tenta semear dúvidas, falsos ensinos, lançando pensamentos que, se cultivados, podem nos fazer questionar nossa segurança eterna em Cristo. Por isso, é fundamental conhecer a grandiosa salvação que Deus realizou em nossa vida.
Aprofunde-se no entendimento da salvação! Quanto mais você firmar sua mente na verdade de Deus, mais protegido estará contra as mentiras do adversário. E quando Satanás vier com suas investidas, você estará com uma mente fortalecida, guardada pela certeza da salvação em Jesus Cristo!
A Espada do Espírito - Não somente de defesa se ganha uma batalha, mas também o ataque/o contra ataque são de fundamental importância!
Que é a Palavra de Deus! Veja que quando o nosso Senhor Jesus é tentado no deserto, todas as vezes, respondeu a satanás com as Escrituras! Satanás usa até as palavras de Deus para tentar Jesus, mas Ele sabia, que era uma armadilha, e respondeu com a Palavra: Não ponha a prova o Senhor, seu Deus!
Rebatemos as mentiras, com a verdade de Deus! O soldado, para que possa vencer a guerra, precisa manejar bem a sua arma! Precisa ser habilidoso com a espada! O crente também precisa manejar bem a Palavra, conhecer a Palavra, vencemos satanás, resistimos satanás, quando temos raízes e estamos firmes na Palavra! Ele vem contra você com suas mentiras e você vai contra ele com a verdade suprema da Palavra de Deus!
Orando em todo tempo no Espírito! O crente ora antes da batalha, durante a batalha, e depois que a batalha termina!
Oramos no Espírito Santo de Deus, isso significa que oramos sendo guiados pelo Espírito Santo e assim nossas orações são atendidas! A oração não faz parte da armadura, mas faz parte do preparo do soldado para a batalha! Ore em todo tempo, ore, tire um tempo diário para oração!
Essa é a maneira que nos fortalecemos em Deus e podemos ficar firmes contra as ciladas do Diabo! Essa é a maneira de nos submetermos a Deus e assim resistir o Diabo!
O que acontece quando resistimos ao Diabo?
O que acontece quando resistimos ao Diabo?
v.7 de Tiago diz: Ele fugirá de vocês! O comentário da Bíblia de Estudo da fé reformada diz assim:
“Satanás não é igual a Deus em autoridade e poder. Embora satanás seja poderoso, não é invencível. Ele foge dos santos que vestem a armadura de Deus e resistem a Ele”
Mas não se engane! Ele é insistente, teimoso! Ele volta para tentar você novamente! Mas você deve permanecer sendo teimoso também e resistindo a suas investidas, de modo que ele fugirá! Mas é uma batalha constante, que precisa de você também ser constante, de ser revestido de toda a armadura de Deus! E assim satanás será constantemente vencido e fugirá envergonhado!
