Cristo visto em… Ezequiel

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Divisão- Podemos dividir o livro de Ezequiel em 4 partes:

O povo de Israel estava dividido:
Parte do povo tinha sido levada por Nabucodonosor para a Babilónia tal como Deus havia dito que iria castigar o povo.
A outra parte ainda se encontrava em Israel, a cidade de Jerusalém ainda tinha o Templo por isso todos ainda pensavam que era só passar o tempo de castigo da ira do Senhor que eles voltavam a Jerusalém para adorar a Deus no mesmo templo.
Quando Ezequiel foi levado para a Babilónia, Jeremias ficou em Israel, profetizando para que o povo se arrependesse do seu pecado e alertando que tudo o que estavam a passar era por causa do seu pecado. Já Daniel era um dos que já estava na Babilónia influenciando as autoridades com as revelações de sonhos e sabedoria que Deus lhe dava.
É então que, depois de estar na Babilónia, Ezequiel recebe um chamado da parte de Deus.

Parte 1 - Pessoal – Chamado e Comissão do Profeta (Capítulos 1–3)

1:3 - “… veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel…” - Ezequiel tem uma experiência pessoal com Deus, e recebe uma visão da glória divina.
2:1… - Deus chama Ezequiel para ser seu profeta mas alerta-o que ele vai profetizar para um povo rebelde - Ezequiel 2.5 “5 Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta.”
Ezequiel faz a coisa de forma diferente da maioria dos profetas, ele por diversas vezes tem atitudes para simbolizar aquilo que Deus quer dizer ao povo, uma das primeiras que acontece é, logo após o chamado de Deus, Deus dá-lhe um rolo onde estavam escritos lamentações, suspiros e ais, e Deus manda Ezequiel comê-lo, ilustrando assim que Ezequiel estava a absorver a mensagem de Deus para depois a anuncia depois.
2:16…Deus o comissiona para ser profeta e lhe dá a responsabilidade de advertir o povo, comparando-o a um "atalai" (vigia). O atalaia está no seu posto a vigiar para alertar quando vê o inimigo ou algo suspeito - Ezequiel por diversas vez vai alertar o povo acerca do pecado.
Após o chamado de Deus, entramos na segunda parte do livro que é quando Ezequiel profetiza á nação de Israel:

Parte 2 - Nacional – Julgamento de Judá e Jerusalém (Capítulos 4–24)

As profecias concentram-se no juízo nacional sobre Jerusalém por causa de sua idolatria e rebeldia.
4:1-3 - Ezequiel faz uma maquete de Jerusalém a ser sitiada, desta forma alerta o povo para a queda de Jerusalém
8 - Neste capítulo o profeta fala que vê corrupção dentro do templo do Senhor, ídolos lá dentro e a glória de Deus abandona o templo - o povo ainda assim não leva esse alerta a sério “o templo do nosso Deus? Ser destruído?”….
24 - Já no fim desta segunda parte, no cap. 24, vemos uma parábola da panela que é cheia de carne e fica a cozer mas, a sua ferrugem não sai dela, depois a panela é posta a aquecer sem carne (simbolizando o povo a ser retirado da cidade) até ficar vermelha demonstrando que nada ficará de Jerusalém e acusando o povo de resistir á purificação pois a ferrugem continua lá.
1 - Evangelho - Apelo á conversão
É durante estes alertas que surge o primeiro raio de luz do evangelho:
Ezequiel 18.29–32 (ARA)
29 No entanto, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Não são os meus caminhos direitos, ó casa de Israel? E não são os vossos caminhos tortuosos? 
30 Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço.
31 Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel?
32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.
Deus revela que não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Essa mensagem é central no evangelho: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).
O apelo de Deus continua nos dias de hoje, todos nascemos com pecado e por isso da direcção da morte eterna, da separação de Deus eternamente, e a igreja tem-se levantado como profeta da parte de Deus alertando para que as pessoas se convertam dos seus maus caminho e entreguem a sua vida a Jesus!
E é nesta altura, em que muitos Israelitas ignoram as profecias de Ezequiel, que Jerusalém é tomada e o templo é destruído.
Depois entramos na terceira parte do livro onde Ezequiel profetiza de forma internacional, ou seja, vai falar para os povo em volta de Israel.

Parte 3 - Internacional – Julgamento das Nações (Capítulos 25–32)

Deus pronuncia juízo contra diversas nações vizinhas de Israel, como Amom, Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidom e Egito.- Deus pronuncia juízos contra as nações que haviam tratado Israel com hostilidade ou que se alegraram com a queda de Jerusalém.
Deus julga todas as nações – Não apenas Israel, mas também as nações vizinhas que estavam envolvidas em práticas idólatras e atitudes hostis em relação ao Seu povo.
Orgulho e arrogância – Muitas das nações foram castigadas por sua arrogância e confiança nas suas forças e riquezas (como Tiro, o Egito e o príncipe de Tiro).
Este julgamento demonstra o poder soberano de Deus sobre todas as nações – Deus é soberano sobre as nações e faz com que até os maiores impérios caiam quando se rebelam contra Ele.
E assim vemos a queda dos inimigos de Israel – Mesmo que o povo de Israel estivesse em cativeiro, Deus promete que aqueles que se regozijaram com sua desgraça seriam destruídos.
O mundo anda num alvoroço que ninguém esperava, entre guerras e pactos, decisões drásticas, etc… este ano o mundo está bem diferente daquilo que era á um ano atrás, como tal, como estará daqui por um ano? Podemos não saber muita coisa, mas há uma que podemos dar como certa, DEUS GOVERNA SOBRE TUDO E SOBRE TODOS, NADA ESCAPA AO SEU CONTROLO E A COISA SÓ NÃO ESTÁ PIOR POR CAUSA DE DEUS IMPEDIR QUE A MALDADE DO SER HUMANO NOS DESTRUA POR COMPLETO, DESCANSEMOS NO SENHOR, NÃO HÁ NADA QUE O APANHE DE SURPRESA!
Entramos agora sim na última parte, e se a coisa vem de um chamado pessoal e de profecias a nível nacional e depois internacional, agora entramos no plano escatológico, no plano futuro de coisas que aconteceriam depois de Ezequiel profetizar e que vemos na história, mas também de coisas que ainda não aconteceram mas acontecerão um dia

Parte 4 - Escatológico – Restauração e Esperança Futura (Capítulos 33–48)

Depois de pronunciar os juízos contra as nações e o próprio povo, Ezequiel transmite a mensagem de que, apesar da destruição e do exílio, Deus não abandonará Israel e que haverá uma restauração futura. Esta secção destaca a promessa de um novo começo, com redenção e renovação espiritual para o povo de Deus.
É aqui que encontramos mais referências ao evangelho:
2 - Evangelho - O Bom Pastor
Ezequiel 34.11–15 (ARA)
11Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. 
12Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. 
13Tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos diversos países, e as introduzirei na sua terra; apascentá-las-ei nos montes de Israel, junto às correntes e em todos os lugares habitados da terra. 
14Apascentá-las-ei de bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem; deitar-se-ão ali em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. 
15Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus.
É interessante a forma como Deus, Jeová se apresenta, como o bom pastor, algo que Jesus mais tarde também usa como exemplo:
João 10.11 “11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
Relação com o Evangelho: - Deus promete que Ele mesmo cuidará de Suas ovelhas, contrastando com os líderes negligentes de Israel. Essa promessa é cumprida em Jesus.
O evangelho assegura-nos que Jesus é o pastor que busca os perdidos, cura os feridos e dá a vida para que tenhamos vida eterna.
3 - Evangelho - Transformação do coração
Ezequiel 36.24–27 (ARA)
24Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. 
Apenas acrescentar aqui um parêntesis:
A enciclopédia britânica da primeira metade do século XX, quando Israel estava disperso pelo mundo e não havia um estado de Israel fundado no lugar que hoje conhecemos, essa enciclopédia dizia que o hebraico era uma língua antiga restrita aos textos sagrados e dificilmente voltaria a ser falada nas ruas de Jerusalém. O mundo gira muito rápido e é Deus quem governa não os homens.
Em 1948 deu-se a fundação do estado de Israel mais ou menos como o conhecemos hoje e o hebraico foi a língua oficial reconhecida.
Nos dias de hoje já se fala hebraico nas ruas de Jerusalém pois, aquele povo martirizado por Hitler, voltou ás suas terras de origem tal como o Senhor previu no passado.
25Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 
26Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 
27Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Esta promessa de um novo coração e de um espírito novo é cumprida através da obra redentora de Cristo e do derramamento do Espírito Santo (Atos 2:17-21).
Jesus traz a verdadeira regeneração espiritual, conforme descrito em 2 Coríntios 5:17: - “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
Em Cristo, o evangelho transforma-nos internamente, substituindo um coração endurecido pelo pecado, por um coração sensível à vontade de Deus.
4 - Evangelho - Vale de ossos secos
Ezequiel 37.1–14 (ARA)
1Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, 
2e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. 
3Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. 
4Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 
5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 
6Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor. 
7Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. 
8Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. 
9Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 
10Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. 
11Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. 
12Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. 
13Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. 
14Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor.
De facto, os ossos representam o poso de Israel (11), mas a bíblia permite-nos ser alvo de muitas das promessas feitas a Israel das quais a igreja também é alvo.
Neste caso, a visão dos ossos secos é uma representação da ressurreição espiritual e da nova vida que Deus dá ao Seu povo. Essa promessa é cumprida no evangelho através da ressurreição de Cristo e do poder regenerador do Espírito Santo. Paulo ecoa essa ideia em :
Efésios 2.1 “1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”
Efésios 2.5 “5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,”
O evangelho é a mensagem de vida para os mortos espirituais. Em Cristo, o poder de Deus nos tira da morte para a vida eterna.
5 - Evangelho - Presença de Deus
Interessante que, no fim do livro, é descrita a nova Jerusalém, aquela que ainda não existiu, não existe mas um dia existirá. E é interessante o nome que o Senhor dá á cidade:
Ezequiel 48.35 (ARA)
35Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor Está Ali.
Ou seja, Jerusalém não será mais chamada de Jerusalém mas sim de “O Senhor está ali”. Esse nome revela que a presença de Deus será constante entre o seu povo na nova Jerusalém.
A promessa de que Deus estará presente com o Seu povo é cumprida de forma plena em Jesus. Em Mateus 1:23, Jesus é chamado de Emanuel, que significa Deus conosco. E, no fim, em Apocalipse 21.3 “3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.”
O evangelho garante-nos que, através de Cristo, temos acesso à presença contínua de Deus, agora e para sempre.

Conclusão: Cristo em Ezequiel

O livro de Ezequiel aponta constantemente para o evangelho ao enfatizar:
1 - Um apelo ao arrependimento (arrependimento)
2 - A liderança perfeita de Jesus (o Bom Pastor).
3 - A necessidade de regeneração (coração novo).
4 - A vitória sobre a morte (vale de ossos secos).
5 - A presença eterna de Deus (Emanuel).
Todas estas cinco coisas têm a sua base no sacrifício de Cristo! Sem o sacrifício de Cristo não havia arrependimento, nem pastor, nem coração novo, nem vitória sobre a morte e muito menos a presença eterna de Deus, mas, porque Cristo morreu na cruz, podemos arrepender-nos do nosso pecado, e Jesus recebe-nos como o Bom Pastor, dá-nos um novo coração, vitória sobre a morte e um dia habitaremos com Ele eternamente!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.