Preparando-se para o Espírito

Espírito. Reino. Missões.  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Muitas são às vezes em que acreditamos que ESPERAR é sinônimo de inatividade - não fazer nada. Que esperar Deus fazer algo é o mesmo que ficar sentado na sala de espera de um consultório, sem fazer nada, esperando ser chamado para a consulta.
Às vezes até é - às vezes, Deus quer que não façamos nada. Porém, outras vezes, Deus quer que o esperemos, fazendo o que ele disse para fazermos, e não o que queremos fazer - nisto, mora o perigo, porque…
às vezes achamos que esperar em oração, é não fazer nada;
às vezes achamos que esperar em adoração, é não fazer nada;
e isto acontece, porque não estamos confiando em Deus, e em seu palavra.
Ex.: CHEGADA DE UM BEBÊ
Existem coisas que são necessárias serem feitas - comprar móveis, colchão, roupa de cama, roupas para o bebê, utensílios de higiene, fraldas, roupas para a mãe e utensílios necessários para a amamentação | espera-se a chegada do bebê preparando-se para ele;
Coisas que não são necessárias serem feitas - trocar o carro, comprar carne para um churrasco, trocar de celular | talvez você queria muito um celular novo para tirar fotos do bebê, mas isto não é necessário;

CONTEXTO

Neste momento, o texto de Lucas nos mostra o que os discípulos foram fazer na espera da promessa do Espírito. Ou seja, como eles estavam se preparando para a chegada do Espírito.
OBSERVAÇÃO:
- COMO OS DISCÍPULOS ESTAVAM APÓS A MORTE DE JESUS? Em desilusão, medo, tristeza, desesperança, fraqueza = perderam o sentido da vida.
Lc 24.1 - no domingo de manhã, as mulheres foram ao túmulo para cuidar de um morto;
Lc 24.36-43 - quando Jesus aparece, eles ficam com medo e acham que é um fantasma;
Jo 20.19 - eles ficam reunidos com a porta trancada, com medo dos judeus;
- COMO OS DISCÍPULOS ESTAVAM APÓS A RESSURREIÇÃO? O texto nos mostra que eles estão completamente dispostos à missão, confiando na palavra de Jesus e prontos para o serviço, apenas esperando a vinda do Espírito. ENTÃO, O FOCO DO TEXTO É MOSTRAR ESTA PREPARAÇÃO - que é o intervalo entre a subida de Jesus e a descida do Espírito = o comprimento da promessa.

COMO A IGREJA DEVE SE PREPARAR PARA O ESPÍRITO

I. CONFIANDO EM JESUS - v.12-13

Atos dos Apóstolos 1.12–13 “Então os apóstolos voltaram do monte das Oliveiras para Jerusalém. A distância até a cidade é de cerca de um quilômetro. Quando entraram na cidade, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.”
1. O texto começa dizendo que os discípulos fizeram exatamente o que Jesus disse para eles fazerem.
At 1.4-5; Lc 24.49 - Jesus ordenou que os discípulos ficassem em Jerusalém e esperassem a promessa naquela cidade;
Se queremos o Enchimento do Espírito, é necessário que confiemos em Jesus, descansemo em suas palavras. É necessário que nossa confiança nele nos impulsione a sermos obedientes a ele.
Há muitos que dizem que confiam em Jesus, para que suas vidas sejam mudadas… para que algo aconteça em suas famílias, mas não saem de casa domingo à noite para adorá-lo… não dobram seus joelhos para orar…
João 14.15 “— Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos.”
João 15.14 “Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno.”
2. Agora, o que significa ficar em Jerusalém, naquele contexto?
Jo 20.19 - dias atrás, eles estavam trancados com medo, porque mataram Jesus, e poderiam ir atrás deles;
Mc 14.71 - Foi em Jerusalém, no contexto do julgamento, que Pedro jurou não conhecer Jesus, quando foi descoberto como discípulo dele;
Jerusalém é um local de hostilidade, medo e morte, mas, também, de vergonha e culpa. Jerusalém era um local perigoso.
Jesus disse sobre Jerusalém: Mateus 23.37 “— Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados!
Meu querido, confiar em Jesus lhe levará a lugares áridos… lhe colocará diante de seus maiores medos… fará com que você se depare com seus piores pesadelos… confiar em Jesus, muitas vezes, torna a vida desconfortável…
O caminho de Jesus nos leva a um esvaziamento completo de todo entulho de nossos corações, para sermos cheios do Espírito;
Reconhecimento do pecado | abandono do pecado | confissão de um pecado;
Liberar perdão | pedir perdão;
3. Mas, o interessante, é que eles se reuniram no cenáculo - provavelmente o mesmo local da última ceia.
Jo 14-17 - Jesus falou sobre o ministério do Espírito e orou por eles, e disse coisas bem pesadas sobre servi-lo;
At 1.13 - Eles oram pelo derramamento do Espírito, porque não estão preocupados com as coisas críticas que possam acontecer com eles;
Jesus orou por eles, agora eles oram pelo Espírito. Eles realmente confiam em Jesus… confiam no caminho de Jesus… confiam no plano de Jesus e na vontade de Jesus e irão espera pelo Espírito, porque querem o tipo de vida que Jesus está dando a eles = ser testemunha.
A volta para Jerusalém, para esperar o cumprimento da promessa, é um sinal de que eles creem na palavra de Jesus, a ponto de estarem dispostos a darem tudo de si para Jesus.

APLICAÇÃO

A IGREJA DEVE SE PREPARAR PARA O ESPÍRITO CONFIANDO EM JESUS
Que aprendemos a confiar em Jesus…
Quando as circunstâncias nos deixam desconfortáveis, e pensamos em desistir - porque o desconforto não é bom;
Quando não tem nada acontecendo, e queríamos que muita coisa estivesse acontecendo - porque queremos ver o show de luzes;
Quando temos que lidar com nosso passado, com nossos medos, com nossos erros, com nossos inimigos - porque Jesus pagou por nossa culpa, no seu amor não há medo, e ele é o grande herói que vence nossos inimigos;

II. PERSEVERANDO EM ORAÇÃO - v.14

Atos dos Apóstolos 1.14 “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”
Há algumas coisas importantes sobre esta reunião de oração:
1. Coletividade - os 120 perseveravam em oração;
A igreja, como um todo, deve se dispôr à oração pelo enchimento do Espírito.
Muitos avivamentos começaram em uma reunião de oração com pouquíssimas pessoas, às vezes, apenas uma… outros em um culto, com muitas pessoas…
Isto não é algo que possa ser forçado - se você não quer unir-se à igreja para orar pelo enchimento do Espírito, outros irão, ainda que sejam apenas dois ou três, e rogo a Deus para que ele ouça estas súplicas, e toque em seu orgulhoso coração;
Mas, é importante que grande parte da igreja, ou toda ela, tome consciência de que esta necessidade é de prioridade suprema.
2. Foco - eles estão orando unânimes pelo derramamento do Espírito, o cumprimento da promessa;
A igreja, precisa, orar pelo enchimento do Espírito. Precisamos de orar por esta causa. Pelo mover de Deus, e seu agir.
Rev. Hernandes: Posto que o Espírito Santo é a dádiva divina que capacita e guia a igreja, a atitude humana correspondente diante de Deus é a oração. É na medida em que a igreja ora que ela recebe o Espírito.
Salmo 85.6–7Será que não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se alegre o teu povo? Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.”
Salmo 126.4–6Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”
3. Diversidade - todos estão orando: Apóstolos, os discípulos, as mulheres, os irmãos de Jesus;
Irmãos de Jesus - Mt 12.46-47; Mc 3.21; Jo 7.5 - antes descrentes, agora crentes - e eles tem acesso, foram recebidos;
Mulheres - Lc 23.49,55; Lc 24.10 - no judaísmo da época de Jesus elas não teriam acesso, mas aqui tem;
O desejo pelo enchimento do Espírito não pode ser apenas do pastor, ele precisa de todos os crentes. E a oração pelo enchimento do Espírito também deve ser todos os crentes.
4. Perseverança - eles oraram perseverantes por 10 dias. Foram 10 dias seguidos de oração.
10 dias não é um número mágico - eles não fizeram uma campanha, eles só foram orar… todos os dias…
A igreja que espera, confia. A igreja que confia, ora - e ora com perseverança.

APLICAÇÃO

A IGREJA DEVE SE PREPARAR PARA O ESPÍRITO PERSEVERANDO EM ORAÇÃO
Oração não é sinônimo de inatividade, mas de ação/atitude. O que Deus espera que seu povo faça é orar, porque orar é agir… orar é tomar uma atitude…
= ORAÇÃO É AÇÃO. QUANDO ORAMOS, buscamos o Deus que faz sua obra prosperar. Quando oramos, buscamos o Deus que nos usa, para os seus projetos. Quando oramos, buscamos o Deus age, muitas vezes, por meio de pessoas. Quando oramos, buscamos o Deus que MOVE CORAÇÕES e os GUIA a um caminho de vida.
Se todos estivessem orando, pelo mover de Deus em nosso meio, e o derramar do Espírito, com a prioridade que este assunto requer, talvez muito mais bênçãos espirituais já teríamos colhido…
Há famílias a serem transformadas… membros da igreja que precisam de maior compromisso… serviço a ser desenvolvido…
Existe uma reforma enorme a ser concluída… e ansiamos por uma igreja cheia do Espírito e ativa no testemunho de Cristo;
Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas, quando o homem ora, Deus trabalha - Rev. Hernandes | Miss. Hudson Taylor
Quando trabalhamos por nós mesmos, ficamos frustrados… nossas ideias brilhantes, não pegam… nada desenvolve… a igreja fica travada…
Mas, quando oramos, Deus trabalha inclusive em nós que estamos orando…
Ex.: Preocupação com algo na igreja, na família ou em nossas vidas, e ora por isso, e, então, tem uma ideia incrível - agradeça a Deus, porque isto é resposta de oração;
Meus irmãos… Nós temos o hábito de negligenciar de mais a oração, a eficácia da oração e a velocidade com que Deus responde muitas de nossas orações, talvez porque estejamos falhando em confiar em Jesus… confiar que ele irá fazer a obra dele em nossas vidas, famílias e igreja…
Ex.: Às vezes, tomamos decisões atabalhoadas, e, então, pecamos, por precipitação, impaciência e ansiedade, porque não estamos orando como deveríamos… não estamos confiando que Deus fará a obra acontecer, enquanto oramos.
Ex.: PROBLEMAS DA VIDA - Cristão que ora x Cristão que faz acontecer | geralmente este, acredita que ele suas ideias e opiniões são divinas, e devem sempre serem seguidas à risca - isto é orgulho e uma parede de vidro para tentar esconder o sujo coração;
Todo serviço da igreja, só é agradável a Deus, quando feito debaixo de oração humilde e sincera.
Oração não é um cartão que te libera para fazer o que você quiser - Deus não unge planos e projetos. Ele unge pessoas.
Ex.: Orar + agir = fazer aquilo que já decidimos fazer;
O papel da igreja é orar, e agir conforme a resposta de Deus à oração.
O que os discípulos tinham que fazer era esperar e orar. Mais nada. Eles não iam adiantar a vinda do Espírito fazendo algo incrível, ou tendo ideias que ninguém nunca teve… Eles tinham que sossegar, e orar, e Deus iria agir no tempo dele, e do jeito dele.
VEJAM! Deus já tem respondido nossas orações, ele já tem entrado com providência e misericórdia em resposta aos nossos anseios em relação à igreja…
Bebês - há anos pedimos por crianças x Deus respondeu;
Mais membros - Deus já tem respondido;
Mais homens - Deus já tem respondido;
Às vezes, a gente fica sempre esperando que algo absurdo aconteça - às vezes acontece.
Jesus disse: Lucas 11.13 “Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!

CONCLUSÃO

Eles estão se preparando para servir, no poder do Espírito. Estão se preparando para o Espírito, do modo como Deus quer que se preparem… que façamos o mesmo: confiando em Jesus e perseverando em oração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.