Tg 4.8-10 -Humildade, a verdadeira grandeza.
Sabedoria para viver • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 21 viewsTiago continua ensinando o antídoto para o coração, devemos nos achegar a Deus com toda humildade e em arrependimento verdadeiro
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Você já complicou demais uma situação que era bem simples de se resolver? Nós somos especialistas em complicar as coisas, quando não temos problemas, tratamos de cria-los! Ec 7.29 Fala que Deus criou os homens justos, mas nós nos metemos em muitos problemas!
Pensamos que para resolver o problema do coração e o mundanismo é algo muito complexo, mas Tiago nos ensina o que devemos fazer.
Desenvolvimento/aplicação:
Desenvolvimento/aplicação:
Aproxime-se de Deus v.8a
Aproxime-se de Deus v.8a
Em nossa luta contra o mundo, a carne e o Diabo, devemos nos apegar ao único que pode nos ajudar!
Nós devemos nos aproximar de Deus! Temos aqui uma outra ordem! A ideia é de chegar perto, de caminhar para perto de Deus!
A Palavra nos ensina como podemos fazer isso:
Pela fé: Hb 11.6
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
É pela fé que nos aproximamos de Deus, e pela fé que continuamente fazemos isso! Crer que Deus existe, como podemos nos aproximar de algo que não existe? Deus é invisível, mas real, você não pode toca-lo ou vê-lo, mas pode senti-lo, pode ouvir sua voz, falar e ser ouvido por Ele! Ter fé que se você o buscar, certamente o encontrará!
Por meio de Cristo:
Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele.
Nós que vivíamos longe de Deus, fomos trazidos para perto, agora fazemos parte de sua família, tudo por causa do que Cristo fez! Efésios 2.13 “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados pelo sangue de Cristo.”
Nos aproximamos de Deus quando o buscamos:
Busquem o Senhor e o seu poder;
busquem continuamente a sua presença.
Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração.
Nós nos aproximamos de Deus quando o buscamos! Se você buscar o Senhor de todo o coração, algo incrível vai acontecer: Você irá encontrar -lo.
Ele se aproximará de vocês.
Nós mesmos nos distanciamos de Deus! E acabamos dizendo coisas como: “ o Senhor está distante de mim” “não consigo mais sentir a sua presença” Como se Deus, estivesse se distanciado de você, veja a nossa tendência de sempre querer por a culpa em alguém, e quando não temos ninguém para culpar, colocamos em Deus! Mas a verdade é que nós nos distanciamos de Deus, queremos “aproveitar a vida” e então buscamos os nossos próprios prazeres, deixamos de dar prioridade aquilo que é mais importante, e assim nos afastamos de Deus! Mas Deus é sempre o mesmo, Ele é sempre acessível, disponível! Quando nos aproximamos de Deus, ele se aproxima de nós!
O Senhor nos quer perto! Lembro-me da Parábola do filho pródigo: O filho se foi pelo mundo a fora, desperdiçou tudo o que tinha viveu uma vida desenfreada, o Pai, permaneceu aonde estava! E quando o filho finalmente entende, que vida boa era na casa de seu pai e decide voltar, algo maravilhoso acontece:
E, arrumando-se, foi para o seu pai.
— Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou.
Esse é o amor de Deus, essa é a maneira como ele nos trata!
Aplicação:
Talvez você se encontre hoje distante do Senhor, você já esteve muito próximo de Deus, sua vida espiritual já foi mais ativa, você vivia em paz mas hoje tudo mudou! O esfriamento tomou de conta e já parece que nem mesmo força para orar você tem, já não tem o mesmo prazer de ler a Palavra e também nem sente mais vontade de congregar! É por isso que existem textos como esses, o Senhor nos conhece! Ele sabe de nossa inconstância! E em toda a Bíblia temos o chamado para que busquemos ao Senhor!
"Tiago 4:8 – Aproxime-se de Deus, e Ele se aproximará de vós! Aproxime-se de Deus, meu irmão e irmã, busque a Deus! Busque-O com maior afinco do que busca outras coisas, com mais intensidade do que busca dinheiro, conforto e diversão, com maior dedicação do que busca bens materiais. E eu duvido que você não sentirá a presença de Deus em sua vida!
A Bíblia é a Palavra de Deus, viva e verdadeira e Ela nos diz que Ele se aproximará de nós, essa é uma certeza! A presença de Deus é algo maravilhoso. Mas para experimentá-la, precisamos buscá-la!
Como devemos nos aproximar de um Deus Santo? v.8b-10
Como devemos nos aproximar de um Deus Santo? v.8b-10
1º Limpem as mãos, pecadores!
O pai que nos recebe, é também o Deus Santo, aquele que é declarado como santo santo santo, nEle não há trevas, não há pecado, esse Deus é totalmente puro!
para que possamos nos aproximar dele, precisamos limpar as nossas mãos!
O pecador aqui é o crente que vive dominado pelos seus desejos, aquele que foi chamado de adultero e orgulhoso! As mãos de um pecador estão sujas, contaminadas de maldade e da pratica do pecado!
O crente que vive dessa maneira é exortado, limpem as sua mãos!
“Quando vocês estendem as mãos, eu fecho os meus olhos; sim, quando multiplicam as suas orações, não as ouço, porque as mãos de vocês estão cheias de sangue. Lavem-se e purifiquem-se!
Tirem da minha presença a maldade dos seus atos; parem de fazer o mal!
É um chamado ao arrependimento genuíno! Você pode está levantando suas mãos, assim como o povo de israel! Você pode estar aqui na igreja e esta vivendo sem arrependimentos, vivendo na prática do pecado! O Senhor te diz! Se arrependa! Deixe a prática do pecado para traz!
É claro que não podemos fazer isso sem a ajuda do próprio Deus, não podemos limpar as nossas mãos ou deixar a prática do pecado sem o poder de Deus! Precisamos de Jesus todos os dias!
2º purifiquem o coração.
Limpai o coração, vocês de ânimo dobre! Em minha versão traz assim:
Tg 4.8 “E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.” - NAA
“e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” - NVI
“e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” - ARA
Acho que a melhor versão que consegue traduzir esse texto é a NVI, que capta bem a essência, com a tradução “mente dividida” A Palavra é Dipsychos que di é 2 psychos é mente-alma.
D.A Carson diz: “A pessoa que tem a mente dividida é a que tenta servir a dois senhores, tanto a Deus como o mundo. Purificar o coração é devotar-se a Deus somente!
Tiago já havia falado desse problema em Tg 1.8
sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos.
Você não pode servir a dois senhores! Você não pode ser amigo do mundo e amigo de Deus! A nossa mente não pode ser dividida! Purificar o coração é decidir nos livrar de todos os rivais de Deus em nossas vidas, aqueles que competem pelo nosso coração e muitas vezes tomam o lugar que deveria pertencer somente a Deus! Purificar o coração é tornar o coração exclusivo para Deus, santifica-lo, separa-lo para Deus!
“Mãos sujas por atos de pecado necessitam de limpeza; corações manchados de amor pelo mundo precisam ser purificados. Deus tem graça para os dois.” - Beacon
Essas palavras de Tiago nos remetem ao Salmo 24.3-4
Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar.
Você consegue identificar quais são as coisas que precisa deixar para que Cristo reine sem rivais em seu coração? deve identifica-las, para que assim possa eliminar uma por uma, até que Cristo reine sem rivais.
O verdadeiro arrependimento!v.9-10
O verdadeiro arrependimento!v.9-10
Diante do seu próprio pecado, como o crente deve agir?
Entristeçam-se, lamentem-se e chorem! Troquem o riso por lamento, alegria por tristeza!
O que significa? É um chamado ao arrependimento verdadeiro!
Tiago diz aos seus leitores: “aflijam-se, pranteiem e lamentem”.
Nós pecamos contra um Deus que é Santo e que nos ama tanto que deu seu único filho para morrer em nosso lugar, que cuida de nós, que nos protege, que nos faz o bem! Como eu posso pecar contra um Deus assim e não me sentir triste? Como eu posso pecar contra esse Deus e agir como se estivesse tudo bem!?
“aflijam-se, pranteiem e lamentem” É como um profeta do Antigo Testamento que chama o povo ao arrependimento pedindo que se entristeçam por causa de seus pecados.
Creio que uma das coisas que mais falta entre o povo de Deus hoje é o verdadeiro arrependimento!
Quando confrontados pelos seus pecados muitos crentes entram na defensiva ao invés de se humilhar diante de Deus, ao invés de chorar por que pecou contra o Senhor!
Quando confrontados pelos nossos pecados, tendemos também a por sempre a culpa nos outros, ou tentamos nos justificar! “Deus, me perdoa por ter falado desse jeito com o Fulano, mas é que ele é uma pessoa muito difícil…”; ou, então, “Deus, me perdoa por ter mentido, mas é que eu ía me complicar se falasse a verdade…”; e, até mesmo, “Deus, me perdoa por ter xingado no trânsito, mas olha o que aquela pessoa tá fazendo?!”. O verdadeiro arrependimento exclui esse “mas” e assume a responsabilidade pelo seu pecado!
Você irá prestar contas de tudo o que fez diante de Deus todo poderoso, naquele dia, você não poderá usar desculpas, porque o Senhor te sonda e te conhece!
Deus nos chama ao arrependimento genuíno! Que é a tristeza pelo pecado cometido, juntamente com um compromisso de mudança! Se eu estou arrependido eu não irei mais fazer isso! Se estou arrependido do meu pecado eu me humilho diante dos pés do Senhor! Não há risadinha, não há brincadeira! O arrependido se envergonha por aquilo que fez e se compromete em não fazer mais!
O Rev Augustos Nicodemos fala sobre Pedro e Judas, arrependimento verdadeiro x remorso.
Pedro nega a Jesus, Judas vende e trai Jesus por trinta moedas de prata.
Após Pedro negar o Senhor, o galo canta e o texto nos diz que ele Pedro saiu dali chorando amargamente! Nem sempre o chorar significa arrependimento, mas é uma das características do verdadeiro arrependimento, uma tristeza genuína pelo pecado.
Judas, porém não teve um arrependimento, ele traiu a Jesus e sentiu apenas remorso! O remorso causa também uma tristeza, a pessoa se sente culpada, mas o remorso não produz mudança na vida! Judas não se arrependeu, esmagado pelo peso da culpa ele se matou!
2Co 7.10 diz que a tristeza segundo o mundo, gera morte! Mas a tristeza segundo Deus gera o arrependimento! As Escrituras nos ensinam que o arrependimento e a tristeza andam juntos.
Troque a alegria pela tristeza!
Muitas vezes estamos sorrindo quando deveríamos estar profundamente tristes e envergonhados pela realidade do pecado em nossas vidas, celebramos enquanto deveríamos estar com nosso rosto no pó pedindo perdão ao Senhor pelos nossos pecados!
Somente nos arrependendo genuinamente é que podemos ter mudanças significativas em nossas atitudes. Nós não podemos levar a vida cristã sem a fé e sem o arrependimento constante! Porque nós pecamos! O seu pecado não é um mero erro! É uma grande ofensa a Deus todo poderoso!
Quando foi a ultima vez que você chorou pelo seu pecado?
Quando foi a ultima vez que você se humilhou diante de Deus em oração, com o espírito quebrantado?
Humilhem-se na presença de Deus e ele vos exaltará!
Entre no seu quarto, feche a porta, se ajoelhe na sua aos pés de sua cama, ore ao Senhor, confesse seu pecado ao Senhor! Veja quantos exemplos bíblicos nós temos de homens se curvando, se humilhando diante do Senhor! Eles faziam isso por que entendiam a gravidade de seu próprio pecado e contra quem haviam pecado! A humildade é a marca de um homem e mulher forte! A humildade é a verdadeira grandeza do crente! Deus resiste aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes! Seja humilde, confesse seu pecado, confesse suas falhas, reconheça que sem Ele você não vai conseguir lutar contra o pecado: declare sua dependência dEle!
Conclusão:
Conclusão:
Para vencermos os pecados do coração, o mundanismo ao nosso redor e resistirmos ao Diabo, precisamos de humildade. Devemos reconhecer nossa dependência do Senhor e nos submeter à Sua vontade. Quando pecarmos, é essencial limpar nossas mãos, purificar nosso coração e nos arrepender genuinamente. Isso envolve sentir a dor do pecado, chorar e lamentar por termos ofendido um Deus santo e bom.
A verdadeira grandeza na vida cristã está na humildade diante de Deus. Aqueles que se humilham são exaltados por Ele, fortalecidos e conduzidos à vitória. Que possamos levar nossa caminhada cristã a sério, confessando nossos pecados e nos rendendo ao Senhor. Nele encontramos todos os recursos necessários para vencer o mundo, a carne e o Diabo. A vitória não está em nós, mas no Senhor — e somente nEle!
Gostaria de cantar uma canção
