A Palavra de Deus é Eterna e fonte de sabedoria - Salmo 119:89-104 (Lâmed e Mem)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript

Introdução

A fé não é um salto no escuro. Baseia-se naquilo que há de mais sólido no universo: a Bíblia. Não corremos nenhum risco quando cremos nessa Palavra eterna e firme.
A eterna Palavra de Deus é útil para os que nela se refugiam

I — O salmista exalta a eternidade e utilidade da Palavra (v. 89-96)

A eterna Palavra de Deus é útil para os que nela se refugiam

1. A eternidade da Palavra (v. 89-91)

Para sempre firmada no céu - v.1
A fidelidade de Deus é eterna - v. 2 — Deus demonstra sua fidelidade não somente em sua palavra, mas também em suas obras. Elas se estendem a todas as gerações e podem ser observadas na ordem e precisão da natureza.
Os Juízos de Deus são firmes - v.3 — O céu e a terra obedecem às leis divinas. A semeadura e a colheita, o calor e o frio, o verão e o inverno, o dia e a noite estão todos ao dispor de Deus (Gn 8.22. Ele regula e sustenta todas as coisas com sua palavra de poder.
Gênesis 8.22 ARA
Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

2. A utilidade da Palavra (v. 92-95)

Para os que nela tem prazer: livramento da angustia - v. 92
Para os que não se esquecem dela: dão vida - v. 93 — Quem experimentou o poder da Escritura em sua vida não se esquece dela tão facilmente. Fomos “regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1Pe 1:23).
Para os que a buscam: salvação - v.94 — Mesmo depois de sermos salvos da pena do pecado, ainda precisamos ser salvos a cada dia de seus estragos e de sua contaminação. O conhecimento dos preceitos de Deus e de nosso próprio coração nos conscientiza da necessidade dessa salvação no tempo presente.
Para os que atentam para ela: segurança - v. 95 — A única maneira de evitar os ataques dos ímpios é viver uma vida medíocre e irrelevante, Quando nossa vida é eficaz para o Senhor, podemos esperar oposição. Porém, encontramos força e conforto ao considerarmos os testemunhos de Deus.

3. A inoxibilidade da Palavra (v. 96)

A perfeição do mandamento de Deus excede qualquer coisa que conhecemos aqui nessa Terra., pois, por mais belas que sejam, em algum momento chegam ao fim. Mas a Palavra de Deus é perfeita e infinita.
Quanto melhor conhecemos a Bíblia, mais percebemos como ainda estamos distantes de alcançar suas ideias.
Precisamos lembrar dela, como o salmista (v.9) e atenta em pratica-la. Ver Tg 1:22-25
Tiago 1.22–25 ARA
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

II — O salmista exalta a Palavra com a fonte da sabedoria (v. 97-104)

Ele declarando o seu desejo pela Palavra - v. 97

Quem ama o Senhor certamente sentirá o mesmo por sua Palavra. Esse amor se manifestará no uso de todas as oportunidades para refletir sobre a Bíblia. É nos momentos de meditação que descobrimos novas belezas e maravilhas na Escritura.

A Palavra de Deus é a fonte para torná-lo mais sábio que qualquer um - v. 98-100:

Para quem guarda os mandamentos: Mais sábio que os seus inimigos - v. 98 — Enquanto o inimigo se estriba no seu próprio entendimento, o justo busca sua sabedoria em Deus. Ver Provérbios 3.5 “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” .
Para quem medita nos testemunhos: Mais sábio que os seus mestres - v. 99 — Se o mestre se torna complacente e descansa em seus louros, logo é superado pelo homem mais jovem que medita sobre a Escritura.
Para quem obedece os preceitos: Mais sábios que os anciãos - v. 100 — O que importa não é a idade ou a inteligência de uma pessoa, mas sua obediência. Os jovens são capazes, portanto, de ultrapassar os idosos, caso tenham um QO (quociente de obediência) mais alto.

A Palavra de Deus é fonte de sabedoria para a vida - v.101 - 104

Para o afastar dos maus caminhos - v.101-102 - Vemos aqui a obediência em ação. O salmista desvia os pés de caminhos pecaminosos a fim de ser o mais obediente possível. A Bíblia exerce grande influência santificadora. Quando o Senhor nos instrui, desenvolvemos mostrar aversão ao pecado e amor à santidade.
Para o afastar do caminho da falsidade - v. 104 - Para identificar dinheiro falsificado, as pessoas estudam cédulas autênticas. Da mesma forma, o conhecimento profundo da verdade nos permite identificar e rejeitar todo caminho de falsidade.

Reafirma o seu desejo pela Palavra - v. 103

A Escritura também é fonte do mais puro prazer. Nenhum outro livro no mundo é tão aprazível. O mel é doce, mas a Palavra de Deus é ainda mais doce. Salmo 19.10
Salmo 19.10 ARA
São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.