A responsabilidade da Igreja
A Igreja de Cristo • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Os cristãos do primeiro século estavam sofrendo perseguição e passando por sofrimento, porque o imperador Nero havia incendiado a cidade de Roma, mas colocou culpa nos cristãos, afirmando que eles haviam causado o incêndio. Os cristãos eram odiados na época e agora foram ainda mais.
Diante desse contexto, Pedro escreve a carta para os cristãos que estavam espalhados em várias cidades (1 Pe 1.1), por volta 63 d.C a 64 d.C. Ele escreve para encorajar e consolar os cristãos em meio a perseguição e ao sofrimento.
No capítulo um a partir do versículo treze, Pedro irá exortar os irmãos a viverem em santidade, apesar do sofrimento.
Ideia Central
Ideia Central
A igreja tem a responsabilidade de viver em santidade, pois é uma ordem de Deus.
Transição
Transição
Veremos três aspectos da santidade da igreja.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A preparação para a santidade (v. 13)
1° A preparação para a santidade (v. 13)
O apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, exorta a igreja sobre um assunto pertinente para a vida cristã, que é a santidade. Além disso, ele traz a estratégia prática para viver a santidade. Considerando isso, veremos três maneiras de estarmos preparados para viver em santidade:
1ª Estar com a mente preparada (v. 13)
1ª Estar com a mente preparada (v. 13)
13 Portanto, estejam com a mente preparada,
No século 1, as pessoas tinham o costume de prender a túnica no cinto para que não atrapalhasse a trabalhar ou a caminhar. O apóstolo Pedro usa uma metáfora que são figuras de linguagens que produz sentido figurado. O autor faz essa comparação em relação a nossa mente, ou seja, não se deve deixar que qualquer coisa atrapalhe o entendimento, isto é, devemos rejeitar os obstáculos do mundo.
2ª Estar pronto para agir (v. 13)
2ª Estar pronto para agir (v. 13)
13 prontos para agir; estejam alertas
A expressão “prontos para agir” e “estejam alertas”, traz o sentido de ser sóbrio, isto é, limitar a influência das emoções ou dos desejos. A pessoa que está em um estado de sobriedade, tem consciência do que está fazendo e de forma responsável. Ela não se deixa embriagar pelas distrações que o mundo oferece.
Então, nós devemos ficar sóbrios, ter o autocontrole, a clareza moral e não se deixar levar pelos nossos desejos ou pela influência mundana quando estamos buscando viver em santidade.
3ª Colocar a esperança em Cristo (v. 13)
3ª Colocar a esperança em Cristo (v. 13)
13 e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.
Ao buscarmos viver em santidade, devemos colocar a nossa esperança na graça. Os cristãos que receberam essa carta de Pedro estavam passando pelo sofrimento, apesar disso, eles deveriam colocar a sua esperança na graça de Cristo.
Colocar a esperança na graça futura quer dizer esperar a vinda de Jesus Cristo. Quando Cristo voltar, Ele arrebatará a sua igreja e glorificará o seu povo, dando vida eterna por meio da sua graça. Pedro diz que os cristãos devem colocar a esperança na graça, pois ele sabia que os cristãos estavam passando por muito sofrimento, isso era um encorajamento para eles continuarem a viver em santidade.
2° A advertência para a santidade (v. 14)
2° A advertência para a santidade (v. 14)
Após mostrar as maneiras para estarmos preparados para a santidade, Pedro irá advertir a igreja sobre o perigo que todos correm ao buscar viver uma vida santa. Perante isso, veremos duas advertências ao vivermos em santidade:
1ª Devemos fugir dos desejos pecaminosos (v. 14a)
1ª Devemos fugir dos desejos pecaminosos (v. 14a)
14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora,
Nós como cristãos somos adotados como filhos de Deus.
5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
E como filhos de Deus precisamos obedecer tudo o que o Senhor deixou em sua Palavra, principalmente em relação a uma vida de santidade. A palavra “amoldar”, vem da raiz “conformar”, que significa se comportar de forma semelhante. Mas do que não devemos nos conformar? Dos maus desejos de outrora, ou seja, dos mesmos desejos que antes.
2ª Devemos cuidar com o velho homem (v. 14b)
2ª Devemos cuidar com o velho homem (v. 14b)
14 quando viviam na ignorância.
O tempo da ignorância, é o tempo em que a pessoa está em uma vida totalmente longe de Deus, ou seja, quando ela ainda não conhecia ao Senhor. E nós vivíamos dessa maneira, como Paulo descreveu na carta aos Efésios:
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
A palavra de Deus nos exorta a abandonarmos o nosso velho homem e a nos revestir do novo homem.
21 De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.
22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
23 a serem renovados no modo de pensar e
24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Não devemos deixar que o velho homem nos domine, somos nova criatura.
17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Qual é o pecado que bate na porta do seu coração que faz parte do seu velho homem? Imoralidade Sexual? Rebeldia com os pais? Fofocar (falar mal dos outros)? Mentira?
John Owen diz: “Mate continuamente o pecado ou ele matará você continuamente”.
Martinho Lutero diz: “Pensei que o velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o infeliz sabia nadar. Agora tenho que matá-lo todos os dias”.
3° A ordem para a santidade (v. 15-16)
3° A ordem para a santidade (v. 15-16)
Vimos as maneiras de estarmos preparados para vivermos em santidade e também sobre as advertências que são importantes quando buscamos viver em santidade. Agora o texto nos apresenta o porquê devemos viver em santidade. Diante disso, veremos três razões para vivermos em santidade:
1ª Porque Deus nos chamou para sermos santos (v. 15)
1ª Porque Deus nos chamou para sermos santos (v. 15)
15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou,
Deus é santo e em sua soberania Ele nos chamou para a salvação.
4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
O propósito de Deus nos salvar é para vivermos em santidade. Deus, por meio do Santo Espírito, nos tirou do estado de morte e nos deu vida fazendo-nos povo dEle.
5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Deus nos chamou para sermos mais parecidos com Cristo.
29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
2ª Porque a santidade deve incluir todas as áreas da vida (v. 15)
2ª Porque a santidade deve incluir todas as áreas da vida (v. 15)
15 sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
A santidade quer dizer consagrado ao Senhor, ou seja, ser separado para Deus. Nós que somos salvos por Jesus Cristo, precisamos evitar o pecado, assim como José (Gn 39) na casa de Portifar. Devemos ansiar por Deus, observar os mandamentos do Senhor e buscar sempre ter um desejo de agradar a Cristo.
A santidade não se trata de algo externo, mas sim interno, e isso é algo que vem do coração. A santidade acontece por meio da ajuda do Espírito Santo, pois jamais conseguiremos ser santos sozinhos.
A santidade deve envolver todas as áreas da nossa vida, ou seja, tudo o que formos fazer devemos demonstrar que somos separados para Deus.
3ª Porque a bíblia exige que sejamos santos (v. 16)
3ª Porque a bíblia exige que sejamos santos (v. 16)
16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
A Bíblia mostra que Deus é santo, isso mostra o caráter (atributo de Deus).
2 “Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.
3 Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.
9 Exaltem o Senhor, o nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.
Pedro cita as Escrituras para confirmar o que ele está ensinando para o povo de Deus. Essa passagem se encontra no livro de Levítico:
44 Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão.
45 Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, os membros do corpo de Cristo, a igreja, tem a responsabilidade de viver em santidade, pois é uma ordem de Deus. Pedro exorta os cristãos que estão passando por perseguição e sofrimento a viverem uma vida que agrada a Deus, desse modo, nós precisamos viver uma vida que glorifica a Deus em qualquer circunstância da vida.
Viver uma vida de santidade é fundamental para nós como cristãos, visto que o Senhor é santo e precisamos imitá-lo a cada dia mais. Enquanto vivemos nesse mundo, precisamos viver uma vida que agrada ao Senhor, fugindo do pecado e buscando o temor do Pai Celestial.
Infelizmente muitos cristãos têm deixado a desejar em relação a vida de santidade, por isso existem muitos escândalos ou mal testemunhos de crentes. Às vezes a igreja não vai para frente por causa de pecado que não foi tratado biblicamente.
Portanto irmãos, cada um de nós que fazemos parte da igreja devemos viver em santidade, a fim de sermos luz em meio a esse mundo de trevas.
Aplicação
Aplicação
Devemos matar o pecado que bate na porta do nosso coração todos os dias.
Precisamos abandonar o nosso velho homem a cada dia.
Buscar ser santo como Deus é santo.
