CASA - Parábola do Banquete do Casamento
Parábolas • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 64 viewsNotes
Transcript
Esquenta
Hoje eu quero perguntar pra vocês uma coisa.
Vocês tiveram alguma ocasião em que convidaram alguém, para uma festa de aniversário, ou tinham algum compromisso e essa pessoa simplesmente não apareceu? Alguém que vocês queriam muito e ela não veio.
Talvez até pior, a pessoa foi indiferente, ela demonstrou não se importar com você.
Comigo já, me lembro que quando era mais novo eu fiz uma festa de aniversário e nenhum dos meus amigos pode ir e eu lembro que eu fiquei chateado. Sabe como eu me senti? Como se ninguém gostasse de mim, como seu eu não fosse importante.
A parábola que vamos falar hoje me faz refletir sobre isso.
A Parábola do Banquete de Casamento
(Lc 14.15–24)
22 Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo: 2 “O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho. 3 Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.
4 “De novo enviou outros servos e disse: ‘Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento!’
5 “Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios. 6 Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram. 7 O rei ficou irado e, enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles.
8 “Então disse a seus servos: ‘O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos. 9 Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’. 10 Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.
11 “Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial. 12 E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?’ O homem emudeceu.
13 “Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.
14 “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.
Explicação
A parábola começa dizendo: O reino dos céus. Ou seja, Jesus está nos ensinando com uma história sobre algo incrível que é o céu e o seu reino.
E o maravilhoso é que Jesus fazia isso por amor a nós. Ele pegava os ensinamentos mais difíceis e ensinava de forma simples para que todos nós pudéssemos aprender. Ele fez isso por amor a nós! E 2000 anos depois Ele continua nos ensinando com essas histórias.
O que essa parábola vai nos ensinar então? Ensina sobre o Céu!
Ela vai nos ensinar que o Reino dos Céus é como um grande casamento em que o Rei preparou para o seu filho.
Deus preparou uma grande festa para seu filho e queria celebrar com seus convidados.
Para isso Ele enviou convites para as pessoas. O que vocês acham que pode ser esse convite que o Rei enviou?
Deus tem realizado esses convites, todos os dias. Pensa como é simples. Deus quer que todos estejam presentes na grande festa do Reino dos Céus.
Porém, como o nome mesmo diz, é um convite e as pessoas podem ou não aceitar!!!
Mas olha o que a bíblia diz das pessoas que receberam o convite nessa parábola.
“Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios.”
As pessoas hoje em dia tem muitas coisas pra fazer: Escola, trabalho, estudos. Elas não tem tempo pra esse convite.
Mas Deus, que é bondoso e misericordioso, insiste no convite, porém na segunda vez as pessoas são ainda piores, a parábola diz que os servos que levavam a mensagem de Deus foram maltratados e mortos.
As pessoas desprezavam tanto a Deus que maltrataram os seus mensageiros.
Mesmo assim o Rei continua enviando convites para esta festa, porque ele quer muito que todas as pessoas venham celebrar esse grande casamento, ele manda seus servos então chamarem todo mundo!! O convite é pra todos e quem quiser.
Venham todos!
E ai sim, veio uma galera! Sabe aquelas pessoas que não gostam de perder um rolê?
Pois é, o espaço encheu, mas qual o problema dessa vez? O problema é que veio todo mundo e muitos deles nem ligavam realmente para o Rei e seu Filho. Eles só queria a comida grátis.
E olha o que acabou acontecendo. Essas pessoas chegaram despreparadas para a festa, elas não tinha roupas nupciais, as roupas de festa de casamento, ou seja, eles até aceitaram o convite, porém não se prepararam para estarem ali de verdade.
O que vocês acham que significa chegar nessa grande festa mas sem as roupas nupciais, sem as roupas de casamento?
Agora vamos pensar nos nossos dias atuais. Existem tanto os que rejeitam o convite como também aqueles que aceitam e vão pra igreja, vão no culto, mas será que elas estão de verdade vestindo suas vestes de casamento, será que estão realmente buscando ser diferente, buscando ter uma vida com Deus?
Muito pelo contrário, elas não ligam para fazer a vontade de Deus. Elas não buscam santidade, ou seja, fazer coisas que agradam a Deus e parar de fazer coisas do mundo que desagradam a Deus, continuam pecando sem nenhum arrependimento.
Quando o rei encontrar essas pessoas no grande dia, a Bíblia fala que o Rei vai pedir aos servos que: “Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.
Por isso, galera, Deus nos dá tempo, uma vinda, para buscarmos aceitar o convite e estar cada vez mais preparados para a grande festa.
Olha, se aceitar o convite para a festa é crer de todo nosso coração que Jesus é o Cristo e nos arrepender dos nossos pecados. Nos preparar para essa festa então seria seguir Jesus em seus passos, buscar ter uma vida diferente, uma vida de mudança de atitude.
Não haverá festa para aqueles que não estiverem com Jesus de todo seu coração.
Buscar dia após dia sermos como Jesus, sermos obedientes ao Pai e sua palavra, e também ensinar outras pessoas o caminho para o grande casamento.
Deus nos ama, e por amor ele preparou essa grande festa. Ele entregou Jesus por nós, morrendo na cruz para que nossos pecados fossem perdoados. Hoje recebemos esse convite dessa grande festa dia após dia. Mas desprezamos esse convite, desprezamos o Rei, desprezamos Jesus.
Me espanta quando pessoas hoje em dia falam de Deus com muita naturalidade.
“Deus vai me abençoar, Deus me livrou, Deus é meu pai, Deus é meu parceiro”, mas desprezam todos os dias o convite desse pai para uma vida diferente, uma vida buscando estar com as roupas de casamento, e esperam realmente que no dia do casamento ninguém vai perceber que elas não estão preparadas para a festa.
Olha o que essa parábola diz.
2 ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?’ O homem ficou calado.
13 “Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.
Reforço
Meus irmãos, não desprezem o convite desse grande Rei, não desprezem essa vida com Jesus. Abandonem seus pecados e se voltem para Jesus. Ele é o único que pode livrar vocês de seus pecados e dar uma vida nova.
Ele é o Deus que se fez homem para nós homens pudêssemos encontrar uma vida melhor. Mas precisamos aceitar esse convite.
Alguém aqui gostaria de aceitar esse convite hoje?
