O Poder transformador do Evangelho (At 16.10-34)
O Evangelho Pervertido • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 29 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O apóstolo Paulo, por direção divina, chega a Europa e desembarca em Filipos, famosa colônia romana. Ali, Paulo, Silas, Timoteo e Lucas tem o propósito de plantar uma igreja. Deus abre o caminho para Paulo entrar na Europa e não na Ásia como ele queria. Isso mudou a história do Ocidente.
Nesta cidade vemos como o poder do evangelho transforma vidas. Há o registro de três conversões. Cada uma diferente da outra. Cada uma ensinando uma lição diferente para mostrar como Deus trabalha.
1. O EVANGELHO E A GRAÇA DE DEUS
1. O EVANGELHO E A GRAÇA DE DEUS
Deus é que produz as conversões em Filipos:
a) Lídia – v. 13,14 – É Deus quem toma a iniciativa na conversão de Lídia. É Deus quem abre o seu coração.
b) A jovem possessa – v.16-18. Era escrava tanto do diabo quanto dos homens. É Deus quem toma a iniciativa na sua libertação e conversão.
c) O carcereiro – v.27-34 – três milagres aconteceram na conversão deste oficial romano:
Milagre físico – terremoto;
Milagre moral – todos nós estamos aqui;
Milagre espiritual – Deus mudou a vida dele.
1. O EVANGELHO PARA TODAS AS PESSOAS
1. O EVANGELHO PARA TODAS AS PESSOAS
Deus salva na cidade de Filipos três raças diferentes: Lídia (Ásia), jovem escrava (grega) e o carcereiro (romano). A igreja de Filipos era multicultural e multirracial.
Deus salvou em Filipos três classes sociais:
a) uma empresária,
b) Uma jovem escrava
c) Um oficial romano, funcionário público.
Deus salva na cidade de Filipos três pessoas de culturas religiosas diferentes:
a) Lídia era prosélita, uma gentia que vivia a cultura religiosa piedosa dos judeus;
b) a escrava vivia no misticismo mais tosco, comprometida com demônios, possessa.
c) o carcereiro – acreditava que César era o senhor.
A salvação alcança a todos os tipos de pessoas. Deus salva pessoas de lugares diferentes, de raças diferentes e religiões diferentes.
3. O EVANGELHO E AS EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS
3. O EVANGELHO E AS EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS
a) Lídia – O evangelho alcança de forma calma e
serena. Enquanto ela estava numa reunião de oração e ouviu a Palavra de Deus. Deus abriu o seu coração.
b) A escrava – O evangelho a alcançou enquanto ela estava nas garras do diabo. Foi uma experiência dramática, bombástica.
c) O carcereiro – O evangelho o alcançou no meio de um
terremoto à beira do suicídio. Deus nos salva de formas diferentes.
4. O. EVANGELHO PODEROSO PARA LIBERTAR
4. O. EVANGELHO PODEROSO PARA LIBERTAR
O diabo estava escravizando aquela jovem. Ele é assassino, ladrão, venenoso como uma serpente, feroz como um leão e perigoso como um dragão. Promete prazer e dá desgosto, promete vida e dá a morte.
Ele atacou Jó e arruinou com os seus bens, com seus filhos, com sua saúde. Ele atacou Davi colocando orgulho em seu coração para recensear o povo de Israel. Ele atacou Ananias e Safira com avareza. Ele atacou o gadareno com loucura.
O diabo possuiu essa jovem dando-lhe a clarividência, o espírito de adivinhação. Ela adivinhava pelo poder dos demônios. Muita gente teve lucro com o misticismo daquela escrava.
O diabo mantém muitas pessoas no cativeiro. O diabo até mesmo pode enriquecer alguém, O diabo até mesmo pode enriquecer alguém,
mas rouba a alma.
Paulo não aceitou o testemunho dos demônios, nem mesmo conversou com os demônios. Hoje os demônios falam e até tem o microfone de muitas igrejas. O diabo mantém muitas pessoas no cativeiro. Mas quando o evangelho chega, os cativos são libertos.
5. O EVANGELHO PODEROSO PARA SALVAR
5. O EVANGELHO PODEROSO PARA SALVAR
Jesus salvou uma mulher e um homem de classe média. Uma mulher piedosa e um homem carrasco que açoitava os prisioneiros.
5.1. A conversão de Lídia
Lídia era temente a Deus, religiosa, orava. Mas não era convertida. Não basta frequentar os cultos, orar. É necessário nascer de novo.
Deus abriu o coração de Lídia. Ela atendeu. A parte de Deus é abrir seu coração. A sua parte é ouvir e atender. A conversão de Lídia aconteceu num lugar favorável – ela buscava a Deus.
5.2 A conversão do Carcereiro
Há pessoas que só se convertem depois de um terremoto. Há aqueles que não ouvem a voz suave. Não buscam uma reunião de oração. Não procuram ouvir a Palavra de Deus. Para estes, Deus produz um terremoto, um acidente, uma enfermidade, algo radical! O carcereiro no fundo do poço, reconhece:
1) Que está perdido
“Que farei para ser salvo?” – Não há esperança para você a menos que reconheça que está perdido. Se você não converter sua vida, sua fé, sua religião e sua esperança é falsa.
2) Que é preciso crer no Senhor Jesus
Não há outro caminho. Se você crer em Jesus Cristo será salvo.
3) É preciso obediência.
Se Jesus não é o centro, o dono de sua vida, ele ainda não é o seu Salvador. Cristo não nos salva no pecado, nos salva do pecado.
4) É preciso dar provas de transformação
Conversão implica em mudança de vida: Zaqueu, o pródigo, o carcereiro. Este homem rude deixa de ser carcereiro para ser hospitaleiro. Deixar de agir com crueldade para agir com humildade.
6. O EVANGELHO QUE TRAZ ESPERANÇA
6. O EVANGELHO QUE TRAZ ESPERANÇA
Há dez registros de batismos no NT e seis deles se referem a batismos de famílias inteiras. A ênfase de Paulo é que quando uma pessoa é alcançada pelo evangelho, toda família pode ser atingida pela graça de Deus.
O plano de Deus é salvar não apenas você, mas também salvar a sua família. Você pode ser as primícias da sua família.
Venha para Jesus e experimente a bênção de sua família também vindo a Jesus, sendo liberta e salva por Jesus.
7. O EVANGELHO PODEROSO PARA SUSTENTAR
7. O EVANGELHO PODEROSO PARA SUSTENTAR
Paulo e Silas são presos, açoitados, e trancados no cárcere interior. Mas eles não se revoltam contra Deus. Em vez de clamar vingança contra os seus inimigos, eles clamam pelo nome de Deus para adorá-lo.
Eles cantam e oram, a despeito das circunstâncias. O evangelho que pregam aos outros funciona também em suas vidas. Eles sabem que Deus está no controle da situação, e experimentam um poderoso livramento. Deus não apenas liberta os cativos das mãos do Diabo, mas também livrou os seus filhos das prisões. Ele tirou José da cadeia e o levou ao trono do Egito. Tirou os três hebreus da fornalha acesa.
Tirou Daniel da cova dos leões. Tirou Pedro da prisão de segurança máxima de Herodes. Agora, tira Paulo e Silas do cárcere interior da prisão de Filipos.
Assim, Deus pode dar livramento a você também neste momento.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Não importa quem você é. Não importa se você é uma pessoa de vida bonita ou se está mergulhado na mais profunda crise espiritual. Jesus pode abrir hoje o seu coração. Ele pode quebrar suas cadeias. Ele pode mudar sua vida. Venha para Jesus!
Se você é crente e está passando por provas, saiba que o mesmo Jesus que sustenta os seus servos. O evangelho liberta, salva e conforta.
