O ESPÍRITO DE DEUS POSSIBILITA A PERMANÊNCIA NA VERDADE

DEUS É LUZ E SEUS FILHOS DEVEM VIVER NA LUZ  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views

O sermão "O Espírito de Deus Possibilita a Permanência na Verdade" enfatiza que, assim como um saco vazio não pode se manter em pé, um crente sem o Espírito de Deus não consegue permanecer na verdade. Através de 1 João 2.20-25, o autor alerta sobre a influência dos anticristos, que negam a divindade de Jesus, e ressalta que a presença do Espírito Santo capacita os verdadeiros crentes a discernir entre a verdade e a mentira, resistir a falsos ensinamentos e permanecer firmes no Evangelho. A permanência na verdade é uma obrigação para aqueles que têm o Espírito, pois este é o que garante a conexão com o Pai e o Filho, assegurando a promessa da vida eterna. Em conclusão, o sermão reafirma que a presença do Espírito Santo é o que distingue os verdadeiros crentes, permitindo-lhes permanecer na verdade bíblica diante das mentiras propagadas por hereges.

Notes
Transcript

O ESPÍRITO DE DEUS POSSIBILITA A PERMANÊNCIA NA VERDADE

Introdução: Você já ouviu falar naquele ditado que diz que saco vazio não para em pé? Esse ditado pode significar muitas coisas, como que alguém que não tem recursos financeiros ou materiais suficientes não pode se manter firme ou estável em uma situação. No entanto, eu sempre ouvi esse ditado quando alguém não se alimentava: “Saco vazio não para em pé!” Contudo, uma coisa é certa: um saco que não tem nenhum conteúdo dentro de si não pode permanecer em pé. Semelhantemente, um crente que não tem o Espírito de Deus não pode permanecer na verdade. O Espírito de Deus é quem possibilita a permanência na verdade.
Lição: Ter O Espírito De Deus Significa Estar Capacitado A Permanecer Na Verdade.
Texto: 1João 2.20-25.
João, anteriormente, alertou-os sobre a manifestação dos anticristos, que caracteriza a última hora (1Jo 2.18). Essa manifestação vem do mundo, o qual eles não deveriam amar (1Jo 2.15-17). Esses indivíduos saíram de dentro da igreja, mas não eram de Cristo (1Jo 2.18-19). Agora, ele quer mostrar que seus ouvintes são totalmente diferentes dos anticristos, pois eles possuem o Espírito de Deus. Os anticristos são pessoas que estão nas trevas e na mentira, por isso abandonaram a fé. Ao contrário disso, os ouvintes de João estão na luz e na verdade, e o Espírito de Deus que habita neles possibilita sua permanência na verdade. Ter o Espírito de Deus significa estar capacitado a permanecer na verdade.
O Espírito Santo nos capacita a resistir às mentiras dos falsos pastores (20).
O verdadeiro crente tem a habitação do Espírito Santo.
20 E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.
Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo (At 10.38). Nós recebemos dessa mesma unção (2Co 1.21-22). Assim, a “unção que vem do Santo” é o Espírito de Deus que está em nós.
A unção do Espírito Santo significa capacitação.
“Unção” refere-se à designação de uma pessoa para uma tarefa ou função, com a implicação de aprovação, bênção e capacitação sobrenatural (ex. Êx 40.13-15; Dn 9.25-26; Lc 4.18; At 4.26-27).
“Santo” se refere tanto ao Pai quanto ao Filho; ou seja, o Espírito Santo vem de ambos (Jo 14.16-17, 26; 16.7). O Espírito Santo habita em nós, e a Sua presença implica capacitação. Temos a capacidade de resistir às mentiras dos falsos pastores.
O Espírito de Deus nos possibilita a permanência na verdade, capacitando-nos resistir às mentiras dos falsos pastores. Ter o Espírito de Deus significa estar capacitado a permanecer na verdade.
O Espírito Santo nos capacita a discernir entre a verdade e a mentira (21-23).
O verdadeiro crente tem a capacidade de discernir o que é verdade e o que não é.
21 Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade.”
Ele sabe discernir se a mensagem ou ensino é verdadeiro ou falso.
Ele sabe distinguir os verdadeiros crentes dos falsos.
Ao saber distinguir a mensagem, se é verdadeira ou falsa, o verdadeiro crente identifica-o como tal pela origem da sua mensagem ou ensino. Se a mensagem for verdadeira, é porque procedeu da verdade; porém, se for mentirosa, é porque procedeu da mentira, “porque mentira alguma jamais procede da verdade.”
A mentira tem sua origem no diabo (Jo 8.44). Se a mensagem é falsa, sua origem não pode ser outro senão do diabo. Se a mensagem é verdadeira, isso indica que sua origem é do Espírito Santo.
Qual é a mentira dos falsos pastores? A mentira deles é negar a verdade sobre Deus.
22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. 23a Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai;
“Cristo” em hebraico significa Messias, e ambas as palavras significam “ungido”. Isto é, Cristo é o Messias prometido por Deus no Antigo Testamento (Sl 2.2; Dn 9.25-26; esse Ungido é Jesus Lc 4.18; At 4.26-27). Ou seja, Jesus é o salvador.
Entretanto, “Cristo” não se refere somente à função de Jesus como salvador; também se refere à Sua filiação divina. Ele é o Filho de Deus; ou seja, Jesus é Deus. Negar que Jesus é o Cristo significa negar que Ele é o salvador e que Ele é Deus. Negar isso é negar o próprio Deus (“nega o Pai”). Assim, para os que dizem ter Deus, mas negam a salvação e a divindade de Jesus, Deus está longe deles.
Esse tipo de ensino não tem nada a ver com a verdade. Essa negação da salvação e da divindade de Jesus é feita por alguém que tem o espírito do anticristo (1Jo 4.3). Essa pessoa é conduzida por demônios, pois o verdadeiro crente, que é guiado pelo Espírito de Deus, não pode negar o senhorio e a divindade de Jesus (1Co 12.2-3). O verdadeiro crente que possui o Espírito Santo confessa a verdade sobre Jesus, e com isso tem igualmente Deus: “23b aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai” (ver também Jo 8.19).
O Espírito Santo nos capacita a discernir entre os verdadeiros crentes e os falsos.
O Espírito de Deus nos possibilita a permanência na verdade, capacitando-nos a discernir a verdade da mentira. Ter o Espírito de Deus significa estar capacitado a permanecer na verdade.
O Espírito Santo nos capacita a permanecer na verdade do Evangelho (24-25).
A permanência na verdade do Evangelho é uma obrigação de todo crente.
24a Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio.”
A permanência é uma ordem: “permaneça”. Essa ordem só pode ser obedecida por um crente genuíno, que possui a “unção que vem do Santo” (o Espírito Santo). “O que ouvistes desde o princípio” é o Evangelho.
Ter o Espírito Santo não significa estar isento da obrigação de permanência na verdade do Evangelho. Nós temos a obrigação de permanecer na palavra da verdade, no Evangelho da nossa salvação (Ef 1.13).
Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos” (Hb 2.1).
A permanência na verdade do Evangelho corresponde à permanência no Filho e no Pai.
24 Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.”
Quem permanece na verdade do Evangelho confessa a verdade sobre Jesus; e quem confessa a divindade e o senhorio de Jesus Cristo permanece no Filho e no Pai. Esse realmente tem Deus. Esse realmente tem de Deus a maravilhosa promessa da vida eterna: “25 E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.
O Espírito de Deus nos possibilita a permanência na verdade, capacitando-nos a permanecer na verdade do Evangelho. Ter o Espírito de Deus significa estar capacitado a permanecer na verdade.
Conclusão: Não podemos impedir que as seitas e os hereges propaguem suas mentiras, mas temos a capacidade de permanecer na verdade bíblica. O que nos diferencia é a presença do Espírito Santo. É Ele que nos possibilita a permanência na verdade. O falso crente afirma ter Deus na sua vida, mas não possui o Espírito de Deus (a “unção que vem do Santo”), e isso o impossibilita de permanecer na verdade. Assim como um saco vazio não pode para em pé, quem não tem o Espírito de Deus também não pode permanecer na verdade. Quem tem o Espírito de Deus, pode permanecer na verdade, porque ter o Espírito de Deus significa estar capacitado a permanecer na verdade.
Tradução literal: 20 E vós tendes uma unção do Santo e todos estais conhecendo. 21 Não vos escrevi porque não estais conhecendo a verdade, mas porque estais conhecendo ela e porque toda mentira não é da verdade. 22 Quem é o mentiroso, senão o que tem negado que Jesus não é o Cristo? Esse é o anticristo, o que tem negado o Pai e o Filho. 23 Todo o que tem negado o Filho não tem o Pai; o que está confessando o Filho também tem o Pai. 24 Permaneça em vós o que vós ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que ouvistes desde o princípio, também permanecereis no Filho e no Pai. 25 E esta é a promessa que Ele nos prometeu: a vida eterna.
Minha tradução interpretativa: 20 Mas vós tendes uma unção do Santo, e todos sabeis disso. 21 Não vos escrevi porque não sabeis a verdade, mas foi justamente porque sabeis a verdade e também porque mentira nenhuma não provém da verdade. 22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. 23 Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai; por outro lado, quem confessa publicamente o Filho também tem o Pai. 24 Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio; se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, também permanecereis no Filho e no Pai. 25 E esta é a promessa que Ele nos prometeu: a vida eterna.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.