Testemunhas do evangelho
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
Texto
Texto
Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.
Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou. Igualmente, o atleta não é coroado se não competir segundo as regras. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos. Pense bem no que acabo de dizer, porque o Senhor dará a você compreensão em todas as coisas.
Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho. É por ele que estou sofrendo até algemas, como malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada. Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. Fiel é esta palavra:
“Se já morremos com ele,
também viveremos com ele;
se perseveramos,
também com ele reinaremos;
se o negamos,
ele, por sua vez, nos negará;
se somos infiéis,
ele permanece fiel,
pois de maneira nenhuma
pode negar a si mesmo.”
Introdução
Introdução
Paulo está preso, e escreve esta carta para lembrar Timóteo de reavivar o dom de Deus que está nele, a fim de permanecer corajoso na pregação do evangelho. A perseguição contra a igreja aumentou, Paulo, mestre de Timóteo, está preso, mas Timóteo não deve se envergonhar e se calar. Pelo contrário, deve permanecer fiel ao evangelho, e cumprir a missão que Deus lhe havia designado.
Em nossa igreja, temos como lema “Missões é a nossa missão”, e para 2025, queremos que todos os ministérios se integrem a esta visão. Como jovens, não devemos nos envergonhar do evangelho perante o mundo que nos cerca. Temos amigos e familiares não cristãos que precisam ser alcançados pela salvação de Jesus Cristo. Mas será que temos sido boas testemunhas? Como podemos ser boas testemunhas do evangelho, e contribuir com a missão em unidade com a nossa igreja?
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Permanecendo firmes na graça (2Tm 2.1-2)
Permanecendo firmes na graça (2Tm 2.1-2)
Anteriormente, Paulo apresenta alguns dos seus sofrimentos, tendo sido preso e abandonado pelos da Ásia;
Apesar do abandono, Paulo vivia vestígios da graça:
Reconhecia que a salvação e vocação privinha de Deus (2Tm 1.9);
Reconhecia que a vida eterna foi conquistada por Jesus (2Tm 1.10);
Reconhecia que a fé o amor vem de Cristo Jesus, por meio do Espírito que habita no salvo (2Tm 1.13-14)
Paulo entendia que não havia algo nele digno de qualquer tipo honra e reconhecimento, e que tudo era devido à graça de Jesus Cristo.
Não podemos nos esquecer que a graça é o que nos torna quem somos.
Como jovens e adolescentes, muitas vezes o orgulho se sobrepõe a graça.
Uma forma de fortalecer a graça, é dar sequência ao ciclo de transmissão do Evangelho, o qual Paulo traz aqui à memória de Timóteo:
Paulo ouviu o evangelho do próprio Jesus;
Paulo transmitiu o evangelho a Timóteo;
Timóteo deve transmiti-lo a outras pessoas fiéis e capazes de ensinar;
E essas pessoas devem transmitir o evangelho a outras.
Somos parte desse ciclo, chamados a ensinar da graça de Jesus, como ela alcançou nossas vidas, como ela tem nos edificado, e transmiti-la a outras pessoas para que elas também deem sequência. Aqui o foco nem são os não cristãos, mas os próprios cristãos mais novos na caminhada de fé, para que eles aprendam mais e prossigam no caminho do evangelho.
Participando de sofrimentos semelhantes ao de Paulo (2Tm 2.3-7)
Participando de sofrimentos semelhantes ao de Paulo (2Tm 2.3-7)
Paulo considera a permanência no evangelho e sua transmissão um sofrimento. As perseguições, prisões e calúnias que passou em sua vida foram decorrentes do evangelho.
Como jovens e adolescentes, é inegável que o evangelho também é um sofrimento, geralmente acompanhado do medo e da vergonha (contar de testemunho na UTFPR).
Paulo incentiva Timóteo a se espelhar em três figuras comuns daquela sociedade:
Ser como um soldado, que ignora os serviços da vida ordinária para se dedicar às tarefas do recrutador;
Ser como um atleta, que deve seguir as regras da competição se quiser ser bem sucedido;
Ser como um lavrador, que trabalha árduamente debaixo do sol para conseguir desfrutar dos primeiros frutos da colheita.
Esses três exemplos evidenciam a provação que é ser testemunha do evangelho. O medo e a vergonha se originam daquilo que é muito caro para nós, e precisamos abrir mão dessas coisas se queremos para participar dos sofrimentos do evangelho; da mesma forma, o atleta precisa resistir ao desejo de violar regras a fim de permanecer firme na corrida; por fim, o lavrador sofre muito antes de desfrutar dos frutos do seu trabalho.
Mesmo que seja difícil nesse momento para você entender o que é participar dos sofrimentos do evangelho, Paulo diexa claro que o Senhor dará a compreensão em todas as coisas. Uma coisa é certa, a salvação é um longo caminho de desenvolvimento, onde vamos crescendo no conhecimento de Deus e naquilo que ele tem para nossas vidas.
Lembrando-se de Jesus Cristo (2Tm 2.8-13)
Lembrando-se de Jesus Cristo (2Tm 2.8-13)
Apesar do caminho do evangelho ser um caminho de sofrimento e provações, acompanhado de medo e vergonha, é um caminho de glória e louvor a Jesus Cristo, aquele que venceu a morte.
Quando anunciamos o evangelho, não é por causa de uma pessoa comum, mas é por causa do Senhor Jesus. Quem ele é na sua vida? O que você está disposto a fazer por ele? Paulo esteve disposto a ser preso por ele, dispôs-se a morrer por ele e perder tudo o que tinha. E você?
É por causa de Jesus, inclusive, que Paulo sai em missão. Ele afirma categoricamente que tudo sofre por causa dos eleitos, por causa daqueles que ouviram a mensagem do evangelho e se converteram, mesmo que ele não os conheça. Paulo reconhece que a evangelização, que a missão, lhe causou muitas dores, e muitas vezes as próprias pessoas a quem ele pregava o humilhavam. No entanto, ele relembra que é por causa de Jesus e pelo que ele fez por nós e por outros salvos que nós anunciamos o evangelho. Por isso, eu pergunto de novo, quem é Jesus na sua vida? Perguntamos isso nas profissões de fé, mas será que entendemos a dimensão dessa pergunta?
Paulo conclui sua carta com um hino, trazendo a memória um pouco de Jesus:
Assim como morremos com ele (nos sofrimentos do evangelho), também viveremos com ele;
Se perseveramos, mesmo no sofrimento, reinaremos com ele;
Se o negarmos, da mesma forma ele também nos negará;
Se somos infiéis, ele permanecerá fiel, porque é quem ele é.
Considerações finais
Considerações finais
Palavras de Martin Luther King Jr, em seu último discurso público antes da sua morte:
E então cheguei a Memphis. E alguns começaram a falar sobre as ameaças, ou falar sobre as ameaças externas. O que aconteceria comigo diante do perigo de alguns brancos doentes mentalmente? Bem, eu não sei o que acontecerá agora. Nós tivemos alguns dias difíceis pela frente. Mas não me importo com isso agora. Porque eu estive no topo da montanha. E eu não dou a mínima. Como qualquer um, eu gostaria de viver uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas eu não estou preocupado com isto agora. Eu quero apenas fazer o desejo de Deus. E ele permitiu-me ir no topo da montanha. E eu olhei ao redor. E avistei a terra prometida. Talvez eu não fique com você lá. Mas eu quero que você saiba esta noite, que nós, como povo, chegaremos a terra prometida. Então estou feliz esta noite. Não estou preocupado por nenhuma coisa. Não temo nenhum homem. Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor.
Testemunho no crossfit.
