O DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO (At 2.1-12)
Notes
Transcript
Quebra-Gelo: Como identificar alguém cheio do Espírito Santo?
__________________________________________________________________________________________
v. 1 - Obediência
Leitura: At 1.4-5
Além dos seus seguidores (apóstolos e discípulos) terem permanecido em Jerusalém, eles estavam reunidos como igreja. A condição para o cumprimento da promessa foi cumprida.
Aplicação: Hoje nós temos a mesma promessa se cumprindo, pois cada vez que um pecador nasce de novo (fé + arrependimento = obediência) o Espírito Santo faz morada em seu interior. E da mesma forma como foi no passado, é necessário que sejamos obedientes a Deus.
Nos nossos dias, muitos afirmam meu corpo minhas regras… Mas para a igreja que foi comprada pelo sangue de Jesus, que unida é chamada biblicamente de corpo de Cristo… O Mestre afirma: Meu corpo, minhas regras. Os salvos são guiados pelo Espírito de Deus.
Pergunta: Quem tem guiado sua vida, seus próprios desejos e orgulho ou o Espírito Santo de Deus?
__________________________________________________________________________________________
v. 2-4 - O derramar do Espírito Santo
Características:
Foi audível: v.2 - veio do céu um som como de um vento muito forte.
Foi visível: v.3 - e viram o que parecia línguas de fogo que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Foi manifesta aos homens: v.4 - começaram a falar em outras línguas.
Aplicação: O derramar do Espírito Santo segue acontecendo na vida daquele que crê na mensagem de Cristo, porém, não mais de forma audível, visível e manifesta como ocorreu no Dia de Pentecoste (com som de vento, visão de línguas de fogo e manifestação de idiomas), mas no interior de cada um, gerando uma mudança interna que é refletida de forma externa com uma vida transformada.
Leituras:
Jo 14.16-17
Ef 1.13-14
Rm 8.9-11
Pergunta: Você consegue traçar uma linha da sua história e perceber as mudanças que o Espírito está operando em sua vida?
________________________________________________________________________________________
v. 5-12 - O impacto no que não crê
O Dia de Pentecoste (50 dias após a Páscoa) era uma festa judaica que ocorria em Jerusalém onde os judeus ofereciam as primícias de suas colheitas a Deus no templo em Jerusalém (também citada como Festa das Primícias, Festa das Semanas). Esse foi o dia escolhido por Deus para o derramar do Espírito Santo, talvez por ser um dia que a festa reunia judeus de diversas partes do mundo em Jerusalém.
Particularidade - uma manifestação sobrenatural: estavam reunidas naquele local pessoas de pelo menos 14 nacionalidades, cada uma com as suas particularidades no idioma, porém, cada um dos presentes os ouvia falar em seu próprio idioma. As escrituras dizem que as pessoas estavam atônitas e perplexas e a pergunta era: o que significa isto?
Aplicação: uma pessoa cheia do Espírito Santo sempre vai gerar impacto sobrenatural na vida daqueles que o cercam e não creem na mensagem de Jesus, seja por palavras, comportamento ou atitude.
Pergunta: Como podemos compartilhar de forma mais efetiva a palavra de Deus?
Que as nossas ações possam ser intencionais.
__________________________________________________________________________________________
O mesmo Deus que fez grandes coisas por meio de seus apóstolos, continua hoje fazendo através de nós.
Não precisamos viver um novo pentecoste, precisamos de ardentemente buscar o Deus que já foi derramado no meio de nós!