Semente boa, terra boa

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
JESUS falava por parábolas - por que?
Mateus 13.10 “Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?”
2. A semente é a plavra de Deus
Lucas 8.11 “Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.”
A Semente produz vida, cura e libertação. Muitos rejeitam a semente, pois acham que não precisam dele, ou que estão prontos mas isto é uma mentira do diabo!
Sem a palavra ninguém produz nada!
3. A terra representa os que ouvem a mensagem.
a terra recebe a semente e a germina
João 12.48 “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.”
4. Os quatro tipos de terra
1
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. A Explicação da Parábola do Semeador (13:18–23)

A terra batida pelo caminho trata das pessoas que se recusam a aceitar a mensagem. Ouvem o evangelho, mas não compreendem — não porque não podem, mas porque não compreenderão. Os pássaros representam Satanás; arrebata a semente do coração desses ouvintes. Ele coopera com eles na sua árida escolha. Os fariseus eram ouvintes de terra batida.

2
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. A Explicação da Parábola do Semeador (13:18–23)

Quando Jesus falou do solo rochoso, ele tinha em mente uma camada fina de terra cobrindo a saliência de uma rocha. Isso representa as pessoas que ouvem a palavra e respondem com alegria. A princípio, o semeador poderia ficar orgulhoso do enorme sucesso de sua pregação. Mas logo ele aprende a lição mais profunda: que não é bom quando a mensagem é recebida com sorrisos e aclamações. Primeiro deve haver convicção de pecado, contrição e arrependimento. É muito mais promissor ver um inquiridor chorando até o Calvário que vê-lo andando pela igreja com coração leve e exuberante. A terra rasa produz uma profissão de fé superficial; não há profundeza na raiz. Mas, quando sua profissão é provada pelo sol escaldante da angústia ou perseguição, decide que não vale a pena e abandona toda profissão de sujeição a Cristo.

3
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. A Explicação da Parábola do Semeador (13:18–23)

A terra infestada por espinhos representa outro grupo que ouve a palavra de maneira superficial. Aparentemente parecem ser súditos genuínos do reino, mas, com o passar do tempo, seu interesse é sufocado pelos cuidados do mundo e por sua fascinação pelas riquezas.

4
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. A Explicação da Parábola do Semeador (13:18–23)

A boa terra representa um crente verdadeiro. Ele ouve a palavra receptivamente e a compreende por obedecer ao que ouve. Embora esses crentes não produzam a mesma quantidade de fruto, todos mostram pelo seu fruto que possuem a vida eterna. Fruto aqui, provavelmente, é a manifestação do caráter cristão em vez de almas ganhas para Cristo. Quando a palavra fruto é usada no NT, geralmente se refere ao fruto do Espírito

Como a mensagem da parábola se aplica à maneira como ouvimos e respondemos à palavra de Deus?
O que implica ter um coração semelhante ao 'solo bom' descrito na parábola?
há vários tipos de terra, somente 1 é bem recebido pela semente
O resultado da boa semeadura não depende apenas da semente, ou da terra!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.