Orações Atendidas
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 57 viewsNotes
Transcript
INTRO:
Alguém aqui já teve alguma oração atendida? É muito bom né, nossa fé aumenta ainda mais, temos motivos de gratidão, temos a convicção de que Ele nos ouve e muito mais do que isso , nos ama. Ele cuida de nós.
Muito mais do que teoria, orações atendidas, é viver na prática o que Deus espera de nós. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7
Agora, quem aqui já teve alguma oração que não foi atendida?
E nas nossas orações não atendidas, será que os pedidos dos nossos corações estavam verdadeiramente alinhados com os do coração de Deus?
Sobre orações não atendidas a palavra de Deus nos diz que: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”
Mas sobre orações atendidas a palavra de Deus nos diz: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.
Se queremos ter nossas orações atendidas devemos então estar com os nossos corações alinhados na mesma sintonia do coração do nosso Pai. Assim glorificaremos o seu nome.
E para que isso aconteça precisamos primeiramente deixar que Deus assuma em nós o seu devido lugar: O trono dos nossos corações.
Precisamos entregar as nossas vontades para que o Espírito Santo aperfeiçoe os nossos pensamentos e padrões.
Já que as orações não atendidas são aquelas que não estão alinhadas a vontade de Deus, e/ou também aquelas orações que não estamos sabendo pedir, estamos pedindo mal e por isso não recebemos ou não temos recebido.
Como então aprendemos a orar corretamente? Como devem ser nossas orações recorrentes? Como devemos orar?
Hoje vamos ver alguns dentre as milhares orações atendidas contidas na palavra de Deus, e vamos analisa-las, entende-las, afinal, todos nós aqui queremos que nossas orações sejam atendidas, não é mesmo?
Por isso o título dessa mensagem é: Ensina-nos a orar.
VAMOS ORAR.
Mas o que é oração:
Oração é a nossa comunicação com Deus, expressa por meio de palavras ou pensamentos, com diferentes propósitos, como: adoração, súplica, gratidão, intercessão e confissão. A oração pode ser individual ou coletiva e pode ocorrer de forma espontânea ou seguindo um modelo específico, como o Pai Nosso.
Oração é um ato de fé e intimidade com Deus, através do qual expressamos nossos sentimentos, necessidades e louvor.
Para nós cristãos, tudo se move através da oração. Nosso messias foi o exemplo vivo e os discípulos sabiam muito bem disso, eles observava no exemplo de Jesus que constantemente se retirava para orar, que constantemente orava antes de fazer milagres. Jesus nos ensinou que a oração é essencial para a nossa vida.
Um cristão que não ora, perdeu.
A oração nos direciona, nos ajuda a ter mais fé, nos ajuda a desenvolver um relacionamento íntimo com Deus.
Mas como orar? Essa também foi a pergunta dos discípulos.
Vamos ler Lucas 11.1–4 “De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.”
Essa oração aborda todas as coisas que precisamos dizer quando oramos. A oração do Pai Nosso aborda todas as áreas das nossas vidas e nos reveste através dessa poderosa oração, se estivermos alinhados com a oração do Pai Nosso, certamente Deus atenderá as nossas orações.
1 - Pai nosso que estás nos céus, seu nome é santo e que a sua santidade seja estabelecida em nós e no meio de nós.
2 - Venha o teu Reino, seja feita a sua vontade assim na terra como é no céu. Uma convocação solene para que o Reino de Deus, sua justiça e não a nossa, a sua vontade e não a nossa, seja estabelecida a cima de tudo e todos, em nós e no meio de nós.
3- O pão nosso de cada dia dai-nos hoje. Ou seja tudo que precisamos para sermos alimentados, seja espiritualmente ou fisicamente, nos seja dado a cada dia, hoje, no tempo presente. Afinal a palavra nos adverte para não andarmos ansiosos como as coisas do futuro, basta cada dia o seu próprio mal. Esse tópico específico nos direciona a uma chamado de fé e confiança. Essa parte me lembra muito do maná no deserto, onde o povo de Deus queria guardar o pão para o dia seguinte, confiando que reter algo é uma questão de segurança, totalmente contrário da fé, totalmente contrária a oração que nos fomos ensinados a fazer. Um filho confia no pai.
4- Perdoa nossos pecados assim como perdoamos a todos que nos deve. Assim como Deus te perdoou, devemos perdoar todos os que nos devem, esse é mais um princípio básico para que Deus ouça as nossas orações, você tem perdoado aqueles que falham e detêm alguma dívida contigo assim como Ele te perdoou? É um ponto a ser refletido.
5 - E não dos conduza a tentação mas livra-nos do mal. Um pedido intencional a Deus que nos ajude a evitar situações que possam nos levar ao erro, protegendo-nos do mal.
Exemplos práticos:
Exemplos práticos:
No ambiente de trabalho – Uma pessoa recebe a oportunidade de ganhar dinheiro de forma desonesta, como adulterando relatórios financeiros. Se ela resiste à tentação e escolhe agir com integridade, certamente Deus o livrará desse mal.
Na alimentação – Alguém que está tentando manter uma dieta saudável pode ser tentado a comer em excesso. Se essa pessoa pede força para resistir e faz uma escolha saudável, ela está evitando cair na tentação.
Nas amizades – Um jovem pode ser influenciado por amigos a cometer atos ilícitos. Se ele busca intencionalmente em Deus se posicionar baseado nos valores celestes dizendo não e se afastando dessas influências negativas, certamente Deus o livrará desse mal.
A oração do Pai Nosso é muito poderosa, ela permeia por todas as áreas da nossa vida, tudo que precisamos para vencer em Deus as dificuldades desse mundo.
Ao observar a vida de Jesus, seu ministério e o seu sucesso em tudo que fazia, um dos seus discípulos pediu para que o mestre ensinasse os seus seguidores a orar para obter o que Deus espera de nós. Jesus fez tudo o que Deus esperava, ele foi o plano perfeito de Deus. O plano perfeito de Deus orava continuamente.
Como ter uma vida de orações atendidas? Tendo o coração alinhado com o coração de Deus, tendo as vontades alinhadas com a vontade de Deus.
O maior evangelista da história sabia muito bem sobre esse princípio da oração e suas orações em suas cartas são um exemplo claro de como também devemos orar.
Vamos ler:
Orações de Paulo em Suas Cartas.
• Romanos 1:9-10 – Paulo ora pelos cristãos de Roma.
• Efésios 1:15-23 – Paulo ora para que os crentes tenham sabedoria espiritual.
• Efésios 3:14-21 – Paulo ora para que os crentes compreendam o amor de Cristo.
• Filipenses 1:9-11 – Paulo ora pelo crescimento espiritual dos filipenses.
• Colossenses 1:9-14 – Paulo intercede pelo conhecimento e força dos colossenses.
Aqui Paulo está focado em Deus. Nenhuma oração do Novo Testamento está focada em dar ordem direta ao mal, a gente não vê isso acontecendo, exceto em quando existe uma pessoa endemoniada, esse é um outro tipo de questão. Também não estou dizendo que esse tipo de oração seja uma oração errada ou que Deus não ouve, pelo contrário, se o Espírito Santo te direcionar a essa oração, faça. Porém como modelo das orações descritas na bíblia para as situações recorrente da nossa vida em Cristo, temos o exemplo claro de que a nossa oração devem seguir o exemplo deixado por Paulo a nós, afinal a palavra de Deus é o modelo que devemos seguir, amém?
E nesse modelo a ser seguido de oração, a gente vê Paulo ao invés de pedir
Romanos 1:9-10 : Paulo ora pelos Cristãos em Roma, Devemos orar pelo povo de Deus. Existem irmãos sendo perseguidos, enfrantando batalhas, devemos orar um pelos outros, afinal temos todos nós, filhos de Deus, sofrido perseguições.
Efésios 1:15-23: Paulo ora para que os crentes tenham sabedoria espiritual. E aqui eu quero chamar atenção para algo importante. Por que Paulo não orou assim: Que toda a falta de sabedoria espiritual caia por terra em nome de Jesus? Ele não ora ordenando as trevas, ele ora pedindo a Deus. O foco dele é o Senhor e consequentemente as trevas se dissiparão.
Se a gente experimenta-se orar dessa forma:
No ambiente corrupto: Oro para que o Senhor conceda a essas pessoas infiéis , fidelidade ao Senhor e aos seus conjugues, aos seus amigos, aos seus patrões, a esse povo frio , um coração que queima por tí, aquele que tem dificuldade de entender as escrituras, de ouvir a sua voz, entendimento e vontade de se debruçar na tua palavra..
Não é mais facil a gente acender a luz do que repreender as trevas? volto a dizer existirão momentos específicos que teremos que repreender as trevas, o que não pode acontecer é que desenvolvamos uma vida de oração focada somente nisso.
Temos que trazer luz aos nossos problema e dificuldades, precisamos entender isso!
Se você entende que as pessoas a sua volta estão corrompidas, se as coisas estão de cabeça para baixo, será que repreender essa situação é mais eficiente ou trazer a luz para essa situação é mais eficiente?
Por exemplo : Se estamos em um quarto escuro, é mais fácil ficarmos falando para a escuridão, sai escuridão ou é mais fácil acender a luz? Precisamos assim como Paulo levar a luz, direcionar a nossa oração para Deus.
Com certeza Deus ouviria prontamente essa oração e as pessoas assim como o ambiente seriam impactadas.
Muitas vezes estamos orando para Deus mandar fogo do céus e queimar a pessoa, ao invés de pedirmos para que Ele derrame nela um senso de arrependimente e mudança de vida, fomos condicionados pela religião a orar assim, até mesmo pelas nossas vidas.
Queima tudo que não provém de ti ao invés de pedirmos, que a sua luz Senhor ilumine todos os quartos escuros do meu ser e com certeza todas as trevas se disciparão!
Que possamos entender a importância da oração correta, alinhada com o coração e com a vontade de Deus, amém?
