Estudo no livro de Provérbios
Capítulo 1 ao 4
Introdução:
É difícil elaborar um esboço de Provérbios, pois, em vez de desenvolver um pensamento continuado, como em um filme, o livro apresenta retratos individuais, como uma exposição de fotografias ou uma apresentação de slides.
Durante o estudo do livro, o leitor perceberá que Provérbios se parece bastante com a epístola de Tiago.
Outro elemento valioso é procurar ilustrações de provérbios:
Data:
Autoria:
Estrutura do capítulo 1 ao 10
1. Introdução (1:1–7).
2. Primeira coleção: Poemas (1:8–9:18).
3. Segunda coleção: “Provérbios de Salomão” (10:1–22:16).
4. Terceira coleção: “Palavras dos sábios” (22:17–24:22).
5. Quarta coleção: “Provérbios dos sábios” (24:23–34).
6. Quinta coleção: “Provérbios de Salomão” (25:1–29:27).
7. Sexta coleção: “Palavras de Agur” (30:1–33).
8. Sétima coleção: “Palavras do rei Lemuel” (31:1–9).
9. Apêndice: “O louvor da mulher virtuosa” (31:10–31).
1). INTRODUÇÃO COMO UM CONSELHO PARA OS MOÇOS (1:8–9:18)
Os primeiros sete capítulos são direcionados basicamente ao “Filho meu”, expressão que ocorre mais de vinte vezes. Nesses capítulos, percebemos a emoção de um pai que deseja o melhor para seu filho. Prestar atenção a esses conselhos ajudará os jovens a evitar as armadilhas da vida e desenvolver habilidades práticas para lidar com as circunstâncias do cotidiano.
Provérbios 1:8-9 “Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter”
Provérbios 1.10–19 “Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe.Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes!Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas.Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas.Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!” Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles.Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar.Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando.No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão.O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.”
Provérbios 1.32 “Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos.”
2) As recompensas da sabedoria
No capítulo 2, Salomão insiste com seu filho para que siga o caminho da sabedoria. Os primeiros quatro versículos tratam das condições para receber a sabedoria de Deus:
é preciso procurá-la com sinceridade e determinação. O restante do capítulo promete que a sabedoria e o entendimento serão concedidos se forem buscados com essa atitude. Cada um dos 22 versículos do capítulo 2 inicia-se com uma letra do alfabeto hebraico, em ordem.
