Buscando agradar a Deus
Inteligência Espiritual • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Nessa manhã gostaria de saber qual é o seu objetivo e o seu foco de ter vindo para esse acampamento? Para se divertir, brincar, conhecer novas pessoas? Isso é algo muito importante e louvável, todavia, não deve ser o seu foco principal, pois a proposta do acampamento é que seja inteligente espiritualmente.
Nós vamos refletir sobre a “Inteligência Espiritual”, a ideia é: “Como vivermos no mundo irreal, mas com a identidade real”. Isso significa que vivemos em um mundo irreal, pois ele é cheio de ilusão e também é passageiro, mas lembrando que temos uma identidade real, ou seja, uma identidade que permanece para sempre, por isso estamos nesse mundo de passagem. E para vivermos nesse mundo precisamos buscar a “inteligência espiritual”.
Então como vivermos nesse mundo de forma inteligente? É isso que vamos tratar nesses dias. Hoje falaremos sobre a santidade, ou seja, como podemos viver nesse mundo cheio ilusão e vivermos agradando a Deus.
Contexto
Contexto
Paulo escreve essa carta para a igreja que está na cidade de Tessalônica. O objetivo é de detalhar seus ensinos para esta igreja, pois ele ficou na cidade por três sábados, desse modo, ele não pode ficar muito tempo em Tessalônica.
O ensino que o apóstolo deixa para esta igreja é sobre a segunda vinda de Cristo Jesus (1 Ts 5.1-11), sobre a vida cristã, isto é, enquanto eles aguardavam a vinda do Senhor eles precisavam viver em santidade (1 Ts 4.1-12) e o apóstolo consola os cristãos em meio a perseguição (1 Ts 2.13-16).
Ideia Central
Ideia Central
Para viver de forma inteligente nesse mundo, o cristão deve viver em santidade, para agradar o Pai Celestial.
Transição
Transição
Veremos três maneiras para agradarmos a Deus na nossa vida prática.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª Obedecer as instruções (v.1-2)
1ª Obedecer as instruções (v.1-2)
Paulo está exortando os irmãos sobre a santidade, ou seja, na vida prática como eles devem viver, a fim de agradar a Deus. Considerando isso, o texto apresenta duas instruções:
1ª Buscar as instruções que foram ensinadas (v. 1)
1ª Buscar as instruções que foram ensinadas (v. 1)
1 Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.
Paulo havia instruído a igreja de Tessalônica a viver uma vida que agrade a Deus. Os tessalonicenses já estavam vivendo dessa maneira, contudo o apóstolo os exorta para que eles prossigam em agradar a Deus, porém, com mais intensidade. A Sagrada Escritura nos encoraja a estarmos buscando a conhecer as instruções, através da própria bíblia acerca de como agradar ao Pai, mas além de conhecer, é necessário buscar viver essas instruções, ou seja, obedecer a Palavra do Senhor.
10 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e
11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,
O foco da nossa vida é agradar o nosso Deus, e nisso devemos crescer cada vez mais. Então a cada dia que passa a nossa vida espiritual deve melhorar e não piorar. Por isso o texto diz: “agora pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais”.
2ª Conhecer os mandamentos (v. 2)
2ª Conhecer os mandamentos (v. 2)
2 porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
Paulo continua seu argumento dizendo o porquê que a igreja deveria viver para agradar a Deus, o texto diz que eles já conhecem as ordens ou instruções de Cristo, o qual Paulo deixou para eles.
Devemos buscar conhecer os mandamentos que foi deixado na palavra de Deus para nós. Porque para agradarmos a Deus, precisamos conhecer as instruções do Senhor.
2ª Viver a vontade de Deus (v. 3-6)
2ª Viver a vontade de Deus (v. 3-6)
Paulo irá apresentar a vontade de Deus para as nossas vidas. Muitos procuram saber qual é a vontade de Deus, mas esperam que Deus mostra de forma extraordinária, de forma misteriosa. Mas a vontade de Deus está revelada na bíblia. Diante disso, veremos três atitudes para vivermos a vontade de Deus:
1ª Ficar longe do pecado sexual (v.3)
1ª Ficar longe do pecado sexual (v.3)
3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
Na Sagrada Escritura existem dois aspectos a respeito da vontade de Deus, os quais são a vontade secreta e a revelada, isto é, existem situações que o Senhor não deixou revelado para nós, porém, existem situações que o Senhor já deixou claro para nós nas Sagradas Escrituras.
29 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.
O apóstolo Paulo apresenta a vontade revelada por Deus, onde o Todo Poderoso deixou claro que nós deveríamos viver em santidade, pois essa é a vontade de Deus. Mas em que área da vida devemos viver em santidade? Na área sexual, e a ordem é bem clara no texto: “Abstenham-se da imoralidade”. A palavra “abster” significa “tornar-se emocionalmente ou relacionalmente separado”, ou seja, devemos estar distante da imoralidade sexual.
A imoralidade sexual significa “atos sexuais que são moralmente condenável”, ou seja, todo o tipo de ato sexual que seja proibido pela palavra de Deus. Precisamos buscar ficar longe de todo o tipo de pecado sexual, isto só é possível quando há uma busca pela santidade, ou seja, buscar ser separado para Deus. Porque ser santo agrada a Deus.
18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.
3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.
Precisamos seguir o exemplo de José, que fugiu da imoralidade sexual.
7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: “Venha, deite-se comigo!” 8 Mas ele se recusou e lhe disse: “Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. 9 Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” 10 Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Imoralidade sexual na prática é:
Fornicação - sexo antes do casamento.
Prostituição - pagar um garoto (a) de programa.
Pornografia - acesso de conteúdos imorais.
Adultério - ter relações sexuais com outra pessoa que não seja o cônjuge.
Viver abrasado - morar junto e não se casar.
Fotos sensuais - postar fotos sensuais ou acessar fotos sensuais nas redes sociais.
Abuso, estupro - ter relações sexuais de forma forçada.
2ª Buscar o domínio próprio (v. 4-5)
2ª Buscar o domínio próprio (v. 4-5)
4 Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa,
Paulo nos exorta a controlarmos o próprio corpo, para que vivamos de maneira santa e honrosa.
19 Falo isso em termos humanos, por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.
5 não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.
Nós devemos buscar o domínio próprio, para não vivermos para os desejos sexuais, assim, como os gentios que não conhece a Deus, mas pelo contrário, vivermos longe das paixões sexuais. No livro de Romanos a Palavra de Deus deixar explícito que os gentios vivem com os desejos desenfreados.
24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.
25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
3ª Não defraudar o outro (v. 6)
3ª Não defraudar o outro (v. 6)
6 Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.
O apóstolo Paulo deixa bem explícito que ninguém deve defraudar um irmão, em vários aspectos da vida. Entretanto, nesse contexto Paulo está querendo dizer que jamais se deve despertar um sentimento o qual não se pode suprir, isto é, uma mulher despertar um sentimento em um homem, onde ela não pode satisfazer aquele desejo. Pois que pratica isso, será julgado por Deus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Você rapaz ao se interessar por uma moça, cuidado para você não despertar um sentimento ou desejo que você não vai suprir, pois defraudação é pecado contra Deus.
Você moça ao se interessar por um rapaz, cuidado para você não defraudá-lo, despertando um desejo que você não irá suprir.
Outra situação que pode acontecer é a seguinte: “O irmão jovem começa a gostar da irmã, aquela irmã linda, que ao olhar dá aquele frio na barriga, então ele começa a orar e a moça dá todos os sinais que gosta dele, ou seja, começa a corresponder, dá abertura. Depois a moça começa ignorar o jovem e quando ele vai declarar os sentimentos ela diz que não sente nada por ele” isso é defraudação.
3° Viver a santidade de Deus (v. 7-8)
3° Viver a santidade de Deus (v. 7-8)
Paulo termina a sua exortação mostrando que devemos viver a santidade de Deus, pois essa é a vontade de Deus para as nossas vidas. Perante isso, veremos duas verdades sobre viver em santidade:
1ª Deus deseja que sejamos santos (v. 7)
1ª Deus deseja que sejamos santos (v. 7)
7 Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
Deus exige dos seus filhos uma vida de santidade, porque essa é a vontade de Deus.
15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
Precisamos buscar viver de forma pura e fugir da impureza. Porque Deus nos chamou para sermos santos.
2ª Deus deseja que obedeçamos as instruções (v. 8)
2ª Deus deseja que obedeçamos as instruções (v. 8)
8 Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.
A Bíblia Sagrada é bem clara em afirmar que se nós rejeitarmos a viver uma vida santa, estamos rejeitando o próprio Deus, o qual deu o Espírito Santo no momento em que nos convertemos, nos arrependemos e cremos no evangelho.
13 Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa,
Então, após a conversão nós buscamos a santificação pela ajuda do Espírito Santo.
9 Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
Conclusão
Conclusão
Portanto, para vivermos nesse mundo de forma inteligente precisamos buscar agradar a Deus, vivendo em santidade na nossa vida prática, fugindo da imoralidade sexual, obedecendo as instruções da palavra de Deus, pois Deus nos salvou para sermos santos.
Infelizmente muitos cristãos têm deixado a desejar em relação a vida de santidade, abraçando o pecado e vivendo conforme o mundo.
Portanto, se você deseja ser inteligente espiritualmente busque agradar a Deus, seja santo.
Aplicação
Aplicação
Busque viver a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida, por exemplo, estudo, trabalho, relacionamento de amizade ou de namoro.
Fuja da imoralidade sexual, isso incluí fotos sensuais na internet, pornografia, sexo antes do casamento.
Viva em obediência às instruções da Palavra de Deus.
