1. Regeneração: Deus nos dá a vida (Jo 3.1-15)

Maravilhosa Salvação  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Ceia

1 Corinthians 11:23–32 NAA
23 Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.” 25 Do mesmo modo, depois da ceia, pegou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.” 26 Porque, todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que ele venha. 27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28 Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 É por isso que há entre vocês muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31 Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Quem pode cear?
Cantemos enquanto recebemos os elementos.

Rocha eterna + Rude Cruz (coro)

1. Rocha eterna, foi na cruz que morreste Tu, Jesus. Vem de Ti um sangue tal que me limpa todo mal. Traz as bênçãos do perdão, da pureza e salvação.
2. Nem trabalho, nem penar pode o pecador salvar. Só Tu podes, bom Jesus, dar-me vida, paz e luz. Peço-Te perdão, Senhor, pois confio em teu amor.
Sim, eu amo a mensagem da cruz; suas bênçãos eu vou proclamar. Levarei eu também minha cruz ‘té por uma coroa trocar.
3. Quando a morte, enfim, chegar, e meus olhos eu fechar; quando para o céu subir e teu rosto em glória vir, Rocha eterna, que prazer eu terei de em Ti viver.
Sim, eu amo a mensagem da cruz; suas bênçãos eu vou proclamar. Levarei eu também minha cruz ‘té por uma coroa trocar.
Levarei eu também minha cruz ‘té por uma coroa trocar.

Oração

Cantemos enquanto entregamos nossos dízimos e ofertas.

Introdução

Há uma pergunta muito importante: o que acontece quando somos salvos? Somos regenerados; justificados; adotados; santificados; glorificados.
A experiência de salvação como um todo é rica demais; é maravilhosa. É sobre isso que meditaremos nessa nova série de cultos.
Talvez uma das perguntas mais importantes da vida seja: “o que eu preciso fazer para ser salvo?” Crucial. A resposta dada a essa questão afeta radicalmente o destino eterno de uma alma.
João estrutura essa conversa em uma narrativa resumida. Temos três importantes diálogos: Nicodemos fala e Jesus o responde. Em cada um desses diálogos, Jesus revela uma importante verdade sobre o novo nascimento.
Hoje meditaremos sobre a regeneração através da conversa de Jesus com Nicodemos.

Em primeiro lugar, a regeneração é indispensável (vv. 1-3).

Nicodemos: um homem de destaque. Respeitável. Religioso judeu. Fariseu. Membro do Sinédrio (“um dos principais dos judeus”).
Nicodemos se dirige a Jesus com muito respeito, talvez de modo um pouco bajulador no v. 2. Mas ele ainda não tinha a fé salvadora. Ele ainda não tinha nascido de novo. Não tinha experimentado a conversão.
Qual foi a palavra dada a ele por Jesus? “Não importa quem uma pessoa seja, suas conquistas, seus feitos, e até mesmo suas ações religiosas; elas não salvam ninguém”.
Jesus confronta uma crença dos mestres da lei nos tempos de Jesus (Mishná 10.1):
Todo o povo judeu, mesmo os pecadores e aqueles que estão sujeitos a serem executados com uma pena de morte imposta por um tribunal, têm uma parte no Mundo Vindouro, conforme declarado em Is 60.21: “Todos os do seu povo serão justos e para sempre herdarão a terra; serão renovos que eu plantei, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado”.
Em outras palavras, se você fosse judeu, não importava o que você fizesse. Você poderia viver como um apóstata e um rebelde. Não faria diferença. Como você era judeu, na vinda do Messias, você faria parte do Reino de Deus (vindouro e glorioso).
Agora chegamos numa questão crítica: se Nicodemos não podia ser salvo nem por suas obras e nem por sua posição, então quem pode ser salvo? Jesus trabalha essa questão adiante.
Portanto, tomar parte no Reino de Deus, o novo nascimento é indispensável.

Em segundo lugar, a regeneração é obra do Espírito de Deus (vv. 4-8).

Nicodemos claramente não entende Jesus: “Como um homem velho pode nascer novamente de sua mãe?” Ele não havia compreendido que Jesus estava falando de um nascimento espiritual. Jesus explica nos vv. 5-8.
Jesus explica que o “nascer de novo” significa “nascer da água e do espírito”. O que significa isso?
No AT, Deus havia profetizado sobre uma aliança futura que faria com Seu povo. Uma aliança superior, espiritual. Veja o que o Senhor diz sobre isso em Ez 36.25-27:
Ezekiel 36:25–27 NAA
25 Então aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão purificados. Eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. 26 Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. 27 Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos.
Nicodemos conhecia bem essa passagem. “Nascer da água e do espírito” são uma só coisa, e significam “nascer de Deus, e assim ter um coração transformado e purificado”.
Assim, o significado resumido de “nascer de novo” é “tornar-se filho de Deus”.
No v. 6: “o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. Carne gera carne; apenas o Espírito com “E” maiúsculo, o Espirito de Deus, gera pessoas espirituais, verdadeiros filhos de Deus. “Carne” aqui não significa a natureza pecaminosa (Paulo), mas o aspecto físico do ser humano. Em outras palavras, o nascimento humano gera pessoas que pertencem a uma família terrena, e nunca filhos de Deus. Isso impactou Nicodemos e a crença dos judeus. Os judeus pensavam que, pelo fato de terem nascido numa família judia, eram membros do povo de Deus e, por isso, não importava o modo como viviam. Eles eram membros da família de Deus e, portanto, precisavam apenas aguardar a vinda do Messias para participarem do Reino de Deus. Eles estavam redondamente enganados!
Essa verdade preciosa impacta também nossa vida como cristãos. Pais cristãos não geram filhos cristãos, pois o novo nascimento, necessário para ser um filho de Deus, é obra apenas do Espírito Santo de Deus nos corações dos pecadores.
V. 8: Uma comparação entre o vento e o Espírito. O vento não pode ser controlado ou compreendido pelos homens, mas podemos claramente perceber sua obra no balançar das folhas, no frescor, no estrago feito pelos vendavais. Assim é com o Espírito.

Em terceiro lugar, a regeneração acontece através da fé em Jesus (vv. 9-15).

Nicodemos no v. 9: “Como pode ser isso?” ou “como o novo nascimento acontece?”
Nicodemos era representante de uma longa tradição judaica que acreditava piamente no fato de que o Reino de Deus seria conquistado através de sua própria obediência à Lei de Deus. Agora, porém, ele ouve sobre um novo nascimento, o nascimento do alto, de Deus, que não é produzida ou realizada por homens. Nicodemos apresenta incredulidade diante do que Jesus lhe ensinou.
Por isso Jesus o repreende no v. 10. Nicodemos não estava compreendendo por uma limitação intelectual. Ele era “mestre em Israel”. Sua incompreensão era gerada por uma indisposição de aceitar o que Jesus ensinara. Nicodemos começou a conversa tratando a Jesus com respeito, mas a verdade é que ele nem tinha começado a entender quem Ele era e o respeito que Jesus merecia.
Vv. 13-15 resume o evangelho: Jesus é o Filho de Deus que desceu dos céus e assumiu a forma humana para ser levantado no madeiro. Todo aquele que crê nessa maravilhosa verdade tem a vida eterna.
V. 14 faz referência à serpente no deserto (Nm 21): o povo murmurou, Deus enviou cobras venenosas que mataram muitos. O povo se arrependeu, Moisés clamou ao Senhor, e Ele deu a seguinte instrução: “faça uma serpente de bronze e a pendure sobre uma haste. Quem pra ela olhar será salvo”. A conexão entre a serpente de bronze e Jesus é o fato de terem sido “pendurados”, “levantados”. Esse verbo, “levantado”, tem um sentido tanto literal (“erguido”) quando simbólico (“exaltado”). Isaías fala sobre o Servo Sofredor que seria muito exaltado.
Jesus, assim, responde à pergunta de Nicodemos no v. 9 “Como o novo nascimento pode acontecer?”. O novo nascimento é experimentado através da obra salvadora de Jesus Cristo na cruz, recebida exclusivamente pela fé Nele.
O que é a vida eterna? No contexto, é a vida da ressurreição na era vindoura. Mas não apenas isso. É uma vida eterna que já começa a ser experimentada nessa vida terrena, a partir do momento em que se crê em Jesus Cristo.

Considerações finais

Essa história de Jesus com Nicodemos nos mostra o evangelho:
Jesus encontra os pecadores que estão mortos nas trevas. Nicodemos e Jesus se encontraram à noite.
Para que pudéssemos nascer de novo, Jesus, o Verbo de Deus, se fez carne e foi crucificado.

Aplicações - Como a doutrina da regeneração impacta a nossa vida?

Confie unicamente em Jesus para ser salvo.

Não há nada que você possa fazer para ser salvo - Cristo fez tudo! Crer em Jesus significa também confiar que Sua obra de salvação realizada na cruz é plenamente suficiente para me dar o perdão total de todos os meus pecados e me tornar aceitável a Deus.
Um alerta para que não sejamos pessoas religiosas como Nicodemos. Nossa religiosidade se torna como um escudo para nos proteger do próprio Deus que afirmamos conhecer, mas que não nos relacionamos com Ele.

Obedeça a Jesus.

É somente a obra de Cristo que salva; mas Ele nos salvou para as boas obras. Uma vida de obediência confirma a nossa salvação e é o que Jesus espera de nós.
Pessoas que nasceram de novo vivem como novas pessoas porque são novas pessoas.

Proclame esse evangelho.

Aos seus filhos. Eles não nasceram salvos!
Às outras pessoas perto de você.

Apelo

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.