Quero ser um utensilio de honra para o Senhor

2tm   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Introdução

2Timóteo 2.14–26 ARA
14 Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes. 15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. 17 Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. 18 Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. 19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. 20 Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. 21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. 22 Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 23 E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. 24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, 25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.
2Timóteo 2.20–21 (ARA)
20 Ora, numa grande casa não há somente utensílios(QUEM SÃO) de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. 21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.(TODOS QUEREM SER CONSIDERADOS UTEIS PARA O SENHOR)
POR MAIS QUE ESTEJAMOS QUEBRADOS, COM FALHAS, COM MANCHAS EM NOSSAS VIDAS….todo verdadeiro Cristão sofre por causa de seus pecados…seu desejo é ser mais santo, acertar mais, servir mais…ELE NÃO ESTA SATISFEIRO COM SUA CONDIÇÃO…
QUEREMOS SER COMO O BOM SOLDADO….ATLETA….LAVRADOR
2Timóteo 2.4–6 (ARA)
4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. 5 Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas. 6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.
2Timóteo 2.8 (ARA)
8 Lembra-te(OLHAR PARA O CRISTO CRUCIFICADO) de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;
QUANDO OLHAMOS PARA O CRISTO RESSUSCITADO, DESEJAMOS SER MELHORES, SERVIR MELHOR, O CRISTO RESSUSCITADO SEMPRE CONSTRANGE E AO MESMO TEMPO ENCORAJA, FORTALECE OS ELEITOS:
2Timóteo 2.11–13 (ARA)(DEPOIS DE OLHAR PARA O CRISTO CRUCIFICADO NENHUM CRISTÃO QUER SER DO GRUPO QUE NEGA, HImineu e Fileto, Ananias e Safira, Judas, Jovem Rico)(TEXTO PASTOR SAMUEL…)
11 Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; 12 se perseveramos, também com ele reinaremos(QUEREMOS REINAR COM ELE); se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.(QUEREMOS SER OS UTENSÍLIOS DE PRATA E OURO, UTEIS PARA O SENHOR..) quem não deseja isso não é cristão….é joio no meio do povo de Deus…
PENSANDO NESTA ANALOGIA DE PAULO, QUE UTENSÍLIO TEMOS SIDO NA CASA DO SENHOR?
2Timóteo 2.20–21 (ARA)
20 Ora, numa grande casa(se trata de uma casa mais nobre) não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. 21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
falar sobre a casa seus diferentes quartos, moveis, estado
Processo que leva um objeto de honra a se tornar um objeto de desonra
2Timóteo 2.16 (ARA)
16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior(evolução do pecado, infiltração numa casa, ferrugem, corroi tudo).
Himeneu e Fileto se extraviaram da verdade…negam ressurreição fisica, dualismo pagão(espiritual é bom, material é mal)

Em vista da convicção deles de que, no caso deles mesmos, “a ressurreição” – a única que reconheciam, a saber, a do pecado para a santidade, do erro para o conhecimento – já havia ocorrido, por que haveriam de preocupar-se ainda com o pecado? Eram justos a seus próprios olhos e preconcebidos (“inchados”)

Esta indiferença para com o pecado trazia como resultado o “avanço” da impiedade para “uma impiedade mais crescente” (ver o contexto, v. 16; e cf. v. 19b, “injustiça”).

(9) Por exemplo, eles chegavam a ponto de blasfemar – desdenhavam de – o verdadeiro evangelho (1Tm 1.20).

(10) Seu falso ensino (“gnosticismo incipiente”) era contagioso. “Perturbam a fé de alguns.” Eles “viravam de ponta-cabeça” (ver C.N.T. sobre João 2.15) as convicções religiosas desses membros da igreja

2Timóteo 2.14–18 (ARA)
14 Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam(1tm 6:3-5), exceto para a subversão dos ouvintes. (“mitos e genealogias infindáveis” (1Tm 1.3, 4), “mitos profanos e de velhas caducas” (1Tm 4.7a) 16 Evita, igualmente, os falatórios(TG3:1-12) inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.(evolução do pecado, ferrugem, infiltração, corroi tudo) 17 Além disso, a linguagem(TG3:1-12;) deles corrói como câncer(grangrena—evolui); entre os quais se incluem Himeneu e Fileto(DEMAS começou bem, amou…). 18 Estes se desviaram da verdade(1TM 1:19-20, DEMAS), asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.
Tiago 3.1–12 ARA
1 Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. 2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. 3 Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. 4 Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. 5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! 6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. 7 Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; 8 a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. 9 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
1Timóteo 1.19–20 ARA
19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 20 E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.
Processo que leva um objeto de desonra a se tornar um objeto de honra
um quarto cheio de infiltração, móvel quebrado…pode ser recuperado….(O SENHOR PODE FAZER ISSO)
2Timóteo 2.18–19 (ARA)
18 Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. 19 Entretanto, o firme fundamento de Deus(A igreja estabelecida sobre a rocha do amor de Deus que predestina é seu fundamento, seu edifício bem fundado William Hendriksen- proteção, propriedade, certificação) permanece, tendo este selo(decreto de Deus, responsabilidade do homem): O Senhor conhece os que lhe pertencem. (decreto, Nenhum deles vai se perder, a verdadeira religião não pode ser destruída Jo 10:14,28; 1Jo2:19)….E mais: Aparte-se(apostatar não da fé…) da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor(responsabilidade do homem).(Coré, Datã e Abirão (Nm 16))(segurança e pureza estão unidas)
essa é nossa segurança…o Senhor conhece os seus, sustenta, guarda, resgata, santifica….
2Timóteo 2.21 (ARA)
21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
2Timóteo 2.22–24 (ARA)
22 Foge, outrossim, das paixões da mocidade(desejos pecaminsos).
Segue(virtudes) a justiça, a , o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 1tm4:12; 1tm6:11
23 E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.
24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,

Fuja das tendências pecaminosas da juventude e corra após (persiga firmemente) o seguinte: a. esse estado do coração e da mente que está em harmonia com a lei de Deus (“justiça”); b. a confiança humilde e dinâmica em Deus (“fé”); c. um profundo afeto pessoal pelos irmãos, incluindo em seu benevolente interesse até mesmo os inimigos (“amor”); e d. uma compreensão isenta de perturbações, perfeita (“paz”) para com todos os cristãos (os que em oração e louvor “invocam” o Senhor Jesus Cristo – cf. Jl 2.32; Rm 10.12; 1Co 1.2 – de coração puro). O “coração puro” é a personalidade interior dos que estão “afastados da injustiça” (v. 19) e se purificaram efetivamente (v. 21).

2Timóteo 2.15–16 (ARA)
15 Procura apresentar-te a Deus aprovado(meta é ser aprovado por Deus), como obreiro que não tem de que se envergonhar(integridade diante de Deus), que maneja bem a palavra da verdade. (EF 6:17-18;)16 Evita, igualmente, (contraste)os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
Efésios 6.17–18 ARA
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
LIBERTAR OS ESCRAVOS DO DIABO..
2Timóteo 2.24–26 (ARA)
24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, 25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.
SÓ o Espírito Santo pode conceder estas qualificações….
aquele que não quer servir, ofertar, trabalhar, não se engane, voce se tornou um cativo do Diabo para fazer sua vontade
HÁ DUAS VONTADES AQUI: DE DEUS OU DO DIABO…QUAL VOCÊ ESTA SERVINDO…
NÃO HÁ OBRA MAIS IMPORTANTE QUE ESTA AQUI…O DIABO AGE PARA NOS FREAR, DESANIMAR, DESORIENTAR….
Efésios 6.11–12 ARA
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

O homem que manuseia corretamente a palavra da verdade, não a muda, não a perverte, não a mutila nem a distorce, nem faz uso dela com um propósito errôneo em mente. Ao contrário, ele interpreta as Escrituras em oração e à luz das Escrituras. Aplica seu sentido glorioso, corajosamente e com amor, a situações e circunstâncias concretas, fazendo-o para a glória de Deus, para a conversão dos pecadores e para a edificação dos crentes.

A estreita conexão entre as duas inscrições é evidente, ademais, pelo fato de que as palavras de ambas provavelmente se derivem do mesmo incidente do Antigo Testamento, a saber, a rebelião de Coré, Datã e Abirão (Nm 16). Himeneu e Fileto, em sua rebelião contra a verdadeira doutrina e a vida santa, se assemelhavam a esses perversos da antiga dispensação. Nesses dois casos de rebelião contra a autoridade constituída, havia incredulidade em referência ao que Deus havia revelado claramente. Em ambos os casos, os líderes envolveram outros em seu delito. A implicação é que, assim como a rebelião de Coré e os demais terminou em duro castigo contra os rebeldes e seus seguidores, assim também sucederá na presente rebelião de Himeneu e Fileto, que terminará em desastre para eles e seus discípulos, a menos que se arrependam.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.