A mesa do arrependimento
Lucas 7:36
36 Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. 37 Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.
39 Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ”.
Convidado por um dos fariseus para jantar
ele (Simão) quisesse ter uma oportunidade de encontrar base para formular alguma acusação contra Jesus.
Jesus foi à casa dele e reclinou-se (tomou o lugar) à mesa.
Jesus era convidado por fariseus (
Lucas, ao escrever isso, pode ter pensado em
Seu preconceito farisaico se concentraria em seu passado pecaminoso e ignoraria seu presente arrependido.
A atitude de Simão foi bem diferente. Ele sentiu que os profetas, como fariseus, deveriam ser separados dos pecadores. Se Jesus fosse verdadeiramente profeta, concluiu, ele não permitiria que uma pecadora mostrasse tanta afeição por ele.
44 Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. 45 Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. 46 Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. 47 Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.
48 Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”.