A suficiência do Pão e fogo da Santidade
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
Êxodo 12:1,2 –
A mudança no calendário
hebreu significava a mudança na própria noção do tempo, o início de uma nova história para Israel, uma transformação na vivência da antiga
cultura e a nova cultura em que começavam a ser inseridos.
Significava um
chamado para não andar no tempo e no modo do Egito, mas no tempo e no modo
de Deus.
A páscoa, o sinônimo de
liberdade física do Egito marcou a história de Israel a ponto de mudar o seu
calendário e ali estabelecer seu recomeço, e agora 1475 anos depois, Jesus, o cordeiro,
celebra a páscoa com seus discípulos, e institui o ano da bondade do
Senhor.
Se a primeira Páscoa
apontou para a libertação da escravidão e condenação dos Hebreus no Egito, a
Páscoa de Cristo, com seu corpo e sangue, apontou para a libertação espiritual do pecado por meio do
sacrifício do "Cordeiro de Deus".
Um novo testamento proveniente de uma nova Aliança foi iniciada.
Elementos da Páscoa:
1 – Cordeiro - obviamente, é um símbolo de Cristo (1Co 5:7), deveria ser comido por inteiro, sem defeito, macho de um ano, todo o Israel o imolaria, na parte da tarde, sangue nas portas, carne deveria ser assada no FOGO e não sobrar nada.
2 – Pão sem fermento - Uma pré anunciação do Pão vivo que desceria dos céus.
3 – Ervas Amargas - O amargo do Evangelho: Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz, para nós, um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
4 – Fogo - O cordeiro passou pelo fogo e foi consumido por inteiro.
Quando observo a afirmação que o cordeiro deveria ser consumido por inteiro, vejo que é possível fazer um paralelo com aqueles que o comem e aqueles que não o comem, aqueles que participam e não participam do sofrimento de Cristo veja por exemplos os discípulos que fugiram do Getsemani não abraçando integralmente o Cordeiro na sua maior aflição.
O chamado sempre foi para todos participasse e comessem do sofrimento do cordeiro. As famílias israelitas com poucos membros precisavam se juntar a outras famílias para se alimentarem do cordeiro, porém, mesmo assim era possível que sobrassem partes do cordeiro, fato previsto no versículo 10 do cap 12 de Êxodo, sendo necessário fazer passar o cordeiro no fogo para que nada sobrasse.
Porque as sobras ofendem a santidade do Senhor?
Já experimentou colocar um armário, geladeira ou qualquer outro item de casa no lugar e quando você foi encaixar, o que aconteceu? Sobrou… Já teve essa experiência? Pois bem, nada pode sobrar ou faltar, o Senhor tem uma medida exata e a medida dele sempre foi TUDO e não partes.
Jesus escolheu, após abandono de seus discípulos, passar pelo fogo da Ira do Pai por inteiro, para que assim pudéssemos passar pelo fogo da purificação do Espírito por inteiro, afim de nos tornarmos filhos semelhantes a Jesus e sermos chamados santos como ele é Santo.
Não é possível ser como Ele é, senão passarmos pelo que ele passou.
De modo que o Cordeiro Santo foi inteiramente consumido ao passar pelo fogo da ira da condenação do Pai, ele nos convida a viver como Ele é, é passarmos pelo fogo da santificação que também nos consome por inteiro, o fogo que nunca dorme, que nunca apaga do altar.
A revelação da face do Deus Santo a partir de Cristo, revela que tudo o que não for purificado será condenado, ou seja, nosso destino é o fogo.
O fogo da condenação caiu sobre os pecados que estavam sobre Cristo e continua a cair contra todos aqueles que negam, ou que não vivem suas vidas de acordo com o sacrifício do Cordeiro.
Mas como é possível negar tal sacrifício?
É possível negá-lo ao viver uma vida que dá parcial importância a obra redentora de Cristo, ao submeter a carne aos prazeres momentâneos caminham ao fogo de condenação eterno que consumirá toda a carne, em contrapartida, em Cristo, submetemos nossa carne ao fogo da Santificação do Espírito nessa vida terrena, para que o verdadeiro prazer seja desfrutado eternamente, ser como ele é.
Em ambos os casos tudo que é carne será consumido por inteiro, a pergunta é sob qual fogo nos lançaremos?
