Decida Honrar
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Sermão Acampamento PIB 2025
Sermão Acampamento PIB 2025
4 Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. 5 E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los.
Estamos seguindo para a última decisão, mas antes quero reforçar com cada um de vocês a necessidade de vivermos essa verdade todos os dias, amando, perdoando, servindo, agradecendo e vivendo a cultura de generosidade e submissão. Para finalizar com chave de opuro, vamos desenvolver um estilo de vida que honra.
Gostaria de chamar a sua atenção para o fato de que, embora Jesus quisesse ajudá-los, por ser o seu povo e os seus amigos, ele não pôde. Algumas versões dizem que ele foi impedido de fazer algo sobrenmatural naquele lugar. Embora Jesus quisesse muito agir de forma poderosa, ele não pôde porque algo o barrou. E eu pergundo se você sabe o que O iompediu de fazer isso?
O próprio texto responde: “Então Jesus lhes disse: ‘Um profera recebe honra em toda parte, menos em sua cidade e entre os seus parentes e sua própria família’. Por isso, não pôde realizar milagres ali.” […]
O que o Texto está nos mostrando é que a falta de honra o impediu de fazer o que Ele queria.
Sendo assim, a primeira coisa que precisamos saber é o que de fato é honrar? Você sabe o que é? Pergunto isso porque, se a falta de honra pode inibir o sobrenatural de Deus em nossas vidas, isso significa que, isso pode nos impedir de receber inúmeras bênçãos de Deus.
Em resumo, honra é dar valor, é ter em alta estima, é considerar com respeito. Ou seja, enquanto honra é dar valor, a desonra é retirar o valor, esvaziar o sentido. E era exatamente isso o que estava acontecendo. Jesus disse que em outros lugares, Ele recebeu honra e agiu de forma poderosa, mas que a falta de honra do seu próprio povo O impediu de agir. Ou seja, enquanto, em outros luigares, as pessoas valorizavam a presença de Jesus a ponto de segui-Lo, ouvi-Lo e ter estima e respeito por Ele; o seu próprio povo estava retirando o seu valor e o desmerecendo em seu ministério.
“ Tudo aquilo que você celebra, você recebe; mas tudo o que você despreza você perde”. Foi exatamente isso que aconteceu.
41 Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.
Agora, reflita comigo, quanto custa uma garrafinha de água mineral? Sabermos que depende muito do lugar em que você está e das pessoas que valorizam a água. Se voceê compra ela em uma distribuidora, ela pode te custar 0,90 centavos; em um Supermercado, custará 1,99; em um restaurante 5,99; e, em um aeroporto, essa mesma água custará 7,99. Perceba que a marca é a mesma, o conteúdo é o mesmo, mas a diferença está no local em que ela é comercializada e as pessoas que necessitam daquele bem.
Foi exatamente isso que aconteceu com Jesus. Jesus era o mesmo, o Seu ministério era o mesmo, Seu poder o mesmo, Sua vontade era a mesma… O que mudou foram as pessoas, o local e o quanto elas valorizavam a presença de Dele.
O texto não diz que Jesus não queria operar milagres ali. O texto diz que Jesus não pôde operar milagres ali, embora quisesse. Em Lucas 4, Jesus diz:
24 Continuou ele: “Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. 25 Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. 26 Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. 27 Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado — somente Naamã, o sírio”.
Observe que Jesus disse que havia muitos necessitados em Israel e perto de Elias, mas, por falta de honra do seu povo, ele foi enviado para alimentar os necessitados de uma outra terra. Disse também que, havia muitos leprosos perto de Eliseu, mas que, por falta de honra, ele foi enviado para curar estrangeiros. O texto mostra que da mesma forma que Israel recusou as bênçãos de Deus através dos profetas e que, por isso, não foram abençoados, eles estavam recusando as bênçãos de Derus, através de Jesus.
As pessoas desonravam Jesus dizendo entre si: “Não é este o filho de José e Maria? Não é este o carpinteiro que vivia entre nós?” Enquanto Jesus estava ali as pessoas viviam dizendo entre si: “Mas quem é este homem? - Quem ele pensa que é?”. O povo de Nazaré tinha uma cabeça cheia de perguntas, mas o coração vazio de fé. Por isso, realizar milagres para um povo que não creu na mensagem e nem mesmo aceitou o mensageiro, não faria sentido algum.
Infelizmente eu vejo pessoas todos os domingos vindo à igreja, tendo a oportunidade de recomeçar, de viver algo novo e muito perto de viver o sobrenatural de Deus. Mas você sabe por que a vida de muitos não melhorou ainda? É simples! Em vez de olhar para Cristo com gratidão e com brilho nos olhos, de falar o nome de Jesus de maneira apaixonada, de abrir o coração para Ele, de segui-Lo e deixa-Lo transformar a suas vidas, muitos o tratam de forma secundária. Tratam o cultop como algo sem importância, tratam o Reino de Deus com desprezo; e levam uma vida de desonra ao nome Dele.
Você quer ver como isso é verdade? No seu dia a dia, você arruma tempo para todas as coisas que você gosta, menos para orar e ler a Bíblia. Quando você precisa emagrecer, você faz dieta, mas não é capaz de jejuar. Quando toca a sua música predileta no Spotify, você canta com o coração, mas não O louva de coração. No culto de celebração, você se quer levanta a mão. No seu trabalho você tem compromissos comerciais, chega com antecedência, vai bem vestido e entrega o seu melhor. Mas na igreja, você chega atrasado, vai de qualquer jeito e sai antes do culto acabar. Você é capaz de dar a sua vida por uma ideologia, mas não entrega sua vida por amor ao Evangelho…
Deus quer honra! E honrar a Deus é colocá-lo no cenrtro da sua vida. Você deve colocá-lo como uma prioridade! É fazer para ele mais do que você faz para qualquer pessoa.
Quando Jesus apareceu como um homem simples e sem nenhum exército, Ele foi alvo de zombaria, porque Ele não se encaixava na imagem que haviam criado do Messias. Por conta disso, não puderam experimentar o que Jesus tinha para eles.
Meu querido, muito cuidado para não desprezar um presente de Deus só porque você não gosta da embalagem. Talvez seus pais sejam exatamente o que você precisa; a pessoa que está do seu lado, seja quem você precisa; o pastor que Deus te deu seja exatamente o que você precisa, mas em uma embalagem diferente da que você tinha imaginado.
A HONRA NÃO DEPENDE DE QUEM O OUTRO É. A HONRA DEPENDE DE QUEM NÓS SOMOS.
Às veses você pensa que os seus pais não merecem honra, porque eles erraram com você ou te abandonaram. Aos nossos olhos humanos, nem sempre os nossos pais merecem ser honrados. Às vezes, você pensa que seus pastores não merecem honra, afinal de contas, eles falharam com você. Ele é humano e de fato, vai falhar. Só que eu tenho uma chave para mudar a sua vida: honra não é questão de merecimento, honra é uma questão de princípio.
A honra é uma dívida que temos para com todos, portanto, devemos pagá-la. De forma bem clara, eu não honro porque o outro merece, mas sim porque Deus mandou.
Nunca se esqueça que existe uma lei natural chamada “semeadura”. Tudo o que plantamos, colheremos. A honra, se você não sabe, é uma linguagem no mundo espiritual e não dá para quebrar princípios do mundo espiritual e achar que vai ficar tudo bem. Por isso, reflita se você tem honrado seus pais, as autoridades, seu esposo, sua espoosa, seu pastor ou líderes espirituais.
MUITAS VEZES QUEREMOS VIVER AS PROMESSAS DO REINO DE DEUS SEM VIVER OS PRINCÍPIOS DO REINO DE DEUS.
No Novo Testamento, por exmeplo, encontramos quatro divisões de autoridade: autoridade civil, eclesiástica, familiar e social. Por isso, a Bíblia diz que devemos honrar todas as autoridades (Romanos 13, 1-2), os nossos superiores (1Timóteo 6.1); os nossos pais (Efésios 6) e os nossos pastores (1Tessalonicenses 5.12).
O que nós precisamos entender é que toda autoridade procede de Deus, seja ela boa ou ruim. Por isso, na Bíblia vamos encontrar autoridades como Faraó, Nabucodonossor, o rei Saul (e muitos outros) que não foram bons líderes. Entretanto, José, Davi, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sempre honraram seus governantes por ais tiranos que eles fossem. José foi submisso, agiu com honra e se tornou Governador do Egito. Davi foi submisso, agiu com honra e se tornou Rei de Israel. Daniel fez o mesmo e recebeu um alto cargo na Babilônia. Percebe?
Davi teve oportunidade de matar Saul e não o fez porque sabia que aquela oportunidade era um teste para revelar o que havia dentro do seu coração. José teve a oportunidade de desonrar Potifar deitando-se com a mulher dele, mas ele não o fez. Aquela oportunidade era, na verdade, um teste para revelar a pureza do seu coração.
Quantas oportunidades tem aparecido para você falar mal, criticar, fazer fofoca ou criar intrigas?
Enquanto a desonra trava a sua vida no mundo espiritual, a honra destrava. Ana ao orar de forma angustiada no tempo pedindo a Deus um filho, é abordada pelo Profeta Eli com dureza. Ele acreditava que Ana estava embreagada! Ela poderia ter feito um barraco, esbravejado com ele, brigado, mas ela responde pacientemente que não se tratava de embriaguez, mas de uma alma angustiada. Por causa da sua honra ao profeta, ela recebe da parte de Deus o que estava pedindo. Talvez se Ana tivesse armado um barraco ali ela não teria recebido um milagre.
CONCLUSÃO:
Pare para pensar: Qual foi a ultima vez que você honrou os seus pais? Qual foi a ultima vez que você honrou os seus líderes? Qual foi a ultima vez que você honrou a vida daqueles que te servem, seja professor, policial ou médico? Qual foi a ultima vez que você honrou seu pastor?
Pare de desoresar as pessoas e de esvaziar o valor delas. Pare de desonrar. Porque aquilo que você precisa, muitas vezes é destravado quando você honra as pessoas que estão ao seu lado. O milagre que você precisa, está na pessoa que você não honrou.