O legado dos amigos de Paulo (Filipenses 2:19-30)
Notes
Transcript
Texto
Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação. Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses; pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai. Este, com efeito, é quem espero enviar, tão logo tenha eu visto a minha situação. E estou persuadido no Senhor de que também eu mesmo, brevemente, irei. Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouvistes que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.
Contexto
Escrita durante a prisão em Roma (60-62). Tinha liberdade para receber visitas e escrever cartas (Ef, Cl e Fl).
Paulo visitou Filipos em sua segunda viagem missionária, cerca de 11 ou 13 anos antes. Nesta cidade aconteceu a conversão de Lídia, a libertação da jovem adivinha e a prisão com Silas.
A “chamada carta da alegria” tem este sentimento apresentado 4 vezes nesta perícope (em laranja)
Vínculos com os citados: Timóteo (Como um filho), é apontado como um sucessor do ministério de Paulo, em menor escala, mas é o principal discípulo do apóstolo que escreve duas cartas pastorais para incentivá-lo. Epafrodito: Não sabemos onde começou esta relação entre ambos. É certo que ele tinha vínculos com a cidade de Filipos, pois os leitores da carta souberam de sua doença e se preocuparam. Na carta, Paulo os tranquiliza informando que o seu amigo já estava bem por misericórdia de Deus.
Não sabemos o que era a doença de Epafrodito, nem como ele se curou
Aplicação geral da Perícope: Paulo deixa claro que sua principal motivação é reencontrar o povo de Filipos e dar sequencia à obra que foi iniciada por lá.
Demonstra gratidão por ter dois amigos tão próximos, como Timóteo e Epafrodito
Timóteo
1. Cuidava do interesse dos outros cristãos (Filipenses 2:20)
2. Caráter provado no ministério (Filipenses 2:22)
3. Pronto para ser ministrado (Filipenses 2:23-24)
Epafrodito
1. Amigo fiel (Filipenses 2:25)
2. Disposto a morrer pelo evangelho (Filipenses 2:26-27)
3. Perfil de um irmão digno de honra (Filipenses 2:29)
Bibliografia utilizada
Introdução bíblico-teológica ao Novo Testamento - Michael J. Kruger
Quem é Quem na Bíblia Sagrada - Paul Gardner
Explorando as Escrituras - John Phillips
