Eu conheço este Deus (Atos 17:16-34)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Texto

16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. 17 Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali. 18 E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. 19 Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? 20 Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. 21 Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades. 22 Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; 23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; 26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; 27 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; 28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. 29 Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; 31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

32 Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião. 33 A essa altura, Paulo se retirou do meio deles. 34 Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais.

Contextualização

Paulo e Silas acabaram de passar por Bereia, onde encontraram com os judeus mais nobres que os de Tessalônica (At 17:11). Agora, em Atenas, Paulo, sozinho, aguarda por Silas e Timóteo. Enquanto isto, aproveita para visitar uma Sinagoga e conversar com Judeus
ATENAS (Ἀθῆναι, Athēnai). A capital política e intelectual da região do ático da Grécia. Faz sua única aparição bíblica no livro de Atos, onde Paulo entrega um sermão aos atenienses no Areópago (ou colina de Marte) em 51D.C..
Atenas teve grande influência no mundo greco-romano do Novo Testamento. Foi uma polis (“cidade-estado”) influente da Era Micênica (ca. 1600–1200 A.C.) até que o imperador Justiniano fechou as academias filosóficas da Grécia em 529D.C. (Watts, City and School, 130–132; Hammond, A History of Greece, 60, 65). O eventual relacionamento entre a Grécia e Roma garantiu que a influência de Atenas superasse sua influência política e econômica (Habicht, Athens from Alexander to Antony, 98–99; Watts, City and School, 79 -110).
Zachary G. Smith, “Atenas”, in Dicionário Bíblico Lexham, org. John D. Barry (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.