CASA - O Evangelho de Jesus Cristo - Paul Washer
Evangelismo • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Em João 3.16 está escrito “16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Jesus nos disse que Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao pai a não ser por Ele.
Sabendo disso, eu queria que hoje batêssemos um papo sobre porque Deus enviou seu Filho por nós.
O homem, quando foi criado por Deus, ele foi criado bom, tudo que Deus criou é bom.
Em Gênesis 1.26 está escrito: “26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” e depois no versículo diz “31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom.”
Porém o pecado veio ao mundo, o homem e a mulher entraram na conversa da serpente e, entre escolher Deus, seu criador, e ter todo o conhecimento do bem e do mal, eles escolheram o mal, desobedeceram a Deus. Isso é o pecado, desobedecer a Deus.
A partir dai, da queda e do pecado, o homem se tornou totalmente desobediente, totalmente corrompido.
O homem por si só, sem Deus, ele não consegue pensar em nada que seja bom, ele só quer o mal, ele deseja o mal, ele deseja somente aquilo que o satisfaz.
Percebe porque o mundo é assim como ele é hoje? A Bíblia nos explica isso.
Olha comigo esses versículos:
Eclesiastes 7.29 “29 Assim, cheguei a esta conclusão: Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas.””
Jeremias 17.9 “9 O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”
Mateus 15.19 “19 Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.”
Isaías 64.6 “6 Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.”
Percebem? O ser humano só consegue pensar no mal, ele sempre buscará satisfazer suas vontades. “Eu quero e eu faço o que eu quiser para conquistar”
O ser humano, por mais que ele possa imaginar ser alguma coisa boa, não se enganem, a Bíblia é muito clara, ele está afastado de Deus.
Sabe porque? Por que do contrário, nosso Deus é Amor:
1João 4.8 “8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”
Nosso Deus é Santo:
1João 1.5 “Deus é luz; nele não há treva alguma.”
Nosso Deus é Justo:
Salmo 11.7 “7 Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.”
Se Deus é Amor, Justo e Santo, e o homem é pecador, ama a maldade e está cheio de trevas, temos um problema ai, porque se em Deus não há trevas e o ser humano é pecador e cheio de trevas, como pode existir um relacionamento?
Vamos ler de novo o primeiro versículo que está em João 3.16 “16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Em 1João 4.8–10 “8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”
Quando Deus enviou seu Filho, sacrificando-o na cruz, ele proporcionou que todo esse mal, os nossos pecados, fossem limpo através de sua morte. Somente Deus poderia resgatar o homem pecador para perto de si.
Para satisfazer a justiça de Deus e apaziguar a sua ira, era necessário que Cristo sofresse a condenação que nós merecíamos. Ele carregou nossos pecados, Ele tornou maldição em nosso lugar.
Em Isaías 53.6 “6 Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.”
Ainda no livro de Isaías, e o mais interessante é que esse livro foi escrito centenas de anos antes de Jesus vir ao mundo, diz assim:
Nova Tradução na Linguagem de Hoje Capítulo 53
Is:53:4-5
O que quero que vocês entendam hoje.
Todos nós estávamos mortos em nossos pecados, na nossa desobediência.
O pecado só traz morte. O caminho do pecado é a morte. Se vocês não entenderem isso, Jesus não tem nada pra gente hoje.
Agora, uma vez que entendemos o nosso mal, nosso desejo, e estamos cansados de uma vida de trevas, uma vida sem Deus, Jesus tem a melhor noticia do mundo.
“16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Jesus veio para que tivéssemos vida. Jesus veio para nos livrar do pecado, da desobediência. Jesus veio para que pudemos nos aproximar de Deus.
Tudo que ele sofreu foi para que hoje pudêssemos novamente nos aproximar de Deus, mesmo não merecendo.
Se você está cansado, se você se sente sem saída, se percebe esse mal e que tudo a sua volta é mal. Existe uma saída, na verdade só existe UMA saída.
Jesus é o único caminho.
Ele me deu vida e pode dar pra você também. Ele me deu paz, ele me deu Deus e uma família linda, ele me oferece coisas que nunca eu jamais conseguiria, Ele me oferece uma vida na eternidade.
Logo após seu sacrifício, Jesus Ressuscitou!
Com isso ele prova que é o Filho de Deus e que Deus aprovou seu sacrifício.
Além disso, Ele prova que quando estávamos nos prometendo uma vida eterna Ele estava falando a verdade, porque Ele tem poder sobre a morte.
Qual deve ser nossa resposta então. A Bíblia nos ensina que devemos crer em Jesus como nosso Deus e nos arrepender de nossos pecados, abandonar o mal caminho.
Se aprendemos que Deus é Justo, Santo e Amor. Devemos viver sua justiça, devemos viver em santidade e em amor. Essa deve ser nossa resposta.
Em 1João 2.3–6 “3 Sabemos que conhecemos a Deus, se obedecemos aos seus mandamentos. 4 Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.”
Sem arrependimento, obediência e mudança dos maus caminhos, fruto visível de que vocês realmente querem seguir a Jesus, não tem como vivermos nos caminhos de Deus.
Creiam em Jesus, jovens, e abandonem seus maus caminhos, e sejam transformados pela boa noticia que Jesus veio nos trazer.
