A prática do discipulado na igreja
As marcas de uma igreja saudável • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 86 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O discipulado é uma forma na qual a igreja cresce de maneira saudável, pois tendo a prática de instruir os seus membros de acordo com os ensinos bíblicos, ela crescerá em quantidade e em qualidade, ou seja, os membros estarão fundamentados na Palavra de Deus. Fazer discípulos transmite a ideia de instruir alguém que já foi salvo por Jesus a viver uma vida segundo a vontade de Deus e conforme as Escrituras.
A importância do discipulado na igreja é fazer com que as pessoas sejam capacitadas e ensinadas a fazerem discípulos, deste modo, a igreja crescerá de uma forma saudável. A igreja é chamada pelo Senhor Jesus a fazer discípulos, é nítido ver que o corpo de Cristo não tem olhado o discipulado como um estilo de vida, mas sim, um assunto importante a ser estudado e conhecido.
Diante disso, muitas igrejas estão parando de crescer e os membros fazem a seguinte pergunta: “Por que a igreja parou de crescer?” Em alguns casos a igreja deixou de praticar o discipulado.
“Fazer discípulos” é uma expressão muito utilizada nas igrejas hoje em dia, onde muitos pastores e pregadores afirmam que elas precisam fazer discípulos. Porém, tristemente, isso tem sido muito mal interpretado atualmente, pois muitos acreditam que “fazer discípulos” está associado apenas a dar um estudo bíblico para um cristão, mas será que é somente isso?
Veremos sobre a prática do discipulado na igreja.
Contexto
Contexto
Timóteo era o pastor da igreja na cidade de Éfeso. Paulo escreve a segunda carta para encorajar Timóteo diante do sofrimento como “um bom soldado de Cristo Jesus” (2.3). Mas Paulo gostaria que seu filho na fé estivesse com ele antes de morrer (4.9), pois estava preso.
Paulo foi um exemplo para o jovem Timóteo em como ser um bom servo fiel de Jesus, desse modo, o apóstolo motiva seu filho a assumir o ministério suportando as provações com perseverança.
No capítulo 2, Paulo diz para o jovem pastor que ele foi chamado para servir ao Senhor. A função de Timóteo era cuidar da igreja que estava em Éfeso, mesmo com os desafios que ele enfrentaria. Servir no ministério pastoral é um grande desafio, mas Paulo instrui seu filho a perseverar firme na caminhada e buscar ser fiel ao Pai Celestial. Porque o apóstolo, o alertou a respeito do sofrimento por causa de Jesus Cristo, o qual ele enfrentaria na vida ministerial. Mas as dificuldades não podiam impedir Timóteo de investir no discipulado.
Ideia Central
Ideia Central
O discípulo deve transmitir os ensinos de Cristo para outros.
Transição
Transição
Veremos dois elementos para praticar o discipulado na igreja.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1º Dependência do Senhor (v. 1)
1º Dependência do Senhor (v. 1)
1 Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
Depois de mostrar para Timóteo que alguns o abandonaram durante a caminhada, ele mostra a importância do seu filho na fé estar buscando depender do Senhor na caminhada ministerial. Isso quer dizer que Timóteo devia desenvolver o seu ministério, não com suas próprias forças mas com as forças do Senhor.
Antes de mostrar o que Timóteo deveria fazer, o apóstolo dá uma ordem para ele dizendo: “Fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus”. A palavra fortificar não é no sentido de que Timóteo fosse fortalecido na caminhada com as forças do próprio braço, mas sim que Jesus iria fortalecer ele por meio de sua graça.
Timóteo na caminhada ministerial, iria enfrentar lutas e dificuldades, mas ele deveria olhar para a graça de Deus, assim como o apóstolo diz para a igreja de Éfeso: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder” (Ef 6.10). Dessa maneira, o apóstolo deixa claro para o pastor de Éfeso deixar que o Filho de Deus fortalecesse na caminhada ministerial, uma vez que ele havia recebido o Espírito Santo (Ef 1.13), sendo assim, ele seria renovado por intermédio do Espírito, quando chegasse o sofrimento (v.3).
A palavra graça significa “favor imerecido”, isto significa que o cristão não merece a graça, por ser falho e pecador, mas o Todo Poderoso concedeu essa graça aos seus filhos. Nas Sagradas Escrituras é notório ver que a graça de Deus sustenta os servos de Cristo, assim sendo, Paulo entende que a maravilhosa graça de Jesus iria sustentar seu filho na fé durante a caminhada ministerial.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Fazer discípulo é um grande desafio. Por isso, precisamos depender do Senhor, porque para que um discípulo seja feito é necessário a ação do Espírito Santo e jamais com as forças do nosso braço. Quando um novo convertido chega na igreja, o Espírito de Deus é que vai dar o entendimento a respeito das questões da fé cristã. Quando você está discipulando alguém é a graça de Deus que vai sustentar você, porque vai chegar momentos em que você pode ser tentado em desistir de caminhar com o discípulo que está sendo feito.
2º Investir em vidas (v. 2)
2º Investir em vidas (v. 2)
2 E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.
O texto diz: “E o que ouviste da minha parte” (ARA). Diante de muitas testemunhas, o jovem foi ensinado a respeito das Sagradas Escrituras pois o próprio Paulo o lembrou disso:
14 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.
15 Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
Paulo ensinou diante de muitas testemunhas para Timóteo, dentre eles Lucas, Silas, Barnabé, Priscilla, Áquila, e outros que poderiam testificar a respeito dos ensinos do apóstolo. Esse lembrete seria muito importante para Timóteo em sua vida ministerial, uma vez que os ensinos do apóstolo vêm da parte de Deus e o jovem pastor poderia colocar em prática no ministério.
Os ensinos que Timóteo ouviu de seu mestre é a verdade do evangelho de Jesus Cristo. É explícito que Paulo sempre ensinou a doutrina do Filho de Deus, todavia, sempre usando as Escrituras, visto que, ele foi chamado pelo Senhor para anunciar as verdades a respeito do evangelho ao povo gentio conforme o Senhor Jesus disse para Ananias.
15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.
O pastor de Éfeso deveria estar atento a esses ensinos, para que ele pudesse ter uma base sólida para preparar líderes em seu ministério.
2 E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.
Confiar significa entregar os ensinos a esses homens fiéis, os quais são homens responsáveis dignos de confiança. A palavra fiéis está ligada a fé, isto quer dizer que esses homens são de confiança, mas eles também têm fé.
A palavra “homens” vem do grego “antropos” que significa “ser humano”. Então o texto está se referindo a pessoas que são fiéis e não somente homens do sexo masculino.
2 E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.
Paulo está afirmando para Timóteo a respeito de ensinar a homens fiéis, isso quer dizer que não é qualquer pessoa que o jovem pastor deve confiar o que ele ouviu do apóstolo, mas a homens que são confiáveis e que não vão guardar essas palavras para si, mas vão ensinar para outros, visto que, são capazes.
Paulo instrui seu filho na fé para o chamado ao discipulado, isto é, investir na vida de pessoas. O jovem pastor deveria tomar posse dos ensinos do apóstolo e ensiná-los a outros homens, todavia, não deveria confiar as palavras de Paulo a qualquer homem, desse modo, o apóstolo enfatiza usando a expressão: “homens fiéis”, que são pessoas dedicadas no reino do Senhor e que não iriam deixar de investir em vidas, praticando assim o discipulado.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Deus coloca pessoas em nossas vidas para nos instruir na Palavra de Deus. Hoje nós temos pastores que ensinam as Sagradas Escrituras para nós, e eles desejam investir em nossas vidas, nos preparando para discipular pessoas.
Então, não corra do seu pastor quando ele vir entregar os ensinos da Bíblia para você, ou seja, quando ele perceber que você faz parte desse grupo de homens fiéis, ele entende que você é capaz de discipular outras pessoas. Você foi chamado para investir em vidas, ou seja, discipular pessoas.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, o jovem pastor Timóteo foi instruído pelo apóstolo a depender do Senhor na caminhada, também buscar investir em vidas, ou seja, fazer discípulos na igreja de Éfeso. O cristão foi chamado para fazer discípulos.
Diante dessa tarefa desafiadora, é necessário depender do Pai Celestial, porque na caminhada do discipulado, o cristão irá encontrar dificuldades e lutas.
A missão da igreja é discipular pessoas, porque Cristo Jesus deixou isso claro na grande comissão.
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Mas fazer discípulos é investir em vidas e não simplesmente um estudo bíblico. Se todos os cristãos obedecerem a ordem de fazer discípulos, a igreja crescerá de forma saudável e os discípulos de Jesus se multiplicarão, se tornando um número grande de pessoas que são lavadas e remidas pelo sangue de Cristo.
Mas discipulado é para aqueles que nasceram de novo, ou seja, para cristãos, isso quer dizer que nós devemos evangelizar os ímpios que vivem nas trevas do pecado e após a conversão devemos discipula-los.
Diante dessa mensagem, eu apresento a visão que eu desejo para a igreja daqui para frente. Nós vamos caminhar nesse sentido, ou seja, vamos fazer discípulos. Porque a igreja só vai crescer se cada um de nós evangelizar e fazer discípulos. Isso significa que precisamos ir atrás das pessoas que estão perdidas, falar da palavra para elas, se elas se converterem, precisamos discipular elas, ou seja, ensinar todas as coisas que Jesus nos deixou. A igreja só irá crescer se colocarmos em prática o discipulado.
Discipulado é para os cristãos, isso significa que não é somente o pastor que deve discipular, mas todos devem buscar ensinar e capacitar os outros, para que eles possam fazer discípulos.
Eu tive um pastor que dizia que o discipulado na prática é o CAC (conduzir, acompanhar e capacitar).
Você tem discipulado outras pessoas?
Você tem deixado alguém discipular você?
Aplicação
Aplicação
Busque ter compromisso para investir na vida das pessoas.
Procure estudar e meditar na palavra de Deus, pois você será capaz de ensinar os outros, ou seja, discipular pessoas, se você recebeu o ensino.
Saia da sua zona de conforto e busque investir na vida de alguém.
