Moldando Seu Destino
O Raiar de Um Novo Dia • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 27 viewsNotes
Transcript
Intro.
40 Dias de Jejum e Oração
40 Dias de Jejum e Oração
Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: 2 “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. 3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. 4 Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande‡, no oeste. 5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
6 “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. 7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. 8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. 9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Nem sempre é fácil viver para Jesus. O Evangelho de Jesus Cristo nunca será aceitável para o mundo. Não estamos em um parque de diversão! Estamos em um campo de batalha!
Estamos envolvidos em uma guerra contra um inimigo espiritual que é muito mais poderoso do que nós, Ephesians 6:12
12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Em nossa própria força, não podemos derrotar nossos inimigos! A boa notícia é esta: nossos inimigos não são nem de longe tão poderosos quanto nosso Deus. 1 John 4:4b
4 Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
Portanto, mesmo em meio às nossas batalhas, sempre há esperança de vitória. Rom. 8:31
31 Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
De fato, a Bíblia nos diz que somos os destinatários da vitória por meio do Senhor Jesus Cristo. 1 Cor. 15:57
57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Enquanto estivermos engajados na batalha contra o mal, há a expectativa de que podemos e vamos caminhar em vitória em nossa vida. Para mim, é isso que o livro de Josué representa.
No início deste livro, Moisés, o grande líder de Israel, morreu e um novo líder chamado Josué foi nomeado para liderar a nação de Israel em Canaã. Após 40 anos de peregrinação no deserto, Israel está prestes a tomar posse da terra que Deus prometeu a Abraão muitos séculos antes. Ge. 12:7
7 O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.
Este livro fala sobre as batalhas que Israel enfrentou para reivindicar essa promessa de Deus. Josué é um livro sobre guerra, derrotas dolorosas, sofrimento e grandes vitórias. É um livro que tem muito a ensinar ao cristão moderno sobre como obter vitória espiritual em nossa vida.
Gostamos de cantar músicas sobre a Terra de Canaã e parece que temos a ideia de que a Terra de Canaã se refere ao Céu. Nada poderia estar mais longe da verdade. Quando chegarmos ao Céu, não haverá mais guerras, não haverá mais inimigos, não haverá mais sofrimento ou morte, não haverá mais pecado. Tudo isso está presente no livro de Josué e é tratado em suas páginas. Não, a Terra de Canaã não é o Céu. É um retrato do cristão vitorioso que está disponível a todos os filhos de Deus e a todas as igrejas de hoje! É um retrato da vitória em meio à luta.
Hoje, estou iniciando uma série de sermões que nos conduzirão pelo livro de Josué. Ao percorrermos esse livro poderoso e especial, quero reservar um tempo para visitar algumas vistas do topo das montanhas que encontraremos ao longo do caminho. Estou intitulando essa série de “O amanhecer de um novo dia”. Meu objetivo ao pregá-la é ajudá-lo a parar de vagar pelo deserto e entrar em sua Terra de Canaã de vitória espiritual. É meu desejo ajudar nossa igreja a superar a dor e os problemas do passado e entrar na paz e no poder do descanso do Senhor. Minha oração é que, por meio da pregação da Palavra de Deus, testemunhemos o amanhecer de um novo dia em nossas vidas como indivíduos e em nossa igreja.
Este primeiro capítulo serve como uma espécie de introdução ao livro. A partir desses versículos, quero pregar sobre o pensamento “Moldando o Su Destino”. Ao fazê-lo, gostaria que você ouvisse atentamente o que o Senhor tem a dizer a Josué sobre a terra de Canaã (Destino) e sobre como reivindicá-la. Esses versículos nos ajudarão a entender o que é necessário para deixar de vagar em um deserto de derrota e passar a viver em uma terra de vitória. Há algumas verdades aqui que precisamos entender hoje ao analisarmos o pensamento “Moldando o Su Destino”.
I. v. 1-9 O MANDAMENTO DE DEUS
I. v. 1-9 O MANDAMENTO DE DEUS
A. v. 1-4 Um chamado para reivindicar a terra -
A. v. 1-4 Um chamado para reivindicar a terra -
Nesses versículos, Josué é lembrado de que o Senhor já havia dado a terra de Canaã aos filhos de Israel. Moisés, o homem de Deus, está morto, mas a obra de Deus continua. Nunca pense, nem por um minuto, que Deus não conseguirá fazer isso sem você. Josué recebe a ordem de liderar o povo em Canaã para reivindicar a terra que lhes havia sido prometida pelo Senhor.
Ill. A terra foi dada a eles em Gênesis 12:7 e as promessas foram reafirmadas a cada geração seguinte da nação de Israel. A terra era de fato a terra deles! Não havia necessidade de eles continuarem vagando pelo deserto. Eles tinham uma terra; tudo o que tinham de fazer era reivindicá-la!
Olho ao meu redor e vejo cristãos que estão derrotados, que lutam contra os pecados e que, para todos os efeitos, estão vagando em um deserto espiritual. Não precisa ser assim! Deus tem um lugar de vitória e nos prometeu que podemos viver nesse lugar de paz e bênção.
14 Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;
37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Acredito de todo o coração que Deus não o salvou para vê-lo derrotado!
Na maioria das vezes, somos derrotados porque nos recusamos a caminhar em vitória!
Acredito que há um lugar de conquista para cada filho de Deus hoje, que podemos reivindicar como nosso, e esses próximos versículos nos dizem o que precisamos lembrar ao nos lançarmos para reivindicar nossa Canaã.
A propósito, a terra que Deus deu a Israel tinha cerca de 300.000 milhas quadradas. Eles reivindicaram apenas cerca de 30.000 milhas quadradas dessa área. É claro que eles não estavam limitados aos 300.000. Eles receberam tanto quanto estavam dispostos a reivindicar, v. 3. Joshua 1:3 “3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.”
A extensão de sua vitória foi limitada apenas por sua fé! O mesmo se aplica a nós!
7 “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
14 Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.
15 E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.
B. v. 5-6, 9 Um chamado para ter confiança no Senhor -
B. v. 5-6, 9 Um chamado para ter confiança no Senhor -
Josué é lembrado de algumas promessas muito preciosas nesses versículos. Observe o que Deus lhe prometeu:
1. v. 5 A promessa de vitória sobre todos os inimigos.
2. v. 5 A promessa da presença e do poder de Deus.
3. v. 5 A promessa da fidelidade de Deus.
4. v. 6 A promessa de vitória absoluta.
5. v. 6 A promessa de que Deus cumprirá Suas promessas.
O que Josué teve de fazer para que essas coisas acontecessem? Apenas uma coisa: confiar em Deus! Deus daria a vitória a Israel. Josué era apenas o instrumento que Deus havia escolhido usar para isso. Essas coisas iam acontecer! Para que Josué fizesse parte disso, tudo o que ele tinha de fazer era ter fé em Deus!
Ill. Posso lembrá-lo de que as mesmas promessas que Deus fez a Josué ainda são válidas para nós hoje? Você ainda pode contar com o Senhor para fazer tudo o que Ele prometeu a Josué que faria!
Ele ainda dá vitória sobre todos os nossos inimigos - 1 Joh 5:4-5.
Ele ainda está sempre presente, Hb 13:5, e é todo-poderoso - Mt 28:18.
Ele ainda é fiel - Mt 28:20.
Ele ainda dá a vitória absoluta - 1 Cor 15:57; Rev 21:4, 27.
Ele ainda cumpre Suas promessas - Rom. 4:21.
O que precisamos fazer para ver essas coisas acontecerem em nossa vida? Apenas uma coisa: Confiar em Deus! Quando aprendermos a depositar nossa fé em Deus em todos os momentos e em todas as situações, caminharemos em vitória em nossa vida. Quando tudo o mais falhar, a fé sempre resistirá ao teste, Hb 11:1! Nós falharemos com o Senhor, mas Ele nunca falhará com o crente que tem sua fé Nele!
C. v. 7-8 Um chamado para cumprir a lei -
C. v. 7-8 Um chamado para cumprir a lei -
O Senhor diz a Josué que, se ele quiser levar o povo de Deus a descansar em Canaã, deve prestar atenção à Lei de Deus. Lembrar-se da Lei é um passo essencial para entrar em nossa Canaã também. Observe o que o Senhor disse a Josué sobre a Lei e como isso se aplica à nossa vida hoje.
1. v. 7 Ele deveria guardar a Lei - Ele deveria fazer tudo o que a Lei dizia para fazer, sem se desviar dela nem um pouco.
2. v. 8 Ele deveria meditar na Lei - Dia e noite, sua mente deveria estar ocupada com a Lei. Ele deveria amá-la e deixá-la preencher seu coração e sua mente. Isso era para que sua vida fosse centralizada na Lei e, portanto, na vontade de Deus!
3. v. 7, 8 Ele deveria prosperar honrando a Lei - A promessa de Deus a Josué era que, se ele vivesse sua vida de acordo com a Lei de Deus, Deus o faria prosperar em tudo o que fizesse e o tornaria muito bem-sucedido.
Ill. Há uma lição nisso para nós hoje. Agradeço ao Senhor por não estarmos sob a Lei hoje! Eu O louvo por estarmos sob a graça. Dito isso, gostaria de dizer que muitos em nossos dias concluíram que, como não estamos mais sob a Lei, eles estão livres para fazer o que quiserem. Quero lembrá-lo de que essa atitude é perigosa e com certeza o levará à ruína! Se quiser viver em vitória cristã hoje, você também precisa desenvolver um amor pela Palavra de Deus! Assim como Josué recebeu a ordem de honrar a Lei, nós recebemos a ordem de honrar o Livro de Deus!
Devemos nos alimentar da Bíblia - 1 Pet 2:2; Job 23:12.
Devemos viver de acordo com a Bíblia - Ps 119:11; Ps 1:1-3; Ps 37:31; Ps 119:97; Jr 15:16. (Ill. Psa. 119:105)
Seremos abençoados quando essas coisas forem verdadeiras em nossa vida - Ps 1:1-3!
Caros amigos, vocês têm um tempo reservado todos os dias para ir aos pastos verdejantes da Palavra de Deus e se alimentar deles? Caso contrário, sua vida espiritual será fraca e ineficaz. Se assim for, você está no caminho certo para reivindicar sua Canaã e entrar em sua vitória espiritual.
D. v. 6a, 7a, 9a Um chamado à coragem na liderança -
D. v. 6a, 7a, 9a Um chamado à coragem na liderança -
Em meio a todas essas coisas que o Senhor chama Josué a fazer, três vezes o próprio Deus incentiva Josué a ser “forte e corajoso”! Essas palavras trazem a ideia de “permanecer firme e forte diante da oposição”. Josué precisaria de muita coragem para enfrentar os inimigos de Israel e levar o povo à vitória na Terra Prometida. O desafio de Deus para Josué é que ele permaneça firme!
Ill. Hoje Há uma necessidade grande de pessoas que permaneçam firmes no Senhor como nos dias de Josué!
Ao nosso redor, os cristãos estão caindo no caminho. O que precisamos é que os filhos de Deus sejam movidos no fundo de suas almas para se levantarem, renovarem seus compromissos com o Senhor e dizerem: “Com a ajuda de Deus, ficarei de pé e não cairei todos os dias de minha vida!”
Precisamos hoje de pessoas que assumam a liderança nas igrejas e permaneçam firmes no Senhor.
Precisamos nos lembrar das palavras do Apóstolo Paulo, 1 Cor. 15:58
58 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
Precisamos nos posicionar, Ephesians 6:10–17 “10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. 14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça 15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. 16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”
Já é hora de a igreja parar de servir de capacho para o mundo e o diabo.
É hora de nos levantarmos e nos posicionarmos com o povo de Deus e atendermos ao chamado de Deus para sermos corajosos e fortes nestes dias, Rm. 13:11-14
11 Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.
12 A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz.
13 Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
14 Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.
Precisamos de homens e mulheres de coragem, convicção e integridade.
Ill. Você está firme no Senhor? Ou você está caído ao longo do caminho?
Conclusão:
Hoje Deus está chamando para Moldar o Seu Destino!
O Pai Celestial nos deu um lugar de vitória, e tudo o que nos resta é marchar e reivindicá-lo para nós mesmos.
Embora seja nossa, ela não é barata! Se você realmente quiser caminhar na vitória espiritual e viver na Terra de Canaã, terá de pagar o preço.
Cristão, o que será necessário para que você entre em Canaã hoje?
Você está disposto a pagar o preço, seja ele qual for? Ou você prefere ficar do outro lado do Jordão e ser o primeiro a cair nos momentos de provação? Isso depende inteiramente de você!
Outros estão aqui hoje e você nem sequer está salvo! Se você morresse, iria para o inferno e você não quer que isso aconteça. Gostaria de convidá-lo a vir ao Senhor Jesus hoje e ser salvo. Ele o ama, Ele morreu por você e o salvará se você vier a Ele hoje.
Não conheço seu coração, mas sei que há mais cristãos a leste do Jordão do que na Terra Prometida. Por que não entrar hoje?
