O CUMPRIMENTO DA PROMESSA
Espírito. Reino. Missões. • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO - CONTEXTO
INTRODUÇÃO - CONTEXTO
Na semana passada entramos em Atos 2, e aprendemos sobre o DERRAMAR DO ESPÍRITO.
Os versos 2.1-13 mostraram que quando o Espírito desceu, grandes sinais foram manifestados - sinal audível, externo e interno. Então, a multidão reagiu àquele evento muito incomum, e alguns deles com zombaria (v.13).
Pedro, então, se levanta e faz um discurso de defesa - o primeiro sermão cristão. E a primeira parte do sermão é uma explicação do ocorrido.
Pedro explica que aquele evento, tão incomum, era, na verdade, o cumprimento da profecia de Joel 2.28-32.
Mas, sobre o que se trata esta profecia? O que ela nos ensina sobre aquele derramamento do Espírito? Porque aquele derramamento ele não se repete, a profecia só se cumpre uma vez…
Ex.: Nascente x afluentes da nascente | Atos 2 x derramamentos do ES e Avivamentos
O QUE JOEL NOS ENSINA SOBRE O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO
O QUE JOEL NOS ENSINA SOBRE O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO
I. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO INICIA UMA ERA DE PODER PARA A IGREJA - v.17
I. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO INICIA UMA ERA DE PODER PARA A IGREJA - v.17
Atos dos Apóstolos 2.17–18 ““E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão. Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.”
Quando o Espírito seria derramado, segundo a promessa de Joel? - nos últimos dias… naqueles dias
Portanto, se Atos 2 - o derramamento do ES - aconteceu a 2000 anos, então quando começaram os últimos dias? - 2.000 anos
Mas, o que há de novo, ou de especial, em viver nos últimos dias? O que isto está trazendo de diferente para o povo de Deus?
1. Poder para testemunhar | At 1.8
2. Dons para testemunhar | profecia, visões e sonhos…
O texto de Joel é um poema hebraico, que segue um paralelismo progressivo = ele está falando sobre a mesma coisa, porém com palavras diferentes e progredindo para dar ênfase em um ponto em especial;
No AT os profetas é quem tinham - profecia, visões e sonhos = o objetivo principal eras sempre proclamar a palavra do Senhor ao povo;
O paralelismo indica, portanto, que o derramamento do Espírito faria com que todo o povo de Deus fosse profeta.
Mas, o que isto significa na prática? Todos terão visões e sonhos? Todos serão capazes de descobrir o futuro? Saber quando Jesus vai voltar? Dizer o que vai acontecer com fulano ou ciclano? Dizer se fulano será curado ou não?
A forma mais simples é para entender o texto: pergunte ao texto, e o seu contexto. O que os 120 discípulos, que receberam o derramar do Espírito, estavam fazendo, para Pedro dizer que a profecia estava se cumprindo?
Atos dos Apóstolos 2.4 “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” | falar abertamente como um ato de louvor
Atos dos Apóstolos 2.11 “Como os ouvimos falar sobre as grandezas de Deus em nossas próprias línguas?”
O que ele estavam fazendo? Eles estavam bendizendo a Deus, por sua grande misericórdia, a povos de tribos, línguas e nações diferentes. Eles começaram a testemunhar com poder, sobre a graça e a misericórdia de Deus nas línguas nativas da multidão.
O que todos que são cheios do Espírito fazem em Atos? Eles pregam o evangelho, eles dão testemunho de Cristo, eles falam abertamente sobre as grandezas de Deus - eles assumem a postura profética de dizer ao mundo, com autoridade divina: Salvem-se desta geração perversa.
Agora… E como todo profeta carrega consigo sinais, o livro de Atos, mais à frente, diz que sinais e prodígios os acompanhavam.
Apóstolos - Diáconos - Evangelistas
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO INICIA UMA NOVA ERA DE PODER PARA A IGREJA
O derramamento do Espírito vem para dotar a igreja de poder, para avançar no mundo;
Mateus 16.18 “ as portas do inferno não prevalecerão contra” a igreja;
Apocalipse 3.8 “Conheço as obras que você realiza. Eis que tenho posto diante de você uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.”
Mas… talvez você se pergunte: será que isto é tão necessário? Precisamos de tanto para pregar o evangelho? Precisa-se tanto bater nesta tecla?
A bíblia diz que é necessário | At 4.31; Paulo - pede oração;
Se fosse tão fácil e simples, teríamos uma rede de discipulado na igreja;
Você já pregou o evangelho para alguém? | Diferente de dizer “vai dar tudo certo...” / “Deus sabe de todas as coisas...” / “testemunhar com o comportamento”
A igreja precisa de poder, porque o conflito é de ordem espiritual!
Igreja x Inferno - mundo - poderes políticos | com o poder do Espírito ela vence!
Igreja x pecado | aqui há grande necessidade de sermos cheios do Espírito
II. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO VEM PARA QUEBRAR PARADIGMAS - v.17-18
II. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO VEM PARA QUEBRAR PARADIGMAS - v.17-18
Atos dos Apóstolos 2.17–18 ““E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão. Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.”
Quatro paradigmas são quebrados com o derramar do Espírito.
1. Paradigma racial - toda humanidade
Isto não significa todos os seres humanos, mas pessoas que não são judias;
Jn - Jonas não queria pregar em Nínive, e um dos motivos era preconceito racial;
João 4.42 “E diziam à mulher: — Agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”
At 10 - 11 - Deus também derramou o seu Espírito sobre os gentios;
Não existe cor, raça ou nacionalidade correta para alguém ser tomado pelo Espírito e ser testemunha de Cristo;
2. Paradigma sexual - filhos e filhas… servos e servas…
A tradição judaica proibia mulheres de serem discípulas, ou aprenderem a Torah tornando-se discípulas de algum mestre - mas, Jesus tinha discípulas…
Naquele período, o discurso das mulheres não tinham tanto peso quanto o de um homem - mas, as mulheres são as primeiras a anunciarem a ressurreição de Jesus…
Não existe sexo/gênero para ser tomado pelo Espírito e ser testemunha de Cristo;
3. Paradigma geracional - conflito de gerações - jovens e velhos…
Quando o texto diz jovens, ele inclui crianças, e velhos;
Não existe idade certa para ser tomado pelo Espírito e ser testemunha de Cristo;
4. Paradigma social - servos e servas
Não existe classe social, título, conta no banco ou coisa parecida que torne alguém apto para ser cheio do Espírito e testemunhar de Cristo.
Você está entendendo como o poder é para todo povo de Deus? Como você pode ser um profeta de Deus? Como você pode ser testemunha?
E… é assim, porque esta é a lógica da graça:
Gálatas 3.28–29 “Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” = que promessa é esta?
Gálatas 4.4–6 “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao nosso coração, e esse Espírito clama: “Aba, Pai!””
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO VEM PARA QUEBRAR PARADIGMAS
Você acha que não serve para servir? Acredita que não tem como crescer na vida cristã e mudar de categoria?
Você que acredita que não adianta, você nunca fará um discípulo na vida? Não será capaz de fazer isto ou aquilo outro? Não será capaz de assumir um cargo específico ou uma função específica na igreja?
- Meu querido… preste bem atenção!
(1) não é você que define que tipo de crente você deve ser;
(2) você não é mais forte que o Espírito - se você quer mudar, renda-se a ele… busque-o!
III. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO É UM ALERTA SOBRE A IMINÊNCIA DO JUÍZO DIVINO - v.19-20
III. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO É UM ALERTA SOBRE A IMINÊNCIA DO JUÍZO DIVINO - v.19-20
Atos dos Apóstolos 2.17 ““E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei o meu Espírito…”
Atos dos Apóstolos 2.19–20 “Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.”
- O texto assume, neste momento, uma linguagem apocalíptica. Ele tem imagens escatológicas de Juízo.
O profeta, quando recebia a visão, ele recebia como se fosse uma imagem, que só seriam melhor explicada no futuro, quando a profecia se cumprisse;
Hoje sabemos que (1) Jesus inaugurou o reino e (depois) ele virá consumá-lo trazendo juízo final…
Então, já vivemos os últimos dias, mas o Dia do Juízo é no final deste período chamado “últimos dias”.
Portanto, o ponto chave do texto, é que o derramamento do Espírito vem como um alerta sobre o Juízo Final. Esta era em que vivemos, onde a igreja está dotada de poder para avançar com o reino por terras longínquas, é um alerta sobre a vinda do Juízo Final.
Duas coisas importantes:
O Reino de Deus é um reino de paz, justiça e alegria, mas rejeitá-lo implica em trazer juízo para si;
Marcos 1.14–15 “Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus. Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.”
João 3.18 “Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
Um dos sinais do fim - do Juízo Final, é a pregação do evangelho por todo o mundo;
Mateus 24.14 “E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.”
Ele virá! Com grande poder e glória… entre as nuvens, no ressoar da última trombeta… ele virá!
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO É UM ALERTA SOBRE A IMINÊNCIA DO JUÍZO FINAL
O derramamento do Espírito inicia a contagem regressiva do universo;
Enquanto a igreja é tomada de poder para pregar, os anjos afiam suas foices para a grande colheita de Deus;
Enquanto a igreja é perseguida, os anjos afiam suas espadas, para trazerem juízo sobre os inimigos do povo de Deus;
Eu te pergunto: você está pronto para se encontrar com Ele? Você está preparado para a volta de Cristo?
Nós vivemos os últimos dias. Nós vivemos no período da história do universo que é contagem regressiva.
- Talvez você esteja preocupado demais com seus planos, seus sonhos… com seus problemas ou com suas vitórias… talvez você esteja preocupado demais com a sua vida, mas encontrar-se com Jesus assim é morte eterna…
Tom de alerta + tom de urgência no derramamento do Espírito | o Rei venceu, e se assentou no trono = minha vida é dele;
Ex.: Dias de Noé + o caminho do discipulado
Ex.: É Ele - DropsINA
IV. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO ANUNCIA A ERA DA PROCLAMAÇÃO DA GRAÇA DIVINA - v.21
IV. O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO ANUNCIA A ERA DA PROCLAMAÇÃO DA GRAÇA DIVINA - v.21
Atos dos Apóstolos 2.21 “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.””
O texto, então, volta ao tema do poder do Espírito, porém não sobre a igreja, mas através da igreja. Não para o benefício do cristão, mas para o benefício do pecador. Ele fala sobre a graça de Deus.
Jesus disse que veio inaugurar o Ano da Graça de Deus;
Mateus 28.18–19 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,”
Esta nova era, é a era do avanço do reino de Deus, da pregação do evangelho e do anúncio da graça maravilhosa do Deus, em Cristo Jesus.
E o texto contém quatro aspectos desta graça:
1. Esta graça é universal no seu alcance - todo aquele
A graça de Deus é sem distinção ou acepção;
A graça de Deus não é para os mais qualificados - moralmente corretos, os com títulos ou status…
Ex.: Ministério de Jesus entre os de má fama, pecadores e publicanos.
2. Esta graça é exclusiva no seu Método - que invocar
Invocar - fé e arrependimento | Mc 1.15;
Romanos 3.28 “Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.”
João 1.12–13 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
Gálatas 3.26 “Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;”
O método não é um juramento, não é uma oração especial, não são regras eclesiásticas ou religiosas, não é pagamento de promessas, não é fogueira santa… não é o cumprimento de algumas orações…
3. Esta Graça é restrita no caminho de salvação - o nome do Senhor
Atos dos Apóstolos 4.12 “E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”
Não há salvação no nome do pastor, ou da igreja… Não há salvação no nome Papa…
Não há outro caminho de salvação, se não o próprio Jesus | João 14.6 “Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Não há salvação no poder político, não há salvação por meio da família…
4. Esta Graça é Poderosa em seu benefício - e acontecerá… será salvo
Mateus 1.21 “Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”
Efésios 2.8 “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;”
Esta graça não cria a possibilidade de salvação | ou lhe dá um teste para sua salvação
Esta graça não resolve alguns problemas da sua vida - e deixa outros com você;
Esta graça não salva pela metade.… ela te salva por inteiro!
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO ANUNCIA A ERA DA PROCLAMAÇÃO DA GRAÇA DIVINA
Romanos 10.9–10 “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação.”
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Joel nos ensina que o derramamento do Espírito (1) inicia uma nova era de poder para a igreja; (2) vem para quebrar paradigmas; (3) é um alerta sobre a iminência do Juízo Final; (4) anuncia a era da proclamação da graça divina.
