A Vinda do Anti-Cristo 3

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 89 views
Notes
Transcript
O objetivo do capítulo 2 de II Tessalonicenses é trazer conforto; é assim que Paulo o conclui. Você lê a pequena bênção final nos versículos 16 e 17:
II Tessalonicenses 2 16 E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 17 Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.
O objetivo do texto é trazer consolo. E esse é realmente o propósito de Paulo ao longo de suas duas cartas aos tessalonicenses.
Volte ao capítulo 4, de 1 Tessalonicenses, por um momento e você encontrará no final do capítulo, onde Paulo trata sobre o arrebatamento da igreja, que é o próximo evento no cronograma de Deus:
I Tessalonicenses 4 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Sinta-se confortado, não importa o que você ouça as pessoas falando. E há muitos apocalípticos equivocados por aí, muitos deles.
Tenho uma notícia para você: se você é um crente verdadeiro, não vai precisar sobreviver na grande tribulação, simplesmente porque você não vai estar lá. Nós seremos tirados deste mundo. Aqueles que conhecem a Palavra de Deus sabem que estamos esperando no Senhor, não para o juízo que Ele trará sobre este mundo, mas para nos tirar deste mundo.
Paulo começa 1 Tessalonicenses, capítulo 1, versículos 9 e 10, dizendo aos tessalonicenses que “dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” Estamos esperando a volta de Jesus. Estamos esperando que Ele venha e nos reúna com Ele para sempre.
§ Estamos aguardando Cristo. Não precisamos viver com medo. Precisamos viver com conforto, esperança, alegria e amor, percebendo que o mesmo Deus que criou o Universo sustenta o Universo, e Ele o destruirá de acordo com a maneira que Ele planejou.
NÃO SEJA IGNORANTE!
Esta é uma parte muito importante da exortação de Paulo: não seja ignorante! Para ter certeza de que seus leitores não fossem ignorantes a respeito do Anticristo, Paulo nos dá algumas características da carreira do Anticristo:
1 – Sua revelação
II Tess. 2:6 diz: “E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.” Ele está falando sobre sua revelação. Ele usa a palavra “manifestado” no versículo 6.
Ele a usou para referir-se ao Anticristo, o homem da iniquidade mencionado no versículo 3. Ele será revelado. Ele a usa novamente no versículo 8: “E então será revelado o iníquo…”. Portanto, haverá uma revelação.
2 – Sua encarnação
Ainda no verso 6:“E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.” Paulo está dizendo:
Ele será revelado, mas não ainda. Vocês sabem o que o restringe agora, para que em seu tempo ele seja revelado. Vocês sabem que ele está sendo contido agora.
Como eles sabiam disso? Porque Paulo os ensinou sobre isso quando estava com eles. Passou informações importantes para eles. O Anticristo não tinha vindo e não poderia vir até sua hora, porque sua vinda está sujeita àquilo que o restringe, que agora o detém, suprime. A palavra é “katechō”, em grego.
Mas, o que o está impedindo de se manifestar? O que o está restringindo? Eu presumiria que Satanás gostaria de ter o Anticristo aqui há muito tempo. Talvez ele quisesse que o Anticristo fosse um César manifesto imediatamente após a carreira de Jesus Cristo para vir e fazer a obra horrível de Satanás. Mas Satanás está sendo contido. E a vinda do Anticristo ainda não aconteceu. Satanás não pode fazer isso antes do tempo certo, porque ele está sendo impedido de fazê-lo.
Satanás já poderia ter levantado o Anticristo, se pudesse fazê-lo.
Ainda não aconteceu. Não vimos o Anticristo. Não vimos surgir um líder global que governa o mundo pela paz, que faz um pacto com Israel para ser seu protetor, viola o pacto e se estabelece como Deus no templo de Deus. Algo está segurando, retendo tudo isso, algo está impedindo Satanás de fazer isso. O que é? Me der base Biblica
Alguns sugerem que aquilo que está retendo a manifestação do Anticristo é a igreja, porque Mateus 5:13-14 diz que a igreja deve ser sal e luz. Bem, o sal e a luz não são restrições. O sal é símbolo de preservação e a luz é a verdade, o símbolo da verdade e da retidão. Portanto, Deus em Seu povo preservou a verdade e a justiça no mundo, mas isso não é o mesmo que restringir o mal.
Na verdade, a Bíblia deixa claro que os homens maus estão cada vez piores. O mal está aumentando. Portanto, a igreja é obviamente a maior bênção para o mundo, porque nela há a personificação da verdade salvadora do evangelho. Mas a igreja não pode ser o agente limitador da manifestação do Anticristo.
Nenhum esforço humano pode conter Satanás. Existe apenas um no Universo que pode conter Satanás. Quem é esse? Tenha isso em mente: “o diabo é o diabo de Deus”. Satanás nunca vai além dos limites que Deus permite. O poder que impede Satanás de trazer o Anticristo à apostasia final é o próprio Senhor.
Portanto, há um poder em operação que impede o plano de Satanás. O homem do pecado não pode vir até que esse poder restritivo seja liberado. Os tessalonicenses sabiam disso, então deveriam saber que não estavam no Dia do Senhor, porque o Anticristo ainda não havia se manifestado.
O motivo da restrição está no versículo 6: “para que a seu próprio tempo seja manifestado”, ou seja, no tempo designado por Deus. Jó 42:2, quando Jó aprendeu a lição, ele disse: “Nenhum dos teus propósitos pode ser frustrado”. Em Isaías 46:10, lemos: “Meu propósito”, diz Deus, “será realizado.”
Nem Satanás, nem demônios, nem forças humanas, nem planos ou propósitos diabólicos podem operar até que Deus o permita. O plano de Deus e o poder de Deus controlam tudo. O mal nunca vai ultrapassar os limites estabelecidos por Deus.
O Anticristo será revelado no tempo que Deus designou. Isso é muito interessante, porque você se lembra que Gálatas 4:4 diz que “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”. Havia, no plano de Deus, um tempo para a vinda do Filho de Deus encarnado. Os judeus esperaram por séculos e séculos, mas Ele só veio no tempo determinado por Deus.
E assim como Deus ordenou um tempo para a manifestação, a encarnação de Seu Filho, Ele ordenou um tempo para o aparecimento do homem em quem Satanás viverá. Seu aparecimento é determinado pelo plano de Deus. Satanás quer, basicamente, copiar Cristo, ter um ser humano com poder sobrenatural – seu falso Cristo, pseudo-Cristo, o Anticristo. Mas ele não virá até que o tempo de Deus seja cumprido.
3 – Embora o Anticristo ainda não tenha vindo, sua iniquidade está agindo na Terra.
Agora veja 2 Tessalonicenses 2:7:
Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;”
Iniquidade é apenas uma longa palavra para “pecado”, rebelião contra Deus. Esse homem do pecado – homem em quem Satanás habitará – ainda não veio. Mas a iniquidade já está em ação, porque como João diz em 1 João 4:3, “mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.” Quem nega que Jesus veio em carne, esse é um anticristo. Portanto, a iniquidade do Anticristo está em toda parte.
Portanto, o mistério, a realidade oculta da revelação do Anticristo ainda não chegou. Mas o mistério da iniquidade já está em ação. A iniquidade está ao nosso redor. Em 2 Timóteo 3:13, lemos: “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.” Isso tem sido uma verdade constante, e é por isso que o apóstolo Paulo disse que as pessoas ficam cada vez piores. Portanto, o mistério da ilegalidade, da iniquidade é a revelação do mal em grande escala.
Elas eram pecadoras. E o mal continuou se espalhando desde que pisaram em terra firme. Maldade, mentiras, hipocrisia, falsa doutrina, pecados de todo tipo – tudo isso está operando agora.
Mas o homem que finalmente incorporará esse espírito, de uma forma consumada, e governará o mundo inteiro, ainda não foi revelado, porque aquele que agora o restringe continuará restringindo “até que do meio seja tirado”, significa “tirado do caminho”.
Mas, quando chegar a hora, o Anticristo aparecerá. Ele vai aparecer no começo da última das 70 semanas. A partir de sua manifestação, não demorará muito para que todos os tipos de julgamento divino caiam sobre a Terra.
Quando o Espírito Santo se afastar, deixará de lado esse poder restritivo, e aí a obra satânica feroz começará rapidamente.
4 – O Anticristo será destruído por Deus
Veja o versículo 8: “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo Espírito da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda”. Assim como a revelação do Anticristo é definida de acordo com o cronograma de Deus, o mesmo ocorre com sua destruição.
O Anticristo terá uma mensagem para o mundo. Será uma mentira, um engano. Ele poderá fazer sinais e maravilhas. Ele terá um impacto enorme nas pessoas.
Será uma pessoa sobrenatural, porque Satanás trabalhará por meio dele. Esse será um falso Cristo com uma falsa revelação, uma falsa mensagem, falso poder sobrenatural. Mas, seu fim será rápido.
Quando isso acontecerá? Volte ao versículo 8: “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo Espírito da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.” O fim do Anticristo acontecerá quando Jesus aparecer. Será um encontro visível com o glorioso Senhor Jesus, que paralisará a ousada presunção e a atividade arrogante desse iníquo.
Esta é uma realidade poderosa, descrita em Apocalipse 19: Cristo vem; o céu se abre; um cavalo branco. Aquele que se assenta nele é fiel e verdadeiro. Ele julga, trava guerra. Seus olhos são uma chama de fogo. Sua cabeça tem muitos diademas.
De Sua boca sai uma espada afiada, para que com ela possa derrubar as nações e governá-las com uma vara de ferro. Esse é o sopro de sua boca. Em Seu manto e em Sua coxa está escrito “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.”
Apocalipse 19 17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; 18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
Esse é o julgamento final dos pecadores nesta Terra. O texto de Apocalipse 19 continua:
19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Não se trata de uma espada real saindo da boca do Senhor, mas de Sua própria respiração. O Senhor, literalmente, matará os ímpios, o Anticristo, o falso profeta, enviará todos para o inferno.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.