Uma igreja centrada na verdade
As marcas de uma igreja saudável • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 57 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O livro de Atos apresenta o início da igreja de Cristo na terra, a qual começou em Jerusalém, Judéia e Samaria e depois se expandiu a outros lugares.
Lucas escreve o livro de Atos para mostrar a Teófilo sobre o crescimento do evangelho e a expansão da igreja que começou em Jerusalém. Em Atos temos a continuação da história da igreja depois que Jesus foi elevado aos céus.
No capítulo 1, a palavra de Deus relata que Jesus estava reunido com os discípulos antes de subir aos céus, depois deu a ordem para eles permanecerem em Jerusalém até a descida do Espírito Santo.
No Capítulo 2, a bíblia relata sobre a vinda do Espírito Santo no dia de pentecostes. Depois vem o sermão de Pedro e três mil almas se arrependem dos seus pecados e creem na mensagem do evangelho. A partir do versículo quarenta e dois, o texto apresenta como que a igreja estava vivendo.
Ideia Central
Ideia Central
A igreja deve viver de acordo com a vontade de Deus que é revelada nas Escrituras.
Transição
Transição
Veremos três características de uma igreja centrada na verdade.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª Dedicada a doutrina bíblica (v. 42-44)
1ª Dedicada a doutrina bíblica (v. 42-44)
A igreja primitiva era uma igreja centrada na verdade, ela era perseverante quando se tratava da doutrina bíblica. Veremos cinco doutrinas bílicas apresentadas no texto:
1ª As Escrituras (v. 42)
1ª As Escrituras (v. 42)
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Os apóstolos foram ensinados por Cristo, viveram ao lado dEle, presenciaram a ressurreição do Senhor. O ensino dos apóstolos vem diretamente do Senhor Jesus, o qual preparou os apóstolos para dar continuidade na pregação do evangelho. Então, quando o texto diz: “ensino dos apóstolos” quer dizer a Escritura, isto é, a verdade revelada por Deus. E os apóstolos ensinavam fielmente essa verdade.
42 Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
Por isso, o povo se dedicava ao ensino dos apóstolos. A palavra “dedicar” ou “perseverar” significa “perseverar com devoção”. Eles se reuniam para ouvir a palavra de Deus, ou seja, ouvir a pregação. Após entenderem o evangelho pregado por Pedro depois o pentecostes, perseveravam em ouvir a verdade, eles tinham fome e sede de ouvir a pregação.
Você tem perseverado com devoção ao ensino da palavra de Deus? Você ama ouvir a palavra de Deus?
33 Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.
34 Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração.
35 Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.
36 Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância.
37 Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste.
38 Cumpre a tua promessa para com o teu servo, para que sejas temido.
39 Livra-me da afronta que me apavora, pois as tuas ordenanças são boas.
40 Como anseio pelos teus preceitos! Preserva a minha vida por tua justiça!
2ª A comunhão dos santos (v. 42,44)
2ª A comunhão dos santos (v. 42,44)
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
A palavra “comunhão” vem da palavra grega “koinós” que significa “comum”, ou seja, indivíduos que têm interesses em comum e que vivem segundo o exemplo de Jesus. A comunhão entre os membros da igreja é o ato de viver em comunidade e compartilham momentos juntos, expressando assim uma comunhão de amor fraternal uns pelos outros e em um rico relacionamento de união.
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor
44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Eles viviam uma comunhão profunda, pois o texto diz: “tinham tudo em comum”. Eles se preocupavam uns com os outros, demonstravam simpatia e ajudavam uns aos outros.
Na igreja primitiva não tinha discórdia, não tinha brigas, fofocas. Mas viviam em plena comunhão.
Como está a sua comunhão com os irmãos?
Não tem como você almejar ir para o céu se você não gosta de viver em comunhão com os irmãos. Porque no céu todos os salvos estarão lá.
3ª O partir do pão (v. 42)
3ª O partir do pão (v. 42)
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
O povo estava reunido para celebrar da ceia do Senhor conforme Jesus tinha ordenado.
26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.
27 Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês.
28 Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.
29 Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai”.
Eles não deixavam de lembrar da morte do Senhor Jesus, por isso celebravam a ceia do Senhor, partindo o pão em comunhão.
É por isso que nós celebramos a ceia até hoje, como um memorial do seu sacrifício por nós. E fazemos isso para anunciar a vinda do Senhor Jesus.
4ª A oração (v. 42)
4ª A oração (v. 42)
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
A igreja perseverava na oração. O povo buscava a Deus constantemente em sua vida prática. Podemos ver que a igreja primitiva orava e as coisas aconteciam, podemos ver isso em alguns exemplos:
A igreja se reunia para orar.
14 Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
2. Os apóstolos subiam ao templo para orar.
1 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde.
3. A igreja estava sob perseguição e a igreja ora e o lugar treme.
31 Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.4 e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra
4. Pedro estava preso e a igreja estava em oração e Deus enviou um anjo para libertar Pedro.
5 Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.
6 Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.
7 Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!”, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.
8 O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”.
9 E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão.
5. Paulo e Silas estavam presos em Filipos e quando eles oravam a prisão se abriu.
25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.
26 De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.
A oração é importantíssima na vida da igreja, e aqui eles tinham uma agenda de oração.
Quanto tempo nós temos dedicado à oração?
5ª O temor de Deus (v. 43)
5ª O temor de Deus (v. 43)
43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Os cristãos estavam cheios de “temor”, essa palavra significa “um sentimento de profundo respeito por alguém”. Eles tinham esse profundo respeito e reverência para com Deus. Isso significa que eles levavam as coisas de Deus muito a sério.
A igreja estava compromissada com o temor ao Senhor, pois a mentira era abominável a Deus, como por exemplo a história de Ananias e Safira que foram mortos por terem mentido e depois disso, a igreja se encheu de temor.
3 Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?
4 Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”.
5 Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.
Muitos sinais e maravilhas eram realizados. Essa igreja presenciou coisas extraordinárias vindas do Senhor. Muitos enfermos foram curados, as prisões se abriram. Mas existe um milagre que eles viram muitas vezes, que é de ver pecadores destinados ao inferno, mortos em seus delitos e pecados, tendo a salvação em Cristo. Por exemplo, Paulo que era perseguidor da igreja e se tornou um servo fiel a Cristo (Atos 9).
2ª Dedicada as boas obras (v. 45)
2ª Dedicada as boas obras (v. 45)
O povo de Deus é salvo por Jesus por meio da fé, mas a fé precisa ser demonstrada na vida prática e a igreja primitiva era uma igreja que vivia a fé em sua maneira de agir. O texto relata a forma que podemos nos dedicar às boas obras:
1ª Ajudar os necessitados (v. 45)
1ª Ajudar os necessitados (v. 45)
45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
A união entre o povo faz com que os cristãos observem a necessidade dos irmãos. Na igreja primitiva era comum o povo vender os bens e compartilhar com as pessoas necessitadas.
Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda
Os cristãos não eram egoístas, mas pensavam na necessidade das pessoas. A Bíblia afirma que precisamos praticar as boas obras e ajudar o próximo, principalmente os irmãos da fé.
14 De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
15 Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
16 e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
3ª Dedicada em cultuar ao Senhor (v. 46-47)
3ª Dedicada em cultuar ao Senhor (v. 46-47)
A igreja é o corpo de Cristo, e ela é chamada para prestar culto ao Senhor, além disso, buscar a adoração coletiva com os irmãos. Veremos três formas de dedicarmos culto ao Senhor:
1ª Ter prazer na adoração coletiva (v. 46)
1ª Ter prazer na adoração coletiva (v. 46)
46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
O povo da igreja primitiva tinha prazer em estar na casa de Deus, o texto afirma que todos os dias eles estavam reunidos no templo. Eles estavam reunidos todos os dias para adorar ao Senhor. Isso significa que eles estavam vivendo a união gerada pelo Espírito Santo.
A palavra de Deus nos exorta a nos reunirmos como igreja, a termos prazer de ir na casa de Deus.
25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
1 Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
Infelizmente muitos cristãos perderam a alegria de estar na casa de Deus, cada dia que passa existe uma frieza tremenda dentro da igreja, os cultos cada vez mais vazios. Nenhum cristão salvo consegue ser igreja sozinho. Ir à casa de Deus não deve ser um peso, uma obrigação, mas deve ser uma alegria, pois no meio do povo de Deus você encontra consolo, aconselhamento, palavra de Deus para o seu coração, encorajamento e alegria.
Por isso, encorajo você para não deixar de congregar, pois se você se afastar da comunhão entre os irmãos, a chama dentro de você vai se apagando, o desejo de ouvir a pregação e de louvar ao Senhor vai se esfriando.
Você tem tido prazer de estar na casa de Deus? Ou isso tem sido apenas uma atividade rotineira?
2ª Se reunir nos lares para a comunhão (v. 46)
2ª Se reunir nos lares para a comunhão (v. 46)
46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
O povo vivia tão unido que eles compartilhavam refeições juntos. Eles tinham o prazer e a alegria de estarem juntos em comunhão uns com os outros.
3ª Louvar ao Senhor (v. 47)
3ª Louvar ao Senhor (v. 47)
47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
O povo louvava a Deus, cantando com alegria e entusiamo. O culto público precisa ser vivo, ser alegre, pois estamos adorando o Rei dos reis e Senhor dos senhores, estamos diante do Senhor Jesus Cristo.
Meu irmão, durante o louvor abra a sua boca, louve a Deus, bata palmas. Como diz o salmista:
1 Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!
2 Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres.
3 Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele : somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.
A igreja primitiva adorava e louva com alegria.
47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
E o texto encerra dizendo: “e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos” (v. 47).
Essa igreja era exemplar, pois a forma que eles viviam impactava as pessoas que estavam a sua volta.
E o Senhor ia acrescentando os salvos, ou seja, salvando mais pessoas, desse modo a igreja crescia numericamente.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, vimos que para uma igreja ser saudável ela precisa ser uma igreja centrada na verdade, isto é, ter o foco de viver de acordo com a palavra de Deus. A igreja precisa ser dedicada às doutrinas bíblicas, às boas obras e ao culto ao Senhor.
Infelizmente muitas igrejas se perderam ao longo da história, porque deixaram de praticar as doutrinas bíblicas e viver uma vida de culto ao Senhor. Para sermos uma igreja centrada na verdade, precisamos permanecer na verdade bíblica e dedicarmos culto ao Senhor.
Será que a nossa igreja é considerada saudável?
Quais são as melhorias que precisam ser realizadas em nosso meio para avançarmos como igreja?
Por isso, nós temos feito algumas mudanças, pois elas são necessárias para o avanço da igreja.
Aplicação
Aplicação
Devemos manter a firmeza na palavra de Deus.
Precisamos estar sensíveis com a necessidade dos nossos irmãos.
Necessitamos ter alegria para virmos a casa de Deus e para cultuarmos ao Senhor.
