Amor de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

Alcançados pelo amor

Passagens: Rm 8,39; I Jo 4,16-19; Ct 8,6; Os 11, 1-4
Romanos 8.38 “Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades,nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor.…
O primeiro e fundamental anúncio que a Igreja tem a missão de levar ao mundo, e que o mundo espera da Igreja, é o amor de Deus.
O amor de Deus é o atributo divino que indica a disposição de Deus a se doar para o bem do outro.
A expressão “amor de Deus” tem duas acepções bem diferentes: uma em que Deus é objeto e a outra em que Deus é sujeito: uma que indica o nosso amor por Deus e a outra que indica o amor de Deus por nós. O homem, mais propenso por natureza a ser ativo que passivo, mais a ser credor que devedor, sempre deu precedência ao primeiro significado, àquilo que nós fazemos para Deus. A pregação cristã também seguiu esse caminho, falando, em certas épocas, quase só do “dever” de amar a Deus.
Mas a revelação bíblica dá a prevalência ao segundo significado: ao amor “de” Deus, não ao amor “por” Deus. Aristóteles dizia que Deus move o mundo “porque é amado”, ou seja, é objeto de amor e causa final de toda criatura [1]. Mas a bíblia diz exatamente o contrário: Deus cria e move o mundo porque ama o mundo. O mais importante do amor de Deus não é que o homem ama a Deus, mas que Deus ama o homem e o ama “primeiro”: “Nisso está o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas Ele quem nos amou” (1 Jo 4,10). Disso depende todo o resto, incluída a nossa própria possibilidade de amar a Deus: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4,19).
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento J. O Espírito Santo Como Poder para a Vida de Santidade (8)

8:38 O apóstolo não terminou sua busca. Ele esquadrinha o universo em busca de algo que poderia nos separar do amor de Deus e descarta, uma a uma, todas as hipóteses: a morte com todos os seus horrores; a vida com todos os seus encantos; anjos e principados, sobrenaturais em poder e conhecimento; coisas do presente que nos oprimem; coisas do porvir que nos deixam apreensivos; poderes, quer na forma de homens tiranos quer de forças espirituais do mal.

8:39 Altura ou profundidade, elementos do âmbito da dimensão ou do espaço, incluindo forças ocultas. Então, para se certificar de que não deixou nada de fora, Paulo acrescenta: nem qualquer outra criatura (ou “nem qualquer outra coisa na criação”).

Terminada sua busca, o apóstolo não encontra nada que possa separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Não é de admirar que essas palavras de triunfo tenham sido o cântico dos que morreram como mártires e o hino dos que viveram como tais!

AMOR Ainda que a Bíblia se refira a diversos tipos de amor, a sua mensagem primordial nos fala sobre o amor único do Senhor: o amor de Deus pela sua criação, pelo povo da aliança (Israel e a Igreja) e pelo seu Filho amado. Daqui parte o chamado de Deus para amá-lo e ao próximo (

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.