O descanso de Deus
O Primeiro Livro de Moisés • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Gênesis 2.1-3
Gênesis 2.1-3
Oremos mais uma vez ó Deus nós pedimos agora que tem o bendito Espírito Santo ilumine o nosso entendimento para que nós compreendamos a tua palavra possamos aprender mais a respeito de ti de nós mesmos e do teu querer para cada um de nós Oramos que assim tu nos atendas por amor de Jesus amém.
Chegamos no ponto em que Moisés relata o término da criação e também onde ele nos diz que Deus descansou de toda sua obra, da obra da criação.
Quero destacar dessa passagem Três Pontos centrais e depois nós veremos as aplicações ou implicações desses três pontos para nós nos dias de hoje.
O primeiro é a declaração que Moisés faz no verso primeiro da conclusão dos céus e da terra, assim pois foram acabados o céu os céus e a terra e tudo o que neles há. Quando Moisés diz assim pois foram acabados ou “assim” se refere a tudo que veio antes, dessa maneira como eu acabei de descrever, Deus Terminou a obra da criação foi assim que ele completou a sua criação e então de que maneira Deus completou sua criação no princípio?
- Ele criou os céus e a terra do nada só pela sua palavra verso primeiro do Capítulo 1, inicialmente a Terra era sem forma e vazia não tinha ninguém habitando na Terra. Verso 2, em 3 dias então Deus organizou o mundo para que se tornasse habitável. Então, do verso 3 ao verso 13 do capítulo anterior, nós lemos que ele criou a luz ele criou firmamento, ele fez os mares as nuvens a terra seca e a vegetação fez separação entre eles e deu o nome a cada um deles nos três dias seguintes quarto quinto e sexto dia, Ele encheu esse mundo. Mundo que Ele preparou de vida podemos ver isso do verso 14 a 31 do capítulo 1.
- Ele criou os seres marinhos tudo que vive nas águas criou as aves e fez brotado da terra todo tipo de animal. Vimos, por exemplo, a classificação na mensagem anterior, classificação que segue a taxonomia, ou seja, as categorias daquela época e em seguida é que Deus os fez capazes de se reproduzir e se reproduzir conforme a sua espécie conforme a sua espécie.
- Então no sexto dia, Deus criou um ser diferente de tudo que ele tinha feito até agora alguém que era a sua imagem aí semelhança Ele criou o homem e o criou homem e mulher. Se usarmos o texto hebraico, macho e fêmea, foi Como Deus criou e como Deus, o homem era um ser pessoal moral capaz de se comunicar consciente, de que estava vivo, criativo, justo, bom e sem defeito algum. Sem defeito algum e Deus então coloca esse ser o único que foi feito a Sua Imagem e Semelhança como seu representante na terra para dominar sobre a criação de Deus para multiplicar-se ocupar a terra toda que Deus havia feito constituir família ser um povo e desenvolver uma cultura sobre Deus.
- Isso que está implícito em dominar a criação. Deus está dizendo ao homem: “conheça a criação descubra como o meu mundo que eu criei funciona aprenda as leis e use essas leis para o benefício de vocês”.
- Isso é o que significa o MANDATO CULTURAL, o homem recebeu a ordem de representando Deus, nesse mundo maravilhoso que Deus fez promover uma cultura, conhecimento. Desenvolvesse através da belíssima criação de Deus. O Senhor fez tudo isso em seis dias de trabalho humano dias de 24 horas conforme nós já havíamos apresentado.
- Precisamos destacar que o texto exige de nós, seus leitores, uma modo especifico de leitura. Ele pede para ser lido como história. História com “h” não com “e” estória.
- Se é assim que ele pede para ser lido, então de acordo com o texto, foi assim que aconteceu, seis dias de 24 horas e no final o texto diz que Deus viu que tudo que ele havia feito era muito bom, ou seja, atendia o seu propósito e era tudo maravilhoso, belo, variado, misterioso, agradável, cheio de vida, perfeito e sem defeito algum
- Esse foi o mundo maravilhoso que Deus criou, e o homem com ele, é assim que foi acabada toda a criação.
- Nos voltamos para o capítulo 2, e vemos a conclusão de sua criação. Observe que Moisés diz aqui, que foram acabados os céus e a terra, e aqui, remete imediatamente para o versículo primeiro do capítulo 1, onde diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Ele começou a criação e agora termina no verso primeiro do capítulo 2 e assim Deus acabou os céus e a terra que ele tinha começado Capítulo 1 verso primeiro e não só os céus e a terra, mas tudo que neles há que é a tradução da palavra do termo hebraico os seus exércitos.
- Deus terminou os céus e a terra e os exércitos que estavam nos céus e na terra, significa a vida que Deus havia criado, dizendo com isso, que era numerosa muito bem organizada, preparada como soldados para batalha e sobre o comando de Deus, e do seu Regente que é o homem, os exércitos de Deus, é por isso que na Bíblia Deus é chamado o Senhor dos exércitos, ou seja, de todos os seres da criação de tudo aquilo que ele criou e colocou nesse mundo maravilhoso.
- Essa exposição de Moisés, sobre como tudo veio a existir, confrontava diretamente aquilo que os israelitas tinham aprendido no Egito onde ficaram durante 400 anos. Precisamos nos recordar que o livro de Gênesis foi escrito por Moisés durante a peregrinação de 40 anos no deserto, quando as israelitas estavam se aproximando da entrada na Terra Prometida.
- Eles tinham sido escravos durante quatro séculos, no Egito, onde aprenderam adorar outros deuses, onde tiveram uma outra visão de mundo, e agora estavam prestes a entrar numa Terra habitada por povos pagãos, com uma cosmovisão diferente, que também adoravam a outros deuses, e outras histórias sobre como tudo começou. Com o objetivo de prepará-los, Moisés começou primeiro realinhá-los com relação ao que tinham aprendido errado no Egito, e em seguida prepará-los para o que eles haveriam de encontrar na terra prometida.
- Moisés então explica a origem de tudo, e então, esse relato que acabamos de sumariar e resumir, confrontava as visões daquela época sobre a origem do homem.
- Existiam vários relatos, inclusive, mais antigos do que o relato de Gênesis. Relatos babilônicos, relatos cananeus, sumérios. Nesses relatos, falavam do surgimento do mundo.
- Os relatos diziam que, tudo havia surgido pelos deuses. Diziam que os deuses brigavam entre si, o relato mais importante, diz que o deus principal teve uma briga com a deusa das águas, matou-a, abriu a carcaça dela no meio, pegou o sangue e misturou com a terra, e disso surge o homem,
- Então estes relatos fantasiosos da criação do homem, são confrontados aqui por Moisés, que mostra que esses deuses não existem, que o homem na verdade, que era adorado como ser divino, era uma criação de Deus, que a natureza foi criada por Deus, e não está em oposição a Deus. E essa mesma natureza, é distinta de Deus. Deus não é a natureza, nem a natureza é Deus.
- Enfim, Moisés quer mostrar a supremacia de Deus sobre os deuses do Egito, e os deuses cananeus, que estão diante dos israelitas. Isso tudo que está impresso aqui, o que está incluído neste texto, é implícito na declaração do verso primeiro, assim pois foram acabados os céus e a terra e tudo que neles há.
- Deus acabou, terminou, fez o que tinha que fazer.
- O segundo ponto aqui, eu disse a vocês que eram três. Esse foi o primeiro a declaração do término da criação no verso 1, o segundo ponto é no verso 2.
- Sobre o termo “Descansou” –
- A declaração que Moisés faz, de que “Deus descansou”, depois de haver terminado a criação. O texto diz: “Havendo Deus terminado no sétimo dia sua obra que tinha feito Descansou”.
- Descansou nesse dia de toda obra que tinha feito, Moisés aqui, diz aqui que Deus terminou no dia sétimo, quando na verdade a gente sabe que ele terminou no dia 6. É que o hebraico aqui é meio ambíguo ele pode ser lido dessa maneira, mas quando comparamos essa passagem com outras passagens, como por exemplo no livro de Êxodo capítulo 20.11, também escrito por Moisés. O texto diz, com muita clareza, em seis dias o Senhor fez os céus e a terra ao mar que tudo que neles há e ao Sétimo Dia Descansou.
- Então a nossa tradução, pode dar a impressão de que Deus, quem trabalhou no sábado, no sétimo dia, mas na verdade não é o que está se querendo dizer, está muito bem expresso na tradução nova versão internacional, que diz assim: “no sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara” ou a versão nova versão transformadora, uma versão muito boa também, diz: “no sétimo dia Deus havia terminado sua obra de criação”.
- Então eles traduziram pegando sentido do que Moisés escreveu em vez de fazer uma tradução literal como a nossa Nova Almeida fez então o ponto é isso, que Deus quando chegou ao sétimo dia, já tinha terminado a criação, e Moisés diz que, nesse dia, Deus Descansou de tudo que ele tinha feito. É evidente que isso não significa que Deus tinha ficado cansado, na verdade quando lemos o relato do capítulo primeiro, vemos que Deus fez tudo com extrema facilidade.
- Deus não suou, nem uma gotinha de suor. Ele só disse “haja e haja” a partir disso, tudo acontece, Deus não fez esforço físico nenhum.
- Nesse caso, não tem por que Deus está cansado. Quando Moisés diz que Deus Descansou no sétimo dia de toda obra que tinha feito, não está insinuando que Deus, a nossa semelhança, trabalhou e depois de um tempo ele tinha que refazer as forças, porque estava cansado, daí precisava dar uma paradinha para poder continuar.
- Significa simplesmente, que ele encerrou a sua obra como criador porque não tinha mais nada a fazer o que era para ser feito foi feito nos seis dias e ao final deles Deus, para a sua obra como criador. Afinal, ele havia criado um santuário divino onde iria se relacionar com sua criatura, e estava muito satisfeito com tudo o que havia feito. Ele mesmo disse que era tudo muito bom.
- Essa ideia de que a criação era o mundo que Deus criou, era um Santuário Divino onde Deus iria repousar com sua criatura, viver com sua criatura feita a imagem e semelhança, percorre a Bíblia toda. Essa ideia tem seu ápice no livro de Apocalipse onde nós lemos que Deus vem habitar entre nós, ele mesmo Vem estar conosco no Novo Céu e na Nova Terra onde habita a justiça.
- É interessante notar que, esse dia (o sétimo) não termina como os outros dias, lembram-se que eu disse que, tinha um padrão para cada dia?
- Deus diz: aquilo acontece! Deus separa, Deus nomeia, declara que é bom, e termina dizendo: “e foi tarde e manhã esse dia”.
- Perceba que esse dia não termina assim, Deus não está dizendo: “e foi tarde de manhã o dia sétimo”. Isso não acontecer porque esse dia não terminou, Deus ainda está no seu repouso como criador convidando-nos a entrar nesse repouso dele mediante seu filho Jesus Cristo que é o evangelho que virá mais afrente.
Observação: Não tem como falar do Evangelho aqui porque ainda não houve pecado. Deus está preparando esse Santuário, está preparando o cenário para que um dia ele mesmo, na pessoa do seu filho Jesus Cristo, venha pisar nesse chão que ele criou, respirar o firmamento que ele criou, beber a água que ele criou, comer da vegetação e da vida que ele mesmo criou, sendo um de nós.
- Esse é o plano dele, que ainda não é revelado aqui, por enquanto não há o que falar de perdão, de redenção, de evangelho porque aqui é o mundo pré-queda.
- É o mundo onde não havia pecado onde tudo era muito bom.
- O que significa Deus Descansou? Ele parou a sua obra como criador satisfeito com o que ele fez também, não tinha mais o que fazer, tudo estava completo.
3 - Terceira declaração está no verso 3, é a declaração que Moisés faz, e que, Deus santificou esse dia.
- Vamos ler: “e Deus abençoou o sétimo dia e o santificou porque nele Descansou de Toda obra que como criador tinha feito Deus”.
- Abençoou o sétimo dia diz Moisés, como tinha abençoado os seres marinhos, como tinha abençoado as aves, e como te abençoado o homem.
- Essa é mesma palavra na língua hebraica só que agora Deus coloca a sua benção num determinado dia. Todos os dias são dádiva de Deus, mas esse dia em particular recebeu de Deus um favor, uma graça especial. Deus abençoou esse dia e não somente ele abençoou, Moisés acrescenta que “Deus o santificou”.
- A palavra santificar significa separar, distinguir dos demais. E foi exatamente isso que Deus fez, fez desse sétimo dia um dia distinto, um dia sagrado, dedicado a Ele. Seis dias o homem trabalha, mas nesse sétimo dia, que foi o dia que eu descansei, esse dia é meu. Ele é separado para mim, é um dia consagrado para mim.
- Deus então faz mais uma distinção, vocês se recordam?
Nós chamamos a atenção para o fato de que Deus é um Deus de distinções
- É isso que faz a visão bíblica ser diferente da visão pagã de mundo. A visão pagã de mundo não tem distinção.
- Todos nós estamos dentro do mesmo círculo, estamos todos no mesmo nível, deus o homem, a criação, certo e errado, homem e mulher, é tudo a mesma coisa. Mas no cristianismo, a fé judaico-cristã, insiste que Deus é o Deus de distinção.
- Observe que primeiro ele cria um mundo distinto dele, depois ele cria luz separada das Trevas, depois ele faz um firmamento que separa as águas de cima das águas de baixo, depois ele separa as águas de baixo, para que apareça a terra seca.
- Depois ele cria os animais e diz: “segundo as suas espécies”. E depois ele cria o homem, mas o faz homem e mulher.
- Então o tempo todo Deus está fazendo distinções, e ele faz mais uma agora, ele na administração do tempo, diz seis dias são dias comuns. Mas esse dia aqui, é um dia distinto dos demais, é Deus sendo Deus.
- Quando ele separa um dia, separa-o dos demais dias que ele havia criado. E a razão que ele dá para essa distinção especial é porque foi nesse dia que ele terminou a obra da criação.
- A palavra sábado não aparece aqui, mas a raiz da palavra sábado é a mesma raiz do verbo hebraico descansar.
- Então Deus “sabateou”, seria literalmente no sétimo dia. Não é “ele Descansou no sétimo dia” a razão pela qual ele separou esse dia e abençoou como um dia especial.
- Essas são as três declarações de Moisés, nesses três versículos tão ricos e tão importantes, o que que Moisés queria ensinar aos israelitas, o que é que os israelitas entenderiam quando eles escutassem Moisés contar essa história ou lessem aquilo que Moisés escreveu.
- Primeiro que o mundo que eles estavam vendo o mundo que eles conheciam já estava acabado, e já estava terminado.
- Se nossa reconstrução está correta e se Moisés escreveu esse livro juntamente com Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Ali nas planícies de Moabe, a beira do rio Jordão, altura de Jericó, onde os israelitas tinham diante de si uma visão magnífica, é uma planície muito rica fértil. Havia ali no rio Jordão, e do outro lado, uma terra que mana leite e mel, aves e animais. Eles podiam contemplar os astros ver as estrelas.
- Neste caso, Moisés diz para eles: “isso tudo que vocês estão vendo está terminado é uma obra completa, é uma obra acabada, isso significa que Deus conhece, e que Deus controla, perfeitamente o mundo, porque foi ele que fez. Foi ele que terminou.
- Portanto, tudo está debaixo do controle dele, não tenha medo do desconhecido, não tenha pavor das forças naturais, não tenham medo do raio do trovão, do relâmpago, isso não são deuses.
- Não são forças ocultas, que pretende destruir vocês!
- O mundo foi feito por Deus, feito muito bom! E ele, foi terminado por Deus, é uma obra completa uma obra acabada.
- Por isso vocês podem crer que Deus vai cuidar de vocês. Deus vai tomar conta de vocês. Deus vai guiar vocês, não deixará nada de mal acontecer a vocês.
Essa era uma palavra necessária para aquele povo, que estava ali prestes a atravessar o Rio para começar uma guerra de conquista, para tomar como posse aquela terra que foi dada por Deus, e que era habitada por tantos povos pagãos.
Uma segunda lição, que transparece claramente do texto. É que Moisés, queria ensinar os israelitas que o fato de Deus ter descansado no sétimo dia, servia de base para contagem regular do tempo.
- O dia sétimo deveria ser santificado e separado dos demais dias da semana, esse sétimo dia, marcaria o período de seis dias, seguido por um dia diferente, que constitui a semana de sete dias.
- Existe um fato interessante, que descobri enquanto estudava o texto. Não temos nenhum indício arqueológico, de que, houvesse semana na contagem do tempo dos vizinhos de Israel.
- Esse conceito de tempo de seis dias, terminando com sétimo dia, que é diferente e especial. Não tinha entre os egípcios, não havia entre os babilônicos, não há registro entre os sumérios, não há entre os cananeus. Que eram povos vizinhos de Israel.
- O povo Hebreu é o único povo da antiguidade que dividiu o tempo em semanas.
- É claro os outros povos, como Israel, também conheciam dias, meses e anos. Ele possuíam uma contagem baseada nos ciclos da lua, contagem de tempo comum.
- Mas a ideia de que, a cada seis dias, você descansa um, você não tem mais em lugar nenhum a não ser entre os hebreus.
- Isso é fato interessante, os festivais e dias de descanso, no antigo Oriente, eram estabelecidos de acordo com o calendário real, o aniversário do Rei. Festa, feriado, celebração da inauguração da cidade do Rei, feriado e festival.
- O povo de Israel não tinha datas baseadas em homens. Todas as datas eram baseadas em Deus, especialmente essa, que era data mais importante, o sétimo dia.
- Ela tem origem na vontade de Deus, e não na criação de homens.
- Note que, dia, mês e ano é baseado no movimento dos corpos celestes mas a ideia de uma semana ela tá fora disso. É Deus, de fora da sua criação dizendo quem comanda o tempo sou eu, esse dia especial, não é baseado na criação. Mas ele vem pela minha determinação, Eu Sou. Deus estabelece fora criação, acima dela, e eu digo a vocês como é que vocês vão contar o tempo fica muito claro essa posicionamento aqui.
- A terceira lição, que Moisés queria ensinar aos israelitas, é que o fato de que Deus Descansou no sétimo dia, determinava que os israelitas também deveriam descansar no sétimo dia.
- Depois de trabalhar seis, isso era necessário para recuperar as forças do homem, e dos animais, a seus serviços. Demonstrando que eles eram vulneráveis que eles não eram autônomos, que o homem precisa de descanso, assim como ele precisa de comida, e de bebida, ele precisa também de descanso para viver demonstrando que ele é uma criatura, que ele não é Divino, ele é uma criatura dependente.
- Ele precisa descansar também era necessário guardar o sétimo dia para que se lembrasse da obra da criação e do seu Criador aquele que é o Senhor do tempo e portanto nesse dia adorá-lo e servi-lo publicamente com seus cultos.
- Mas também esse repouso de Deus, apontava para um tema que vai ser desenvolvido no livro de Êxodo, e no livro de Levítico e Deuteronômio e Números. Antes disso, que é que a terra prometida que o descanso de Deus no sétimo dia é um tipo ou uma figura do descanso que Deus queria dar a nação de Israel na terra de Canaã.
- Várias vezes nós vamos encontrar no restante do pentateuco Deus dizendo aos israelitas: eu darei descanso a vocês na terra prometido vocês vão entrar no meu descanso lá na terra prometida era uma figura da terra que Deus prometeu dar a nação de Israel.
- Bem, era tudo isso que eu imagino, Moisés queria que os israelitas entendessem a partir do relato do descanso de Deus.
- Mas a pergunta é: Qual o impacto dessa passagem para nós hoje? Especialmente para algumas questões que nós enfrentamos hoje?
Eu queria trazer três implicações para vocês e assim terminar nessa noite com aplicação desse relato para nós.
Deus já acessou a sua obra de criador, significa que ele não está mais criando coisas novas no universo.
Desde o dia em que ele terminou a sua criação, isso significa pelo menos uma coisa, que eu queria destacar, que Deus age de maneiras diferentes em épocas diferentes.
Apesar dele ser imutável!
Deus é imutável, faz parte da Essência de Deus ele é o mesmo ontem hoje será eternamente e alguns queridos irmãos e amigos usam esse conceito de que Deus é imutável especialmente usa essa passagem de Hebreus que diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje será eternamente para
dizer que já que Deus é imutável ele sempre age da mesma forma e portanto nós podemos reivindicar de Deus que ele faça hoje tudo que ele fez no passado todos os milagres que foram feitos no passado Deus faz hoje Se nós tivermos fé porque ele é o mesmo ontem hoje será para sempre ou seja se utilizam da imutabilidade de Deus que é um dos atributos do ser Divino como base para dizer que Deus faz hoje exatamente as mesmas coisas que ele sempre fez porque ele é imutável mas está claro aqui pelo texto que a imutabilidade de Deus não quer dizer que Deus sempre vai agir da mesma forma em
todas as etapas do seu relacionamento com sua criação porque o texto diz com muita clareza que Deus parou de criar você não pode exigir de Deus que ele cria um universo novo que ele cria uma nova estrela que ele cria um novo sol que ele cria uma nova realidade um mundo novo você não pode pedir porque Deus parou o fato de que ele é imutável não quer dizer que ele sempre vai agir da mesma forma depois que ele encerrou a obra da criação Nós lemos no antigo testamento que ele fez grandes sinais e prodígios por exemplo abriu o mar vermelho o povo
de Israel tinha visto isso né 40 Anos Antes eles tinham visto isso eles iam ver agora Deus abriu o Rio Jordão durante 40 anos eles comeram pão que Caia do céu pão que Caia do céu Josué numa certa altura eles vão ver isso mas adiante lá na terra vai clamar a Deus e Deus vai fazer com que o sol pare quase um dia inteiro no firmamento agora eu pergunto quem de nós acredita ou quer ou pensa que se a gente tiver fé suficiente hora e Deus vai parar o sol durante um dia ou que ele vai abrir o Rio Capibaribe para a gente sair marchando em culto atravessando o Rio
Capibaribe em sã consciência Imagina isso é mas Deus não é imutável ele é imutável mas ele não Age sempre da mesma maneira ele age de maneiras distintas na história da Redenção por isso que nós precisamos ter cuidado pessoas que não vem não compreendem a Bíblia no seu contexto histórico no progresso da Revelação que a revelação é progressiva historicamente Falando às vezes sente extremamente frustrados porque eles gostariam de Ver Milagres sinais e prodígios hoje e eles Clamam eles oram
eles exercem fé e as coisas não acontecem exatamente como eles queriam O problema não é com eles e também não é com Deus o problema é que Deus não promete agir sempre da mesma maneira em todas as épocas em todas as épocas É por isso por exemplo aqui vou dar um exemplo mais claro Deus já acessou a sua Revelação o que ele tinha para nos dizer sobre a história da Redenção ao seu plano de salvação já está aqui revelado na Bíblia já está aqui não tem hoje em novas revelações faz dois mil anos que esse livro foi terminado Vocês acreditam que alguém depois do apóstolo Paulo e do
apóstolo João no Apocalipse foi inspirado por Deus e cujos escritos deveriam estar adicionados aqui depois de dois mil anos de história da igreja é claro que não porque porque Deus encerrou Mais uma etapa do seu plano ele terminou sua obra como criador e ele já terminou sua obra como revelador a revelação dele tá aqui tá terminado tá pronta não tem novas revelações de novas verdades de novos conceitos de novas práticas que Deus reservou para nós agora dois mil anos depois de Jesus Cristo Então essa é uma implicação que a gente pode tirar desse texto o texto
claramente está dizendo que Deus nem sempre faz as coisas da mesma forma Ele criou e ele terminou e ele não vai criar mais sua obra como criação está terminado uma segunda implicação que eu queria que você visse aqui é que o universo Que nós conhecemos é uma realidade acabada embora esse universo seja profundo misterioso e nós estamos apenas começando a descobrir ele tem limites ele está terminado e pronto Isso significa que nenhuma mudança permanente aconteceu no universo desde o término da sua criação por Deus não ouve o universo Que nós conhecemos hoje é o
mesmo universo que quando Deus terminou aqui a obra da criação ele não criou absolutamente nada novo ele não criou nenhuma nova lei da natureza também não tirou nenhuma nenhuma nova espécie foi criada por Deus além daquelas que ele criou no início O que houve O que há são variações adaptações que a gente chama de microevolução dentro das espécies mas não existe espécies novas porque Deus parou de criar desde a obra da criação não tem Deus não criou um tipo novo uma espécie nova de animal de ser porque ele já terminou sua obra
você me pergunta mas os milagres de Deus os milagres que Deus realizou e realiza após o término da criação não alteram o funcionamento regular do mundo se não presta atenção o que que Deus faz no Milagre primeiro ele pode suspender as leis naturais como por exemplo andar sobre as águas que leia ele está suspendendo a lei da gravidade ele como é criador ele suspende a lei da gravidade e ele anda sobre as águas ele anda no ar se ele quiser como ele fez na pessoa de Jesus Cristo ou por exemplo parar o sol ele suspendeu as leis que regem o movimento Celeste é claro que a gente
sabe que não foi o sol que parou é a terra que parou né mas da perspectiva de quem estava ali na terra parecia que era o sol que tinha parado Então Deus suspendeu as suas leis ele pode fazer isso ou então ele age fora dessas leis quando cura alguém não é que ele tá criando algo novo ele está simplesmente agindo contra as leis que ele criou ou então quando ele torna a água em vinho um elemento não vira no outro Deus vai contra suas leis e transforma água em vinho multiplica pães multiplica peixes ele não tá fazendo nada novo ele
está agindo o contrário as suas leis ou então demonstra comando sobre elas como por exemplo quando ele acalma a tempestade ele tem domínio sobre a sua criação Então os milagres eles não representam a criação de algo novo mas Deus usando editando suprimindo suspendendo as leis que ele mesmo criou é isso que é um milagre não é a criação de algo novo mas simplesmente a intensificação aceleração diminuição suspensão ou Controle de Deus sobre as leis da natureza eu espero isso pode dar para você uma perspectiva de você olhar
para visões de mundo bem diferentes dessa que nós temos aqui que a visão judaico cristã do que é o mundo como é que ele funciona o mundo terminado a Vida completa não há novas espécies não há novas leis o mundo funciona como eles sempre funcionou isso nos traz tranquilidade nós vivemos numa realidade que tem limites que tem leis e que seguem uma Norma tudo que acontece acontece dentro dessas leis que Deus criou e a última implicação que eu queria trazer para nós é que nós devemos guardar
o dia de descanso separá-lo e repousar nele Note que a separação do sétimo dia foi feito antes da queda portanto faz parte da criação é a mais antiga instituição religiosa na verdade foi a primeira é a separação desse dia como um dia especial para Deus Certamente ele foi observado pelos descendentes do homem pela linhagem de sete até Noé e dali pelos patriarcas até que Deus trouxe sobre a forma de lei para nação de Israel através de Moisés esse dia apontava profeticamente tipologicamente para duas realidades que nós vamos descobrir somente no Novo
Testamento primeiro a ressurreição de Jesus Cristo filho de Deus e a entrada dele no seu repouso quando ele sobe aos céus e se assenta à direita de Deus tendo terminado uma obra tão profunda e complexa como da criação que a obra da Redenção do ser humano do Povo de Deus após o seu trabalho na cruz ele entra no seu repouso na ressurreição dos mortos e se senta à direita de Deus o sábado aponta profuticamente para Ressurreição de Cristo a sua exaltação e descanso e também aponta para aquele repouso final que nos aguarda no fim de tudo nós labutamos aqui nesse mundo nós cansamos aqui nesse
mundo nós trabalhamos aqui nesse mundo Lutamos contra a nossa natureza pecaminosa somos assediados pelo mundo pela carne pelo diabo a luta é grande mas Deus tem um repouso preparado para nós e quem nos diz isso é o escritor da carta aos hebreus se referindo a essa passagem ele diz o seguinte Capítulo 4 do verso 9 a 11 Resta um repouso sabático para o povo de Deus porque aquele que entrou no descanso de Deus também ele mesmo Descansou de suas obras como Deus Descansou das suas portanto esforcemos por entrar naquele descanso Aquela aquele dia em que Deus Descansou
e santificou ele é uma figura do descanso que nos aguarda no Novo Céu e na Nova Terra quando Cristo voltar e nós formos ressurretos de entre os mortos e finalmente moraremos no Novo Céu e na Nova Terra no Paraíso restaurado onde habita a justiça é por isso que como cristãos nós cumprimos esse mandamento santificando e descansando no dia do Senhor no dia da Ressurreição de Cristo no dia da Ressurreição de Cristo é para esse dia da Ressurreição de Cristo que esse sábado aqui ele aponta portanto nós cumprimos esse mandamento repousando santificando e separando o dia do repouso de Cristo da sua ressurreição
como sendo o dia do Senhor lembrem que a razão pela qual a gente separa esse dia é para que a gente Descanse essa um principal que é colocada aqui é claro que cultuar a Deus está atrelado a isso mas a razão primeiro é descansar e descansar aqui não é só você parar de trabalhar mas é você também descansar em Deus as suas ansiedades não adianta você passar o domingo sem trabalhar mas a cabeça ó ansioso angustiado mas é um dia de repouso espiritual também em que você entrega a Deus as suas angústias seus questionamentos e seus pedidos tira esse dia realmente como sendo um dia separado
para glória de Deus eu termino então com essa aplicação para todos nós nós vivemos num mundo terminado acabado governado por um Deus sábio Santo justo e bom o mundo tão rico composto de vida Tão rica que ela se multiplica ela se prolifera ela se adapta ela evolui usando o termo evolui dentro das mesmas espécies sempre espécies novas Aliás sempre variações novas dentro da mesma espécie que é o que os cientistas verificam né Nós não temos como já dissemos várias vezes absolutamente nada contra essa ideia uma vez que seja mantido o que o texto nos diz que Deus
parou de criar não tem espécie nova não veio mais nada novo e o que existe são variações daquilo que Deus no início criou adaptações resultantes de mudança climática e uma série de outros fatores e por fim queridos a importância que o descanso tem se você é se você gosta de trabalhar como eu para nós é difícil né parar mas eu que quero fazer uma confissão para vocês eu durante muitos anos trabalhei sete dias sem tirar esse dinheiro de descanso cerca de três anos atrás eu tive um Burnout tive mesmo que acabou mesmo não podia trabalhar precisei de ajuda eu
tava queimando a vela pelos pelas duas pontas porque você pode se você quiser fazer isso você vai fazer mas um dia vai chegar a fatura se você não obedece esse mandamento de trabalhar seis dias e descansar um dia vai chegar conta para você você é jovem ainda mas vai chegar a conta porque esse é um princípio que está desde a criação que Deus nos ajude a obedecer a sua palavra e servir assim Amém fica em pé gente e vamos terminar esse culto orando ao nosso Deus te agradecemos ao Deus porque o Senhor nos colocou nesse mundo tão belo profundo misterioso
também regido por leis que o tornam que o torna previsível e que pela ciência podemos descobrir-las e pela tecnologia usá-las para nosso benefício tudo isso vem de ti nós te agradecemos pela variedade pela riqueza da vida nós Oramos que o Senhor nos dê essa visão na hora que somos confrontados por visões pagões de mundo visões materialistas que negam o Senhor a tua presença e procuram explicações tão estranhas para o surgimento de tudo nos ajuda a ficar firmes na fé ajuda senhor aqueles que nos acompanham pela internet também que
igualmente possam descansar aprender a descansar em ti e a santificar esse dia houve a nossa oração em nome de Jesus
