A oração de Paulo pelos Efésios

Carta aos Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Introdução

A igreja de Éfeso foi plantada na terceira viagem missionária de Paulo. Ao chegar em Éfeso Paulo pregou na sinagoga, anunciando corajosamente por três meses sobre o reino de Deus. Depois pregou na escola de Tirano. A pregação de Paulo causou impacto porque ele pregou contra a idolatria, por causa disso, aconteceu um tumulto na cidade.
Paulo escreveu esta carta enquanto estava preso em Roma, na prisão domiciliar, onde permaneceu por dois anos. Esta carta foi escrita entre 60 e 62 d.C.
Paulo escreveu para ensinar os irmãos a respeito da teologia e da prática de ser igreja. Os primeiros três capítulos são bem teológicos, ou seja, o apóstolo estava doutrinando a igreja e os três últimos capítulos é a prática da vida cristã, isso implica no comportamento de cada servo de Deus.

Ideia Central

A intercessão de Paulo é fundamental para o crescimento espiritual da igreja.

Transição

Veremos três alvos da oração de Paulo em favor da igreja de Éfeso.

Desenvolvimento

1° A oração de gratidão (v. 15-16)

Paulo ora em favor da igreja de Éfeso, pois ele ouviu falar a respeito de como estava a vida prática deles, isto é, como estava a fé e o comportamento deles. Diante disso, o texto nos apresenta duas razões para Paulo orar por gratidão:

1ª Paulo ouve notícias da Igreja (v. 15)

15 Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

2ª Paulo lembra de orar pela igreja (v. 16)

16 não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.

2° A oração por discernimento espiritual (v. 17-18)

Paulo além de orar agradecendo a Deus pelos irmãos que estão em Éfeso, ele ora para que a igreja tenha discernimento espiritual. Considerando isso, o texto nos apresenta três motivos da oração por discernimento:

1° Paulo pede espírito de sabedoria (v. 17a)

17 Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

2° Paulo pede espírito de relevação (v. 17b)

17 Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

3° Paulo pede por compreensão espiritual (v. 18)

18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

3° A oração por conhecimento espiritual (v. 19-23)

Após o apóstolo afirmar que agradece a Deus pela vida da igreja e ora para que ela tenha discernimento espiritual. Agora, o apóstolo intercede a Deus Pai, para que a igreja tenha o conhecimento das coisas espirituais, mas de uma forma profunda a respeito do poder de Deus. Perante isso, o texto apresenta quatro assuntos que a igreja deveria conhecer:

1º A grandeza do poder de Deus (v. 19)

19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

2º A ressurreição e exaltação de Cristo (v. 20-21)

20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, 21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

3° O domínio de Cristo (v. 22a)

22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés

4° A relação de Cristo com a igreja (v. 22b - 23)

22 e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Conclusão

Aplicação

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.