Restaurando o Altar da Adoração (3)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
O Altar de Pedra
O Altar de Pedra
Após a queda do homem no jardim, Deus providenciou um meio pelo qual o ser humano caído pudesse restabelecer seu relacionamento com Ele, que seria por meio do sacrifícios e ofertas diante dEle. Deus já havia demonstrado Seu amor e revelado o plano de redenção para restaurar a humanidade corrompida. Em Gênesis 3.15-20, vemos que Deus sacrifica um animal e, com sua pele, faz roupas para cobrir a nudez de Adão e Eva. Ainda antes disso, Deus promete que da descendência da mulher nasceria Aquele que esmagaria a cabeça da serpente, apontando para o sacrifício redentor de Jesus na cruz.
Enquanto esse tempo ainda não havia chegado, o homem adorava a Deus por meio de sacrifícios e ofertas no altar.
Exemplos disso incluem:
Veja o que diz em Gênesis 4.3–5
Gênesis 4.3–5 (BEARA)
Aconteceu que, no fim de uns tempos, trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
Vemos nesse relato que a intenção do coração tanto de Abel quanto de Caim estavam em sentidos opostos! Abel como diz Hebreus 11.4
Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.
estava com o seu coração em sinceridade e fé no momento da oferta, no caso aqui, o culto. Enquanto que Caim, fez por fazer, como um mero ritual e com certeza (inferência pessoal), a intençao do seu coração não estava em conformidade com o Deus que ele “servia”.
Outros exemplos de cultos sobre esse altar:
Noé (Gênesis 8:20) ofereceu sacrifícios ao sair da arca, e Deus se agradou do aroma.
Abraão (Gênesis 12:7-8; 22:9) construiu altares para adorar a Deus e oferecer sacrifícios.
Isaque (Gênesis 26:25) edificou um altar em Berseba.
Jacó (Gênesis 28:18; 35:1-7) ergueu altares nos locais onde teve encontros com Deus.
Elias e os Profetas de Baal
Elias e os Profetas de Baal
1 Reis 18.21 (BEARA)
Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o." Porém, o povo nada lhe respondeu.
No confronto entre Elias e os profetas de Baal, vemos o poder de Deus agindo na vida do profeta. Elias, um dos maiores profetas da Escritura, não temeu represálias de Acabe, pois era o próprio Deus que o guiava. Quando Acabe o encontrou, chamou-o de "perturbador de Israel", mas Elias respondeu com firmeza:
1 Reis 18.18
Respondeu Elias: "Eu não tenho perturbado Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins."
O povo estava corrompido, e o altar do Senhor estava em ruínas. Elias, então, propõe um desafio: que Acabe reunisse todo o povo no Monte Carmelo e trouxesse os 450 profetas de Baal. A prova seria simples: o verdadeiro Deus responderia com fogo sobre o sacrifício no altar.
O culto a Baal realizado pelos seus profetas estava cheio artifícios! Entretenimento, danças, gritos e práticas frenéticas. Durante seis horas, os profetas clamaram, cortaram-se e se desesperaram, mas nada aconteceu. Baal não respondeu.
Elias, por sua vez, foi direto e objetivo. Chamou o povo para perto, reconstruiu o altar do Senhor e ainda ordenou que derramassem água sobre o sacrifício, demonstrando que para Deus nada é impossível. Ele orou, e o fogo do Senhor desceu, consumindo completamente o holocausto, a lenha, as pedras e até mesmo a água ao redor do altar.
1 Reis 18.36-40 (BEARA)
No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: "Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles."
Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que, vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: "O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!"
Disse-lhes Elias: "Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape." Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.
Ao verem o fogo cair, certamente o povo lembrou-se de tudo o que o Senhor já havia feito por eles: provisão, livramentos, amor incondicional. Mesmo assim, haviam trocado o Deus verdadeiro por um ídolo vazio. Seus corações estavam cauterizados pelo pecado. No livro do profeta Jeremias no capítulo 2, vemos nítidamente que 200 anos depois desse episódio no carmelo, o povo continuo coxeando entre dois pensamentos. Na verdade, olha o que diz Jr 2.13
Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Jeremias, mostra a degradação do provo de israel e como os seus corações foram contaminados pelos ídolos que nada podiam fazer por eles. Deus através do profeta pergunta inferência minha): O que mais vocês querem? até quando vão permanecer longe da minha presença? até quando o coração de vocês continuará inflamado com os desejos e paixões desse mundo?
Jovens, eu vou vos lembrar do conselho de Paulo ao jovem Timóteo em 2Tm 2.22
Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
Jeremias 29:13
"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."
Para que o culto tenha sentido, é necessário um coração sincero e entregue ao Senhor. Pessoas como a mulher do fluxo de sangue (Lucas 8:43-48), Zaqueu (Lucas 19:1-10), Bartimeu (Marcos 10:46-52) e Maria de Betânia (João 12:1-8) compreenderam isso de forma extraordinária.
Como não lembrar de Maria derramando o perfume aos pés de Jesus e os enxugando com seus cabelos em um ato de adoração? Que possamos restaurar o altar do Senhor em nossas vidas e oferecer a Ele um culto verdadeiro e sincero!
Glória a Deus!
