O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE JESUS

Espírito. Reino. Missões.  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O que o mundo diz sobre Jesus, confere com as Escrituras?
O que você crê sobre Jesus, confere com as Escrituras?
Porque, se temos falando sobre poder para testemunhar de Jesus, além do poder para testemunhar, nós precisamos, também, do conteúdo do testemunho - eu vou testemunhar o que sobre Jesus?
O que o mundo precisa saber sobre Jesus?
O que religiosos precisam saber sobre Jesus?
O que eu precisamos saber sobre Jesus, para nossa fé e nosso testemunho?

CONTEXTO

Pedro iniciou um discurso de defesa - o primeiro sermão, em relação à crítica de parte da multidão, afirmando que estavam cheios de vinho, quando, na verdade, estavam cheios do Espírito.
(1) Pedro disse que era o cumprimento de uma profecia - Joel 2.28-32;
(2) Pedro vai dizer porque ela se cumpriu | a razão para o seu cumprimento tem a ver com quem Jesus é;
Assim, ele passa a compartilhar com aquela multidão algumas informações preciosas sobre Jesus, que explicam o cumprimento da profecia e atestam o início de uma nova era.
É por causa de quem Jesus é, do que ele fez, e do que aconteceu com ele, que o Espírito foi derramado, e o últimos dias começaram - a nova era foi inaugurada | o Reino de Deus estava entre os homens.

O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE JESUS?

I. FOI ENVIADO POR DEUS - v.22

Atos dos Apóstolos 2.22 “— Israelitas, escutem o que vou dizer: Jesus, o Nazareno, homem aprovado por Deus diante de vocês com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem,”
1. Pedro diz que Jesus é o “homem aprovado por Deus” = o escolhido por Deus para trazer salvação ao seu povo;
Aprovado - exibição de um modelo | Jesus é aquele que representa Deus em perfeição;
Moisés = homem de Deus (Dt 33.1); Profetas = homem de Deus - Samuel e Elias // sinais de Deus os acompanhavam;
Jesus é o homem de Deus por excelência - Is 42.1;
2. O texto contém as provas de que ele é este “homem aprovado por Deus”
Milagres - manifestação de poder;
Prodígios e Sinais - representam a presença poderosa de Deus, para cumprir sua vontade;
Ex.: Mc 2.8-9 | Jesus perdoa um paralítico e atesta sua autoridade curando-o;
Ex.: Mt 12.28 | Jesus expulsa demônios no poder do Espírito como prova da presença do Reino de Deus;
3. Pedro ainda diz que Deus realizou aquela obra por meio dele = as obras de Jesus eram as obras de Deus;
João 5.36–37 “… as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua forma.”
João 6.38–39 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos os que ele me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.”
Jesus é o enviado de Deus - o homem aprovado por Deus - o eleito de Deus, o Ungido do Senhor, para trazer salvação;

APLICAÇÃO

A PRIMEIRA COISA QUE PRECISAMOS SABER SOBRE JESUS É QUE ELE FOI ENVIADO POR DEUS
Ele é o eleito de Deus para trazer salvação;
Ele veio ao mundo para buscar e salvar o perdido;
Ele veio cumprir a vontade de Deus;
A missão de Jesus é trazer salvação para pecadores.
Ele foi enviado para nos redimir da escravidão do pecado… nos resgatar de um império de trevas…
Ele não foi enviado para ser um mero consolo emocional… apenas um modelo de vida muito bom…
Jesus x Filósofos, líderes religiosos, pessoas importantes;

II. ELE FOI MORTO - v.23

Atos dos Apóstolos 2.23 “a este, conforme o plano determinado e a presciência de Deus, vocês mataram, crucificando-o por meio de homens maus.”
1. A morte de Jesus foi determinada por Deus e revelada nas Escrituras
Lucas 24.44–46 “A seguir, Jesus lhes disse: — São estas as palavras que eu lhes falei, estando ainda com vocês: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: — Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia,”
Isaías 53 - o poema profético sobre a morte do servo do Senhor em favor do povo que é pecador;
2. Este desígnio divino se manifestou em uma conspiração político-religiosa contra Jesus
Os religiosos + políticos gentios = para levarem Jesus à morte | Todos os partidos, antes opostos, se uniram contra Jesus;
Marcos 8.31 “Então Jesus começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.” | Jesus disse que seria morto pelos religiosos;
Marcos 10.33 “— Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles vão condená-lo à morte e entregá-lo aos gentios.” | Jesus disse que seria morto por mãos de gentios
Lucas 2.34–35 “Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: — Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para elevação de muitos em Israel e para ser alvo de contradição, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Quanto a você, Maria, uma espada atravessará a sua alma.”
Pedro faz questão de enfatizar isto, não porque isto é o tópico mais importante sobre a morte de Jesus, mas porque aqueles judeus eram culpados da morte de Jesus - vocês mataram a Jesus!
Agora… Ainda que não estivéssemos lá gritando: crucifica-o! … nossos pecados levaram o filho de Deus ao calvário.
Isaías 53.4–6 “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.”

APLICAÇÃO

A SEGUNDA COISA QUE PRECISAMOS SABER SOBRE JESUS É QUE ELE FOI MORTO
Ele foi morto, por causa dos nossos pecados!
Ele foi morto, porque foi rejeitado!
Ele foi morto, porque Deus pesou a sua mão sobre o seu filho!
Você precisa entender...
1. Que a morte de Jesus não é um exemplo moral | como acreditam os liberais;
2. Que a morte de Jesus não é apenas um problema político | como afirmam os progressistas e a galera da esquerda;
- A morte de Jesus é a morte de um substituto | ele morreu em nosso lugar - ele sofreu as consequências do nosso pecado;
- A morte de Jesus é o pagamento de uma dívida - expiação de pecados | O Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós;
- A morte de Jesus envolve redenção - resgate | Jesus morreu como pagamento para a nossa libertação da escravidão do pecado, da morte e do diabo;
- A morte de Jesus envolve propiciação por causa dos pecados | desvio da ira - satisfação da justiça divina;

III. FOI RESSUSCITADO - v.24-28

Atos dos Apóstolos 2.24–32 “Porém Deus o ressuscitou, livrando-o da agonia da morte, porque não era possível que fosse retido por ela. Porque Davi fala a respeito dele, dizendo: “Eu sempre via o Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita, para que eu não seja abalado. Por isso, o meu coração se alegra e a minha língua exulta; além disto, também a minha própria carne repousará em esperança, porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria na tua presença.
— Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas.”
Este é o momento do texto em que Pedro dá mais ênfase, e os sermões em Atos dão muita ênfase na ressurreição. Os discípulos de Cristo recebem poder para testemunhar de Jesus, um Jesus que está vivo - que morreu e ressuscitou.
1. Deus ressuscitou a Jesus
Romanos 1.4 “e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.”
- A ressurreição é o atestado divino de aceitação da pagamento do pecado.
Como saber que a obra de Cristo foi verdadeira e eficaz, e, de fato, ele pagou por todos os meus pecados, e Deus aceitou este pagamento?
Resposta: Ressurreição
2. Pedro diz, também, que Deus o ressuscitou conforme profecias
Sl 16.8-11 - Davi, tinha esperanças de que seria liberto da morte pelo Senhor, e, de fato, foi - mas, Pedro diz que o texto vai além do próprio Davi, e fala sobre a ressurreição de Jesus;
Salmo 132.11 “O Senhor jurou a Davi com firme juramento e dele não se desviará: “Farei com que no seu trono se assente um dos seus descendentes.”
- Davi previu e a ressurreição de Cristo, no Sl 16.8-11, por causa da promessa de Deus, acerca do seu descendente.

APLICAÇÃO

A TERCEIRA COISA QUE PRECISAMOS SABER SOBRE JESUS É QUE ELE FOI RESSUSCITADO
A ressurreição é a prova de que a esperança em Jesus é verdadeira, e não falha;
A ressurreição é o testemunho divino de que todo aquele que crê em Jesus, um dia ressuscitará para a glória eterna;
A ressurreição afirma que um dia tudo ficará bem;
Se Jesus ressuscitou, então a esperança é real!
Na ressurreição: a vida surge na morte. Por causa da ressurreição, toda morte, dor e sofrimentos nesta vida, serão revertidos em vida, alegria e abundância.

IV. FOI EXALTADO - v.33-35

Atos dos Apóstolos 2.33–35Exaltado, pois, à direita de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vocês estão vendo e ouvindo. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo afirma: “Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.’ ””
1. Pedro afirma que Jesus foi exaltado à direita de Deus, conforme a profecia - Sl 110.1;
Romanos 8.34 “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Hebreus 1.3 “O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
1Coríntios 15.25 “Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.”
- A imagem de estar “à direita de Deus” é de alguém que recebe o reino/autoridade e o poder para governar.
Colossenses 1.15 “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” | isto significa:
(1) Ele representa Deus perfeitamente;
(2) Ele é o herdeiro de Deus, que tem domínio sobre todas as coisas que pertencem a Deus;
- O anjo disse à Maria
Lucas 1.32–33 “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.”
2. Então, com a autoridade sobre o céu a e a terra, Jesus derramou o Espirito;

APLICAÇÃO

A QUARTA PONTO QUE PRECISAMOS SABER SOBRE JESUS É QUE ELE FOI EXALTADO
Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores;
Jesus governa sobre todas as coisas pela palavra do seu poder;
Jesus é o Grande Leão | ele é perigoso, mas é bom!
PERGUNTAS:
- Se este Jesus, morreu por causa de seus pecados e foi ressuscitado, e hoje reina, com um trono eterno, acha mesmo que ele não cuidará de sua vida, e lhe levará a um lugar melhor?
- Acha mesmo que ele não é sábio o suficiente para guiar sua vida a um maior bem, segundo o ponto de vista dele?
- Se ele morreu pelos pecados, pagou a minha dívida, e é o Rei, então eu não deveria viver para ele

V. JESUS É SENHOR E CRISTO - v.36

Atos dos Apóstolos 2.36 “— Portanto, toda a casa de Israel esteja absolutamente certa de que a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo.”
A afirmação: “Senhor e Cristo” é uma outra maneira de dizer: Ele é o Rei Messiânico que carrega consigo todas as esperanças de vida nova, um reino novo e uma nova criação, que estão presentes nas escrituras hebraicas.
Aquilo que mais ansiamos - paz, segurança, alegria e descanso, encontram-se em Jesus, e em seu reino;
Aquilo que mais esperamos - justiça, ira e pagamento de contas, encontram-se em Jesus, e em seu reino;
Aquilo que mais tememos - o acerto das nossas contas, também encontram-se em Jesus, e em seu reino;
Aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! Mas, aquele que negar a Jesus, será condenado!
Aquele que confiar nele para sua salvação, se torna súdito em seu reino - e começa a desfrutar da paz, descanso, alegria e segurança por meio do Espírito Santo…
Mas, aquele que confia em si mesmo para sua salvação, em seus méritos - começa a experimentar o caos, a insegurança, a inquietação, a ansiedade, as angústias e dores profundas na alma, que serão sentidas plenamente no inferno;
Jesus é o Senhor e Cristo!

CONCLUSÃO

1. Compreender quem Jesus é, deve fazer com que nossa vida gira em torno dele, do nome dele, da causa dele, da glória dele.
2. Em razão, disto Jesus está chamando os seus súditos a serem testemunhas dele. Seu reino não avança por força ou poder, mas pelo Espírito Santo - que foi derramado naquele dia, e que pode ser derramado em poder sobre nós!
- A obra do Espírito está intimamente ligada a quem Jesus é e ao que ele fez.
Pedro diz: Disto somos testemunhas! || E eles são testemunhas, no poder do Espírito!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.