Josué 1.1-9
Notes
Transcript
Texto: Josué 1.1-9
Texto: Josué 1.1-9
Título: “TRÊS IMPERATIVOS PARA OS PEREGRINOS”
Título: “TRÊS IMPERATIVOS PARA OS PEREGRINOS”
-----------------:
-----------------:
Introdução
Dos versículos 1-6
Assim como Josué continuaria peregrinando, como ordenara o Senhor, nós continuamos peregrinando aqui. Como estrangeiros numa terra que não é a nossa. Porém, num contexto onde o Senhor exige uma posição dos seus servos.
Portanto, quero destacar para nós hoje...
(PROPOSIÇÃO): "TRÊS IMPERATIVOS PARA OS PEREGRINOS”
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
"TRÊS IMPERATIVOS PARA OS PEREGRINOS.”
O primeiro imperativo (ordem) é:
1ª VOCÊ DEVE SER FORTE E CORAJOSO:
Josué tinha diversas ferramentas para realizar o ministério que o Senhor lhe confiou neste momento, substituindo o antecessor, a quem servia: Moisés.
Francis Schaeffer cita várias ferramentas que ele desenvolveu no seu tempo de preparo com Moisés (que antecede este). Dentre elas estão: (a) Ele subiu ao Sinai, com Moisés (Testemunhando como Deus é assombroso); (b) Ele não estava entre os idolatras do bezerro de ouro (não fora contaminado com isso); (c) Ele vivia no tabernáculo (dia e noite); (d) Aprendeu que Moisés não era o que servia a Deus entre as tribos; (e) Formou-se como grande guerreiro e espia; (f) Fora ordenado por imposição de mãos, perante todo o povo.
Ele tinha um currículo extenso. Porém, o desafio é grande. Seria o desafio mais pesado que seu diploma? Para ele talvez sim. Mas, não havia momento para fraqueza e medo, pois o povo precisava avançar.
Você pode não ter o mesmo currículo de Josué, porém, não muda o fato de que deve ser forte e corajoso. O momento exige isso. Devemos ser servos que não se entregam a fraqueza ou medo/covardia.
Deve ser forte e corajoso, buscando o mesmo fim que o Senhor confiou a Josué: “… para ter o cuidado de fazer segundo toda a lei que recebeu.”
No caso, ele recebeu de Moisés, como disse o Senhor Deus. Nós, recebemos de nossos pais, ou pais na fé. Mas recebemos de alguém que o Senhor colocou em nossas vidas.
--------------
2ª NÃO DEVES DESVIAR NEM PARA A DIREITA NEM PARA A ESQUERDA:
Visando o seguinte fim: amadurecer na fé. Que não se resume a vida aqui.
Nossa! Mas Josué não era maduro na fé? Sim! Ele caminhou durante muitos anos com Moisés e aprendeu bastante. Porém, nosso peregrinação aqui, só é concluída quando o Senhor Deus nos chama para si. Deste modo o processo de desenvolvimento é constante.
Portanto, enquanto Josué estava na terra dos viventes, principalmente aqui, substituindo Moisés, deveria continuar caminhando reto. Sem desviar no caminho que o Senhor apontou.
Ele tinha um norte geográfico. Sabia dos desafios afrente, mas não poderia desviar em nenhum momento.
Assim como Josué, nós devemos seguir retamente!
Como disse o salmista: “… a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel.” Sl 33.4. O Senhor deu a ordem a Josué e ele sabia o que fazer. Não poderia fugir do que lhe esperava. Pois mesmo com os desafios afrente, ali estava a promessa do Senhor. Ela não seria encontrada em outro lugar.
Tanto como disse Paulo, o apóstolo: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” 1Co 9.25. Por isso ele corria! Não sem meta! Paulo tinha direção certa! A promessa de uma coroa eterna! Assim como nós!
Nós que devemos manter o caminho reto!
--------------
3ª NÃO DEVES CESSAR DE FALAR DA LEI DO SENHOR:
Visando ter uma vida piedosa. Como disse o Senhor:
“… para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; ENTÃO, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”
Assim como declara o salmista:
“… o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Sl 1.2.
Certamente nós não devemos cessar de falar da lei do Senhor, pois ela nos alimentará sempre, mas não somente isto, durante a peregrinação, teremos sucesso na vida cristã (e claro, não é o mesmo conceito de sucesso que o mundo ensina), se seguirmos como a Escritura nos ensina.
Como está escrito:
“Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR.” Sl 119.1.
Estes são os que tornam-se bem sucedidos no caminho, pois andam na lei do Senhor. Tem passos firmes, pois observam atentamento os preceitos do Eterno.
Esse não cessar de falar da lei do Senhor é interessante. Vale a pena lembrar dos judeus sussurrando ao muro das lamentações.
----------------------
CONCLUSÃO:
Primeiro o Senhor relembra a Josué as promessas que fez a seu servo, Moisés, que contempla o povo da Aliança.
Porém, agora, no v.9, o Senhor faz uma síntese das palavras que acabou de declarar ao substituto, Josué.
O Eterno diz: “Não to mandei eu?” (v.2).
“Sê forte e corajoso;” (v.6a, 7a).
“… não temas, nem te espantes.” Ter medo, porque? Quem é o Senhor que estava com ele neste momento? O Eu Sou!
Não precisa temer, pois “o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (v.3, 5).
Tal qual a promessa do Nosso Senhor Jesus Cristo, feita a Igreja, na pessoa dos apóstolos, em Mateus 28.18-20. Assim como consolou os discípulos declarando-lhes a vinda do Consolador em João 14, que aconteceria após sua ressurreição. Você peregrino, não deve temer, pois não estais sozinho e não foste colocado numa posição onde deves ser fraco, diante dos que se posicionam como inimigos do Reino do Senhor.
Avancemos, depois de sua palavra. Avancemos, convictos do triunfo, em Nome do Cordeiro!
